-
Alguém poderia me informar a diferença entre a letra D e a letra B?
-
Louise, não sei se ajuda, mas a única explicação que encontrei para o gabarito da questão está no item 1.10 da ISAAR (CPF), p. 12:
"[...] o objetivo primordial desta norma é fornecer regras gerais para a normalização de descrições arquivísticas de produtores de documentos e do contexto de produção de documentos [...]"
Assim, para justificar a resposta da questão, acredito que o examinador considerou sinônimos "produtor de documentos" e "produtor de arquivos"
Além disso, existe na norma um elemento de que visa descrever as funções, ocupações e atividades desempenhadas pelo produtor (item 5.2.5, p. 22).
Então, pelo meu entendimento, o escopo da norma é muito maior do que apenas descrever as funções dos produtores de arquivos, mas sim normalizar as descrições dos produtores e relacioná-las com o contexto de produção dos documentos.
-
A norma que descreve funções é a ISDF
ISDIAH descreve instituições com acervos arquivísticos e ISAAR-CPF registro de autoridades arquivísticas
-
As normas de descrição arquivísticas são instrumentos que fornecem elementos para que uma boa descrição seja criada a partir de um conjunto documental específico. Cada norma vai ter um âmbito de atuação.
a) Todas as normas trabalham com os documentos de arquivo. a NOBRADE e a ISAD(g) são as mais gerais. Errada.
b) ISDF: norma feita para ajudar na descrição de funções. Errada.
c) ISDIAH: norma que promove a descrição de instituições com acervo arquivístico. Errada.
d) ISAAR(CPF): norma que vai promover a descrição de autoridades arquivísticas. Certa.
e) Entidade custodiadora é um nível de descrição, e não o escopo de uma norma. Errada.
Fonte: ISAAR(CPF): norma internacional de registro de autoridade arquivística para entidades coletivas, pessoas e famílias/tradução de Vitor Manoel Marques da Fonseca. 2. ed., Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2004. Disponível em: Portal do CONARQ. Acesso em: 15 de março de 2021.
Gabarito do Professor: Letra D.