SóProvas


ID
2798581
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Julgue o item subsecutivo a respeito de redes de computadores e conceitos de proteção e segurança.

Um firewall é uma combinação de hardware e software que isola da Internet a rede interna de uma organização, permitindo o gerenciamento do fluxo de tráfego e dos recursos da rede e o controle, pelo administrador de rede, do acesso ao mundo externo.

Alternativas
Comentários
  • Marquei esta questão como errada. A banca afirma que um firewall é uma combinação de hardware e software. Na verdade não necessariamente é uma combinação. Um firewall pode ser somente um software por exemplo.

     

    Inclusive a banca já anulou questão neste sentido. Vide questão Q40430.

     

    Aguardando gabarito oficial...

  • Existem firewalls baseados na combinação de hardware e software e firewalls baseados somente em software.
     

  • Eu marquei errado também por conta do ''É''  cespe e complicada uma hora e muito detalhista na liguagem é em outros momentos desconsidera totalmente por conta disso quem estuda perde questões bestas como essa.

    Um firewall pode ser somente um software por exemplo.

    Não é correto cravar que é uma combinação dos dois.

     

  • Marquei errada porque:

    O Firewall  é um software OU hardware que FILTRA informações.

    Software Firewall 

    firewalls de software são programas que podem ser instalados no seu computador, baixá-los diretamente de um site ou carregá-los a partir de um CD ou DVD. Os firewalls de software são por vezes incluídas como parte de um pacote de segurança na internet. Norton Internet Security e Kaspersky Internet Security , por exemplo, ambos vêm com um firewall. 

    Firewalls de hardware

    Firewalls de hardware ficam diretamente atrás do seu roteador, então cada pacote de dados vindo da Internet deve passar pelo seu gatekeeper antes de pousar em qualquer um dos seus drives internos. GATEKEEPER ( PORTEIRO)

     

     

  • GABARITO CERTO

     

    Falando um pouquinho sobre o FIREWALL:

     

    Para que ladrões não entrem em sua casa, você deve trancar suas portas e janelas, ou instalar grades, alarmes e sistemas de segurança, dificultando o acesso ao interior do imóvel. O Firewall tem função similar, pois “tranca” todas as portas e janelas do seu computador para que só os autorizados possam entrar e sair. Os Firewalls já são instalados com pré-definições de quais portas poderão permanecer abertas para que os programas as usem, mas o usuário pode adicionar permissões conforme a necessidade. 

     

    OBS.:firewall pode ser um software ou um hardware. Ativando o software, dispensamos o uso do hardware. Instalando um hardware, dispensamos o uso do software.

     

    Bons estudos

  • Chega de copy-cola.
    GABARITO deve ser trocado para ERRADO
    O cerne da questão não é discutir se é software ou/e  hardware.
    Combinação não significa os 2 elementos ao mesmo tempo. Todo software roda em hardware. 


    Existe uma arquitetura de firewall que não isola rede interna da rede externa

    Arquitetura Screened Host:  

    "Devido a esta arquitetura permitir roteamento, ela pode parecer mais perigosa que a dual-homed host, que é modelada para que nenhum pacote externo alcance a rede interna. Mas, na pratica, a arquitetura dual-homed host esta mais propensa a falhas."


    https://memoria.rnp.br/newsgen/9708/n3-1.html

    Ainda existe o caso de firewalls que isolam uma rede interna de outra rede interna.
    Definindo rigorosamente: Firewall é uma combinação de software e hardware que filtra o fluxo entre duas redes, não necessariamente sendo uma interna e outra externa.


     

  • A banca afirma que é uma combinação, mas não restringe dizendo que só funcionará se houver esta combinação.

    Logo, não exclui o fato de que poderá ser apenas um software. Estudar a banca e tantos outros casos como este, que exigem a interpretação de português na assertiva, faz parte.

    Avante!!!

    PRF Brasil

  • Marquei errada com convicção pois tenho no meu caderno que um firewall pode ser somente um software.

     

    Complementando:

    Este dispositivo de segurança existe na forma de software e também de hardware, a combinação de ambos é chamado tecnicamente de "appliance". A complexidade de instalação depende do tamanho da rede, da política de segurança, da quantidade de regras que controlam o fluxo de entrada e saída de informações e do grau de segurança desejado.

     

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Firewall

  • Questão polêmica.

    Eu marquei certo, mas fui conferir tudo que tenho anotado, ou seja, conceitos sobre firewall da própria CESPE e  realmente essa questão não está de acordo com as provas anteriores.

    Tem um professor que comenta as questões de informática dessa prova.

    segue o link:   https://www.youtube.com/watch?v=jnv8Ef3XWEk

  • Pode ser é diferente de "é", pois afirmar que é a soma de software e hardware é osso viu. :(

  • Triste ver concurseiros tentando de todo modo justificar os erros da banca. Dizendo estudar a banca pra não errar questões como essa.
    Não existe estudar essa banca. Ela muda de "jurisprudencia" toda hora. Uma hora ela considera algo correto e outro incorreto

  • marquei correto, pois ja ouvi falar que firewall  tanto pode ser hardware como software

  • Para mim , essa questão tem dois erros 

     

    O primeiro é dizer COMBINAÇÃO DE HARDWARE E SOFTWARE 

     

    o SEGUNDO É DIZER QUE isola DA INTERNET A REDE INTENET a rede interna . 

     

    Ora, se eu isolar da rede externa vai virar intranet e não é isso que um firewaal faz. Enfim, ficou muito estranho esse gabarito , pior ainda é o conceito da CESPE que é claramente uma questão errada que se acerta na sorte. Por isso ninguem nunca vai gabaritar uma prova da CESPE 

  • Não está errada a questão, porém o examinador foi fdp..  o mais correto seria dizer que o firewall PODE ser uma combinação... mas ele também não disse que firewall é SOMENTE uma combinação.

     

    Enfim, eu marcaria certo já  que os firewalls mais vendidos hoje em dia, para as empresas, são uma combinação de software com Hardware, os famosos NGFW e UTM.. e realmente eles atuam na borda da rede (entre a rede interna e externa), fazendo todo controle de tráfego.

  • Diego Alves , marquei errado justamente pelo mesmo motivo. Pode ser ou um ,ou outro, ou os dois juntos. O "e" pra mim , exclui a possibilidade de ser OU hardware OU software. Enfim...
  • questão escrota ...se quiser um firewall hardware..tem que comprar baby......se não vai ter só software...quem acertou jogou na sorte ..pois tem dupla interpretação !! o certo é o enunciado falar " PODE" ...assim ficaria uma questão justa...!!

  • Cara isso que mata! o examinador faz uma questão dúbia, que pode escolher qual o gabarito! eu acho isso errado, pq é uma coisa ou outra, pra min seria o certo colocar, o firewell pode ser!

  • Não dá pra aceitar esse gabarito!

  • A QUESTÃO ESTÁ COMPLETAMENTE EQUIVOCADA !!! 

     

    O Firewall pode ser implementado em um software ou em um hardware. Mas se você ativar o software, dispensa o uso do hardware e vice-versa. O Firewall do Windows é um exemplo de um Firewall de software logo se despensa a instalação de um equipamento de hardware.

