SóProvas


ID
2799190
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Acerca de redes de computadores e segurança, julgue o item que segue.


Uma das partes de um vírus de computador é o mecanismo de infecção, que determina quando a carga útil do vírus será ativada no dispositivo infectado.

Alternativas
Comentários
  • Outro vírus ativado em um momento especifico seria o "Sexta feira 13". Passível de recurso.

  • Discordo dos comentários dos colegas, ao meu ver o mecanismo de infecção determina como o vírus se replicará, sem relação com ativação da carga útil.
  • Errado. O virus não é auto replicavel. 

  • Gabarito - Errado.

    Uma das principais características para identificar um vírus é a necessidade da ação humana (executando um arquivo comprometido com vírus por exemplo).

     

  • Em resposta ao ótimo comentário de João Pedro, não vejo motivos para anular, tampouco mudar gabarito, pois a questão trata o mecanismo com regra, como se todos os vírus fosse dessa forma.

  • Bem, minha forma de ver a questão:

     

    Uma das partes de um vírus de computador é o mecanismo de infecção, que determina quando a carga útil do vírus será ativada no dispositivo infectado.

    Interpretei aqui que a determinação não seria de quando e sim por onde............Ex: espeto um ped drive infectado..........abrir arquivo anexo em email

  • Exatamente João Pedro...time bomb é um tipo de vírus que tem um momento certo pra "atacar".

  • "João Pedro"  está certoO ...

  • Gente, parece muito que não há problemas com o gabarito e que o comentário de "Mathemátik Math" está certo:

    "Em resposta ao ótimo comentário de João Pedro, não vejo motivos para anular, tampouco mudar gabarito, pois a questão trata o mecanismo como regra, como se todos os vírus fossem dessa forma."

    Ou seja, ainda que haja vírus como os citados pelos colegas, "Time bomb" ou "bomba lógica", nos quais o mecanismo de infecção determina quando a carga útil do vírus será ativada no dispositivo infectado, isso não quer dizer que a resposta seja "Certo", pois a questão trata o mecanismo de tais vírus como uma regra que não admite exceção, como se todos os vírus fossem dessa forma. Na verdade, até onde sei, a maioria dos vírus não se autoreplicam, ou seja, são diferentes dos vírus que foram expostos na assertiva da questão. Portanto, gabarito "Errado".


  • Ficou certo ou não? o time bomb não seria o que a questão mencionou?

  • bom, na minha "leiguice", imagino que para um vírus ser ativado ele necessita da uma ação humana. Logo, não existiria, segundo esse entendimento, algum tipo de vírus programado para ser ativado em determinada hora. Mas Informática é uma disciplina de conteúdo infinito.

  • Bom dia,

    Atentem que mecanismo de infecção é diferente de ativação. A infecção, por exemplo, pode ser realizada apenas pela cópia automática do vírus para outros arquivos executáveis e pronto. Uma infecção, neste caso, a simples cópia, não significa que o código danoso do vírus foi ativo, pois são componentes diferentes.

  • Um Vírus necessita de um arquivo como hospdeiro e que esse arquivo seja executado para o vírus poder agir, diferente disso o vírus não surte efeito.

  • GABARITO ERRADO:

    POIS A MAIORIA DOS VÍRUS NÃO SÃO DETERMINADOS POR UMA CARGA ÚTIL DE UM DISPOSITIVO.

  •  

    O Worm se alastra sozinho, enquanto o VÍRUS Anexa-se ao arquivo e necessita que o usuário ou sistema realize algum tipo de transporte deste arquivo para disseminá-lo.

     

    VÍRUS: não é autorreplicante, depende de um hospedeiro.

     

    WORM: autorreplicante, não depende de um hospedeiro.

     

     

     VÍRUS -     É um programa (ou parte de um programa) de computador, normalmente com intenções prejudiciais, que insere cópias de si mesmo em outros programas e/ou arquivos de um computador, se tornando parte destes.

     

    WORM  -     É um programa capaz de se propagar automaticamente através de várias estruturas de redes (como e-mail, web, bate-papo, compartilhamento de arquivos em redes locais etc.), enviando cópias de si mesmo de computador para computador.

     

     

  • "Uma das partes de um vírus de computador é o mecanismo de infecção (meio que o vírus infecta o dispositivo), que determina COMO a carga útil do vírus será ativada no dispositivo infectado."




    Gabarito ERRADO.

  • Luiz Antonio, disse tudo ,


    Regra geral o virus necessita da execução da aplicação onde está hospedado.

  • "Carga útil" é o que o vírus faz, além de se espalhar, e pode envolver algum dano ou até mesmo uma atividade benigna, mas notável.

     

    O termo "Mecanismo de infecção" corresponde aos meios pelos quais um vírus se espalha ou se propaga, habilitando-o a se reproduzir, e também é chamado de vetor de infecção.

     

    O evento ou condição que determina quando a carga útil é ativada ou entregue, também conhecido como bomba lógica é conhecido como "mecanismo de ativação".

     

    Assim sendo, O ITEM ESTÁ ERRADO.


    Fonte: TEC

  • Generalizou, então, como regra, é no momento da execução.

  • O vírus de computador é um código malicioso que infecta outros arquivos quando é executado.
    O mecanismo de infecção do vírus permanece inerte enquanto o arquivo infectado não for executado. Ao ser executado, o código malicioso é transferido para outro arquivo, propagando a infecção.

    Gabarito: ERRADO.


  • A ativação do vírus é feita pelo usuário.
  • Conforme certas fontes confiáveis e alguns comentários muito bem fundamentados, a questão encontra-se ERRADA. Pórém, o gabarito está como CERTO. INDIQUEM PARA COMENTÁRIO!!

  • A banca manteve o gabarito E

  • A questão trata na verdade do Mecanismo de Ativação

    GAB: (Errado)


    MECANISMO DE INFECÇÃO.

    Meios ou formas pelas quais um vírus se propaga, habilitando-o a se reproduzir. É também conhecido como Vetor de Infecção.


    MECANISMO DE ATIVAÇÃO

    Evento ou condição que determina quando a carga útil é ativada ou entregue. Às vezes, é conhecido como Bomba Lógica. 


    CARGA ÚTIL 

    O que o vírus faz, além de se espalhar. A carga útil pode envolver algum dano ou atividade benigna, porém notável. 


    FONTE: ESTRATÉGIA CONCURSOS...

  • Eu entendi nessa questão que no vírus existem várias partes, entre elas, o mecanismo de infecção e o mecanismo de execução do vírus (o modo de como ela vai ser ativado), o que irá determinar sua ativação (ou execução) será o mecanismo de execução, pois assim que o mecanismo de execução iniciar será ativado o mecanismo de infecção. Portanto, não será o mecanismo de infecção do vírus que irá determinar sua ativação.


  • indo cada vez mais longe,logo vão ser cobrado vírus alienígenas.

  • Mecanismo de Infecção é a forma de como é infectado. Através de e-mail, rede, PenDrive,....

    Que não tem ligação direta de quando o vírus será ativado.


    O equipamento pode estar contaminado, mas o vírus pode não estar ativo.

    Na defnição de vírus ele precisa de uma ação, de ser executado para ser ativado.


    Então mecanismo de infecção e e quando ele será ativivado, não tem uma ligação direta.

  • Com a apostila na mão, também sou Nishimura. 

  • utor: Fernando Nishimura, Professor de Informática, de Noções de Informática O vírus de computador é um código malicioso que infecta outros arquivos quando é executado.

    O mecanismo de infecção do vírus permanece inerte enquanto o arquivo infectado não for executado. Ao ser executado, o código malicioso é transferido para outro arquivo, propagando a infecção.


    Gabarito: ERRADO.

  • Errado


    O vírus de computador é um código malicioso que infecta outros arquivos quando é executado.

    O mecanismo de infecção do vírus permanece inerte enquanto o arquivo infectado não for executado. Ao ser executado, o código malicioso é transferido para outro arquivo, propagando a infecção.

  • Worm - Autorreplicante.

    Uma das principais características para identificar um vírus é a necessidade da ação humana.

    Gabarito - Errado.

  • Muitos estão dizendo que o gabarito está incorreto. Porém, lendo direitinho, vemos que não:

    "(1) Uma das partes de um vírus de computador é o mecanismo de infecção, (2) que determina quando a carga útil do vírus será ativada no dispositivo infectado."

    (1) Está correto. Uma das partes dos vírus de PC é o seu mecanismo de INFECÇÃO, sendo esse inalterável: sempre vai precisar de um programa hospedeiro e sempre vai ser iniciado pela ação do usuário;

    (2) Está incorreto. Não é o mecanismo de INFECÇÃO que determina quando a carga útil será ativada, é a ação do usuário. Muitos falaram no vírus timebomb como exemplo de um vírus que só se ativa no tempo determinado pelo seu criador. Mas não é assim: o timebomb é ativado pelo usuário, porém sua programação faz com que ele comece a afetar a máquina apenas depois. Ou seja, sua infecção e ativação foram as mesmas: hospedeiro + ação do usuário, porém seus EFEITOS é que são tardios.


    GAB. E.

  • Julio, amigo, Worm não é vírus, mas, sim, um Malware.

    Meu entendimento: questão passível de anulação.

    Motivos: em parte, a questão está errada, pois, em regra, os vírus só são ativados com a execução do usuário e não automaticamente. ENTRETANTO, temos vírus como o timebomb, o qual fica esperando que o hacker o ative, logo, tem vírus que não precisam necessariamente da ação do usuário (exceção).


    Abraço.

  • TEM QUE SABER QUAIS AS PARTES DO VÍRUS?? QUASE CITOLOGIA ISSO...PQP

  • Em 11/01/19 às 23:08, você respondeu a opção C. Você errou!


    Em 13/12/18 às 02:54, você respondeu a opção C. Você errou!


    Em 02/11/18 às 20:38, você respondeu a opção C. Você errou!



    E na próxima vez vou errar também...


    "EM BRANCO" pra que te quero....

  • Sorte que PRF não cobra mt informática pq pqp...o bancazinha do inferno nessa matéria.

  • nossa vai se ferra com essa frase ,as x algo simples conseguem fod** a questao.Passa em concurso publico hj em dia nao quem é inteligente e estudou,mas sim quem é bom nessas merdas de pegadinhas,que nao medem conhecimento nenhum da materia.Isso é so pra filtrar candidatos dos que tem sorte e os que nao tem

  • Depende da ação do usuário que determina quando a carga útil do vírus será ativada no dispositivo infectado.




  • ERRADO

    Uma das partes de um vírus de computador é o mecanismo de ativação, que determina quando a carga útil do vírus será ativada no dispositivo infectado.

  • Essa dica do colega Luiz é a melhor:


    pra acertar no cesp: quando vc achar que a que vc vai escolher é a certa na verdade é a errada...


    eu faço isso e sempre acerto! impressionante

  • Errado.

    Quem determina quando a carga útil do vírus será ativada no dispositivo infectado é o "jumento" que resolve clicar em um e-mail suspeito, por exemplo... 

    rsrsrs

  • Um vírus é composto basicamente de três partes: um mecanismo de infecção, um mecanismo de ativação e uma carga útil.

    Mecanismo de infecção: Meios ou formas pelas quais um vírus se propaga, habilitando-o a se reproduzir. É também conhecido como Vetor de Infecção.

    Mecanismo de ativação: Evento ou condição que determina quando a carga útil é ativada ou entregue. Às vezes, é conhecido como Bomba Lógica.

    Carga Útil: O que o vírus faz, além de se espalhar. A carga útil pode envolver algum dano ou atividade benigna, porém notável.

    Fonte: aula professor Diego Carvalho e Renato Conta, Estratégia Concursos

  • Errado.

    Infecção: porta de entrada para os malwares.

    Questão para ajudar.

    Ano: 2018 Banca:  Órgão:  Prova: 

    Julgue o próximo item, a respeito de proteção e segurança, e noções de vírus, worms e pragas virtuais.

    A infecção de um sistema por códigos maliciosos pode ocorrer por meio da execução de arquivos infectados obtidos de anexos de mensagens eletrônicas, de mídias removíveis, de páginas webcomprometidas, de redes sociais ou diretamente de outros equipamentos.

    Certo.

  • Mecanismo de Infecção (entenda-se qual é o hospedeiro ?): regra geral será um arquivo ou programa, local em que o vírus ficará quietinho só esperando alguém executar ou abrir o arquivo ou programa.

    Mecanismo de Ativação: é a ação que espalha o vírus, ou seja, é quando você executa ou abri um arquivo ou programa.

    Carga útil: é o que o vírus faz. Normalmente é um dano, mas pode ser uma atividade benigna, como por exemplo, abrir uma foto.

    Professor: Leandro C. da Costa

  • Nem todo programa é um virus.........mas todo virus é um programa rsrsrsrsr aimmmmmmmmmm informática é um pesadelo kkkkkkkkk

  • "Uma das partes de um vírus de computador é o mecanismo de infecção, que determina quando a carga útil do vírus será ativada no dispositivo infectado."

    Resumindo: Os vírus apresentam em "seu corpo" uma coisa chamada "assinatura de vírus". Esta parte do vírus não é alterada e nela apresenta o que o vírus ira realizar em seu computador, o que ira afetar etc. Nessa questão, ela informa que dentro da assinatura apresenta quando o vírus sera ativado, mas na realidade, o vírus só sera ativado caso ele seja executado, caso contrário, ele nunca sera ativado.

  • GABARITO: ERRADO

     

    Uma das partes de um vírus de computador é o mecanismo de infecção, que determina quando a carga útil do vírus será ativada no dispositivo infectado.

     

    Quem determina quando a carga útil do vírus será ativada é você. Em tese, você pode baixar um vírus e o mesmo nunca contaminar seu dispositivo, a não ser que você execute o arquivo.

     

    Alô você ! (Pode marcar Útil se curtiu =)

  • Composição de um vírus:

    1) Mecanismo de Infecção- meios e formas pelas quais o vírus de propaga

    2) Mecanismo de Ativação- evento que determina quando a carga útil é entregue;

    3) Carga útil- o que o vírus faz, além de se espalhar;

    Fonte: Estratégia

  • ERRADO.

    Precisa da ação do usuário para executar o arquivo com vírus. Ele não executa sozinho

  • GABARITO: E

    Composição de um vírus

    MECANISMO DE INFECÇÃO: Meios ou formas pelas quais um vírus se propaga, habilitando-o a se reproduzir. É também conhecido como Vetor de Infecção.

    MECANISMO DE ATIVAÇÃO: Evento ou condição que determina quando a carga útil é ativada ou entregue. Às vezes, é conhecido como Bomba Lógica.

    CARGA ÚTIL: O que o vírus faz, além de se espalhar. A carga útil pode envolver algum dano ou atividade benigna, porém notável.

    Fonte: PDF do estratégia concursos

  • Uma das principais características para identificar um vírus é a necessidade da ação humana. Entretanto , existe o vírus SCRIPT que PODE SER  executado sem a interferência do usuário.

    Q965582 - PRF 2019.

  • O vírus não é auto- aplicável!! Precisa-se da ação humana para isso!!
  • Vai meio que uma interpretação de texto aí, mecanismo de infecção determinaria como o computador seria infectado e não como o vírus seria ativado.

  • Gab. Errado

     

    A Cespe alterou o conceito, pois trata-se de MECANISMO DE ATIVAÇÃO e não de infecção, vejamos aos conceitos abaixo:

     

    Composição de um vírus:

     

    1. Mecanismo de Infecção: São os meios e formas pelas quais o vírus se PROPAGA;

     

    2. Mecanismo de Ativação: É o evento que determina quando a carga útil é entregue, ou seja, quando será ativada no dispositivo infectado;

     

    3. Carga Útil: É o que o vírus faz, além de se espelhar.

  • VÍRUS - PROGRAMA MALICIOSO QUE SE PROPAGA EM ARQUIVOS OU PROGRAMA

    INFECTANDO 

    COPIANDO

    ANEXANDO

    HOSPEDANDO

    DEPENDE DA EXECUÇÃO DESTE PARA SE ATIVAR

  • Pra gravar.

    MECANISMO DE INFECÇÃO. (COMO)

    MECANISMO DE ATIVAÇÃO. (QUANDO)

    CARGA ÚTIL. (O QUE)

  • Gab. ERRADO!

    Os vírus precisam ser executados para dar início a contaminação, ou seja, é necessária a ação humana para a infecção.

  • MECANISMO DE INFECÇÃO

    Meios ou formas pelas quais um vírus se propaga, habilitando-o  a se reproduzir. É também conhecido como Vetor de  Infecção. 

    MECANISMO DE ATIVAÇÃO

    Evento ou condição que  determina quando a carga útil é ativada ou entregue. Às vezes, é  conhecido como Bomba Lógica. 

    CARGA ÚTIL

    O que o vírus faz, além de se  espalhar. A carga útil pode envolver algum dano ou atividade benigna, porém  notável. 

    Fonte: Estratégia

  • Júlia Küster, na boa cara, cê acha que alguém vai cair nessa furada? 

