-
Gabarito: A
B - Errada - Pelo contrário, a separação nas três camadas propricia um melhor desempenho, pois a divisão das funções entres as camadas impede que uma interfira na outra. Além disso, obtem-se vantagens com a independencia lógica de dados e independencia física de dados.
C - Errada - não esquema "transacional" - os três esquemas são: interno, conceitual(lógico) e externo.
D - Errada - Quem se relaciona com a estrutura física é o esquema interno.
E - Errada - A independência lógica de dados é a capacidade de alterar o esquema conceitual sem afetar os esquemas externos ou os programas de aplicativos. A independência de dados físicos é a capacidade de alterar o esquema interno sem afetar o esquema conceitual ou externo.
Bons Estudos.
-
Daniel R., todas as justificativas estão ótimas, no entanto, acredito que a separação das 3 camadas não propicia um melhor desempenho do banco não. Acredito que o erro dela esteja em dizer que a separação é apenas conceitual. Segue abaixo o trecho do Navathe:
"A arquitetura de três esquemas pode tornar mais fácil obter a verdadeira independência de dados, tanto física quanto lógica. Porém, os dois níveis de mapeamentos criam uma sobrecarga durante a compilação ou execução de uma consulta ou programa, levando a baixa eficiência do SGBD. Por causa disso, poucos SGBDs implementaram a arquitetura completa de três esquemas."
Capítulo 2. Página 24.
-
A arquitetura de três esquemas é uma ferramenta com a qual o usuário pode visualizar os níveis de esquema em um sistema de banco de dados. A maioria dos SGBDs não separa os três níveis completa e explicitamente, mas dá suporte a eles de alguma forma.
Navathe