SóProvas


ID
2798584
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Julgue o próximo item, a respeito de computação na nuvem, sistemas de informações e teoria da informação.

Atualmente, as empresas de comércio na Internet podem disponibilizar suas aplicações na nuvem, como, por exemplo, na plataforma Azure da Microsoft; da mesma forma, as organizações podem fazer migrar suas aplicações de email para a nuvem. Essas nuvens oferecem ambientes de computação e armazenamento escaláveis, mas, por questões afetas à segurança, impedem o acesso implícito às suas redes privativas de alto desempenho.

Alternativas
Comentários
  • Julgue o próximo item, a respeito de computação na nuvem, sistemas de informações e teoria da informação.

     

    Atualmente, as empresas de comércio na Internet podem disponibilizar suas aplicações na nuvem, como, por exemplo, na plataforma Azure da Microsoft; da mesma forma, as organizações podem fazer migrar suas aplicações de email para a nuvem. Essas nuvens oferecem ambientes de computação e armazenamento escaláveis, mas, por questões afetas à segurança, impedem o acesso implícito às suas redes privativas de alto desempenho.

  • Gab:E

    Restringiu... Nishimura nela haha

  • IAAS-> Arquiteto de rede


    ex Google Drive, SkyDrive, Amazon Web Services




    PAAS-> Desenvolvedores


    ex Windows Azure, Google App Engine




    Saas-> Destinados a usuários finais


    o caso da questão ex Google Docs, Microsoft SharePoint Online, Office 365)

  • GABARITO: ERRADO

     

    Atualmente, as empresas de comércio na Internet podem disponibilizar suas aplicações na nuvem, como, por exemplo, na plataforma Azure da Microsoft; da mesma forma, as organizações podem fazer migrar suas aplicações de email para a nuvem. Essas nuvens oferecem ambientes de computação e armazenamento escaláveis, mas por questões afetas à segurança impedem o acesso implícito às suas redes privativas de alto desempenho.

     

    Esse finalzinho é uma invenção da banca e torna o item errado.

     

    Alô você ! (Pode marcar Útil se curtiu =)

  • basilar

  • ERRADO.

    No entanto, no uso de nuvens híbridas, não há qualquer impedimento referente à segurança de acesso às redes privativas, tenham estas qualquer tipo de desempenho

    Segundo Kurose e Ross (2013), empresas de nuvem não apenas oferecem ambientes de computação e armazenamento escaláveis as aplicações, mas também lhes oferecem acesso implícito as suas redes privativas de alto desempenho.

  • Errado. As redes de computadores podem ser montadas em nuvem, que são servidores remotos com sistemas, plataformas, serviços e estrutura alugados pelo cliente. Nestas nuvens, o usuário poderá acessar com segurança os dados de sua propriedade e também informações internas segmentadas em redes de computadores internas.

  • QUESTÃO: Atualmente, as empresas de comércio na Internet podem disponibilizar suas aplicações na nuvem, como, por exemplo, na plataforma Azure da Microsoft; da mesma forma, as organizações podem fazer migrar suas aplicações de email para a nuvem. Essas nuvens oferecem ambientes de computação e armazenamento escaláveis, mas, por questões afetas à segurança, impedem o acesso implícito às suas redes privativas de alto desempenho.

    A Azure não é PaaS (Plataform as a Service), mas é IaaS (Infrastructure as a Service).

    Segundo Kurose e Ross (2013), empresas de nuvem não apenas oferecem ambientes de computação e armazenamento escaláveis as aplicações, mas também lhes oferecem acesso implícito as suas redes privativas de alto desempenho.