  • Para quem não tinha entendido o porquê da questão está errada, assim como eu, e não entendeu o rodeio dos comentários dos demais: O erro se encontra na palavra INFECÇÃO em MECANISMO DE INFECÇÃO. O certo seria utilizar a palavra ATIVAÇÃO, visto que a questão dá o exemplo de MECANISMO DE ATIVAÇÃO.

  • Um vírus é composto basicamente de três partes: um mecanismo de infecção, um mecanismo de ativação e uma carga útil.

    MECANISMO DE INFECÇÃO

    Meios ou formas pelas quais um vírus se propaga, habilitando-o a se reproduzir. É também conhecido como Vetor de

    Infecção.

    MECANISMO DE ATIVAÇÃO

    Evento ou condição que determina quando a carga útil é ativada ou entregue. Às vezes, é conhecido como Bomba Lógica.

    CARGA ÚTIL

    O que o vírus faz, além de se espalhar. A carga útil pode envolver algum dano ou atividade benigna, porém notável.

  • Galera, não acreditem nessa conversa de "se tá explicando é pq é verdadeira e se não explica é falsa" ou "se menospreza é falsa", o nível de cobrança que chegou da disciplina não permite mais essa análise amadora, e a tendência é a dificuldade aumentar. Estudem!

  • COMPOSIÇÃO DE UM VÍRUS:

    Mecanismo de infecção: Meios ou formas pelas quais um vírus se propaga.

    Mecanismo de ativação: Evento ou condição que determina quando a carga útil é ativada ou entregue.

    Carga útil: O que o vírus faz, como dano ou atividade.

  • comentário do Prof.

    O vírus de computador é um código malicioso que infecta outros arquivos quando é executado.

    O mecanismo de infecção do vírus permanece inerte enquanto o arquivo infectado não for executado. Ao ser executado, o código malicioso é transferido para outro arquivo, propagando a infecção.

    Gabarito: ERRADO.

  • DICAS DE INFORMÁTICA (Professor Fernando Nishimura)

    1) Quando a questão explica sobre determinado assunto, geralmente, a assertiva é verdadeira;

    2) Quando a questão impõe algo, geralmente, a assertiva é falsa;

    3) Quando a questão compara duas tecnologias, geralmente, a assertiva é falsa;

    4) Quando a questão "fala mal" "menospreza" determinada tecnologia, geralmente a assertiva é falsa;

    5) Quando a questão enumera itens, se todos os itens pertencem ao mesmo grupo/programa, a assertiva é verdadeira;

    6) Se um dos itens, geralmente o último, não faz parte do grupo/programa, a assertiva é falsa;

    7) Estas palavras indicam uma questão certa: pode(m), permite(m), é possível, pode ser...

    8) Estas palavras indicam uma questão errada: automaticamente, deve. deve-se, só, somente, não permite, não sendo possível, sempre, é necessário, necessariamente.

  • Composição de um vírus

    - Mecanismo de infecção: meios ou formas pelas quais um vírus se propaga.

     

    - Mecanismo de ativação: evento ou condição que determina quando a carga útil é ativada ou entregue.

     

    - Carga útil: o que o vírus faz, além de se espalhar. Pode envolver algum dano ou atividade benigna, porém notável.

     

    Fonte: Estratégia.

  • Um vírus é composto basicamente de três partes: um mecanismo de infecção, um mecanismo de ativação e uma carga útil. 

    MECANISMO DE INFECÇÃO - Meios ou formas pelas quais um vírus se propaga, habilitando-o a se reproduzir. É também conhecido como Vetor de Infecção. 

    MECANISMO DE ATIVAÇÃO - Evento ou condição que determina quando a carga útil é ativada ou entregue. Às vezes, é conhecido como Bomba Lógica. 

    CARGA ÚTIL - O que o vírus faz, além de se espalhar. A carga útil pode envolver algum dano ou atividade benigna, porém notável. 

      

  • Gente, não confundamos as coisas.

    O item está errado pq afirma que o vírus tem o poder de decidir quando vai infectar seu hospedeiro sendo que isto não é verdade.

    Na realidade o vírus fica parado na sua máquina, armazenado em alguma pasta por exemplo. Quando vc clica duas vezes nele ou aperta em executar, aí sim ele ativará sua infecção agindo no seu computador. Ou seja, o vírus não decide e sim a própria ação humana da pessoa, que, por falta de precaução, executa um programa cuja procedência desconhece.

