SóProvas


ID
2796505
Banca
FGV
Órgão
AL-RO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A fase do projeto de arquitetura, para um cliente privado, na qual se define o partido arquitetônico e os elementos construtivos considerando, também, os projetos complementares tais como os projetos de estruturas e instalações, de forma a viabilizar a contratação da obra é conhecida como

Alternativas
Comentários
  • 1. Anteprojeto

    O anteprojeto é um esboço do projeto, desenvolvido a partir de estudos técnicos preliminares e das demandas do cliente (interno ou externo), com o objetivo de determinar a melhor solução técnica e definir diretrizes e características a serem adotadas na elaboração do Projeto Básico.

    No Anteprojeto avalia-se a viabilidade técnica e financeira do projeto, assim como sua justificativa (fato motivador) e o retorno esperado. Vale ressaltar a importância da análise de impacto socioambiental do projeto.

    Nessa fase são apresentadas plantas baixas, desenhos, memórias de cálculo de demanda e estimativa preliminar de investimento. Sem grande detalhamento.

    Para estimativas de custo/investimento e prazo de execução, o ideal é ter como base o Projeto Básico, porém, por sua complexidade e custo de elaboração, costuma-se adotar o anteprojeto como referência para aprovação ou não do projeto.

    2. Projeto Básico

    Tomando como referência a resolução N° 361 de 1991 do CONFEA, Projeto Básico é definido como o conjunto de elementos que define a obra, o serviço ou o complexo de obras e serviços que compõem o empreendimento, de tal modo que suas características básicas e desempenho almejado estejam perfeitamente definidos, possibilitando a estimativa de seu custo e prazo de execução.

    É uma fase perfeitamente definida de um conjunto mais abrangente de estudos e projetos, precedidos por estudos preliminares, anteprojeto, estudo de viabilidade técnica, econômica e avaliação de impacto ambiental, e sucedido pela fase de projeto executivo ou detalhamento.

    Nessa etapa define-se o escopo e o resultado esperado da obra, os materiais e equipamentos a serem incorporados à obra e as quantidades e custos de serviços fornecidos com precisão compatível com a fase (vide tabela mais abaixo).

    O nível de detalhamento do Projeto Básico deve ser tal que informe e descreva com clareza, precisão e concisão o conjunto da obra e cada uma das suas partes. Dentre os elementos que compõem um Projeto Básico, podemos destacar:

    3. Projeto Executivo

    Tendo como referência a decisão normativa N° 106 de 2015 do CONFEA e a lei n° 8.666 de 1993, podemos definir Projeto Executivo como o conjunto de elementos necessários e suficientes à execução completa da obra ou serviço, de acordo com as normas pertinentes da ABNT.

    Recomenda-se sua elaboração antes do início da execução do projeto, mas apenas após a aprovação do Projeto Básico. Para as instalações industriais, é nessa etapa que define-se o posicionamento de equipamentos e encaminhamento de tubulações, calhas e cabos. É de extrema importância que seja avaliada a instalação proposta com as interferências reais existentes no local. Dessa forma é possível evitar inúmeros retrabalhos e custos não previstos.

  • O anteprojeto não é suficiente para licitar, pois ele não possui elementos para

    a perfeita caracterização da obra, pela ausência de alguns estudos que somente

    serão conduzidos nas próximas fases. Ele apenas possibilita melhor definição e

    conhecimento do empreendimento, bem como o estabelecimento das diretrizes a

    serem seguidas quando da contratação do projeto básico.

  • Fases de projeto:

    1 - Programa de necessidades: conversa com o cliente

    2 - Estudos preliminares - visita ao local, proposta de layout, variações

    3 - Anteprojeto - a partir do estudo preliminar com instalações, detalhamento...

    4 - Projeto básico / legal / de aprovação

    5 - Projeto Executivo - para executar a obra, extremamente detalhado

  • A questão cita a definição de anteprojeto de acordo com a NBR 6492/94: Representação de projetos de arquitetura.

    Conforme transcrito abaixo:

    “5.1.3 Anteprojeto 
    Definição do partido arquitetônico e dos elementos construtivos, considerando os projetos complementares (estrutura, instalações, etc.). Nesta etapa, o projeto deve receber aprovação final do cliente e dos órgãos oficiais envolvidos e possibilitar a contratação da obra."

    É um erro comum que o aluno confunda o projeto básico com o anteprojeto, segundo o TCU, o projeto básico reúne os elementos suficientes e necessários para a completa caracterização do objeto. Tenha em mente que o projeto básico é mais completo que o anteprojeto, sendo uma etapa posterior a ele.

    O esquema a seguir representa a ordem de execução dos projetos. Salienta-se que projetos mais complexos contam com mais etapas:


    FONTE: Do professor.

    Gabarito do Professor: Letra B.
  • 5.1.3 Anteprojeto

    Definição do partido arquitetônico e dos elementos construtivos, considerando os projetos complementares (estrutura, instalações, etc.). Nesta etapa, o projeto deve receber aprovação final do cliente e dos órgãos oficiais envolvidos e possibilitar a contratação da obra.

    5.1.4 Projeto executivo

    Apresenta, de forma clara e organizada, todas as informações necessárias à execução da obra e todos os serviços inerentes.

    5.1.5 Projeto como construído (AS BUILTING)

    Constitui-se na revisão final, pós-obra, de todos os documentos do projeto executivo.

    NBR 6492

    Fases de projeto:

    1 - Programa de necessidades: conversa com o cliente

    2 - Estudos preliminares - visita ao local, proposta de layout, variações

    3 - Anteprojeto - a partir do estudo preliminar com instalações, detalhamento...

    4 - Projeto básico / legal / de aprovação

    5 - Projeto Executivo - para executar a obra, extremamente detalhado