     

    Firewall é um software ou hardware que verifica informações vindas da Internet ou de uma rede, rejeitando-as ou permitindo que elas passem e entrem no seu computador, dependendo das configurações definidas. Com isso, o firewall pode ajudar a impedir o acesso de hackers e software mal-intencionado ao seu computador.

     

    OBSERVAÇÃO: UM FIREWALL PODE SER CHAMADO TANTO DE HARDWARE QUANTO DE SOFTWARE.

  • CESPE SEMPRE DEFINE FIREWALL DE FORMA DIFERENTE, SENDO ASSIM, NÃO ADIANTA TER CONCEITO DEFINIDO, POIS ELA DERRUBA SEU ENTENDIMENTO... RESOLVA MUITAS QUESTÕES E ENTENDERÁ UM POUCO DESSA CIÊNCIA CESPIANA ....

  • CERTO


    (2012/Câmara dos Deputados) Firewall é um dispositivo que consiste em software e(ou) hardware, utilizado para filtrar as informações que transitam entre as redes de computadores e a Internet. CERTO


  • Caraca,sao muitos os conceitos de firewall para o Cespe!

    Avante!

  • Gabarito foi mantido. Item está correto! Continuo sem concordar, massss...vida que segue!

  • Recomendo quem ficou de fora por 1 ponto que judicialize utilizando meu comentário antrerior.
    Não dá pra aceitar isso.
    A cespe não fornece motivação para manter gabarito, negar ou aceitar recursos. 

  • (Q40430)  Ano: 2010 Banca: CESPE Órgão: UERN Prova: Técnico de Nível Superior

     

    A respeito de segurança da informação, assinale a opção correta.

     a)Firewall é um sistema constituído de software e hardware que verifica informações oriundas da Internet ou de uma rede de computadores e que permite ou bloqueia a entrada dessas informações, estabelecendo, dessa forma, um meio de proteger o computador de acesso indevido ou indesejado.

     

    GABARITO: ANULADA

    JUSTIFICATIVA DA BANCA: Existem firewalls baseados na combinação de hardware e software e firewalls baseados somente em software. Diante disso, opta-se pela anulação da questão

     

    Já está ultima a banca manteve o Gab CORRETO. Sacanagem com quem estuda e rala todos os dias p mudar de vida, mas Deus é Justo e recompensa aqueles q insistem, por maior q seja o gigante!

  • Bom dia.

     

    Pois é Arthur, já tinha mencionado esta questão no meu comentário do mês passado.

     

    Que a banca CESPE tenha os pensamentos e definições muitas vezes polêmicos, infelizmente temos que aceitar. Mas o que fica complicado é mudar o conceito em determinado assunto de uma prova para outra. Para questões de DIREITO, por exemplo, é óbvio que os conceitos sofrem alterações que acompanham as mudanças nas leis, doutrina e jurisprudência. Mas alterar a definição de um assunto técnico? Nas ciências exatas ou está certo ou está errado e como a própia banca já assumiu no passado, com o exemplo que você expôs, um firewall NÃO É uma COMBINAÇÃO de hardware e software, ele PODE SER. É diferente!

     

    Considerando esta questão como correta, como devemos chamar o progama de defesa do computador que vem acompanhando o Windows? Não podemos chamar de Firewall do Windows, pois ele é somente um software, e, de acordo com a banca, um firewall é uma combinação de hardware e software.

     

    Esse entendimento ainda fica reforçado com o exemplo exposto pela Beatriz em comentário anterior. O item abaixo está corretíssimo, pois a banca introduz na definição a conjunção alternativa OU.

     

    (2012/Câmara dos Deputados) Firewall é um dispositivo que consiste em software e(ou) hardware, utilizado para filtrar as informações que transitam entre as redes de computadores e a Internet. CERTO

     

    Vejo muita gente falando que tem que estudar a banca e tal, mas como estudar a banca e tentar buscar alguns conceitos que já foram cobrados, se acontecem aberrações deste tipo?

     

    Bom, é mais um desabafo, o sentimento de impotência em casos como esse é complicado...mas bola pra frente!

     

    Abraços e bons estudos!

  • Vc é criado sabendo que firewall não necessariamente precisa ser hardware, é graduado na área, resolve milhões de questões que te dão mais embasamento ainda a respeito desse conhecimento, e depois erra uma questão que claramente define firewall como a junção de hardware com software! Vai entender. Caiu firewall na prova?! Nem respondo! rsrsrsrs

  • Essa banca faz o concurseiro de palhaço.

  • MARQUEI COMO CERTO.

     

    POIS APRENDI QUE O FIREWALL É UM SOFTWARE OU HARDWARE, POREM PODE SER UMA COMBINAÇÃO DE AMBOS.

     

     

    " VOCÊ É O QUE VOCÊ PENSA, É O SR. DO SEU DESTINO."

  • se for pensar assim todos os aplicativos serão uma combinação entre hardware e software, pois nescessitam dos componentes do `computador.... como memoria, hd, placa mae entre outros. questao tosca! 

  • Gabarito: CERTO.

    Firewall é um software ou um hardware que verifica informações provenientes da Internet ou de uma rede, e as bloqueia ou permite que elas cheguem ao seu computador, dependendo das configurações do firewall.

    Um firewall pode ajudar a impedir que hackers ou softwares mal-intencionados (como worms) obtenham acesso ao seu computador através de uma rede ou da Internet. Um firewall também pode ajudar a impedir o computador de enviar software mal-intencionado para outros computadores.

    ============================================================================

    Q282039 Ano: 2012 Banca: CESPE Órgão: Câmara dos Deputados Prova: CESPE - 2012 - Câmara dos Deputados 

    Firewall é um dispositivo que consiste em software e(ou) hardware, utilizado para filtrar as informações que transitam entre as redes de computadores e a Internet. CERTO

    Q466272 Ano: 2015 Banca: FGV Órgão: TJ-BA Provas: FGV - 2015 - TJ-BA

    O software ou hardware utilizado para rejeitar ou permitir que informações da internet entrem no computador é o: A) firewall; CERTO

     

  • O que me mata nesta questão é que quem estava "desligado" acertou, vide diversos comentários abaixo. Gente, se a banca colocasse o OU na frase ficaria correto e ninguém estaria aqui discutindo este item.

     

    Concordo com TODOS os exemplos nos comentários abaixo onde a banca afirma que um Firewall é um software e/ou, hardware. O que fica difícil de aceitar é a banca afirmar que É uma combinação dos dois, o que não é verdade.

     

    Fico indignado pois deixei de ir para a próxima fase por conta de somente uma questão, e além dessa, tiveram no mínimo mais 3 bizarras e que não foram anuladas. Outro exemplo na prova de Perito é a questão Q932843, de direito penal. Pela quantidade de comentários com opiniões divergentes já dá pra perceber que no mínimo deveria ser anulada tb...mas enfim, é a soberana CESPE, vamos nos curvar...fazer o que né?!

  • Eu já disse, fica difícil jogar com essa banca desleal!, a conjunção aditiva invalida a questão!