  • O arquivo de virus, por si só, e inerte. ele precisa de um imput do usuário para execução de seus efeitos.

  • Questão recorrente!

  • O vírus é composto por 3 etapas: MECANISMO DE INFECÇÃO, MECANISMO DE ATIVAÇÃO E CARGA ÚTIL;

    MECANISMO DE INFECÇÃO, são os meios que ele se propaga, habilitando-o a se reproduzir;

    MECANISMO DE ATIVAÇÃO, é o evento que determina quando a carga útil vai ser ativada;

    CARGA ÚTIL, é o que o vírus realmente faz.

    A questão citou o mecanismo de infecção mas mencionou a função do mecanismo de ativação, portando GABARITO ERRADO

  • Na verdade é o mecanismo de ATIVAÇÃO.

    fonte: estratégia concursos

  • O que determina QUANDO a carga útil do vírus SERÁ ATIVADA no dispositivo infectado é a EXECUÇÃO do arquivo pelo USUÁRIO.

    Principal característica dos vírus, e o que os diferencia dos Worms.

    Vírus necessita da execução do usuário para ativar sua carga de infecção .

    Afirmativa INCORRETA

  • Mecanismo de infecção = Meio de propagação;

    Mecanismo de ativação = Meio de ativação;

    Carga útil = o que o vírus faz.

  • Um vírus é composto por três partes:

    - MECANISMO DE INFECÇÃO: meios ou formas pelas quais o vírus se propaga

    - MECANISMO DE ATIVAÇÃO: quando a carga útil é ativada ou entregue

    - CARGA ÚTIL: o que o vírus faz – dano ou atividade benigna

    Gabarito: Errado.

  • É impressionante como alguns comentários se referem a tópicos distantes do objeto solicitado pelo examinador. Pessoal, façam seus estudos sem atrapalhar o próximo. Grato.

  • O vírus de computador é um código malicioso que infecta outros arquivos quando é executado.

    O mecanismo de infecção do vírus permanece inerte enquanto o arquivo infectado não for executado. Ao ser executado, o código malicioso é transferido para outro arquivo, propagando a infecção.

    ERRADO

  • O vírus de divide em duas partes

    ▀ Mecanismo de infecção e correspondente aos meios pelos quais um vírus se espalha ou se propaga.

    ▀Carga útil é o que o vírus faz, também conhecido como bomba relógio, e o mecanismo de ativação quando a carga útil é ativada.

    O Examinador apenas inverteu a ordem.....

    #simples e direto ao ponto#.

  • Errado! o mecanismo descrito é o de ativação e não o de infecção!

    Vai no nishimura que vc vai fazer muitos concursos! Na verdade, vc vai fazer concurso pro resto da vida!

  • Em regra é necessária a ação humana, ou seja, para o vírus começar a agir ele precisa ser ativado. Ativado como? Clique, execução e tals. Não esqueça que existem exceções ( time bomb).

  • Gabarito: Errado

    Vírus

    →Causar danos

    Depende da ação do usuário

    →Infecta outros arquivos

    →Entra no sistema operacional

  • COMPOSIÇÃO DO VÍRUS:

    Uma das partes de um vírus de computador é o mecanismo DE ATIVAÇÃO, que determina quando a carga útil do vírus será ativada no dispositivo infectado.

    Fonte: Material do Estratégia

  • Um vírus é composto basicamente de três partes:

    1-um mecanismo de infecção,

    2-um mecanismo de ativação e

    3-uma carga útil.

    1) Mecanismo de infecção: Meios ou formas pelas quais um vírus se propaga, habilitando-o a se reproduzir. É também conhecido como Vetor de Infecção.

    2) Mecanismo de ativação: Evento ou condição que determina quando a carga útil é ativada ou entregue. Às vezes, é conhecido como Bomba Lógica.

    3) Carga útil: O que o vírus faz, além de se espalhar. A carga útil pode envolver algum dano ou atividade benigna, porém notável.

    fonte: Estrategia

    A questão está errada, pois trocou Mecanismo de ativação por Mecanismo de infecção.

  • E

    Depende da ação do usuário para que o vírus comece a agir.