  • Comentário: Comecemos lembrando os conceitos de nuvens públicas e privadas: Nuvem Pública: a infraestrutura é provida para uso aberto ao público em geral. Pode ser gerenciada por empresas, órgãos governamentais ou combinações entre tais entidades. São localizadas nos provedores de nuvens (datacenters) e disponibilizam grande capacidade de processamento e armazenamento. Exemplos: Google Drive, Drop Box, OneDrive, Office 365, Prezi Sallesforce. Nuvem privada: a infraestrutura é provida para uso exclusivo de uma única organização e suas possíveis filiais. Azure da Microsoft constitui um exemplo de nuvem híbrida, que é a combinação do ambiente público com o ambiente privado, que normalmente é configurado e desenvolvido sob demanda em um datacenter, de forma tal que ambientes públicos e privados atuam de maneira independente e interagem quando for necessário. Assim sendo, dados sensíveis (que necessitam segurança ou maior privacidade) ficam hospedados em ambiente privado, e dados e sistemas que precisam ter informações disponibilizadas para usuários, como um aplicativo móvel, por exemplo, são hospedados em ambiente público. A principal vantagem da nuvem híbrida é poder manter dados sensíveis seguros, evitando a exposição de todos os sistemas ou dados da organização ao público. Assim sendo, a afirmativa de que "as empresas de comércio na Internet podem disponibilizar suas aplicações na nuvem, como, por exemplo, na plataforma Azure da Microsoft" está correta, assim como também é correto afirmar que "as organizações podem fazer migrar suas aplicações de email para a nuvem", já que é possível utilizar provedores de e-mail na Internet e usar seus recursos de forma online. Como comentado acima, o ambiente de uma nuvem híbrida pode ser configurado e desenvolvido sob demanda, já que trata-se de um recurso escalável: escalabilidade pode ser definida como a capacidade com que um sistema – ou uma rede ou até mesmo um processo – tem de interagir com uma quantidade cada vez maior de tarefas, mantendo a eficiência, ainda que haja mais tarefas e que elas sejam mais complexas. Considera-se escalável o sistema que permite melhorar o desempenho a partir da instalação de equipamentos e recursos. No entanto, no uso de nuvens híbridas, não há qualquer impedimento referente à segurança de acesso às redes privativas, tenham estas qualquer tipo de desempenho.

    alfacon.

  • ERRADO.

    Esse finalzinho me deixou com cara de reticências e pontos de interrogação.

  • O ambiente de uma nuvem híbrida pode ser configurado e desenvolvido sob demanda, já que trata-se de um recurso escalável.

    Escalabilidade pode ser definida como a capacidade com que um sistema – ou uma rede ou até mesmo um processo – tem de interagir com uma quantidade cada vez maior de tarefas, mantendo a eficiência, ainda que haja mais tarefas e que elas sejam mais complexas.

    Considera-se escalável o sistema que permite melhorar o desempenho a partir da instalação de equipamentos e recursos.

    No entanto, no uso de nuvens híbridas, não há qualquer impedimento referente à segurança de acesso às redes privativas, tenham estas qualquer tipo de desempenho.

  • Esse final foi escrito de um jeito que PQP viu

  • 1º)Atualmente, as empresas de comércio na Internet podem disponibilizar suas aplicações na nuvem, como, por exemplo, na plataforma Azure da Microsoft; Trecho correto.

    Azure:

    O Microsoft Azure é uma plataforma destinada à execução de aplicativos e serviços, baseada nos conceitos da computação em nuvem.

    2º) da mesma forma, as organizações podem fazer migrar suas aplicações de email para a nuvem. Trecho correto.

    3º)Essas nuvens oferecem ambientes de computação e armazenamento escaláveis. Trecho correto.

    Escaláveis: Que tem condições para crescer de forma uniforme ou para suportar um aumento de carga.

    4º)mas, por questões afetas à segurança, impedem o acesso implícito às suas redes privativas de alto desempenho.

    Trecho errado.

    Essas nuvens não impedem o acesso implícito às suas redes privativas de alto desempenho.

    Concluindo:

    A questão esta errada, pois essas nuvens não impedem o acesso implícito às suas redes privativas de alto desempenho.

    Jones2019

  • O difícil PRA MIM foi interpretar a questão. EU achei mal escrita, enfim... seguimos.

  • Pra mim, o erro está nessa parte:

    impedem o acesso implícito às suas redes privativas de alto desempenho.

    Se você quiser um desempenho maior, poderá ter, desembolsando mais cash $$$$

  • Não sei em que lugar está mal escrita a questão. Ela só é grande, por isso para não confundir, divida em partes.

    "Atualmente, as empresas de comércio na Internet podem disponibilizar suas aplicações na nuvem, como, por exemplo, na plataforma Azure da Microsoft;" Certo: Azure é uma plataforma de nuvem que pode ser disponibilizadas para pessoas, assim como sky drive, google drive, etc. A diferença é que o Azure é PaaS, mas não foi isso que a questão pediu então sigamos.

    "da mesma forma, as organizações podem fazer migrar suas aplicações de email para a nuvem." Correto! Se eu posso até desenvolver um aplicativo, quem dirá migrar aplicação de email lá.