  • Um firewall é uma combinação de hardware e software que isola da Internet a rede interna de uma organização, permitindo o gerenciamento do fluxo de tráfego e dos recursos da rede e o controle, pelo administrador de rede, do acesso ao mundo externo.


    "...é ... hardware e software..." .... FORÇOU DIMAIS A AMIZADE !

  • Firewall é um tipo de árvore. CORRETO!

  • Isso é mais que de praxe que firewall pode ser software um programa instalado na máquina, como também parte física da coisa como hardwares.. há diversos por aí. Exemplo de externo são os roteadores com função de firewall, neles tem como controlar todo o fluxo de dados/rede, fechar as portas etc.

    Então é bem nessa vibe, o que me deixou com dúvida foi a palavra ISOLAR...

     

    Mas de qualquer forma é questão CERTA mesmo.

  • Gab.: Certo.

    Algumas definições de firewall:

    O firewall, um software ou hardware instalado no computador ou na conexão da rede com a Internet, permite filtrar as tentativas de acesso não autorizadas oriundas de outras redes, melhorando a segurança da rede interna, contra ataques e invasões.

    O firewall é um equipamento (hardware) ou um programa (software) que é utilizado para filtrar as portas de conexões, permitindo ou bloqueando o tráfego.

    Firewall do Windows é um exemplo de um Firewall de software, enquanto o Cisco ASA é um exemplo de um Firewall de hardware.

    O firewall não analisa o conteúdo dos pacotes de dados transmitidos pelas portas de conexão, não é antivírus, não é antispam, não é antispyware, etc.
    O firewall pode direcionar o tráfego de uma porta para outra porta, e este direcionamento é uma característica da função de roteamento.

    Firewall é um filtro de conexões, que possui configurações pré-definidas de bloqueio de portas TCP para impedir a maioria dos acessos não autorizados.

    O firewall é um filtro de conexões, que impede o acesso indevido ao computador através de suas portas de conexão.
    Ele é habilitado para permitir ou negar o acesso às portas TCP do computador, evitando que acesso indevido ocorra, proveniente de outro dispositivo da mesma rede, ou da Internet.

  • Como assim uma combinação? Eu sempre soube que é um ou outro, não necessariamente os dois juntos.

  • Um firewall é uma combinação de hardware e software que isola da Internet a rede interna de uma organização, permitindo o gerenciamento do fluxo de tráfego e dos recursos da rede e o controle, pelo administrador de rede, do acesso ao mundo externo.


    Certo. O firewall faz o controle do fluxo de dados do computador com a rede, funcionando como um barreira, assim impedindo que softwares maliciosos infectem o computador. Esse equipamento (hardware) pode ser também software, ainda havendo a possibilidade de combinação entre software e hardware chamado de appliance, que é um dispositivo que possuí um firmware.

    Esse dispositivo de segurança pode ser configurado para limitar o acesso à internet. Assim como acontece no Windows, onde o firewall pode ser configurado para permitir ou bloquear o acesso à alguns serviços, sites e etc.


    Gabarito: Certo.

  • cespe tem suas próprias definoções sobre firewall , uma hora é um conseito outra outro ... fala  sério ...

  • O firewall é um filtro de conexões, que permite ou bloqueia o tráfego nas portas TCP do computador.
    Ele poderá ser um software, instalado e habilitado em cada computador da rede.
    E também poderá ser um hardware, instalado na conexão da rede com a Internet, provendo a filtragem para todos os dispositivos da rede interna.

    Gabarito: CERTO.
  • Errei por não saber que existe firewall no formato de hardware, quando na verdade existe.


    Se você pensar que o firewall é uma espécie de porteiro, você nunca mais errará. Sabe por quê? Porque o porteiro controla tudo que entra e sai de um prédio, assim como o Firewall controla tudo que entra e sai de um computador ou uma rede. O porteiro isola o lado externo do lado interno do prédio, assim como o firewall isolada duas redes como a rede Interna e a Internet.


    Resumindo: um software ou uma combinação de software e hardware que controla tudo que entra e sai de uma rede.

  • Nunca soube que existia Firewall no formato de hardware. 

  • Pra mim a questão tá errada, pois firewall pode ser software ou hardware ou ambos. Mas dizer que é uma combinação, entendo que exclui ser apenas um.

  • O Firewall do Windows ajuda a impedir que hackers ou programas mal-intencionados obtenham acesso ao seu computador pela internet ou por uma rede.

  • Gente, hardware sozinho não faz nada. É preciso um software, mesmo que seja um firmware.

  • Gabarito: Certo



    O Firewall pode ser Software, Hardware, ou ambos. Ele é o responsável por MONITORAR AS PORTAS DA REDE/COMPUTADOR, permitindo ou negando a passagem dos dados na rede, seja na entrada ou saída.

  • Estranho isso aí...


    Vamos ao entendimento do Prof João Carvalho


    "Firewall é um programa que cria uma “barreira” de proteção contra invasores (na verdade, contra, especificamente, as tentativas de comunicação com o computador protegido). Um firewall pode bloquear as comunicações por diversos critérios, previamente estabelecidos".

  • Marquei errado justamente pelo trecho "Firewall é uma combinação de software e hardware" 

  • Apesar de não concordar com a afirmação da questão, vai aí para os não assinantes a explicação do professor Nishimura .

     

    O firewall é um filtro de conexões, que permite ou bloqueia o tráfego nas portas TCP do computador.
    Ele poderá ser um software, instalado e habilitado em cada computador da rede.
    E também poderá ser um hardware, instalado na conexão da rede com a Internet, provendo a filtragem para todos os dispositivos da rede interna.

    Gabarito: CERTO.

  • Gaba: CERTO



    Quem é Andrew Tanenbaum na fila do pão, para CESPE? ninguém!


    pare de ser invejosa CESPE, vc é assim só pq o Firewall não é antivirus!

  • Concordaria com o gabarito se em vez de "é uma combinação..." fosse "pode ser uma combinação..."

  • É isso que dá quando uma pessoa que sabe ABSOLUTAMENTE NADA de informática elaborar uma prova....tira cada conceito do sovaco - p não dizer outros lugares......Vá tomar onde o sol ñ bate CESPE!

  • Cespe sendo Cespe, dá o gabarito que quer e a gente que se lasca!

  • Esta questão cabe recurso ?

  • Certo


    O firewall é um filtro de conexões, que permite ou bloqueia o tráfego nas portas TCP do computador.

    Ele poderá ser um software, instalado e habilitado em cada computador da rede.

    E também poderá ser um hardware, instalado na conexão da rede com a Internet, provendo a filtragem para todos os dispositivos da rede interna.

  • essa questão é um trava lingua e mente kkkkkkkkkkkkk

  • Por esse motivo, nunca gostei de questão desse estilo (C/E).

     

    Gab. C

  • acesso ao mundo EXTERNO ??? não seria o contrário?

  • 'isolar" é muito forte, mas marquei certo por causa da segunda parte

  • "Um firewall é uma combinação de hardware e software". Parei aqui e já botei errado.

