-
De acordo com o CAB nº 13 - 2013
Tabela 2 – População-alvo e periodicidade dos exames no rastreamento de câncer de mama
População-alvo:
Mulheres de 40 a 49 anos
Mulheres de 50 a 69 anos
Mulheres de 35 anos ou mais com risco elevado
Periodicidade dos exames de rastreamento:
ECM anual e, se alterado, mamografia
ECM anual e mamografia a cada dois anos
ECM e mamografia anual.
Câncer do Colo do Útero
Recomendações:
• O método de rastreamento do câncer do colo do útero e de suas lesões precursoras é o exame citopatológico. O intervalo entre os exames deve ser de três anos, após dois exames negativos, com intervalo anual (A).
• O início da coleta deve ser aos 25 anos de idade para as mulheres que já tiveram atividade sexual (A).
• Os exames devem seguir até os 64 anos e serem interrompidos quando, após essa idade, as mulheres tiverem pelo menos dois exames negativos consecutivos nos últimos cinco anos (B).
• Para mulheres com mais de 64 anos e que nunca realizaram o exame citopatológico, deve-se realizar dois exames com intervalo de um a três anos. Se ambos forem negativos, essas mulheres podem ser dispensadas de exames adicionais (B)
http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/controle_canceres_colo_utero_2013.pdf
-
(V ) O rastreamento do câncer do colo do útero por meio de exame citoplatológico antes dos 25 anos deve ser evitado.
(V ) Os dois primeiros exames citopatológicos para ratreamento do câncer de colo do útero devem ser realizados com intervalo anual e, se ambos os resultados forem negativos, os próximos devem ser realizados a cada 3 anos.
(F ) O rastreamento do câncer de mama por autoexame da mama em todas as mulheres adultas deve ser estimulado.
( F) O rastreamento do câncer de mama deve ser indicado a todas as mulheres após os 45 anos.
-
Porque não se deve estimular o auto exame das mamas ??
-
R= NÃO É EM TODAS AS MULHERS ADULTAS POIS ACIMA DE 64 ANAS SE FOR PROVADO EM 2 VEZES CONSECUTIVAS NÃO HAVER QUALQUER ANORMALIDADE ESSE GRUPO ESTÁ DISPENSADO.
BLZ
-
Correria atrás pra anular essa questão
-
Não vejo erro algum na questão acima, pois o presidente da SBM, Antônio Frasson, explica que o autoexame deixou de ser recomendado em países mais desenvolvidos há mais de dez anos por não ser capaz de descobrir tumores de até 1 centímetro. Ao se auto apalpar e não identificar nenhuma alteração, a preocupação é que mulheres deixem de procurar atendimento médico e de fazer exames de detecção. Falhas neste rastreamento e a lentidão entre a confirmação e o tratamento contribuem para a mortalidade.
População-alvo Periodicidade dos exames de rastreamento
Mulheres de 40 a 49 anos ECM anual e, se alterado, mamografia;
Mulheres de 50 a 69 anos ECM anual e mamografia a cada dois anos;
Mulheres de 35 anos ou mais com risco elevado ECM e mamografia anual.
http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/controle_canceres_colo_utero_2013.pdf
-
auto exame não é estimulado porque não foi constatado qualquer diminuição dos numero de casos ao fazer, ele deve ser feito, mas apenas para a mulher se conhecer melhor..
-
Está questão deveria ser anulada, pois houve amiga no seu primeiro preventivo citológicos com 18 anos descobriu neoplasia no colo do útero, aí a questão diz que não há necessidade antes dos 25 anos ?
como assim ?
alguém explica melhor isso pfv
-
Alternativa correta: A
I - VERDADEIRO - O método de rastreamento do câncer do colo do útero e de suas lesões precursoras é o exame citopatológico. O início da coleta deve ser aos 25 anos de idade para as mulheres que já tiveram ou têm atividade sexual. O rastreamento antes dos 25 anos deve ser evitado. Em relação à faixa etária, há vários fatos indicando que, direta ou indiretamente, o rastreamento em mulheres com menos de 25 anos não tem impacto na redução da incidência ou mortalidade por câncer do colo do útero. (fonte: diretrizes para o rastreamento câncer colo de útero, INCA);
II - VERDADEIRO - Os dois primeiros exames devem ser realizados com intervalo anual e, se ambos os resultados forem negativos, os próximos devem ser realizados a cada 3 anos. (fonte: diretrizes para o rastreamento câncer colo de útero, INCA);
itens III e IV - FALSOS - ATENÇÃO PARA RECOMENDAÇÃO DO INCA 2019!!!!! O Ministério da Saúde recomenda contra o rastreamento com mamografia em mulheres com menos de 50 anos (recomendação contrária forte: os possíveis danos claramente superam os possíveis benefícios). Por isso, também as principais diretrizes e programas de rastreamento do mundo não recomendam o rastreamento de mulheres abaixo desta idade. A avaliação das Diretrizes para a Detecção Precoce do Câncer de Mama no Brasil é de que, na faixa etária de 50 a 69 anos e com periodicidade bienal (a cada 2 anos), os possíveis benefícios do rastreamento superam seus riscos. Atualmente não se recomenda o autoexame das mamas como técnica a ser ensinada às mulheres para rastreamento do câncer de mama. Grandes estudos sobre o tema demonstraram baixa efetividade e possíveis danos associados a essa prática. Entretanto, a postura atenta das mulheres no conhecimento do seu corpo e no reconhecimento de alterações suspeitas para procura de um serviço de saúde o mais cedo possível – estratégia de conscientização – permanece sendo importante para o diagnóstico precoce do câncer de mama. A mulher deve ser estimulada a conhecer o que é normal em suas mamas e a perceber alterações suspeitas de câncer, por meio da observação e palpação ocasionais de suas mamas, em situações do cotidiano, sem periodicidade e técnica padronizadas como acontecia com o método de autoexame.
DICA: Quando a questão vier com os termos "todo(a)(s)", "sempre", "nunca"....ficar ATENTA(O), pois a questão pode estar errada.
-
CAB nº 13 - 2
População-alvo e periodicidade dos exames no rastreamento de câncer de mama
População-alvo:
Mulheres de 40 a 49 anos ECM anual e, se alterado, mamografia
Mulheres de 50 a 69 anos ECM anual e mamografia a cada dois anos
Mulheres de 35 anos ou mais com risco elevado ECM e mamografia anual.
Câncer do Colo do Útero
Recomendações:
• O início da coleta deve ser aos 25 anos de idade para as mulheres que já tiveram atividade sexual (A).
• Para mulheres com mais de 64 anos e que nunca realizaram o exame citopatológico, deve-se realizar dois exames com intervalo de um a três anos. Se ambos forem negativos, essas mulheres podem ser dispensadas de exames adicionais (B)
-
35 = ECM + M 1a
40 = ECM
50-69 = ECM + M 2a