SóProvas


ID
2793559
Banca
PROMUN
Órgão
Funcabes
Ano
2018
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O Brasil criou 47.319 vagas com carteira assinada no último mês de julho, segundo dados do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) divulgados em 22 de agosto. O resultado é o saldo, ou seja, a diferença entre as vagas abertas e fechadas. O resultado positivo de julho foi puxado pelo agronegócio, serviços e construção civil. O comércio e a administração pública apresentaram resultados negativos.

Existem outros números sobre desemprego apresentados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), que são mais amplos, pois levam em conta todos os trabalhadores, com e sem carteira.

A última PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) registrou que o Brasil tinha aproximadamente:

Alternativas
Comentários
  • A taxa de desemprego no Brasil caiu para 12,4% no trimestre encerrado em junho, na terceira queda mensal consecutiva, mas ainda atinge 13 milhões de brasileiros, segundo dados divulgados nesta terça-feira (31) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

  • GAB B. 
    itens ''a'' e ''d'' são iguais, nem teria como marcá-las  

    (...) No trimestre encerrado em junho, o número de desempregados somou 13 milhões (...) = https://g1.globo.com/economia/noticia/2018/08/16/falta-trabalho-para-276-milhoes-de-brasileiros-aponta-ibge.ghtml

    (...) A taxa de desocupação do trimestre encerrado em março de 2018 chegou a 13,1%, com aumento de 1,3 ponto percentual em relação ao último trimestre do ano passado (11,8%) (...) = https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/20995-desemprego-volta-a-crescer-no-primeiro-trimestre-de-2018

  • É o que todo político fala nas campanhas

  • LETRA B - CORRETA.

     

    O contingente de desempregados, isto é, pessoas que procuram emprego e não conseguem, chegou a 13,4 milhões no trimestre encerrado em abril deste ano. Isto representa um aumento de 5,7% em relação aos 12,7 milhões de desocupados registrados no trimestre encerrado em janeiro.

     

    http://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2018-05/taxa-de-desemprego-fica-em-129-em-abril

  • Acertei essa por causa do Ciro

  • como estamos em novembro >>>  https://g1.globo.com/economia/noticia/2018/11/29/desemprego-recua-para-117-em-outubro-mas-ainda-atinge-124-milhoes-de-pessoas-diz-ibge.ghtml

    não mudou muito. mas é bom saber que houve uma pequena mudança.

  • essa pesquisa do ibge leva em conta  os trabalhadores com carteira assinada e os nao assinada.
    porem nao leva em conta os que recebem auxilio.. para eles sao empregados

    13 milhoes de desempregados tirando os carteira assinada e o que fazem 'bico'

    se fosse somar com mais aquele q recebem auxilio do governo etc.. daria muito mais..

    hoje 08/01/2019  
    estamos ainda com 12.4 milhoes de desempregados

  • Como se trata de números, a questão pode até assustar de primeira, mas uma análise um pouco mais atenta oferece a resposta para o aluno que fez uma leitura mínima sobre o tema durante a sua preparação.

    Durante o ano de 2018, o número de desempregados no país variou entre 12 e 14 milhões de pessoas.

    A única alternativa que apresenta um número dentro deste intervalo é a letra B. Todas as demais apresentam números muito extremos para a nossa realidade.

    Resposta: B