Os testes de invasão podem ser classificados em tipos, conforme a quantidade de informações apresentadas ao profissional de segurança;
Blind: Simula todas as condições de um atacante real, onde o mesmo possui acesso apenas às informações públicas do alvo, o cliente sabe que será testado e o que será feito durante o teste.
Double Blind: Possui as mesmas características do Blind, porém a equipe de TI do alvo não é avisada sobre a execução do teste.
Gray Box: As informações fornecidas sobre o alvo são parciais de forma a antecipar a execução do teste.
Double Gray Box: Possui as mesmas características do Gray Box, porém a equipe de TI do alvo não sabe quais testes serão executados.
Tandem: Todas as informações sobre o alvo são passadas para o atacante e o alvo sabe exatamente o que será testado.
Reversal: Simula um atacante que tem conhecimento total sobre o alvo, porém o alvo não sabe que será atacado, muito menos que testes serão realizados.
Caixa Preta: Não se possuem qualquer tipo de informação sobre a infraestrutura de sistemas e de rede da empresa que será atacada.
Caixa Branca:Conhece-se previamente toda a infraestrura que será analisada, incluindo o mapeamento de rede, o range de IPs, os firewalls e roteadores existentes, etc.
Fonte: