SóProvas


ID
2795059
Banca
FGV
Órgão
AL-RO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A medida que deve ser priorizada para o controle e a proteção do acervo bibliográfico, de modo a dar condições ao bibliotecário de prestar contas sobre a quantidade do que foi adquirido, além de informações sobre a proveniência das coleções, é denominada

Alternativas
Comentários
  • O registro é uma das etapas mais importantes para o controle do acervo. Uma instituição que não possua os registros das coleções e dos documentos, pouco poderá informar sobre os mesmos: sem os registros, a instituição não pode legalmente provar que possui qualquer coleção. Ela não terá condição de prestar contas do acervo nem da quantidade do que foi adquirido ou doado. Além disso, o registro traz informações sobre a proveniência e sobre o contexto do acervo. Sem o registro, provavelmente muito do valor histórico e científico do acervo é perdido. (Segurança de acervos culturais / Organização Maria Celina Soares de Mello e Silva / Rio de Janeiro, 2012)

  • Registro bibliográfico é um conjunto de dados ou palavras relacionadas, tratadas como um todo em termos lógicos ou físicos que servem para identificar um documento. São as informações bibliográficas tradicionalmente constantes dos catálogos de bibliotecas.

  • Conforme Mey (1995, p. 5; 39; 105):

    Catalogação é o estudo, preparação e organização de mensagens codificadas, com base em itens existentes ou passíveis de inclusão em um ou vários acervos, de forma a permitir interseção entre as mensagens contidas nos itens e as mensagens internas dos usuários.

    Dados de Localização são as informações que permitem ao usuário localizar um item em determinado acervo.

    O registro é, na verdade, um controle patrimonial, administrativo, do acervo, devido ao fato de os livros serem considerados como material permanente.

    MEY, Eliane Serrão Alves. Introdução à catalogação. Brasília: Briquet de Lemos/Livros, 1995.

    Gab. E