SóProvas


ID
2790631
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A história da República brasileira foi marcada por rupturas institucionais. Com relação às crises na República, julgue (C ou E) o seguinte item.


A governabilidade do Brasil durante a chamada República Oligárquica foi alcançada com o que a historiografia convencionou chamar de Política dos Governadores, instituída por Campos Sales. Essa medida tornou possível a articulação entre os interesses das oligarquias estaduais e os do governo federal. O frágil equilíbrio então alcançado teve fim com a crise da década de 20 do século passado, que levou a disputas entre as oligarquias de São Paulo e de Minas Gerais e resultou no início do Governo Vargas em 1930.

Alternativas
Comentários
  • Questão CORRETA.

    Campos Sales inaugurou a política dos Governadores. Tal política propiciou o dominio do país pelos "grandes estados", através da política café com leite, deixando claro o poder das grandes oligarquias paulistas e mineiras, os estados mais populosos da Federação. A articulação entre os interesses das oliarquias estaduais e o Governo Federal  visava manter o controle político. A década de 20 foi marcada por revoltas, greves e outros acontecimentos que levaram a economia à grande fragilidade. A insatisfação de parcelas da população, aliada a fatores como vulnerabilidade do regime oligárquico, grande instabilidade do período, levaram ao fim a política café com leite, com a vitória de Júlio Prestes. Todavia, um golpe de estado não o deixa assumir a presidência e Getúlio Vargas assume a chefia do Governo provisório, em 1930.

  • n entendi isso. a crise da década de 20 do século passado

  • Essa crise da década de 20 por ser entendida também pelo início dos levantes tenentistas. Como por exemplo : os 18 do forte, em 1922.

  • dentre as crises, tivemos revoltas de cunho militar do baixo escalão contra a república oligárquica, denominada tenentismo.

    Somado-se a isso, as crises cafeeiras cujas as ajudas da União sempre foram alvo de críticas por parte dos outros Estados, sobretudo Minas e Rio Grande do Sul.

    Quanto a instituição da política dos governadores, conforme Boris Fausto:

    "Campo Sales concebeu um arranjo conhecido como política dos governadores. Seus objetivos podem ser assim resumidos: reduzir ao máximo as disputas políticas no âmbito de cada estado, prestigiando os grupos mais fortes; Chegar a um acordo básico entre União e Estado; por fim à hostilidade entre executivo e legislativo, domesticando a escolha dos deputados. O governo central sustentaria assim os grupos dominantes nos Estados, enquanto estes apoiariam, em troca, a política do presidente da república.""

  • Correto!

    SP apoiou Julio Prestes e MG apoiou o gaúcho Getúlio Vargas,

    Julio Prestes foi eleito, porém sofreu um golpe e quem assumiu foi Vargas, dando início a Era Vargas com o governo provisório.

  • Getúlio, que governou durante 15 anos sem um mínimo voto direto, um dos caras que mais colocou o Brasil pra frente, apesar dos pesares.

    Correto.

  • Lindo.Questão que merece um CERTO bem marcado!

  • Crise da oligarquia

    Movimentos tenentistas > insatisfeitos, jovens militares se rebelaram; Coluna prestes > movimento político-militar, ligado ao tenentismo.