SóProvas


ID
2790760
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Sob o influxo da vitória parisiense, o mês de março de 1848 foi expandindo, como um fio vermelho, ao longo dos dias, a sucessão de insurreições, motins e revoltas populares. Era a primavera dos povos. No começo de 1847, um ano antes de seu início, a Liga dos Justos, organização conspirativa revolucionária, já anunciava a eclosão de uma revolução grandiosa, que provavelmente decidiria, por um século, os destinos da humanidade.

Daniel Aarão Reis. Folha de S.Paulo. Domingo, fev./1998 (com adaptações)

Tendo o texto anterior como referência inicial, julgue (C ou E) o próximo item, relativo ao panorama histórico mundial do século XIX e às questões políticas e nacionais de então.


Os nacionalismos do século XIX foram protagonizados pelas classes instruídas e beneficiadas pelo progresso educacional das escolas e universidades, de onde saíram seus grandes defensores. Nesse aspecto, a questão das línguas nacionais foi um dos fatores predominantes das identidades nacionais.

Alternativas
Comentários
  • Tudo que a questão queria realmente saber era se "... A questão das línguas nacionais foi um dos fatores predominantes das identidades nacionais."


    CORRETO.

  • Na formação romântica dos Estados Nacionais, era necessário oficializar um fator de exclusão que já existia desde o começo da civilização humana: o código de comunicação de um povo, que é sinônimo de língua, que é sinônimo de idioma.

  • PMAL21

  • Os nacionalismos tratados pela questão são capitaneados por classes educadas. De fato, em A Era das Revoluções, Hobsbawn, p. 221: "Para sermos precisos, a guarda avançada do nacionalismo de classe média fez sua guerra ao longo da linha que demarcava o progresso educacional de um grande número de "homens novos" em áreas até então ocupadas por uma pequena elite. O progresso das escolas e universidades dava a dimensão do nacionalismo (...)".