SóProvas


ID
2790547
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Em novembro de 1807, temendo ser aprisionado pelas tropas de Napoleão Bonaparte, o príncipe regente de Portugal, D. João VI, deixou Lisboa acompanhado de sua família e de boa parte da nobreza da Corte, em direção ao Brasil, onde se estabeleceu até 1821, ano em que regressou à metrópole já como rei. Com relação às diversas consequências, para a colônia, da permanência de D. João VI no Brasil, julgue (C ou E) o item seguinte.


Em 1808, ocorreu a fundação da Escola Médico-Cirúrgica, na Bahia, bem como a fundação da Academia Real Militar e da Academia Real da Marinha, no Rio de Janeiro.

Alternativas
Comentários
  • 1) Não era Escola Médico-Cirúrgica, era Escola Anatômica, Cirúrgica e Médica do Rio de Janeiro (http://mapa.an.gov.br/index.php/dicionario-periodo-colonial/171-escola-anatomica-cirurgica-e-medica-do-rio-de-janeiro)

    2) Não é o meu caso, mas quem fez AMAN sabe que a Academia Real Militar foi criada em 4 de dezembro de 1810 (http://mapa.an.gov.br/index.php/dicionario-periodo-colonial/126-academia-real-militar)

    3) Não era Academia Real da Marinha, era Real Academia dos Guardas-Marinhas, que já existia desde 1782 e veio de Portugal em 1808 (http://mapa.an.gov.br/index.php/menu-de-categorias-2/242-academia-dos-guardas-marinhas)

    Lamentável.

  • ANULADO.

     

    Justificativa do CESPE para alteração do gabarito:

    O julgamento objetivo do item foi prejudicado por haver erro factual nas informações constantes da redação.