-
"Remuneração Funcional: conhecida popularmente como Plano de Cargos e Salários é um dos sistemas de remuneração mais tradicional entre os existentes e também o mais usual nas empresas em geral. Um sistema de remuneração funcional é composto de: descrição de cargo, avaliação de cargos, faixas salariais, política para administração dos salários e pesquisa salarial."
https://salariobr.com/Artigos/Os-diferentes-tipos-de-remuneracao/2583
-
Remuneração funcional
Trata-se da forma mais tradicional de remuneração utilizada pelas empresas. Esse sistema está ligado ao cargo ocupado e, para ser implementado, mede-se o valor relativo do cargo na empresa e no mercado de trabalho.
Vantagens e desvantagens:
1. forma mais utilizada
2. geralmente é implementado como sistema de cargos e salários
3. permite à empresa equiparar-se ao mercado
4. muito burocrático
5. torna as promoções muito importantes
Fonte: Ribas, GP.
-
GABARITO C
MODELOS DE REMUNERAÇÃO:
1- funcional
Esse sistema está ligado ao cargo ocupado e, para ser implementado, mede-se o valor relativo do cargo na empresa e no mercado de trabalho. Mais usado.
2- por habilidades
• Plano baseado no conhecimento: vincula a remuneração ao conhecimento relacionado a um cargo ou função (cientistas e professores).
• Plano baseado em multi-habilidades: vincula a remuneração ao número de diferentes cargos ou funções que um funcionário tem capacidade de
desempenhar, como funções operacionais de produção. O aumento salarial decorre da aquisição de novos conhecimentos, mas estes são voltados para um conjunto de tarefas inter-relacionadas.
3- por competências
Baseada no conhecimento, habilidades e atitudes apresentadas pelo funcionário
4- variável
É uma parcela da remuneração total, podendo ser creditada por mês, por trimestre, por semestre ou por ano, e depende dos resultados alcançados pela empresa, pelo setor ou pelo próprio funcionário. A maioria das empresas chama este tipo de remuneração de Participação nos Lucros e Resultados (PLR).
Fonte: Andreia Ribas (2015)
-
REMUNERAÇÃO FUNCIONAL
Minamide (2008) coloca que a remuneração funcional ou plano de cargos e salários, é o sistema mais tradicional existente. Esse sistema gera um equilíbrio com os salários praticados no mercado e promove uma igualdade de salários dentro da empresa, gerando um sentimento de justiça entre os empregados. A remuneração funcional é composta da descrição dos cargos, avaliação de cargos e faixas de salários, política e pesquisa de salários.
-