SóProvas


ID
2794549
Banca
FGV
Órgão
AL-RO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Na execução de um concreto para a estrutura de um edifício, o arquiteto utilizará como traço, em volume, 1:3:5, de modo que para cada 2,00 m3 de cimento, os consumos de areia e de brita serão, respectivamente, de

Alternativas
Comentários
  • Na preparação do traço do cimento, a proporção é sempre mostrada em x:y:z ou, usando o exemplo da questão, 1:3:5, onde mostra, na mesma ordem, a proporção da quantidade de cimento, areia e brita.

    Ou seja, a cada 1 (x) parte de cimento, será usada 3 (y) partes de areia e 5 (z) partes de brita.

    Então, no traço 1:3:5, para cada 2 m³ de cimento, deverá ser usado 6 m³ de areia (2*3=6) e 10 m³ de brita (2*5=10).


    Resposta: letra D

  • O traço é dado na ordem granulométrica crescente. Sendo 1:3:5 correspondente respectivamente a: cimento, areia e brita, portanto para cada 1 medida de cimento, serão 3 de areia e 5 de brita. para cada 2m3 de cimentos têm-se (2x3) de areia e (2x5) de brita. Gabarito: D
  • O traço do concreto, para além de indicar o quantitativo dos materiais que o constitui (areia, cimento e brita), é fundamental para garantir que o mesmo alcance características fundamentais para o seu bom desempenho, como trabalhabilidade, resistência e durabilidade. 
    Para o preparo do concreto utilizado em estruturas de edificações, a proporção dada aos materiais cimento, areia e brita será sempre expressa em x:y:z, respectivamente.
    Na questão apresentada, a proporção estipulada é de 1:3:5.
    Ou seja, 1 parte de cimento para 3 partes de areia e 5 partes de brita.
    Como a questão diz que será implementado 2m³ de cimento, temos que:
    1x2 m³ => cimento = 2,00 m³ 
    3x2 m³ => areia = 6,00 m³
    5x 2 m³ => brita = 10,00 m³
    Gabarito do Professor: Letra D.