SóProvas


ID
2795176
Banca
FGV
Órgão
AL-RO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Sobre as definições de notícia, analise as afirmativas a seguir.

I. Narrativa cronológica de acontecimentos de interesse público, seguidas de entrevistas reproduzidas integralmente para assegurar a credibilidade.
II. Texto opinativo que discute questão atual e de interesse do público, apresentando o ponto de vista da empresa jornalística ou do redator-chefe.
III. Relato de uma série de fatos, a partir do fato mais importante ou interessante e, de cada fato a partir do aspecto mais importante ou interessante.

Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • gab. c

    Diferenças entre os gêneros reportagem e notícia

     Os gêneros textuais do universo jornalístico podem ser divididos em dois grandes grupos:

    Gêneros do jornalismo opinativo; Gêneros do jornalismo informativo.

    De acordo com essa divisão, a reportagem enquadra-se entre os textos do jornalismo opinativo, enquanto a notícia está entre os textos do jornalismo informativo;

     A notícia tem como objetivo principal narrar acontecimentos pontuais, ou seja, fatos do cotidiano; a reportagem extrapola os limites da notícia, pois não tem como única finalidade noticiar algo;

     Muitos teóricos da comunicação não estabelecem relação entre a notícia e a reportagem, pois veem esse segundo gênero como um gênero autônomo, isto é, desvinculado dos parâmetros que regem a notícia. Enquanto a notícia informa sobre temas do momento, a reportagem trata de um fenômeno social ou político, acontecimentos produzidos no espaço público e que são de interesse geral.

     A reportagem apresenta elementos que não são encontrados na notícia:

    Emprego do discurso direto e do discurso indireto: Na notícia, o discurso predominante é o indireto, enquanto na reportagem os dois tipos de discurso mesclam-se para melhor construir os significados do texto; Polifonia: No gênero textual notícia, a única voz presente é a do repórter. Na reportagem, é comum encontrarmos o recurso da polifonia, pois nesse gênero existem elementos como entrevistas com testemunhas e/ou especialistas. Esses elementos permitem que o jornalista, ao apresentar outras vozes no texto, isente-se da apresentação dos fatos; A reportagem é assinada pelo repórter, a notícia, não. Isso acontece porque a reportagem é construída a partir de um ângulo pessoal, com contornos narrativos bem marcados, enquanto a notícia é objetiva e imparcial; Meios de divulgação: A reportagem é mais frequente em revistas e em edições específicas de jornais (geralmente publicadas nas edições de finais de semana). Isso acontece porque o gênero textual reportagem apresenta uma estrutura textual mais complexa, fruto de uma investigação minuciosa do jornalista.

    https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/redacao/diferencas-entre-os-generos-reportagem-noticia.htm