-
O sistema de journaling grava qualquer operação que será feita no disco em uma área especial chamada "journal", assim se acontecer algum problema durante a operação de disco, ele pode voltar ao estado anterior do arquivo, ou finalizar a operação.
Desta forma, o journal acrescenta ao sistema de arquivos o suporte a alta disponibilidade e maior tolerância a falhas. Após uma falha de energia, por exemplo, o journal é analisado durante a montagem do sistema de arquivos e todas as operações que estavam sendo feitas no disco são verificadas. Dependendo do estado da operação, elas podem ser desfeitas ou finalizadas. O retorno do servidor é praticamente imediato (sem precisar a enorme espera da execução do fsck em partições maiores que 10Gb), garantindo o rápido retorno dos serviços da máquina.
Outra situação que pode ser evitada é com inconsistências no sistema de arquivos do servidor após a situação acima, fazendo o servidor ficar em estado 'single user' e esperando pela intervenção do administrador. Este capítulo do guia explica a utilização de journaling usando o sistema de arquivos ext3 (veja [#s-disc-ext3 Partição EXT3 (Linux Native), Seção 5.5] para detalhes).
https://pt.wikibooks.org/wiki/Guia_do_Linux/Iniciante%2BIntermedi%C3%A1rio/Discos_e_Parti%C3%A7%C3%B5es/Journaling
-
Journaling
É um recurso que permite recuperar um sistema após um desastre no disco
GAB. C
-
Resposta -> Letra C
DEFRAG -> Desfregmentador de disco;
EXT3 - > Sistema de arquivo;
JOURNALING -> Mantém um log (jornal) de todas as mudanças no sistema de arquivo antes de escrever os dados no disco -> possibilita a recuperação de informações;
RECOVER (NÃO ENCONTREI A EXPLICAÇÃO)... Encontrei RECOVERY -> Uma espécie de "modo de segurança" onde você pode executar tarefas que podem corrigir um sistema que esteja quebrado.
Bons estudos!
-
Journaling é um recurso que permite recuperar um sistema após um desastre no disco (ex.: quando um disco está sujo) em uma velocidade muito maior que nos sistemas de arquivos sem journaling. Tanto o Windows quanto o Linux podem desfrutar deste recurso.
GAB: C
-
O journaling é é um recurso que permite recuperar um sistema após um desastre no disco (ex.: quando um disco está sujo) em uma velocidade muito maior que nos sistemas de arquivos sem journaling.
EXT3 é um sistema que arquivos que possui journaling.
Resposta certa, alternativa c).
-
GABARITO C.
Ext2: Sem journaling.
Ext3: Com journaling.
BONS ESTUDOS GALERINHA!!!
-
Resumindo e complementando os comentários dos colegas:
Journaling: tolerância a falhas, recuperação e reparação de erros. A questão sempre virá nesse contexto.
Bons estudos a todos!