  • O roteador é um exemplo de firewall associado ao seu software que não deixa que outros usuários trafeguem em sua rede sem a devida senha
  • Firewall pode ser só software, só hardware ou ainda software aliado a hardware. Esse último recebe o nome de Sistema Híbrido.

    Firewall não é antivírus.

    Um firewall é baseado em regras que o próprio usuário define. É ele quem define o que o firewall irá bloquear ou deixar "passar" através de regras.


    Firewall protege apenas contra ataques externos ao firewall, nada podendo fazer contra ataques que partem de dentro da rede por ele protegida.


    Fonte: Focus Concursos

  • AJUDA E SUPORTE DO WINDOWS

    O que é um firewall?

    Firewall é um software ou um hardware que verifica informações provenientes da Internet ou de uma rede, e as bloqueia ou permite que elas cheguem ao seu computador, dependendo das configurações do firewall.

    Um firewall pode ajudar a impedir que hackers ou softwares mal-intencionados (como worms) obtenham acesso ao seu computador através de uma rede ou da Internet.Um firewall também pode ajudar a impedir o computador de enviar software mal-intencionado para outros computadores.

  • Os bastions host, utilizado nas DMZ, acredito que possa ser uma espécie de firewall...

  • Segundo o glossário do ICP-Brasil Firewall é: É um conjunto formado por Hardware, sofware e uma política de acesso instalado entre redes, com o propósito de segurança.


    Firewall pode ser hardware, apenas software ou o conjunto de hardware e software (que é mais comum) e tem por função controlar o fluxo de dados que entra e sai da rede.

  • GABARITO: CERTO

     

    O item está certo. Essa é uma possível definição de firewall com certeza. Aceite e siga em frente. Sem comentários adicionais por aqui.

     

    Alô você ! (Pode marcar Útil se curtiu =)

  • O problema desta questão é que ela afirma que Firewall É a combinação de hardware com software, e sabemos que esse é um tipo de firewall, haja vista que ele pode ser só hardware, ou apenas um software.

    se estivesse " o Firewall pode ser a combinação de um hardware com um software..." ai eu me calaria.

    Cespe né? fazer o que?

  • QUE QUESTÃO ABSURDA, CESPE TÁ CAINDO O NÍVEL MESMO, NÃO ACEITAM SEUS ERROS.

    NAO É OBRIGATÓRIO TER FIREWALL HARDWARE E SOFTWARE COMO AFIRMA A QUESTÃO, ABSURDO.

    AVANTE!!!!

  • ''Appliance firewall'' é um tipo de firewall que combina hardware e software.

    Fonte:Wikipédia.

    Bons estudos!!!

  • O que me deixou com dúvida foi o Gerenciar recursos da rede...

  • Discordo, existe o firewall como hardware que combina o uso de software, mas nós também temos serviços de firewall que são independentes.

  • Agradeço ao professor de informática do Focus. <3

  • Um firewall é um dispositivo de segurança da rede que monitora o tráfego de rede de entrada e saída e decide permitir ou bloquear tráfegos específicos de acordo com um conjunto definido de regras de segurança.

    Os firewalls têm sido a linha de frente da defesa na segurança de rede há mais de 25 anos. Eles colocam uma barreira entre redes internas protegidas e controladas que podem ser redes externas confiáveis ou não, como a Internet. 

    Um firewall pode ser um hardware, software ou ambos.

    fonte: CISCO

  • Imagem de um Firewall de hardware:

    https://www.researchgate.net/profile/Projetos_Unifaccamp/publication/272998342/figure/fig2/AS:391830328889349@1470431038454/Figura-4-Firewall-de-hardware-Cisco-Modelo-ASA-5510-Cisco-ASA-5510-2005.png 

  • É uma questão bem polêmica, porém o gabarito é correto sim. Se o firewall é uma software isso todo mundo já está careca de saber, principalmente por conta daquelas mensagens insuportáveis que tinham no antigo Windows XP em que a todo tempo ele falava "seu computador está em risco" era o famoso alerta do software do Firewall. E quanto à combinação de software e hardware, podemos falar que o firewall físico, por si só, é bem ineficiente pelo fato de que ele precisa ser configurado e esta configuração é feita por software. Como que você vai conseguir barrar certo tipo de acesso de certa coisa sem antes configurar o mesmo? girando botões? apertando o botão de 2 chaves? apertando um parafuso interno de controle? não, impossível configurá-lo desta forma. Por isso que todo firewall hardware vem com um software de uso especificamente para tal configuração. Este software pode ser tanto por software independente, embarcado até mesmo aquele que através do IP do firewall você configura-o pelo navegador, como faz pra configurar o roteador.

  • E a saga continua Cespe, Firewall e seus vários conceitos.

  • "Um firewall É uma combinação de hardware e software" não, né.

    Ele PODE ser os dois, mas também pode ser apenas um (hardware ou software).

  • eu interpretei que essa o ser software e hardware ao mesmo tempo é uma modalidade de firewall.

    A questão não disse que pode ser apenas software e hardware ao mesmo tempo.

  • Certo.

    Nesse caso, o firewall separa redes. 

    Questão comentada pelo Prof. Maurício Franceschini

  • QUESTÃO Q40430

    GABARITO: ANULADA

    JUSTIFICATIVA DA BANCA CESPE: Existem firewalls baseados na combinação de hardware e software e firewalls baseados somente em software. Diante disso, opta-se pela anulação da questão

     

    - e ainda tem aqueles iniciantes que comentam para de mimimi aceita o erro bla bla bla, como que aceita esse erro ? kkk

     

  • Equipe Qc, bora rever essa questão aí, né. Questão bem equivocada.

  • thayron fanticele essa questão foi anulada em 2010, em uma prova no RN.

    Para quem quiser verificar segue o link abaixo, no entanto não vi essa justificativa aplicada na PF 2018, dessa forma o GABARITO segue CERTO até envio de documento que comprove a justificativa atual da banca. Pode enviar o link para validar a sua informação de 2018 nessa prova mais atual? Grato.

    CESPE É CESPE.

    http://www.cespe.unb.br/concursos/UERN_2010/arquivos/JUSTIFICATIVAS_UERN_REVISADA_FINAL.DOCX.PDF

  • O firewall é um filtro de conexões, que permite ou bloqueia o tráfego nas portas TCP do computador.

    Ele poderá ser um software, instalado e habilitado em cada computador da rede.

    E também poderá ser um hardware, instalado na conexão da rede com a Internet, provendo a filtragem para todos os dispositivos da rede interna.

  • Aquele maldito "é" derrubou todo mundo...

  • Combinação de hardware e software só se for um firewall físico com uma interface ou console para opera-lo. O firewall de software que é o comum de uso doméstico é só software..questão mal elaborada.

