SóProvas


ID
2789719
Banca
ESAF
Órgão
Receita Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Um ofício fictício está fragmentado nas cinco opões abaixo. Desconsiderando a fonte do tipo e espaçamentos em geral, assinale a opção que respeita a normatização do padrão de documentos oficiais.

Alternativas
Comentários
  • B) Excelentíssimo Senhor é usado apenas para chefes de poder, para as demais autoridades usamos o vocativo Senhor.

    C) Digníssimo

    D) prolixidade

    E) prolixidade, ferindo o princípio da impessoalidade

  • GABARITO A


    As alternativas D e E têm marcas de informalidade, o que não é aceito nas comunicações oficiais.

    A alternativa C tem o vocativo DIGNÍSSIMO que foi abolido, não se usa mais.


    bons estudos

  • O comentario que o usuario Eduardo deixou esta errado.


    A) correta.


    B) Errado. A forma correta é:

    Excelentíssimo Senhor Beltrano da Silva Presidente da Câmara.


    C) Dignissimo não é pronome de tratamento


    D) Traços de impessoalidade


    E) Traços de impessoalidade e o fecho deveria ser Respeitosamente por se tratar de uma hierarquia superior.

    Presidente da Camara é superior ao Vereador

  • Correta letra A

    c)Digníssimo - esta absoleto

    d)forma de escrita do oficio esta errada- o certo seria 333/2014/GEGE

    d) Traços de impessoalidade

  • GABARITO A.

    c)Digníssimo - esta absoleto

    d)forma de escrita do oficio esta errada- o certo seria 333/2014/GEGE

    d) Traços de impessoalidade

  • Esta é uma questão que exige do candidato conhecimento referente à normatização do padrão de documentos oficiais a partir do Ofício apresentado.
    a) O fragmento apresentado contempla três partes do documento: o cabeçalho, que é composto por brasão de Armas da República, nome do órgão principal e nomes dos órgãos secundários (quando necessários); a identificação do expediente, que deve ser composto por nome do documento, indicação de numeração e informações do documento (número, ano e siglas usuais do setor que expede o documento); e local e data do documento, que deve conter nome da cidade onde foi expedido o documento, dia do mês em numeração ordinal, nome do mês escrito com inicial minúscula e ponto-final depois da data. Tendo em vista que esta questão foi de um concurso de 2014,  quando ainda estava em vigor a 2ª edição do Manual, e nele não havia a obrigatoriedade do uso do ponto final após a data, este é o item correto, pois contempla todas as partes apresentadas em tal Manual. Na 3ª edição, o uso do ponto final é obrigatório.
    b) O endereçamento é a parte do documento que informa quem receberá o expediente.  Nele deverão constar os seguintes elementos: vocativo, nome, cargo e endereço alinhado à margem esquerda. Sendo assim, o fragmento não respeita a normatização do padrão de documentos oficiais, pois não apresenta todos os elementos.
    c) Neste fragmento são apresentadas duas partes: assunto e vocativo. Referente ao primeiro, ele deve dar uma ideia geral do que trata o documento, de forma sucinta, sendo grafado com o título "Assunto", descrição do assunto destacado em negrito e ponto-final.  Quanto ao segundo, em comunicações dirigidas para todas as autoridades, exceto os chefes de poder, mesmo aquelas tratadas por Vossa Excelência, deverão ser utilizadas o vocativo Senhor ou Senhora seguido do cargo respectivo. Dessa forma, há falha nas duas partes: falta o destaque no assunto, e também há erro no uso do vocativo "Digníssimo", que atualmente foi abolido.  
    d) O erro presente neste fragmento está na informação do documento que está no início do texto. Esse deveria estar na seguinte ordem: número, ano (com quatro dígitos) e siglas usuais do setor que expede o documento, da menor para a maior hierarquia, separados por barra (/), mas não é isso que ocorre. Verificamos, por exemplo, que o ano está no final, após as siglas.
    e) Verificamos que o erro presente neste fragmento ocorre devido ao uso do vocativo "Atenciosamente". Este só deve ser usado para autoridades com a mesma hierarquia, de hierarquia inferior ou demais casos. No caso do Presidente da Câmara, ele está em um nível hierárquico superior em relação ao diretor, portanto, o correto é usar o fecho "Respeitosamente".

    GABARITO: Letra A
  • De acordo com a terceira edição do Manual de Redação da Presidência da República, no item 5.1.1, o brasão de Armas da República deve constar no cabeçalho e não o timbre de identificação do órgão emissor.