    "Essas nuvens oferecem ambientes de computação e armazenamento escaláveis." Correto! Basicamente está descrevendo uma das característica da nuvem, que é a elasticidade. Se eu quero 10gb tem. Se eu quero 20gb tem também. E 30? Opa tem sim. Ó que exemplo de arquitetura escalável

    "mas, por questões afetas à segurança, impedem o acesso implícito às suas redes privativas de alto desempenho." Errado! Aqui azedeou.. Não faz sentido impedir, isso só faria o provedor da nuvem perder de lucrar sem motivo algum. Tirando que essa frase foi meramente fontes: Vozes da cabeça do Cespe

  • Se esta impedir o acesso implícito a sua nuvem privada, quem serão os usuários, os externos? Acredito que o foco de uma nuvem/rede privada é o acesso implícito ( interno / não exposto/ confidencial) e nunca ao contrário.

    Gaba: ERRADO.

  • Julgue o próximo item, a respeito de computação na nuvem, sistemas de informações e teoria da informação.

    Atualmente, as empresas de comércio na Internet podem disponibilizar suas aplicações na nuvem, como, por exemplo, na plataforma Azure da Microsoft; da mesma forma, as organizações podem fazer migrar suas aplicações de email para a nuvem. Essas nuvens oferecem ambientes de computação e armazenamento escaláveis, mas, por questões afetas à segurança, impedem o acesso implícito às suas redes privativas de alto desempenho.

    gab e ! nuvens são super seguras.

  • ERRADO

    Essas nuvens realmente oferecem ambientes escaláveis de computação e armazenamento, assim como permitem o acesso implícito às redes privativas de alto desempenho.

    O que seria uma rede privativa de alto desempenho? Grandes provedores de serviços online (Ex: Microsoft, Google, Amazon) possuem Centros de Dados (Data Centers) espalhados por todo planeta. Eles precisam se comunicar de uma maneira extremamente rápida para oferecer o melhor serviço possível (você faz buscas ou acessa seu e-mail quase que instantaneamente, não é?). Para atingir essa velocidade, esses provedores evitam ao máximo utilizar a infraestrutura da internet para comunicação, porque essa infraestrutura é compartilhada por todos nós – usuários.

    Eles, portanto, possuem uma infraestrutura própria bastante próxima dos provedores de serviços principais que formam a internet (backbone). Essa infraestrutura própria que se comunica diretamente com provedores de serviço é chamada de rede privativa de alto desempenho. Por que? Porque ela permite, por exemplo, que o Google ofereça resultados de busca e acesso a e-mail quase instantaneamente, como se seus centros de dados estivessem rodando dentro do computador de cada usuário. Logo, essas nuvens oferecem – sim – acesso implícito a redes de alto desempenho.

    Fonte: Estratégia

  • Comentários do prof. Diego do Estratégia (@professordiegocarvalho):

    Questão retirada literalmente do livro de Redes de Computadores do Kurose e Ross. Azure é uma plataforma de computação na nuvem da Microsoft, que disponibiliza serviços para ajudar a organização a enfrentar seus desafios de negócios – é a liberdade de criar, gerenciar e implantar aplicativos em uma enorme rede global usando suas ferramentas estruturas favoritas. Essas nuvens realmente oferecem ambientes escaláveis de computação e armazenamento, assim como permitem o acesso implícito às redes privativas de alto desempenho. E o que seria uma rede privativa de alto desempenho? Grandes provedores de serviços online (Ex: Microsoft, Google, Amazon) possuem Centros de Dados (Data Centers) espalhados por todo planeta. Eles precisam se comunicar de uma maneira extremamente rápida para oferecer o melhor serviço possível (você faz buscas ou acessa seu e-mail quase que instantaneamente, não é?). Para atingir essa velocidade, esses provedores evitam ao máximo utilizar a infraestrutura da internet para comunicação, porque essa infraestrutura é compartilhada por todos nós – usuários. Eles, portanto, possuem uma infraestrutura própria bastante próxima dos provedores de serviços principais que formam a internet (backbone). Essa infraestrutura própria que se comunica diretamente com provedores de serviço é chamada de rede privativa de alto desempenho. Por que? Porque ela permite, por exemplo, que o Google ofereça resultados de busca e acesso a e-mail quase instantaneamente, como se seus centros de dados estivessem rodando dentro do computador de cada usuário. Logo, essas nuvens oferecem – sim – acesso implícito a redes de alto desempenho.

    Gabarito: Errado

  • Gabarito: ERRADO. O acesso implícito aos recursos de alto desempenho de um provedor de nuvem simplesmente DEVE ocorrer; por questões de segurança não é permitido o acesso direto a estes recursos pelo usuário.