Ciclo de vida do JSF é o nome dado à sequência de processamento realizada na implementação JSF para a geração das visões. O JSF, diferente de outros frameworks, possui um processamento de requisição dividido em seis fases:
Restauração da visão (Restore View) - o objetivo principal desta fase é construir a árvores de componentes.[1] Ela utiliza o template e cria a árvore inicial através da análise da requisição. Após isto, ela salva o estado da árvore no objeto FacesContext. Nas requisições subsequentes, ela cria a árvore do estado e procede a execução do resto do ciclo de vida.
Aplicação dos valores de requisição - o JSF pega cada componente da árvore começando com a raiz e a cria ou recupera do objeto FacesContext. Cada componente na árvore gerencia seus próprios valores e toma-os dos parâmetros, cookies e cabeçalhos da requisição HTTP.
Validações de processo (Process Validations)- o JSF realiza a conversão e validação sobre todos os componentes começando com o raiz. O valor submetido de cada componente é convertido em um objeto e validado chamando-se o validador registrado. O JSF salva o valor submetido. Se ocorrer um erro durante a conversão ou validação, o ciclo de vida escapa diretamente para a fase de "apresentação da resposta".
Atualização de valores de modelo - durante esta fase, o valor do componente é passado para o modelo através da atualização das propriedades dos backing beans.
Invocação da aplicação (Invoke Application)- a manipulação de evento para cada ação e ouvidor de ação é executada começando com o(s) ouvidor(es) de ação e então a chamada do método de ação.
Apresentação da resposta
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/JavaServer_Faces