  • Cristiano está esperando há 1 ano esse gabarito ser trocado

  • pessoal, ele apenas afirmou que o firewall é a combinação de hardware e software.sim está certo. mas não necessariamente existe apenas esse. mas no caso em questão ele se referiu a essa combinação, se tivesse dito todo firewall é resultado da combinação de hardware e software, a questão estaria errada. me corrigam se estiver errado, só pensei dessa forma. espero ter ajudado.
  • Destaco que o firewall pode ser tanto somente software quanto uma combinação de hardware e software. E sim, uma vez posicionado entre a Intranet de uma organização e a Internet, ele pode gerenciar o fluxo de tráfego conforme política de segurança implementada pelo administrador da rede, controlando o acesso ao mundo externo.
  • Destaco que o firewall pode ser tanto somente software quanto uma combinação de hardware e software. E sim, uma vez posicionado entre a Intranet de uma organização e a Internet, ele pode gerenciar o fluxo de tráfego conforme política de segurança implementada pelo administrador da rede, controlando o acesso ao mundo externo.
  • Destaco que o firewall pode ser tanto somente software quanto uma combinação de hardware e software. E sim, uma vez posicionado entre a Intranet de uma organização e a Internet, ele pode gerenciar o fluxo de tráfego conforme política de segurança implementada pelo administrador da rede, controlando o acesso ao mundo externo.
  • Destaco que o firewall pode ser tanto somente software quanto uma combinação de hardware e software. E sim, uma vez posicionado entre a Intranet de uma organização e a Internet, ele pode gerenciar o fluxo de tráfego conforme política de segurança implementada pelo administrador da rede, controlando o acesso ao mundo externo.
  • Destaco que o firewall pode ser tanto somente software quanto uma combinação de hardware e software. E sim, uma vez posicionado entre a Intranet de uma organização e a Internet, ele pode gerenciar o fluxo de tráfego conforme política de segurança implementada pelo administrador da rede, controlando o acesso ao mundo externo.
  • Destaco que o firewall pode ser tanto somente software quanto uma combinação de hardware e software. E sim, uma vez posicionado entre a Intranet de uma organização e a Internet, ele pode gerenciar o fluxo de tráfego conforme política de segurança implementada pelo administrador da rede, controlando o acesso ao mundo externo.
  • Destaco que o firewall pode ser tanto somente software quanto uma combinação de hardware e software. E sim, uma vez posicionado entre a Intranet de uma organização e a Internet, ele pode gerenciar o fluxo de tráfego conforme política de segurança implementada pelo administrador da rede, controlando o acesso ao mundo externo.
  • Destaco que o firewall pode ser tanto somente software quanto uma combinação de hardware e software. E sim, uma vez posicionado entre a Intranet de uma organização e a Internet, ele pode gerenciar o fluxo de tráfego conforme política de segurança implementada pelo administrador da rede, controlando o acesso ao mundo externo.
  • Destaco que o firewall pode ser tanto somente software quanto uma combinação de hardware e software. E sim, uma vez posicionado entre a Intranet de uma organização e a Internet, ele pode gerenciar o fluxo de tráfego conforme política de segurança implementada pelo administrador da rede, controlando o acesso ao mundo externo.
  • Destaco que o firewall pode ser tanto somente software quanto uma combinação de hardware e software. E sim, uma vez posicionado entre a Intranet de uma organização e a Internet, ele pode gerenciar o fluxo de tráfego conforme política de segurança implementada pelo administrador da rede, controlando o acesso ao mundo externo.
  • Destaco que o firewall pode ser tanto somente software quanto uma combinação de hardware e software. E sim, uma vez posicionado entre a Intranet de uma organização e a Internet, ele pode gerenciar o fluxo de tráfego conforme política de segurança implementada pelo administrador da rede, controlando o acesso ao mundo externo.
  • Destaco que o firewall pode ser tanto somente software quanto uma combinação de hardware e software. E sim, uma vez posicionado entre a Intranet de uma organização e a Internet, ele pode gerenciar o fluxo de tráfego conforme política de segurança implementada pelo administrador da rede, controlando o acesso ao mundo externo.
  • Elaborador formado pelo Pronatec.
  • isola da Internet a rede interna de uma organização? Isolar é uma palavra muito forte em se tratando de informática. Segue o jogo!

  • Jurava que estava errado.. que era proxy..

  • Eu marquei correto, pois em regra esta certo.... Todavia, NÃO NECESSARIAMENTE O FIREWALL É COMBINAÇÃO DE HARDWARE E SOFTWARE, essa foi uma questão ambigua e muito tendenciosa.

  • "permitindo o gerenciamento do fluxo de tráfego e dos recursos da rede e o controle do acesso ao mundo externo".

    Não poderia ser um proxy?

  • Tapa na cara essa questão!

  • Acho que se a questão tivesse limitado, estaria errada, assim como o colega Diego falou.

    A questão não restringiu e sim falou de um exemplo.

    Q:Um firewall é uma combinação de hardware e software que isola da Internet a rede interna de uma organização, permitindo o gerenciamento do fluxo de tráfego e dos recursos da rede e o controle, pelo administrador de rede, do acesso ao mundo externo.

  • Tenha dó Cespe! Essa questão é passível de anulação, é quase que uma obrigação anular uma questão como estas, pois, é de amplo conhecimento de que é possível ter um firewall sem combinar com hardware. Quando você tem certeza de um ítem da CESPE é porque você sabe que o examinador vai puxar seu tapete. rsrsrsr

  • Quem se prejudicou ao errar esta questão creio que deveria entrar com medida judicial. Ouvi de um professor que questões que são explícitamente equivocadas devem ser discutidas no judiciário.

  • em uma questão anterior a essa o CESPE fala, que quem gerencia acesso seria o servidor proxy e não o firewall, inclusive nessa questão, ele fala que quem controla o acesso é o firewall e a declara como falsa. Vai entender né?

  • O firewall é um filtro de conexões, que permite ou bloqueia o tráfego nas portas TCP do computador.

    Ele poderá ser um software, instalado e habilitado em cada computador da rede.

    E também poderá ser um hardware, instalado na conexão da rede com a Internet, provendo a filtragem para todos os dispositivos da rede interna.

    CERTO.

  • Um firewall é uma combinação de hardware e software

    pode ser os dois ou um ou outro, deixando a assertiva errada

  • A banca afirma que Firewall é uma combinação de software com hardware.

    O firewall pode ser uma combinação, como pode ser um hardware ou software isoladamente.

  • QUESTÃO ANULADA:

    "Um firewall é, além de hardware, um software de segurança de rede que permite restringir determinados tipos de acessos não autorizados."

    JUSTIFICATIVA:

    Firewall pode referir-se tanto a um hardware quanto a um software, sem necessariamente ser os dois ao mesmo tempo.

    QUESTÃO MANTIDA

    Um firewall é uma combinação de hardware e software que isola da Internet a rede interna de uma organização, permitindo o gerenciamento do fluxo de tráfego e dos recursos da rede e o controle, pelo administrador de rede, do acesso ao mundo externo.

    Quando será possível saber se uma definição de uma das possibilidades de algo é certo ou errado?

    Provavelmente quando sair o gabarito e você constatar que ficou de fora por 1 ponto.

    INFORMATICA É A MATÉRIA MAIS TOSCA DESSA BANCA!

  • Nossa, mas que vocabulário ruim utilizado nesse enunciado! Como assim "ISOLA" da Internet a rede interna de uma organização??? Então a rede interna fica isolada? Em milhares de outras questões o cespe faz questão de afirmar que a rede interna NUNCA está TOTALMENTE protegida mas agora ela afirma que o firewall ISOLA a rede? Brincadeira viu...

