O colar cervical apresenta vários tamanhos, cujos velcros tem cores específicas, conforme Tabela (isso facilita, prontamente, a equipe a localizar o colar cervical).
Tabela: Dimensões aproximadas de colares cervicais
TAMANHO COR DO VELCRO
BB (NEO) > ROSA
PEDIATRICO> AZUL CLARO
PP> LILAS
PRQUENO> AZUL ROYAL
MÉDIO> LARANJA
GRANDE> VERDE
GG> BRANCO
https://unasus2.moodle.ufsc.br/pluginfile.php/15745/mod_resource/content/5/un03/top01p06.html
Gabarito: letra e
Protocolos de suporte avançado de vida do SAMU,
AP30 - Colocação do colar cervical
Indicação:
Paciente com suspeita de trauma e indicação de imobilização de coluna cervical.
Materiais
• EPI obrigatório;
• Colar cervical de tamanho apropriado.
Procedimento:
1. Utilizar EPI.
2. Identificar-se e explicar o procedimento ao paciente à medida do possível.
3. Realizar manobra conforme indicado:
• O profissional 1 realiza a estabilização manual da cabeça com a duas mãos e com a ajuda de uma leve tensão no sentido axial, realiza o alinhamento em posição neutra.
• Atenção: O alinhamento deve ser evitado ou interrompido se houver resistência ou dor ao movimento, piora da condição ventilatória ou
ocorrência de espasmos musculares do pescoço e parestesia.
• O profissional 2 realiza a avaliação do pescoço e região mentoniana para rápida detecção de lesões que necessitem de abordagem antes da instalação do colar ou que impeçam sua instalação. Devem ser avaliados rapidamente: face, pescoço, traqueia, condições de jugulares, clavículas, coluna cervical e pulso carotídeo.
• Em seguida, o profissional 2 utiliza seus dedos para medir o pescoço do paciente, (distância entre a mandíbula e o ombro). (gabarito)
• Usando esta medida aproximada, o profissional 2 seleciona o tamanho adequado do colar. No caso de colares ajustáveis, deve-se realizar o ajuste ao tamanho indicado, certificando-se que este está travado no tamanho selecionado.
A escolha do tamanho ideal para o paciente é feita calculando-se a distância entre uma linha imaginária no ombro, onde o colar ficará apoiado, e a base do queixo. A medida exata do colar é a distância entre o ponto de referência (botão) e a borda inferior do plástico rígido, e não até o emborrachado de espuma.
Ou seja, o profissional utiliza seus dedos para medir o pescoço do paciente que é a distância entre a mandíbula e o ombro.
Gabarito do Professor: Letra E
Bibliografia
Unasus. Linha de Cuidado Nas Urgências/Emergências Traumatológicas. A avaliação Inicial (primária) à vítima de trauma.