SóProvas


ID
2790322
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

No último meio século, houve uma mudança revolucionária em escala planetária: cada vez mais, as lojas locais dão lugar ao domínio dos gigantes da distribuição, como o Walmart e o Carrefour. Na Espanha, mais de 80% das compras das famílias são feitas em hipermercados e, dessas compras, 75% estão concentradas nas cinco maiores redes: Mercadona, Eroski, Carrefour, Auchan e Dia. Tal mudança está longe de ser uma realidade particular de um país ou de um setor: trata-se de uma tendência mundial.

N. Castro. A ditadura dos supermercados: como grandes distribuidores decidem o que consumimos. Madrid: Akal, 2017 (com adaptações).

Tendo o fragmento de texto anterior como referência inicial, julgue (C ou E) o item que se segue, acerca das redes de produção e consumo globais.

As cidades médias brasileiras são polos atrativos, tanto para fluxos migratórios internos, como para investimentos empresariais globalizados. Hipermercados, centros comerciais, lojas de franquia, concessionárias de veículos, hotéis e diversos serviços são instalados nessas cidades em diferentes regiões do país, caracterizando o processo de globalização do território brasileiro.

Alternativas
Comentários
  • CERTO.

     

    "Tais cidades médias vêm desempenhando novos papéis na rede urbana brasileira, alicerçados pela sua nova atuação na divisão territorial do trabalho. Elas têm se firmado como polos atrativos, tanto para fluxos migratórios internos, como para novos investimentos empresariais, seja dos setores industrial, comercial e de serviços, seja do setor imobiliário. Nesse sentido, elas têm recebido novos empreendimentos voltados ao mercado de consumo, como hipermercados, shopping centers, lojas de franquias, concessionárias de veículos, hotéis e diversos estabelecimentos de prestação de serviços. Desse processo decorre, em muitos casos, uma reestruturação do espaço urbano das cidades, com a produção de 'novas centralidades urbanas'. Além do mais, em algumas cidades médias, observam-se investimentos públicos ligados à expansão da rede pública de ensino superior e técnico, com a implantação de institutos e universidades federais."

     

    Fonte: Maria Terezinha Serafim Gomes. Cidades médias, novos espaços produtivos e reestruturação do espaço urbano em Uberaba-MG. https://journals.openedition.org/confins/10407?lang=pt.

  • O maior desenvolvimento recente se dá justamente nas cidades médias (abrigam até 500 mil habitantes) e não nos grandes centros.

  • Essa questão é a famosa questão-conceito. Eu nunca vi qualquer banca chamar o processo de desmetropolização do Brasil como "globalização do território brasileiro". É um termo bem estranho para esse processo. Enfim, anota isso aí.

  • Atualmente, encontra-se em curso no Brasil o processo de desmetropolização, que é a diminuição do crescimento das metrópoles em benefício das cidades menores, sobretudo as cidades médias. Esse fenômeno está acompanhado da desconcentração industrial, em que as grandes empresas e fábricas – antes concentradas nos grandes centros urbanos – passam a se deslocar para cidades menores em busca, principalmente, de menores impostos (ou até a isenção de boa parte deles). Mas vale lembrar que esse processo é lento e gradual, de modo que é errôneo dizer que as grandes cidades não são mais industrializadas.

    Portanto, em vez de perder a importância, cidades como São Paulo e Rio de Janeiro vêm se transformando em verdadeiros centros de poder, modernizando-se em uma velocidade maior do que o restante do país.

  • O Brasil passa por um processo de desmetropolização, que é a diminuição do crescimento das metrópoles em benefício das cidades menores, sobretudo as cidades médias. Esse fenômeno está atrelado ao fenômeno da desconcentração industrial, em que as grandes empresas e fábricasantes concentradas nos grandes centros urbanospassam a se deslocar para cidades menores em busca, principalmente, de menores impostos (ou até a isenção de boa parte deles). Mas vale lembrar que esse processo é lento e gradual, de modo que é errôneo dizer que as grandes cidades não são mais industrializadas. Portanto, em vez de perder a importância, cidades como São Paulo e Rio de Janeiro vêm se transformando em verdadeiros centros de poder, modernizando-se em uma velocidade maior do que o restante do país.

  • As cidades médias brasileiras são polos atrativos, tanto para fluxos migratórios internos, como para investimentos empresariais globalizados. Hipermercados, centros comerciais, lojas de franquia, concessionárias de veículos, hotéis e diversos serviços são instalados nessas cidades em diferentes regiões do país, caracterizando o processo de globalização do território brasileiro.

    As cidades médias vêm desempenhando novos papéis na rede urbana brasileira e alcançando funções antes exercidas apenas pelos grandes centros urbanos.

    Dentro da lógica dos fluxos migratórios, isto tem resultado em maior recebimento de migrantes que fluem das grandes cidades e metrópoles para as cidades médias. Este movimento é especialmente reforçado por conta das novas oportunidades de trabalho e de uma melhor qualidade de vida.

    Por conta disso, atualmente os fluxos se dão geralmente dentro de um mesmo estado ou dentro da mesma região e no sentido urbano-urbano. Ou seja, de uma cidade urbana para outra.

    Em décadas anteriores, os fluxos se davam entre regiões, basta lembrar dos nordestinos que foram trabalhar no Norte e no Sudeste, nas décadas de 1960 e 1970, por exemplo. Ademais, geralmente estes fluxos se davam da zona rural para a zona urbana.