  • Quem "acertou" essa questão,é bom estar preocupado viu.

  • Justificativa Cespe "Ahhh! Mudei de ideia. Agora quero que firewall seja uma combinação de hardware e software"

  • Firewall é uma solução de segurança baseada em hardware ou software (mais comum) que, a partir de um conjunto de regras ou instruções, analisa o tráfego de rede para determinar quais operações de transmissão ou recepção de dados podem ser executadas. "Parede de fogo", a tradução literal do nome, já deixa claro que o firewall se enquadra em uma espécie de barreira de defesa. A sua missão, por assim dizer, consiste basicamente em bloquear tráfego de dados indesejado e liberar acessos bem-vindos.

    Fonte:

  • Vim comentar só um sentimento

    Acertei, mas fico chateado com uma questão que generalizou tanto... Não acho que seja o caminho certo

  • GABARITO: CERTO

    O Firewall é capaz de isolar a rede interna de uma organização em geral da internet, permitindo o tráfego de pacotes de informações que não violem as regras de acesso à rede e que outros sejam bloqueados.

    Não pare até que tenha terminado aquilo que começou. - Baltasar Gracián.

    -Tu não pode desistir.

  • Professores que concordam com tal assertiva devem criar vergonha na cara... Poderiam deixar de ser hipócritas e passar a confrontar a banca com aquilo que aprenderam para se tornar professores. O que é Certo deve ser Certo, e o que é Errado deve ser Errado. Parem de ficar flutuando nas arbitrariedades da banca e criem coragem para falar que a banca está errada.

  • Ridícula esta questão!!!!!

  • Fala o que vc quer Cebraspe, minha filha!

    Uma hora é anulada outra é certa, me ajuda ai!

  • Firewall é uma combinação de software e hardware" não necessariamente, podendo ser apenas software. cabível de anulação

  • Questao ridícula. Pra mim está errada. Pode ser uma combinação e não é obrigatório ser uma combinaçao como diz a questão.

  • CESPE sendo CESPE, criando novas regras.

  • Quando você entende o que é um softwere você descobre que ele pode ser um hardware

  • QUESTÃO Q93303

    Acerca de redes de computadores e segurança, julgue o item que segue.

    Um firewall implementa uma política de controle de comportamento para determinar que tipos de serviços de Internet podem ser acessados na rede.

    REPOSTA: Errado, pois segundo o professor o firewall não controla o acesso a rede...

    Questão atual:

    Um firewall é uma combinação de hardware e software que isola da Internet a rede interna de uma organização, permitindo o gerenciamento do fluxo de tráfego e dos recursos da rede e o controle, pelo administrador de rede, do acesso ao mundo externo.

    RESPOSTA: Certa

    Como assim...controla OU não controla??

  • De tanto conceito absurdo que já vi de Firewall, esse certamente é o PIOR.

  • não é necessariamente uma combinação dos dois.examinador tava com preguiça de fazer essa questão

  • Um firewall não é necessariamente uma combinação, ele pode ser um hardware ou software. Também não faz o controle de dados. Ele é um porteiro barrando na porta as entradas não autorizadas.

    Barra quem entra, mas não barra quem sai.

  • Só acerta essa questão quem desconhece o assunto.

  • Essa tá difícil de aceitar para doer menos... Sou novo nesse negócio de concurso, mas já percebo que as bancas podem fazer a lambança que quiserem e nada acontece. É tipo um juiz de futebol antes do VAR... controlava o jogo jeito que queria. E pior ainda são os comentários dos professores... Não discorrem sobre o assunto. Simplesmente pegam algum trecho de algum livro que estudaram e colocam aqui. Nem sequer fazem a citação. Desabafo.

  • Acabei de responder uma questão que dizia que o FIREWALL não poderia "controlar", ai respondo essa e diz que ele pode "controlar" vai entender kkkk

  • cespe sendo cespe .. quem quiser que lute!

  • É mentira isso né.

  • Da série: Não vim aprender informática, apenas passei para ver quantas questões deixo em branco.

  • Concordo com Lucas PRF e Cristiano Romani. A questao afirmou que É uma junçao, quando na verdade, PODE ser um hardware ou software. A CESPE faz o que quer.

  • Vou passar direto e não perder mais nenhum segundo pesquisando uma resposta para essa pergunta. Podem passar pano para cespe e fazer um malabarismo cerebral que explica o porquê dessa pergunta está certa. No final, estará mentindo para si mesmo sem nenhuma certeza de estar correto.

  • uma questão dessa é pra desaprender o que a gente estuda, só pode.

  • Um firewall serve, basicamente, para filtrar os pacotes que entram e(ou) saem de um computador e para verificar se o tráfego é permitido ou não.

    OBS:

    -  Não é antivírus.

    - Não analisa o conteúdo de mensagens de e-mails. 

    - Não criptografa mensagem.

    - Não cria VPN.

  • Essa questão só não foi anulada porque provavelmente não fizeram um recurso bem embasado. Um firewall PODE SER uma combinação de hardware e software, ou somente utilizando software ou somente utilizando hardware. A CESPE acha que pode fazer o que bem entende com o jogo de palavras dela, mas não é bem assim não.

  • O daqui de casa é apenas software!

  • Uma questão anterior diz que não controla o fluxo, aew chega essa é diz que controla .

  • "Um firewall é uma combinação de hardware e software" se eu coloca-se correto, o cespe poderia dizer que estava errado poque  os Firewalls podem ser baseados na combinação de hardware e software, e não necessariamente dos dois.

    Na minha opinião os examinadores do cespe vacilam e não tem a humildade de assumir!

  • Um firewall é um dispositivo de segurança da rede que monitora o tráfego de rede de entrada e saída e decide permitir ou bloquear tráfegos específicos de acordo com um conjunto definido de regras de segurança.

    Um firewall pode ser um hardware, software ou ambos.

  • o firewall pode ser software, hardware ou ambos. Com a cespe, resposta incompleta não é errada ! kk

  • Com todo respeito, quem acertou essa questão vai errar em português e raciocínio lógico. E e OU não são a mesma coisa.

  • Eu já estou tendo pesadelos com questões da CESPE sobre Firewall.

  • A cespe muda conceito de firewall toda hora pqp

  • ELA ADORA ESSE TAL DE '' FIRE WALL ''

    GAB : C

  • QUESTÃO NADA HAVER!

  • cespe e sua tara por firewall !

    (CESPE – CÂMARA DOS DEPUTADOS – 2012) Firewall é um dispositivo que consiste em software e(ou) hardwareutilizado para filtrar as informações que transitam entre as redes de computadores e a Internet. CERTO (X)

     

    (CESPE - TCE/PA - 2016) Um firewall é, além de hardware, um software de segurança de rede que permite restringir determinados tipos de acessos não autorizados. ANULADA

     

    Note que na primeira questão o termo "e(ou)" fez com que a questão não fosse invalidada. Na segunda questão a banca afirmou que o firewall é necessariamente um hardware e um software. 

