O lítio é um elemento químico natural e há apenas quantidades mínimas no corpo humano, onde não desempenha nenhuma função conhecida.
Certas rochas que contém muito lítio são as fontes de extração desse elemento. A descoberta de sua eficácia no tratamento da doença afetiva data de 1949. Ele é eficaz no controle de certas condições mentais e emocionais caracterizadas por amplas e frequentemente desagradáveis flutuações do humor.
Contra-indicação: insuficiência renal aguda, infarto agudo do miocárdio e o primeiro trimestre da gravidez.
Efeitos Colaterais: poliúria, polidipsia, tremores de mão, diarréia e náuseas, bócio (por hipotiroidismo), sonolência, tonturas leves, fraqueza muscular, ganho de peso, piora da acne ou psoríase, aumento de leucócitos.
http://www.ee.usp.br/reeusp/upload/pdf/436.pdf
Gabarito: Letra D.
Complementando
De acordo com a PORTARIA Nº 315, de 30 de março de 2016.
Aprova o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas do Transtorno Afetivo Bipolar do tipo I.
Considerando-se que o carbonato de lítio é o medicamento mais bem validado no tratamento do tratamento do transtorno afetivo bipolar (TAB), tanto no tratamento de episódios agudos de humor como na prevenção de novos episódios, além de ser o único que demonstra redução de suicidalidade e mortalidade para todas as causas em pacientes com transtornos de humor, seu uso é recomendado como primeira escolha entre as opções de estabilizadores de humor.
Outra questão também da banca FCC que nos ajuda a responder, vejam:
Q213140 Ano: 2012 Banca: FCC Órgão: TRT - 11ª Região (AM e RR) Prova: Analista Judiciário - Enfermagem
A principal indicação terapêutica do lítio é para
d) tratamento e profilaxia do transtorno de humor bipolar.