SóProvas


ID
2790331
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O domínio da teoria absoluta do Estado e o abandono das dimensões relativas e relacionais a um papel subordinado foram particularmente assegurados na Europa Ocidental. Posteriormente, os processos de colonização estenderam à maior parte do planeta essa modalidade de territorialização. Evidentemente, nada de natural nessa forma concreta de territorialização, nem o recurso das teorias absolutas do espaço e tempo para consolidá-las: estamos diante de construções sociais e criações políticas.

David Harvey. El cosmopolitismo e as geografias da liberdade. Madrid: Akal, 2017, p. 198 (com adaptações)

Tendo o fragmento de texto anterior como referência inicial, julgue (C ou E) o item seguinte, relativos à expansão colonial e ao pensamento geográfico.


O conhecimento do território, a construção simbólica do Estado Nação, a definição e segurança das fronteiras nacionais e internacionais são elementos geográficos que mantêm os Estados nacionais europeus articulados e integrados territorialmente no mundo atual.

Alternativas
Comentários
  • Não, um dos fatores primordiais é a tecnologia e a comunicação.




    PM_ALAGOAS_2018

  • O erra da questão está em dizer que há uma integração territorial, não há. Existe compartilhamento de informações e ampla cooperação em diversos temas entre os Estados europeus, no entanto, quando o assunto é território, impera o realismo das relações internacionais, a garantia da soberania.

  • Os Estados Europeus não estão "integrados" territorialmente.

  • O cara quer vedar concurseiro da PRF de comentar nas questões do IRB, mas tá estudando pro concurso de admissão da carreira de diplomata usando o QConcursos??? HAHAHAHAHA no mínimo irônico.

  • Stéfani Filho,vc é o bichao mesmo.Cada uma!

  • tá serto

  • estéfani de carvalho, ao menos tu poderia ter explicado a questão então né..... mas falou um monte de asneira e não disse nada.

  • Cada um comenta o que quer, mas que tá chovendo palpiteiro nessas questões de geopolítica isso tá mesmo

  • Parando para pensar, Stéfani Filho, concordo com vc...

  • Apesar dos Estados Europeus gozarem de certa estabilidade graças a UE, não é pelos motivos citados na questão que isso acontece. Exemplos clássicos para essa situação é a questão do Brexit entre a GBR e a UE, a guerra na Ucrânia e também a rivalidade viva entre a Croácia e a Rússia. A estabilidade surge pelo interesse de alguns países se beneficiarem economicamente perante a economia mundial usando como pano de fundo a UE e a estabilidade do Euro, mas por trás dessa fina camada de postura forçada, existem muitos ressentimentos histórico-culturais.

  • A questão equivoca-se quando infere que o conhecimento do território, a construção simbólica do Estado Nação, a definição e segurança das fronteiras nacionais e internacionais são elementos geográficos que mantêm os Estados nacionais europeus articulados e integrados territorialmente no mundo atual.

    O que não é verdade, haja vista que não há consenso desses elementos em muitos Estados europeus, o que é motivo, inclusive para conflitos entre regiões ainda hoje.

  • Momento atual = inseguraça nas fronteiras

  • "Inicialmente o fato considerável importante na geopolítica da Europa foi Brexit, isto é, a saída do Reino Unido da União Europeia. Portanto, não há uma política de integração, autoproclamação de território único. Não existe integração, e sim fragmentação."

    Professor Luiz Resende- AlfaCon.

  • O comentário do professor diz que o erro está na primeira parte, os principais comentários dizem que o erro está na segunda.