  • "Gerenciamento de recursos da rede"

    Fazer o que, né? ....

  • Ora a CESPE diz que o Firewall gerencia fluxo, ora ela diz que não e apenas o Proxy faz gerenciamento e controle de fluxo.

    DECIDA-SE CESPE!

  • Assertiva C

    Um firewall é uma combinação de hardware e software que isola da Internet a rede interna de uma organização, permitindo o gerenciamento do fluxo de tráfego e dos recursos da rede e o controle, pelo administrador de rede, do acesso ao mundo externo.

  • Cada vez que vem uma questão de Firewall da CESPE me dá um frio na barriga! Cada questão é um misto de desespero com ansiedade, fora o alivio, ou desespero, ao marcar a alternativa.

    Ajuda nós, CESPE!

  • Pode ser uma estrutura de hardware específico para tal finalidade, como também um software. Ele age monitorando as portas da rede, permitindo ou negando o tráfego de dados de acordo com o protocolo associado de cada porta

  • SE colocasse PODE SER...

  • As vezes eu acho que a CESPE faz de propósito pra gerar recurso, briga, discussão..

    Um firewall é uma combinação???

    O correto não seria: Um Firewall PODE ser um Hardware ou um Software, ou uma combinação dos dois??

  • Vocabulário ruim utilizado no enunciado. Como assim "ISOLA" da Internet a rede interna de uma organização? Então a rede interna fica isolada? Em milhares de outras questões o cespe faz questão de afirmar que a rede interna NUNCA está TOTALMENTE protegida mas agora afirma que o firewall ISOLA a rede? Brincadeira viu...

  • De onde eu venho 'e' é conjunção ADITIVA (que, excepcionalmente, pode assumir valor de adversidade).

    Em resumo, existem firewalls baseados na combinação de hardware e software e firewalls baseados somente em software, CONFORME JUSTIFICATIVA DA PRÓPRIA BANCA EM QUESTÕES PARECIDAS.

  • COMBINAÇÂO ???????????????

    PELO AMOR DE DEUS !!!!!!!!!

  • Quando você ver uma questão dessas, é aquela hora de levantar, beber água, dá dois tapas na cara, e voltar estudar.

  • Errei pelo "hardware" achei que era só software.

  • Cara de restrição, mas não é. Os caras tão pegando forte em termos extremamente interpretativos. Apelação do carai kkk

  • Errei por achar que era somente software 24/09

  • Quando se sabe pouco acerta

    Quando se sabe muito erra

  • Eu errei porque vi aquela conjunção ( OU ) entre hardware e software. Pensei que era um ou outro, me lasquei.

  • Se no concurso que você irá prestar tiver no edital informática, estude firewall porque é certo cair.

  • Afinal de contas, qual é o conceito de Firewall? Banca bipolar

  • por isso que desanima envolver com esse tipo de banca...

    se não foi anulada, deveria ter sido!

  • CERTO

    O firewall pode ser tanto somente software quanto uma combinação de hardware e software. E sim, uma vez posicionado entre a Intranet de uma organização e a Internet, ele pode gerenciar o fluxo de tráfego conforme política de segurança implementada pelo administrador da rede, controlando o acesso ao mundo externo.

    Fonte: Direção Concursos

    Professor Victor Dalton

  • @qc contrata o Pablo Leonardo #qccontrataoPabloLeonardo

  • Marquei ERRADO, pois o FIREWALL não é uma combinação, nem faz a análise do tráfego !

  • Vamos que bora!

  • Acertei porque senti a malícia, mas afirmar que é uma combinação de software e hardware é muita forçação de barra!

  • Gabarito Certo

    Segundo Kurose (2010,p.535),"Um firewall é uma combinação de hardware e software que isola a rede interna de uma organização da Internet em geral, permitindo que alguns pacotes passem e bloqueando outros."

    Foi dessa fonte que provavelmente o examinador bebeu.

    Bons Estudos!

    "Prepara-se o cavalo para o dia da batalha, porém do Senhor vem a vitória". -Pv. 21:31

  • Difícil defender esse gabarito. Firewall é uma combinação de hardware e software? Sempre aprendi que firewall PODE ser um hardware, um software, OU uma combinação entre eles.

    GABARITO CERTO(!!!!!!!!!!!!!!!!)

  • STF deveria sumular algo pra ter uma fiscalização nessas bancas. Questões desse tipo impede o acesso a cargos públicos. A cada prova aplicada pela Cespe vem com um conceito diferente de firewall

  • Firewall é uma solução de hardware ou software (o mais usado pela maioria dos usuários domésticos) que monitora o tráfego de dados e libera acesso apenas aos sítios de interesse do usuário, ou seja, ele só aceita receber e enviar dados de e para sítios considerados segurosevitando a ação de invasores. De forma mais técnica, pode-se dizer que firewall é um ponto entre duas ou mais redes, que pode ser um componente ou um conjunto de componentes, por onde passa todo o tráfego, permitindo que o controle, autenticação e os registros de todo o tráfego sejam realizados. 

    Desta forma, o firewall permite várias configurações diferentes, de forma a bloquear todo o tráfego de entrada na máquina com destino a uma porta específica e liberar que dados sejam enviados pela máquina, ou seja, liberar o tráfego de saída.

    Assim sendo, O ITEM ESTÁ CERTO.

  • Certas questões são mais passíveis de serem gabaritadas por quem não estudou nada do que por quem estudou muito.

  • Se você errou, você está no caminho certo.

  • Firewall é uma combinação de hardware e software ????? Eu aprendi que pode ser só Hardware, só software ou os dois.

    Se você também errou, você está estudando bastante e está no caminho certo.

  • Um firewall é uma combinação de hardware e software que isola da Internet a rede interna de uma organização, permitindo o gerenciamento do fluxo de tráfego e dos recursos da rede e o controle, pelo administrador de rede, do acesso ao mundo externo.

    CERTO

    --> Combinação de Hardware + Software (Opção válida. Não disse que seria somente esse tipo, então está correto)

    --> Isola por meio do controle de tráfego nas estrada e saída. Faz a separação entre o que tem a permissão e o que não.

    Analogia do Porteiro

    --> Porteiro + Câmeras (Opção válida assim como se só tivesse o porteiro. Não restringiu então está certo)

    --> O porteiro vai gerenciando o fluxo de tráfego e na portaria existe o isolamento com o ambiente externo.

    "A disciplina é a maior tutora que o sonhador pode ter, pois ela transforma o sonho em realidade."

  • CESPE também cobrou esse "conceito" nessas questões:

    Q106691

    Q199780

  • PERFEITA REDAÇÃO!

    ______________________________________

    Apenas complementando o resumo de vocês, amigos:

    FIREWALL

    > Filtro de conexões. Permite ou bloqueia o tráfego das portas TCP do computador.

    > O Firewall pode ser instalado de duas diferentes formas:

    1} Como um software --> Instalado e habilitado em cada computador da rede; ou

    2} Como um hardware --> Instalado na conexão da rede com a internet, provendo a filtragem para todos os dispositivos da rede interna.

