SóProvas


ID
2799187
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

A respeito de sistemas operacionais e de aplicativos de edição de textos e planilhas, julgue o item a seguir.


A técnica de swapping consiste em transferir temporariamente um processo da memória para o disco do computador e depois carregá-lo novamente em memória.

Alternativas
Comentários
  • Lembrando que esse processo também se da como swapping-In e swapping-Out

  • GABARITO: CERTO

     

    Swapping: Transferir temporariamente um processo da memória para o disco e depois do disco para a memória. É uma forma temporária de estender a quantidade de memória para aplicativos em execução.

     

    Alô você ! (Pode marcar Útil se curtiu =)

  • Conceito de Swapping: Transferir temporariamente um processo da memória para o disco e depois do disco para a memória

    Diga para não esquecer: SwapPING = PING-PONG = "VAI e VOLTA"

  • GABARITO: CERTO

    DEFINIÇÃO: Swapping (do inglês trocar, transferir ou permutar) é uma técnica aplicada à gerência de memória que visa dar maior taxa de utilização à memória principal, melhorando seu compartilhamento. Visa também resolver o problema da falta de memória principal num sistema.

    FUNCIONAMENTO:

     

    1 – O programa precisa ser alocado e não existe espaço na Memória Principal;

    2 -  O Sistema Operacional escolhe entre os processos alocados (sem previsão de utilização da CPU nos próximos instantes) e o descarrega em uma área do disco denominada de arquivo de swap (aqui ocorre o swap out);

    3 – O programa, que precisava ser executado, ocupa o espaço deixado pelo que saiu;

    4 – ... e assim sucessivamente ...;

    5 – Vai trabalhando assim até que os processos vão terminando;

    6 – Depois, o processo que foi alocado para permitir a execução volta (é reintroduzido) para uma área livre da Memória Principal, ocorrendo o swap in.

    DESVANTAGENS: O problema dessa técnica é que pode provocar um número excessivo de acesso à memória secundária (disco), levando o sistema a uma queda de desempenho. 

  • Memória principal -> Disco = Swap out

    Disco -> Memória principal = Swap in

  • Este tipo de processo ocorre comumente quando o computador tem pouca memória RAM disponível para ser utilizada. O processo funciona da seguinte maneira, quando está se abrindo diversos programas ao mesmo tempo, vai se preenchendo a memória RAM dele, quando ele chega ao máximo, ele joga parte dos processos menos utilizados para o HD do computador, liberando assim mais memória. Por este motivo que antigamente dava a famosa tela azul quando muitos processos eram executados ao mesmo tempo, isso é nada mais nada menos que o estouro de memória RAM.

  • GABARITO CERTO.

    ---- > Swapping consiste em transferir temporariamente um processo da memória para o disco do computador e depois carregá-lo novamente em memória. [Q933060]

    >Swapp out: Da memória para o disco.

    >swapp in: quando ele é carregado novamente na memória principal.

  • Famosa Técnica PING PONG (SWAPPING)

    Swapp out (transferir da memória —> para o disco) = PING (ida)

    Swapp in (transferir do disco —> para a memória) = PONG (volta)

  • Prezados,

    Swapping significa justamente mudar de um lugar para o outro. Em se tratando de sistemas operacionais, principalmente no Linux, a área de swap significa uma área do disco em que serão armazenados dados da memória RAM quando esta não tiver mais espaço.

    Portanto a questão está correta.


    Gabarito do Professor: CERTO.
  • CERTO

    Swapping: técnica aplicada à gerência de memória, onde o sistema escolhe um programa residente que é levado da memória para o disco (swap out), retornando posteriormente para a memória principal como se nada tivesse ocorrido. Quando o programa tiver que ser executado novamente, então ele é novamente carregado para a memória principal (swap in).

  • Gabarito: Certo

    Swapping: Transfere temporariamente um processo da memória para o disco e depois do disco para a memória.

  • Usa o disco (HD) como memória temporária! Recurso muito usado em computadores que possuem pouca memória RAM. Hoje em dia, só o S.O Windows leva uns 2GB de memória e o chrome mais 2GB. :)

  • A respeito de sistemas operacionais e de aplicativos de edição de textos e planilhas, julgue o item a seguir. 

    A técnica de swapping consiste em transferir temporariamente um processo da memória para o disco do computador e depois carregá-lo novamente em memória.

     

    A CPU só executa programas se eles estiverem na memória principal, a gerência de memória procura manter nesta memória o maior número possível de processos residentes, para maximizar o compartilhamento do processador e demais recursos computacionais. Mesmo que não haja espaço livre, o sistema deve permitir que novos processos sejam aceitos e executados, o que é possível através de swapping, ou seja, a transferência de processos residentes na memória principal para a memória secundária. O sistema também deverá permitir a execução de programas que sejam maiores que a memória física disponível, implementando técnicas através de overlay e memória virtual. 

    Assim sendo, O ITEM ESTÁ CERTO.

    TECCONCURSOS

  • O inglês salvando uma questão.

  • CERTA

    MAIS UMA DO ASSUNTO:

    Quadrix - 2018 - CRO-MT - Assistente Administrativo - Técnico em Informática - A memória virtual é um tipo de estratégia de troca de processos que consiste em trazer, por completo, o processo para a memória, executá-lo durante um determinado tempo e, então, devolvê-lo ao disco. (ERRADA) É O SWAPPING.

    1. MEMÓRIA VIRTUAL É MEMÓRIA DE APOIO, OU MEMÓRIA COMPLEMENTAR. USADA, GERALMENTE, QUANDO A MEMÓRIA RAM ESTÁ SOBRECARREGADA. É UM DOS ÚLTIMOS RECURSOS.
    2. swapping é uma técnica criada na tentativa de melhorar o problema da insuficiência de memória durante a execução de alguns processos em ambientes multiprogramados. Essa técnica consiste em transferir automaticamente todo o processo da memoria principal para o disco (swap out) e vice-versa.
  • ASSERTIVA CORRETA!

    Complementando;

    Também conhecido como área de troca ou memória virtual, a Swap é uma técnica empregada para tentar contornar a falta de memória RAM do computador. Deste modo quando a memória RAM está sobrecarregada são retirados os dados menos utilizados dela e colocados na área temporária dentro do HD utilizando o mesmo formato que estava na memória RAM para facilitar o trânsito de um dispositivo para outro.

    Conforme foi liberado o espaço da memória RAM os dados que estão na memória virtual são trazidos de volto para a memória RAM.