SóProvas


ID
279331
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 21ª Região (RN)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

Com relação a serviço público e qualidade do atendimento, julgue
os itens a seguir.

Tratar o usuário do serviço público como cidadão que paga pelos serviços a serem prestados é um dos princípios do atendimento ao público nos órgãos públicos.

Alternativas
Comentários
  • CERTO!todo cidadão merece ser tratado adquadamente bem, como qualquer pessoa q paga um serviço publico ou privado.  "TÔ PAGANDOOOOOOOOOOOO...."hehehe( só p. descontrair)
  • Correto.

    Alem de ser uma questão obvia por si só também podemos encontrar uma melhor explicação desta no Código de Ética Profissional do Servidor Publico  do Poder Executivo Federal. Vejamos abaixo:

    DECRETO Nº 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994  

    CAPÍTULO I

    Seção I

    Das Regras Deontológicas

    IX - A cortesia, a boa vontade, o cuidado e o tempo dedicados ao serviço público caracterizam o esforço pela disciplina. Tratar mal uma pessoa que paga seus tributos direta ou indiretamente significa causar-lhe dano moral. Da mesma forma, causar dano a qualquer bem pertencente ao patrimônio público, deteriorando-o, por descuido ou má vontade, não constitui apenas uma ofensa ao equipamento e às instalações ou ao Estado, mas a todos os homens de boa vontade que dedicaram sua inteligência, seu tempo, suas esperanças e seus esforços para construí-los.
     

  • Muito bom comentário, Janaina.

  • Acredito que uma outra questão ajuda a responder, vejam:

    Prova: CESPE - 2011 - PREVIC - Técnico Administrativo - Básicos

    A cortesia, a boa vontade, o cuidado e o tempo dedicados ao serviço público caracterizam o esforço pela disciplina. Tratar mal uma pessoa que paga seus tributos direta ou indiretamente significa causar-lhe dano moral. Da mesma forma, causar dano a qualquer bem pertencente ao patrimônio público, deteriorando-o, por descuido ou má vontade, não constitui apenas uma ofensa ao equipamento e às instalações ou ao Estado, mas a todos os homens de boa vontade que dedicaram sua inteligência, seu tempo, suas esperanças e seus esforços para construí-los.

    GABARITO: CERTA.

  • Aí entra a questão tributária. O serviço público não deve ser visto como um favor, mas como uma contrapartida pelo pagamento de tributos vinculados. Então, o usuário merece ser tratado como um cliente que paga pelo serviço. 

  • E a pessoa que, por ventura, ainda não pagou aquela conta? Porrada nela é?? Sei não oh..

  • esta questão tambem tem a ver com modernidade, hurbanidade, civilidade: cultura do gerencialismo...