    Portanto, um firewall é uma combinação de hardware e software que isola da Internet a rede interna de uma organização, permitindo o gerenciamento do fluxo de tráfego e dos recursos da rede e o controle, pelo administrador de rede, do acesso ao mundo externo.

    _____________________________

    BONS ESTUDOS!

  • QUESTÃO PARA QUEM NÃO ESTUDA ACERTAR.

  • Esse conceito de firewall ai me pareceu muito com o do proxy.

    Um firewall é uma combinação de hardware e software que isola da Internet a rede interna de uma organização, permitindo o gerenciamento do fluxo de tráfego e dos recursos da rede e o controle, pelo administrador de rede, do acesso ao mundo externo.

    Alguém pode me esclarecer um pouco a diferença entre os dois?

  • Além do já comentado, um firewall não isola a rede interna da externa, uma vez que a porta 80 fica SEMPRE aberta. Ou seja, ele permite o controle das portas que são permitido os acessos.

    Triste essas questões da CESPE.

    Para ela é só uma prova, mas quantos não realizam um sonho por um única questão.

  • Essa só acerta quem "chuta", ATÉ QUEM ESTUDA CHUTA. . Pois quem estuda sabe que o correto seria "pode ser".

    Eu mesmo só acertei porque acreditei no comportamento da banca (chutei). "ahh, mas tem de conhecer a banca mesmo". Mano, essa banca é muito imprevisível, ela muda de entendimento de uma hora pra outra, sem contar nas inúmeras questões flagrantemente erradas que ela bate o pé e mantém o gabarito.

    ESSA BANCA AGE DE MANEIRA MUITO ESTRANHA!!!

  • Marquei certo porque imaginei que a Cespe, nessa questão, apelaria para o absurdo e consideraria o gabarito correto. Tive sorte. No fundo, no fundo, deveria ser considerado errado.

  • '' viagem louca da banca'' kkkkkk o cara estudando ainda erra essa ..p....

  • Um Firewall PODE SER só software, só hardware ou a combinação de ambos. Quando a questão diz "Um firewall É uma combinação de hardware e software..." está restringindo, e assim, invalidando a questão. Qualquer argumento contrário é "passar pano" para essa banca indecente!!!

  • Assim como os demais colegas, fui no raciocínio de que firewall também pode ser somente software ou somente hardware.

    Vamos! Porque é na subida que a canela engrossa.

  • infeeeeeeerno de banca

  • Forçou!

  • Appliance

     Firewall Software combinado com Hardware 

  • eu acertei, mas, infelizmente, essa é mais uma questão em que o CESPE coloca o gabarito que quiser. Faz uma assertiva genérica, que dá margem para qualquer resposta, faz um sorteio das resposta num saquinho, aí a que for sorteada do saquinho ela coloca como gabarito da questão.

  • QUESTÃO ANULADA

    Reforçando o meu entendimento: Concurso TCE-PA / 2016

    Q675832

    No que diz respeito aos ambientes e aplicativos de acesso a Internet, julgue o próximo item.

    Um firewall é, além de hardware, um software de segurança de rede que permite restringir determinados tipos de acessos não autorizados.

    Questão ANULADA!

    Justificativa da banca:

    Firewall pode referir-se tanto a um hardware quanto a um software, sem necessariamente ser os dois ao mesmo tempo.

     

    www.cespe.unb.br/concursos/TCE_PA_16/arquivos/TCE_PA_16_JUSTIFICATIVAS_DE_ALTERA____ES_DE_GABARITO.PDF

  • Não seria  hardware OU software??

  • Atenção à casca de banana da banca!

    Firewall corporativo é DIFERENTE do firewall pessoal!

    O firewall corporativo é o EQUIPAMENTO (SOFTWARE + HARDWARE) instalado em toda rede e que filtra toda a rede.

    O firewall pessoal vai proteger um micro individualmente, como o software, por exemplo, do firewall do Windows. 

    Então, quando a questão se refere ao FIREWALL de uma "ORGANIZAÇÃO", então este será uma "combinação de hardware e software"!

    Espero ter ajudado!

  • Gabarito Certo.

    O Firewall pode ser tanto Hardware como Software, é ele que protege que sua rede de invasores, pois controla o fluxo de dados com o objetivo de filtrar e bloquear o acesso não autorizado.

  • Não entendi por que foi anulada.

    Essa questão só pode estar ERRADA pois ela afirma que "Um firewall é uma combinação de hardware e software ". Ele é um software, NÃO DEPENDE DE HARDWARE PARA FUNCIONAR.

    Nem se quisessem afirmar que depende de uma placa de rede pra existir, você pode instalar um firewall sem ter uma placa de rede.

    E tem mais, o enunciado diz que "Um firewall é uma combinação de hardware e software que isola da Internet a rede interna de uma organização..." ELE SÓ PODE ESTAR EM UMA ORGANIZAÇÃO???

  • ou HARDWARE ou SOFTWARE, os dois não dá!

    '

    Ou seja,

    Como hardware normalmente encontra-se em equipamentos de roteamento de redes; e

    Como software encontra-se como um dos recursos do próprio sistema operacional

  • A banca cobrou igualzinho uma vez e anulou (já entendia estar certo antes). Cobrou novamente agora e não anulo (está mais convicta que está correto). Ou seja, se cair na sua prova o mais sensato é marcar certo ou deixar em branco, errado jamais!

  • Eu penso o seguinte, dizer que firewall é uma combinação de software e hardware não pode ser errado porque existe essa possibilidade, porém, realmente, foi desnecessário. Eu acertei o gabarito, mas fiquei na duvida.

  • Quando a questão afirma que "FIREWALL É uma combinação de hardware e software deixa a questão errada. Ele pode ser uma combinação de hardware e software, mas pode ser também só um software ou somente hardware. A questão não deixa essas opções, ela diz que ele é e somente é uma combinação de hardware e software. Isso é errado. Se a questão dissesse que o FIREWALL PODE ser uma combinação de software e hardware, ai seria outra história.

  • ou um ou outro mais nao os dois.

  • ""Autor: Fernando Nishimura, Professor de Informática, de Noções de Informática, Arquitetura

    Os conceitos de redes de computadores e segurança da informação são essenciais para quem pretende prestar concursos públicos de nível técnico.

    Estes tópicos estão em todos os editais.

    Firewall (filtro de conexões) – computador/rede. No computador, o firewall do Windows é um software que permanece ativado, permitindo ou bloqueando o acesso às portas TCP do computador. Na rede de computadores da empresa poderá ser um equipamento na conexão da rede interna com a Internet, mais fácil de ser gerenciado. Em ambos os casos, o firewall não analisa o conteúdo do tráfego, logo não detecta vírus de computador nas mensagens, tentativa de phishing, etc.

    Existem hoje, um grande número de ferramentas e sistemas que pretendem fornecer segurança. Alguns exemplos são os detectores de intrusões, os antivírus, firewalls, firewalls locais, filtros antispam, analisadores de código, etc.

    Equipamentos de proteção (firewall, proxy, etc) – habilitados para toda a rede, monitorando e restringindo o acesso a informações não autorizadas e invasões na rede interna a partir da Internet ou via acesso remoto.""