SóProvas


ID
2795167
Banca
FGV
Órgão
AL-RO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

As entrevistas podem ser classificadas quanto aos entrevistados, aos entrevistadores, ao conteúdo. Como geradoras de matérias jornalísticas, as entrevistas são subdivididas em

Alternativas
Comentários
  • Como geradoras de matéria jornalística

    Entrevista de rotina: é representada pelas fontes de notícias factuais, pautas diárias, sem referência ao entrevistado ou com referência não específica; Entrevista caracterizada: reprodução da fala dos entrevistados, que são nomeados no texto, sendo apresentados entre aspas, ou seja, a fala do entrevistado é descrita como foi dita, uma transcrição fiel do que foi falado.


    Quanto aos entrevistados

    Entrevista individual: há apenas um entrevistador, com marcação e elaboração da pauta, e o entrevistado é notificado do tema da entrevista e discute acerca deste com determinado jornalista.  Entrevista de grupo: ocorre com a participação de um ou vários jornalistas, com perguntas feitas a mais de um entrevistado.


    Quanto aos entrevistadores

    Entrevista pessoal ou exclusiva: aquela em que o entrevistado conversa com apenas um veículo, que divulgará o conteúdo em primeira mão. Entrevista coletiva: é aquela em que participam vários veículos de comunicação, com perguntas feitas a um ou mais de um entrevistado (de pesquisas: é feita com especialistas sobre determinado assunto, para acrescentar credibilidade e informação à matéria).


    Quanto ao conteúdo

    Entrevista informativa: busca o relato de fatos, testemunha de eventos. Entrevista opinativa: feita com pessoas que tem autoridade para falar sobre determinado assunto no qual se especializaram.

  • "Assim, Luiz Beltrão (1969, p. 177) classifica a entrevista de modo geral em: rotina e caracterizada. A de rotina é aparece na notícia “sem referência ao entrevistado ou com referência não específica”. A entrevista caracterizada é a reprodução da fala dos entrevistados, que são nomeados no texto."

    Fonte: http://faflor.com.br/revistas/refaf/index.php/refaf/article/view/151/html