SóProvas


ID
2790334
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O domínio da teoria absoluta do Estado e o abandono das dimensões relativas e relacionais a um papel subordinado foram particularmente assegurados na Europa Ocidental. Posteriormente, os processos de colonização estenderam à maior parte do planeta essa modalidade de territorialização. Evidentemente, nada de natural nessa forma concreta de territorialização, nem o recurso das teorias absolutas do espaço e tempo para consolidá-las: estamos diante de construções sociais e criações políticas.

David Harvey. El cosmopolitismo e as geografias da liberdade. Madrid: Akal, 2017, p. 198 (com adaptações)

Tendo o fragmento de texto anterior como referência inicial, julgue (C ou E) o item seguinte, relativos à expansão colonial e ao pensamento geográfico.

A fragilização das potências europeias com a Segunda Guerra Mundial teve como consequências a independência das antigas colônias e a criação de novos Estados nacionais no continente africano.

Alternativas
Comentários
  • Com o fim da segunda guerra mundial, muitas potências econômicas estavam em ruínas e contaram com a ajuda dos EUA, em grande parte. Os Estados nacionais africanos, indignados com a opressão dos países européus, em suma, o Reino Unido, passou por diversas revoluções para adquirir a sua independência.



    PM_ALAGOAS_2018

  • A descolonização africana esta fortemente amparada pela "Conferência de Bandung", que é o nome com o qual ficou conhecido historicamente o encontro ocorrido nesta cidade e que reuniu os líderes de 29 estados asiáticos e africanos, responsáveis pelos destinos de 1 bilhão e 350 milhões de seres humanos. A maioria dos países participantes da conferência vinham da amarga experiência da colonização, experimentando o domínio econômico, político e social, sendo os habitantes locais submetidos à discriminação racial em sua própria terra, parte da política de domínio europeia.


    Os princípios emersos da Conferência de Bandung :



    1.Respeito aos direitos fundamentais, de acordo com a Carta da ONU.

    2.Respeito à soberania e integridade territorial de todas as nações. Reconhecimento da igualdade de todas as raças e nações, grandes e pequenas.

    3.Não-intervenção e não-ingerência nos assuntos internos de outro país. (Autodeterminação dos povos)

    4.Respeito pelo direito de cada nação defender-se, individual e coletivamente, de acordo com a Carta da ONU

    5.Recusa na participação dos preparativos da defesa coletiva destinada a servir aos interesses particulares das superpotências.

    6. Abstenção de todo ato ou ameaça de agressão, ou do emprego da força, contra a integridade territorial ou a independência política de outro país.

    7.Solução de todos os conflitos internacionais por meios pacíficos (negociações e conciliações, arbitragens por tribunais internacionais), de acordo com a Carta da ONU.

    8.Estímulo aos interesses mútuos de cooperação.

    9.Respeito pela justiça e obrigações internacionais.


  • A fragilização das potências europeias com a Segunda Guerra Mundial teve como consequências a independência das antigas colônias e a criação de novos Estados nacionais no continente africano.

    Questão : CERTA

  • segunda guerra teve como saldo potencias europeias fragilizadas e estados unidos como megapotencia

  • Pelo menos dois aspectos podem ser destacados no processo de descolonização. 1- As nações imperialistas do pós-guerra não possuíam condições econômicas de resistirem aos movimentos de independência afro-asiáticos; e 2- Por terem lutado contra regimes autoritários em nome da democracia e liberdade, tornava-se incoerente para as nações imperialistas insistirem na colonização de povos afro-asiáticos.