I. Brise-soleil é o elemento exterior que controla a luz e contribui para a iluminação interior, ao permitir que a luz solar seja levada para um ponto de incidência mais adequado. (correto)
II. Elementos interiores de controle de luz devem ser de material fosco ou de cores fortes que têm alta difusão. - (alta absorção)
III. Elementos acessórios de controle de luz são, convenientemente colocados, quando afetam a qualidade da iluminação. (quando há iluminação excessiva e/ou indesejada)
Achei bem interpretativa essa questão
Lorraine, os brises não bloqueiam mesmo a luz, é um elemento de controle dela, ou seja, ela vai passar de alguma forma sendo difundida. O que a questão ta falando é exatamente isso, já que o ponto de incidência se refere ao ângulo entre o raio de incidência e a normal (linha perpendicular a superfície que o raio incidiu) a luz entra de uma forma controlada :D
E acredito que o erro da III seja na parte do "convenientemente colocados" - não! Há projeto pra isso
Já o restante da questão, considerei igual... o excesso de iluminação ou a insatisfação com ela = má qualidade da iluminação. Se eu tiver errada me corrijam por favor!
I. Brise-soleil é o elemento exterior que controla a luz e contribui para a iluminação interior, ao permitir que a luz solar seja levada para um ponto de incidência mais adequado. CERTA
II. Elementos interiores de controle de luz devem ser de material fosco ou de cores fortes que têm alta difusão. O correto seria cores claras que têm alta difusão.
III. Elementos acessórios de controle de luz são, convenientemente colocados, quando afetam a qualidade da iluminação. O correto seria quando NÃO afetam a qualidade da iluminação.
Vamos à fonte:
CONTROLE DA LUZ NATURAL
A iluminação excessiva que provém da abóboda celeste e da luz solar direta, assim como outros aspectos climáticos (calor, chuva, etc) são motivos de desconforto. Tais efeitos podem ser controlados e/ou regulados por meio de elementos fixos ou móveis, exteriores e interiores às aberturas. Chamados de Fatores de Sombra (F.S.).
Os elementos exteriores de controle mais frequentemente usados são os brises (brise-soleil), as venezianas, os toldos, etc. São utilizados como defesa da luz direta e no caso dos brises para contribuir na iluminação interior, refletindo, pela sua posição, a luz do sol que é levada, então, para um ponto de incidência mais adequado (especialmente os brises horizontais). A tabela 6.6 dos Anexos demonstra a porcentagem de radiação luminosa obstruída por diferentes fatores de sombra, F.S..
Os elementos interiores de controle de luz devem ser de materiais translúcidos ou de cores claras de alta difusão (cortinas, persianas, etc). Tendo presente que a luz que entra pela parte superior da janela é a que proporciona a melhor iluminação, tanto do ponto de vista da uniformidade, quanto da distribuição, mesmo nas zonas mais distantes das janelas, é conveniente colocar elementos acessórios que não afetem a qualidade da iluminação.
(Mascaró L. R., 1985)
Instagram @dicasdearq