    Resposta: Certo

  • CERTO

    Uma das principais características do Brasil atual é o crescimento das cidades médias. As cidades médias brasileiras são polos atrativos tanto para investimentos quanto para fluxos migratórios, devido à saturação nas grandes metrópoles. Nesse cenário, as cidades médias acabam por receber investimentos empresariais globalizados, de grandes empresas multinacionais, como os que o enunciado cita. Com isso, se aprofunda ainda mais o processo de globalização do território brasileiro.

    Fonte: Estratégia Concursos

  • As cidades médias brasileiras são polos atrativos, tanto para fluxos migratórios internos, como para investimentos empresariais globalizados. Hipermercados, centros comerciais, lojas de franquia, concessionárias de veículos, hotéis e diversos serviços são instalados nessas cidades em diferentes regiões do país, caracterizando o processo de globalização do território brasileiro.

    As cidades médias vêm desempenhando novos papéis na rede urbana brasileira e alcançando funções antes exercidas apenas pelos grandes centros urbanos.

    Dentro da lógica dos fluxos migratórios, isto tem resultado em maior recebimento de migrantes que fluem das grandes cidades e metrópoles para as cidades médias. Este movimento é especialmente reforçado por conta das novas oportunidades de trabalho e de uma melhor qualidade de vida.

    Por conta disso, atualmente os fluxos se dão geralmente dentro de um mesmo estado ou dentro da mesma região e no sentido urbano-urbano. Ou seja, de uma cidade urbana para outra.

    Em décadas anteriores, os fluxos se davam entre regiões, basta lembrar dos nordestinos que foram trabalhar no Norte e no Sudeste, nas décadas de 1960 e 1970, por exemplo. Ademais, geralmente estes fluxos se davam da zona rural para a zona urbana.

    Resposta: Certo

  • Complementando também as cidades médias são as que mais crescem devido aos problemas urbanos como: violência, lixo, trânsito, poluição, especulação imobiliária e gentrificação(quando se enobrece algum bairro ou região por exemplo)

  • Dúvida: podemos falar em globalização interna? O termo "globalização" não se refere a algo no plano internacional?

  • GLOBALIZAÇÃO

    ➥ A globalização é um fenômeno que, para além da economia, envolve a política, a sociedade e a cultura mundiais, sendo caracterizada, entre outros aspectos, pela ampla circulação de mercadorias, bens, serviços e ideias. É o fenômeno gerado pela necessidade de dinâmica do capitalismo de formar uma aldeia global.

    ➥ Em outras palavras, é um processo econômico e social que estabelece uma integração entre os países e as pessoas do mundo todo.

    [...]

    ORIGEM

     Globalização vem de herança do MERCANTILISMO nas Grandes Navegações. Projeto de expandir mercados.

    • Isso ocorreu entre os séculos XV e XVI

    [...]

    PRODUÇÃO

     A reestruturação produtiva promoveu a intensificação dos fluxos de capitais produtivos e financeiros, acentuando a divisão do trabalho entre os países e a novas formas de organizar a produção.

    ↳ Exemplo disso são as tecnologias fabricadas em países desenvolvidos, e o processo de montagem nos países subdesenvolvidos, onde a mão de obra é barata.

    • É FAMOSO D.I.T (DIVISÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO)

    [...]

    VANTAGEM

    Permitiu que os territórios nacionais se tornassem espaços nacionais da economia internacional.

    ____

    DESVANTAGEM

    Nem todo território nacional se inseriu na dinâmica de competição internacional ligados à exportação de produtos agropecuários e industriais ou nas atividades de suporte.

    • Por quê?

    ➥ Pois os atores globais procuram locais com fatores locacionais favoráveis, como matéria prima, mão-de-obra, estradas, portos e aeroportos.

    [...]

    QUESTÕES PRA FIXAR!

    1} A alteração nas formas de produção dos sistemas econômicos globais, fundamentada no avanço do uso das tecnologias, modifica a produção geográfica do espaço em decorrência da fragmentação político-territorial, da incorporação de novas regiões ao capitalismo internacional e do fortalecimento dos conglomerados internacionais. CERTO ☑

    ➥ Avanço do uso das tecnologias: Processos de mecanização e de terceira e quarta revolução industrial.

    ➥ Fragmentação político-territorial: Conceitos de guerra fiscal, de desconcentração produtiva, de compressão espaço-tempo, etc.

    ➥ Incorporação de novas regiões ao capitalismo: Crescimento dos Tigres Asiáticos, da China, e da multipolaridade econômica.

    ➥ Fortalecimento dos conglomerados internacionais: Onda de criação de blocos econômicos que ocorreu nos anos 1990

    • Mercosul, NAFTA, União Europeia, CEI…etc, todos criados na mesma época.

    [...]

    ☛ RESUMO

     ✓  Aumento do ritmo e frequência das trocas entre países;

     ✓  Barreiras de tempo e espaço desapareceram; e

     ✓  As empresas ganharam acesso a mercados maiores e obtiveram novas oportunidades.

    Não se restringe a aspectos econômicos;

    Não reduz a desigualdade social; e

    Não é homogênea.

    [...]

    ____________

    Fontes: Sage.com; Questões da CESPE; Colegas do QC; Alunos do Projetos Missão.

  • " A globalização atinge ao mundo todo, mas não a todos lugares " Autor: Milton Santos 

  • O Brasil atualmente está passando por um aumento de migrações para as cidades médias passando a ser maior comparando as migrações para as grandes metrópoles.

    CFO 2021

  • Desconcentração industrial > Saturação do mercado nas grandes cidades, propondo então atratividade para as cidades médias, que inclusive, são as que apresentam maior taxa de crescimento.