SóProvas


ID
2790316
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Os campos de petróleo da Rússia estão localizados no Vale do Volga, no sul dos Urais e, acima de tudo, na Sibéria, particularmente perto do oceano Ártico. Os grandes depósitos ao redor do mar Cáspio são agora dependentes de Estados que se tornaram independentes com o fim da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (Azerbaijão, Cazaquistão). Como o segundo maior produtor mundial de petróleo e o primeiro produtor de gás natural, a Rússia tem apostado grande parte de seu desenvolvimento econômico e sua influência geopolítica na exploração e administração dessas fabulosas riquezas naturais em seu território ou nos países do mar Cáspio e da Ásia Central. Nesse sentido, a Rússia tem um complexo setor voltado ao transporte do petróleo do mar Cáspio para a Europa.

Y. Lacoste. Geopolítica: a longa história do presente. Madrid: Editorial Sínteses, 2008. p. 161 (com adaptações).

Tendo o texto antecedente como referência inicial, julgue (C ou E) o item a seguir, a respeito do papel geopolítico da Rússia no mundo atual.

A anexação da península da Criméia, no mar Negro, é fator de conflito entre Rússia, Ucrânia e demais países do Cáucaso. O conflito entre os países provocou o êxodo da população da Criméia, em grande parte ucraniana e muçulmana, para outros países, como Geórgia, Armênia e Cazaquistão, de maioria muçulmana e forte sentimento contra a Rússia.

Alternativas
Comentários
  • Errado.

     

    "forte sentimento contra a Rússia." Não há esse sentimento.

     

    Pelo contrário, no dia 16 de março, mesmo com forte oposição da ONU, foi realizado o referendo popular na Crimeia que decidiria pela separação da península da Ucrânia e anexação ao território russo, opção que acabou por vencer com mais de 95% dos votos.

  • GABA: E


    A esmagadora maioria da população da Crimeia (94%) e Sevastopol (96%) avalia positivamente as consequências de entrar na República da Federação da Rússia, de acordo com o fundo de "opinião pública". FOM publicou os resultados de uma pesquisa telefônica realizada entre os dias 18 até 22 de abril de 2015 entre 1.671 entrevistados na República da Crimeia, e entre os 494 entrevistados em Sevastopol.

    De acordo com sociólogos, há um ano, a inclusão da Crimeia pela a Rússia é aceita por 90% dos moradores da república e 93% dos moradores de Sevastopol.


    https://pt.wikipedia.org/wiki/Anexa%C3%A7%C3%A3o_da_Crimeia_%C3%A0_Federa%C3%A7%C3%A3o_Russa

  • Fonte confiável com um bom resumo sobre a Crimeia: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/questao-crimeia.htm


    O que os outros disseram está correta, sendo que a maior parte dos residentes da Crimeia são russos ou pró rússia, e o idimoa oficial da península é o Russo.


    Inclusive, essa briga está rolando até hoje. Tem uma notícia de ontem sobre isso:


    https://br.sputniknews.com/europa/2018120112812175-sancoes-maritimas-terminarao-mal-ucrania-politico-crimeia/


    "O possível fechamento de vários portos ucranianos para navios russos terminará mal para a Ucrânia, que está caminhando para a total instabilidade econômica, disse o presidente da Câmara Pública da Crimeia, Grigory Joffe."

  • A própria língua Russa é bastante falada na Criméia, sendo a língua, associada aos diferentes grupos étnicos, um dos principais fatores para sentimentos de nacionalismo ou separação de diversos países.

  • Dá pra matar só por uma parte: a maior parte da população da Crimeia é russa - e não ucraniana - e cristãos ortodoxos - e não muçulmanos. 

  • ERRO #1: Maioria da população na Crimeia é russa e de religião católica (ortodoxa).

    ERRO #2: Geórgia e Armênia têm maioria católica também.

    ERRO #3: Armênia e Rússia têm boas relações (ex: Rússia possui uma base militar na Armênia).

    ERRO #4: o Cazaquistão tem boas relações com a Rússia. "O presidente do Cazaquistão, Nursultan Nazarbayev, afirmou nesta segunda-feira que a Rússia é o aliado número 1 de seu país ao se reunir com o presidente russo Vladimir Putin na cidade de Almaty, a antiga capital cazaque. “Para nosso país, a Rússia continua sendo o aliado número 1, tanto em política como em economia”, assegurou o líder cazaque ao chefe do Kremlin, segundo veículos de imprensa locais. Nazarbayev destacou que nos últimos 25 anos desde a desintegração da União Soviética, Cazaquistão e Rússia construíram “relações-modelo, assim como deve ser entre Estados vizinhos e amigos”. Entre as conquistas alcançadas graças a esses vínculos, o presidente cazaque destacou a criação da União Econômica Eurasiática (UEE), que reúne Armênia, Belarus, Cazaquistão, Quirguistão e Rússia. [https://exame.abril.com.br/mundo/presidente-do-cazaquistao-garante-que-russia-e-aliado-numero-1/]

  • B de BRANCO

  • Questão onde tá tudo errado.

    Você se for procurar irá encontrar inúmeros erros.

    Achou um erro, segue em frente e já parte para a próxima questão.

  • A população da Crimeia é majoritariamente composta por russos étnicos.