SóProvas


ID
2790526
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Tendo em vista que, como colônia de Portugal, o Brasil fazia parte do mercantilismo da Idade Moderna, que tinha no sistema colonial um dos fatores fundamentais do processo de acumulação primitiva da Europa nos séculos XVI, XVII e XVIII, julgue (C ou E) o item a seguir, acerca das características básicas da produção brasileira no período colonial.


Prevalecia a monocultura agroexportadora, principalmente de açúcar, com predomínio do latifúndio da terra e do trabalho escravo (indígenas e africanos) generalizado.

Alternativas
Comentários
  • Assertiva CORRETA por três principais motivos:

     

    1) Monocultura Agroexportadora - Açúcar

    2)Latifúndio - sistema de distribuição da propriedade rural (ainda é comum no Brasil)

    3) Trabalho indígena e africano

    Perfeita para memorização de períodos ou para quem está iniciando os estudos em História do Brasil S2 

  • generalizado???

  • ÍNDIOS COMO ESCRAVOS? NAO SERIA SOMENTE OS NEGROS DA ÉPOCA?

  • Jhoneyrval, o trabalho compulsório indígena só foi proibido em meados do século XVIII

  • Em geral não existia índios escravos nas lavouras de café ou Açucar. acho que esta certo apenas pela expressão generalizado.

  • Prevalecia a monocultura agroexportadora, principalmente de açúcar, com predomínio do latifúndio da terra e do trabalho escravo (indígenas e africanos) generalizado.

    A monocultura agroexportadora de açúcar era utilizada para que a produção fosse destinada à Europa, pois, à época, o açúcar era produto altamente caro, sendo, inclusive dote real de princesas. Isso explica o predomínio do latifúndio: o plantio deveria ser desenvolvido em larga escala para relativizar o frete do transporte, realizado, basicamente, por holandeses.

    O trabalho escravo negro e indígena era generalizado. Em um primeiro momento, havia o predomínio da mão de obra indígena, tendo em vista a "facilidade" de apresá-los no território - apesar de a Coroa ter proibido por 04 vezes a escravização de índios -, e o controle metropolitano era precário, pois território colonial era vasto, e a ação conjunta dos jesuítas nessa questão não dava o auxílio necessário. A escravidão negra foi usada em conjunto com a indígena, apesar de ser mais cara, pois o produto era "importado" da África.

    Obs.: peço perdão por tratar pessoas como produtos nessa questão, mas estou remetendo à visão da época. Desculpa.

    CERTO

  • Questao ambigua deveria ser anulada

  • Primeiro: O Brasil ficou ALTAMENTE DEPENDENTE da monocultura do açúcar entre o século XVI e XVII, mesmo que embora houvesse outros gêneros alimentícios, a maior parte da exportação era dependente da cana de açúcar.

    Segundo: NEGROS E ÍNDIOS foram feitos de ESCRAVOS. Inicialmente foram os índios que começaram a trabalhar nos grandes latifúndios, porém, percebendo sua fraca condição física para esse tipo de trabalho,os senhores de engenho começaram a comprar escravos oriundos da África. Daí os índios deslocaram-se para servir aos interesses das aldeias jesuíticas, dos bandeirantes e das grandes famílias para serviços domésticos.

    Para quem ainda resta dúvida sobre a escravidão indígena, recomendo que leia: A História do povo brasileiro de Darcy Ribeiro.

  • Lembrando!!!

    Período Colonial: Açúcar.

    Período Imperial: Café.

    A banca gosta de confundir!

  • Apesar de o trabalho escravo indígena parecer tornar a questão incorreta, o item está correto, já que o trabalho escravo indígena só foi proibido em meados do século XVIII. O trabalho indígena não era tão utilizado porque o comércio do escravo negro era mais lucrativo para a coroa portuguesa, que tinha o monopólio deste comércio.

    Assim, para aprendizado desse período, temos que o Brasil Colônia pode ser caracterizado pelas seguintes características:

    - Monocultura agroexportadora, principalmente de açúcar;

    - Predomínio do latifúndio da terra; e

    - Trabalho escravo (indígenas e africanos) generalizado.

    Gabarito: Correto

  • esse generalizado me pegou.. kkk

  • No periodo do séculos XVI, XVII e XVIII, o que predominava era a Monocultura.

    mas, já no seculo XIX, começou a predominar as Industrias ( Metalurgica)

    Período Colonial: Açúcar.

    Período Imperial: Café.

  • Período$ caci

    Colonial>Açúcar>Café>Imperial:

  • O FAMOSO PLANTATION..

  • Apesar do trabalho escravo indígena parecer tornar a questão incorreta, o item está correto, já que o trabalho escravo indígena só foi proibido em meados do século XVIII. O trabalho indígena não era tão utilizado porque o comércio do escravo negro era mais lucrativo para a coroa portuguesa, que tinha o monopólio deste comércio.

    Assim, para aprendizado desse período, temos que o Brasil Colônia pode ser caracterizado pelas seguintes características:

    - Monocultura agroexportadora, principalmente de açúcar;

    - Predomínio do latifúndio da terra; e

    - Trabalho escravo (indígenas e africanos) generalizado.

    Gabarito: Correto

  • Questão linda tudo certo!

    Características do período colonial:

    Monocultura do açúcar

    Mão de obra escrava e indígena

    Latifúndio

    Plantation

    Mercado externo

    Economia Agroexportadora

  • Plantation!

  • MEEL

    Mononocultura

    Escravidão

    Exportação

    Latifúndios

  • Plantation que é um modelo inglês que deu certo...

  • PMAL 2021

    AQUELE QUE ABITA, NO ESCONDERIJO DO AUTÍSSIMO A SOMBRA DO SENHOR UNIPOTENTE DESCANSARÁ

  • Gabarito errado por estar desatualizado. Com base em Celso Furtado e outros clássicos seria isso mesmo. Mas há algumas décadas historiadores têm demonstrado a importância da pequena propriedade rural na produção de açúcar, a importância da policultura (sobretudo a partir do século XVIII) e do mercado interno. História da Riqueza no Brasil de Jorge Caldeira explica e sintetiza bem isso retomando a pesquisas que começaram na década de 70, passam por Fragoso e Linhares (década de 90 se não me engano) e se completam em 2017 no próprio livro de Caldeira.
  • Generalizado uma Vírgula!

  • mONOCULTURA

    eXPORTAÇÃO

    eSCRAVIDÃO

    lATIFUNDIOS

  • A escravidão indígena foi proibida pela primeira vez por meio de Carta Régia de 1570, a qual instituiu a “Guerra Justa” e a escravidão voluntária.

    Todavia, falhas na Lei e a “vista grossa” das autoridades permitiam que a sujeição dos povos indígenas fosse prática recorrente até fins do século XVII.

    Mesmo assim, ela só vai ser combatida efetivamente a partir de 1757, por meio de um decreto do Marquês de Pombal (1699-1782).