-
Provas: FCC - 2013 - TRT - 15ª Região (Campinas) - Analista Judiciário - Serviço Social
Disciplina: Serviço Social - Assuntos:
José Paulo Netto, ao tratar do projeto ético-político do Serviço Social, aponta que o mesmo
I. deve ser construído por um sujeito coletivo - o respectivo corpo (ou categoria) profissional, que inclui não apenas os profissionais de campo ou da prática, mas que deve ser pensado como o conjunto dos membros que dão efetividade à profissão.
II. para se afirmar na sociedade, deve ganhar solidez e respeito frente às outras profissões, às instituições privadas e públicas e frente aos usuários dos serviços. Ainda é necessário que o Serviço Social tenha, em sua base, um corpo profissional fortemente organizado.
III. tem inelimináveis dimensões políticas, seja no sentido amplo (referido às suas relações com os projetos societários), seja em sentido estrito (referido às perspectivas particulares da profissão). Porém, nem sempre tais dimensões são explicitadas, especialmente quando apontam para direções conservadoras ou reacionárias.
Está correto o que se afirma em
a) I e II, apenas.
b) II e III, apenas.
c) I e III, apenas.
d) III, apenas.
e) I, II e III.
-
"Os projetos profissionais apresentam a auto-imagem de uma profissão, elegem os valores que a legitimam socialmente, delimitam e priorizam seus objetivos e funções, formulam os requisitos (teóricos, práticos e institucionais) para o seu exercício, prescrevem normas para o comportamento dos profissionais e estabelecem as bases das suas relações com os usuários de seus serviços, com as outras profissões e com as organizações e instituições sociais privadas e públicas (inclusive o Estado, a que cabe o reconhecimento jurídico dos estatutos profissionais). Tais projetos são construídos por um sujeito coletivo – o respectivo corpo (ou categoria) profissional, que inclui não apenas os profissionais “de campo” ou “da prática”, mas que deve ser pensado como o conjunto dos membros que dão efetividade à profissão. É através da sua organização (envolvendo os profissionais, as instituições que os formam, os pesquisadores, os docentes e os estudantes da área, seus organismos corporativos, acadêmicos e sindicais etc.) que um corpo profissional elabora o seu projeto. Se considerarmos o Serviço Social no Brasil, tal organização compreende o sistema CFESS/CRESS, a ABEPSS, a ENESSO, os sindicatos e as demais associações de assistentes sociais."
A Construção do Projeto Ético-Político do Serviço Social∗ Por José Paulo Netto∗∗
A Construção do Projeto Ético-Político Contemporâneo. In: Capacitação em Serviço Social e Política Social. modulo 1/1999
-
"[...] são construídos por um sujeito coletivo - o respectivo corpo (categoria) profissional, que inclui não apenas os profissionais "de campo" ou "da prática", mas deve ser pensado como conjunto dos membros que dão efetividade à profissão. É através da sua organização [...] que um corpo profissional elabora o seu projeto.
[...] para que um projeto profissional se afirme na sociedade, ganhe solidez e respeito frente às outras profissões, às instituições privadas e públicas e frente aos usuários dos serviços oferecidos pela profissão é necessário que ele tenha em sua base um corpo profissional fortemente organizado".(Brasília, CFESS/ABEPSS/CEAD/UnB, 1999, P. 4)
* A construção do projeto ético-político - elaborado por José Paulo Netto
-
Assim é que vão se afirmando uns ou outros valores, umas ou outras diretrizes profissionais que, ao assumirem dimensões coletivas, ou seja, ao conquistarem segmentos expressivos do corpo profissional, passam a representar
para parcelas significativas da profissão a sua verdadeira “auto‐imagem” (NETTO, 1999), adquirindo então a condição de projeto profissional.