SóProvas


ID
279091
Banca
FUNIVERSA
Órgão
MTur
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

As normas técnicas definem argamassa colante industrializada como um produto industrial, no estado seco, composto de cimento Portland, agregados minerais e aditivos químicos. Esse produto, quando misturado com água, forma uma massa viscosa, plástica e aderente empregada no assentamento de placas cerâmicas para revestimento (NBR 14.081 – Argamassa colante industrializada para assentamento de placas de cerâmica – Especificação – ABNT). As argamassas colantes industrializadas precisam obedecer a uma série de requisitos para serem classificadas em diversos tipos, de acordo com o tempo em aberto, a resistência de aderência aos 28 dias e ao deslizamento. O tempo em aberto é o intervalo

Alternativas
Comentários
  • O tempo aberto de uma argamassa colante é o intervalo entre a aplicação da argamassa até a formação de uma pele que impede a aderência. É o intervalo máximo de tempo, depois de estendidos os cordões, em que as placas ainda podem ser assentadas dentro da resistência de arrancamento estabelecida em norma.(NBR 14081 e NBR 14083). Um tempo aberto mais longo permite ao assentador trabalhar com segurança, inclusive em condições difíceis de obra - alta temperatura, baixa umidade ou substrato muito absorvente. Quando o tempo em aberto é ultrapassado, a argamassa deve ser retirada e descartada.

  • Após o espalhamento da argamassa sobre um substrato padrão, em que o assentamento da placa cerâmica em condições padronizadas resulta em uma resistência de aderência média igual ou superior a 0,5 MPa, após 28 dias do preparo da argamassa.

  • ABNT NBR 14081:2004
    3.1.5 tempo em aberto: Maior intervalo de tempo para o qual uma placa cerâmica pode ser assentada sobre a pasta de argamassa colante, a qual proporcionará, após um período de cura, resistência à tração simples ou direta.

  • Aparentemente essa norma de referencia da questao é a 14081-3/2012.

    Nao consegui achar ela, só pdfs que falavam sobre...

     

    http://repositorio.unicamp.br/bitstream/REPOSIP/330949/1/Soares_MarcioDaSilva_M.pdf

  • Qual o erro da C?

  • Tempo em aberto: Tempo disponível para colocar uma cerâmica entre o momento em que a argamassa se estende sobre a base e o momento em que perde a capacidade de colar adequadamente, impregnando integralmente a placa

  • Alternativa C: Tempo de Maturação (NBR 14081)

  • Definição de tempo em aberto (NBR 14081-1  de 2012 - Argamassa colante industrializada - Requisitos ):

     

    " maior intervalo de tempo no qual uma placa cerâmica pode ser assentada sobre a pasta de argamassa colante."

     

    Na NBR 14081-3  de 2012 - " Determinação do Tempo em Aberto", a definição é a mesma da NBR 14081-1, mas quanto ao procedimento de ensaio ela determina (está resumidaço):

     

    1 - Transcorrido o tempo em aberto conforme NBR 14081-1, assentar 10 placas cerâmicas (...)

    2 - Aos 28 dias fazer o ensaio de arrancamento.

    3 - O valor obtido deve ser comparado com 0,5 Mpa:

     

    Se for maior ou igual a 0,5 Mpa = O tempo em aberto é maior ou igual ao tempo para o qual o ensaio foi realizado.

    Se for menor que 0,5 Mpa = O tempo em aberto é inferior.

     

    Lembrando que a NBR 14081-1 determina que o tempo em aberto deve ser:

    AC I  =    maior ou igual a 15 minutos

    AC II e ACIII  = maior ou igual a 20 minutos

  • Começa a contar após o espalhamento, e não após o preparo, como informou a opção C