SóProvas


ID
2791111
Banca
MPE-GO
Órgão
MPE-GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Foram causas que contribuíram para a implantação da ditadura militar no Brasil, em 1964, exceto:

Alternativas
Comentários
  • alt: 

     a)

    a tentativa do Presidente João Goulart de submeter a economia da nação aos interesses capitalistas dos norte-americanos;(muito pelo contrário João Goulart tinha ideais comunistas, o que era totalmente diferente da politica norte-americana que abotava um sistema capitalista, e uma das maiores preocupações dos nortes americanos foi a revoluçao cubana 

     

  • O João Goulart era de esquerda e conhecido por ter ideias comunistas, ou seja, nada tem a ver com os Estados Unidos ou com o capitalismo!

  • APÓS AS PALAVRAS DE JOÃO GOULART OS MILITARES TOMARAM O PODER.

  • João Goulart era de esquerda, mas DE JEITO NENHUM era comunista. Este é um detalhe importante de salientar. O DISCURSO que ensejou o golpe de 1964 dizia que Goulart era comunista, isso pode induzir ao erro.

    A reforma agrária, certamente um dos principais pontos das reformas de base, previa a democratização da terra para que esta cumprisse sua função social, como aliás está insculpida no art. 184 da Constituição Federal. A proposta era de que se desapropriasse terras inexploradas ou exploradas sem o cumprimento da sua função social; tais desapropriações seriam devidamente indenizadas. Vários países capitalistas fizeram reforma agrária: Estados Unidos (desde o começo de sua história), Japão (após a Segunda Guerra) etc.

    As reformas que João Goulart queria implantar, na verdade, visavam impulsionar o capitalismo num país de economia atrasada. Goulart era, inclusive, latifundiário.

  • Mais um dia se passou e novamente caí na pegadinha do exceto

  • OS EUA contribuíram para a implantação da Ditadura Militar.

  • É só lembrar que João Goulart tinha simpatia pelo"Comunismo"

    GAB: A

  • A

    a tentativa do Presidente João Goulart de submeter a economia da nação aos interesses capitalistas dos norte-americanos

    nao havia esse interesse, uma vez que Jango organizou a lei de REMESSA DE LUCRO

    no qual empresas estrangeiras teria que contribuir com uma parte de seus lucros adquirido no país

    o interesse era de JANGO de adiquirir, nao de sujeitar a economia a eles

  • Marcha da Família com Deus pela Liberdade foi o nome comum de uma série de manifestações públicas ocorridas entre 19 de março e 8 de junho de 1964 no Brasil em resposta ao que foi considerado, por militares e setores conservadores da sociedade, uma ameaça comunista representada pelas ações dos grupos radicais e pelo discurso em comício realizado pelo então presidente João Goulart em 13 de março daquele mesmo ano.

    Nos dias anteriores, Goulart assinou dois decretos permitindo a desapropriação de terras numa faixa de dez quilômetros às margens de rodovias, ferrovias e barragens e transferindo para a União o controle de cinco refinarias de petróleo que operavam no país. Além disso, prometeu realizar as chamadas reformas de base, uma série de reformas administrativas, agrárias, financeiras e tributárias, para garantir o que Goulart chamava de justiça social, fundamentado na função social da terra e de empreendimentos urbanos, demandas antigas e de ampla penetração na sociedade da época. Com discurso insuflado, promoveu a insubordinação, incitando os sargentos da marinha a amotinar-se nos quartéis, Goulart antecipou uma pretensa reforma urbana e a implementação de um imposto sobre grandes fortunas.

    No contexto da Guerra Fria e da polarização entre os Estados Unidos e a União Soviética, estas ideias foram vistas como um passo em direção à implementação de uma ditadura socialista.

  • E lá se vai mais uma questão, caí na pegadinha do "exceto"