SóProvas


ID
2788591
Banca
CECIERJ
Órgão
CEDERJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As relações mantidas entre os organismos de uma comunidade biológica são denominadas relações ecológicas. Essas relações podem ser intraespecíficas ou interespecíficas, como exemplo, a relação entre a anêmona do mar e o caranguejo-eremita, que se protege dos predadores entre os tentáculos urticantes das anêmonas. A relação entre esses dois animais é classificada de:

Alternativas
Comentários
  • b


    Os caranguejos que, ao se deslocarem servem de meio de transporte para as anêmonas, fixadas no dorso das conchas desses crustáceos, aumentando a captação de alimentos. Esses acnidários protegem o paguro contra o ataque de predadores em razão da presença de substâncias urticantes, contidas em seus tentáculos ... 


    Leia mais em Brainly.com.br - https://brainly.com.br/tarefa/1548699#readmore

  • As relações ecológicas ocorrem entre todos os organismos do planeta e podem ser: harmônicas, quando há benefício para as duas espécies, ou desarmônicas, quando apenas uma espécie se beneficia, prejudicando a outra. Essas relações podem ser entre indivíduos da mesma espécie (intraespecífica) ou indivíduos de espécies diferentes (inter-específica). 
    Relações harmônicas
    Mutualismo (obrigatório) - espécies dependentes da outra para sobreviver.
    Comensalismo - uma espécie se beneficia da outra para alimentação, sem causar mal.
    Inquilinismo (ou epifitismo) - uma espécie se beneficia da outra (hospedeira) para proteção ou suporte, sem prejudicá-la. 
    Protocooperação (ou mutualismo facultativo) - ambas as espécies se beneficiam, mas sem dependência para a sobrevivência. 
    Colônia - indivíduos fazem associação anatômica, unindo-se. 
    Sociedade - indivíduos cooperam entre si.
    Relações desarmônicas:
    Amensalismo - uma espécie inibe a outra.
    Predatismo - uma espécie mata a outra para alimentação.
    Parasitismo - uma espécie retira nutrientes do hospedeiro, prejudicando-o.
    Competição - disputa por recursos no ambiente. 
    Canibalismo - indivíduo se alimenta de outro da mesma espécie. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia, 2011)

    Essa relação de benefício para as espécies diferentes abordadas na questão é harmônica. Analisando as alternativas: 
    a) mutualismo obrigatório. O caranguejo e a anêmona não dependem um do outro para sobreviver. Incorreta.
    b) protocooperação (mutualismo facultativo). Se beneficiam sem dependência. Correta.
    c) inquilinismo. As duas espécies não mantém relação de hospedeiro. Incorreta.
    d) predatismo. Uma espécie não mata a outra. Incorreta.

    Gabarito do professor: Letra B.
  • como funciona na realidade

  • • Protocooperação (+,+): indivíduos de espécies diferentes se relacionam em benefício mútuo, porém não é uma relação obrigatória, ou seja, separados, eles conseguem sobreviver. Pode ser considerado por alguns autores como um tipo de mutualismo facultativo.

    • Inquilinismo (+,0): um ser vivo vive ou se abriga em outro, sem causar nenhum prejuízo. São exemplos o peixe-palhaço vivendo entre os tentáculos de uma anêmona, ou o peixe-agulha vivendo no reto de pepinos do mar. Peixe-palhaço entre os tentáculos de uma anêmona do mar. Quando se trata de plantas, chamamos essa relação de epifitíssimo, onde uma planta fica sobre os galhos de outras para conseguir mais luz. 

    • Predatismo (+,-): também visto como predação. Ocorre quando um ser vivo de uma espécie mata o outro de outra espécie para se alimentar. 

    • Mutualismo (+,+): indivíduos de espécies diferentes se relacionam de maneira obrigatória, e ambos são beneficiados. Ou seja, sozinhos, esses indivíduos não sobrevivem.