  • Gabarito: Errado

    Comentário: O vírus pode ser divido em 3 partes:

    * mecanismo de infecção ou vetor – meios pelos quais o vírus se propaga;

    * mecanismo de ativação – Evento ou condição que determina a liberação da carga útil e carga útil em si – o código malicioso que definirá a ação do vírus

    * Carga útil: O que o vírus faz, além de se espalhar. A carga útil pode envolver algum dano ou atividade benigna, porém notável.

    A questão descreve o mecanismo de ativação

  • a questão esta correta sim, porque exitem varios formas de comportamento depois do viros ativo então cespe para de limitar os HACKERES

  • "Carga útil" é o que o vírus faz, além de se espalhar, e pode envolver algum dano ou até mesmo uma atividade benigna, mas notável.

     

    O termo "Mecanismo de infecção" corresponde aos meios pelos quais um vírus se espalha ou se propaga, habilitando-o a se reproduzir, e também é chamado de vetor de infecção.

     

    O evento ou condição que determina quando a carga útil é ativada ou entregue, também conhecido como bomba lógica é conhecido como "mecanismo de ativação".

     

    Assim sendo, O ITEM ESTÁ ERRADO.

    Fonte: TEC

  • Minha contribuição.

    Composição de um vírus:

    Mecanismo de infecção => Meios ou formas pelas quais um vírus se propaga, habilitando-o a se reproduzir. É também conhecido como vetor de infecção.

    Mecanismo de ativação => Evento ou condição que determina quando a carga útil é ativada ou entregue. Às vezes, é conhecido como bomba lógica.

    Carga útil => O que o vírus faz além de se espalhar. A carga útil pode envolver algum dano ou atividade benigna, porém notável.

    Fonte: Estratégia

    Abraço!!!

  • O correto seria dizer que uma das partes do mecanismo de ATIVAÇÃO é que determina quando a carga será ativada!

  • Vírus NÃO é autoexecutável e contamina arquivos.

    Worm é autoexecutável e contamina máquinas.

  • A própria questão já deixa uma dica (ATIVADA).. O MECANISMO É O DE ATIVAÇÃO E NÃO O DE INFECÇÃO!

    Mecanismo de infecção corresponde aos meios pelos quais um vírus se espalha ou se propaga, habilitando-o a se reproduzir, e também é chamado de vetor de infecção.

    carga útil se refere ao componente de um vírus de computador que executa uma atividade maliciosa.

    Além disso, quando os pacotes de dados são enviados através da Internet, cada uma das unidades será transmitida, incluindo tanto a informação do cabeçalho como a carga útil.

    Uma das partes de um vírus de computador é o mecanismo DE ATIVAÇÃO, que determina quando a carga útil do vírus será ativada no dispositivo infectado.

  • uai, só eu achei que a questão tbm poderia estar certa?

  • Ativação! Infecção Não.

  • GABARITO: ERRADO

    O vírus é composto basicamente de três partes:

    > Infecção - são os meios ou as formas pelas quais um vírus se propaga, habilitando-o a se reproduzir.

    > Ativação - é o evento ou condição que determina quando a carga útil é ativada ou entregue.

    > Carga útil - é o que o vírus faz, além de se espalhar. A carga útil pode envolver algum dano ou atividade benigna.

    Não pare até que tenha terminado aquilo que começou. - Baltasar Gracián.

    -Tu não pode desistir.

  • Um vírus tem 3 partes.

    Mecanismo de infecção, mecanismo de ativação e carga útil.

    a questao se refere ao mecanismo de ativação.

  • Prestem atenção:

    Vírus NUNCA é autoexecutável.

    Depende da ação humana para ser "rodado" na máquinta.

    Quando a questão disse: "...mecanismo de infecção, que determina quando a carga útil do vírus será ativada...", significa que o próprio vírus detém um mecanismo de infecção que irá decidir QUANDO o vírus será ativado, ou seja, autoexecutável.

  • Um vírus tem 3 partes: Mecanismo de infecção, mecanismo de ativação e carga útil.

    Mecanismo de infecção:corresponde aos meios pelos quais um vírus se espalha ou se propaga, habilitando-o a se reproduzir, e também é chamado de vetor de infecção.

    Mecanismo de ativação: O evento ou condição que determina quando a carga útil é ativada ou entregue, também conhecido como bomba lógica.

    Carga útil:é o que o vírus faz, além de se espalhar, e pode envolver algum dano ou até mesmo uma atividade benigna, mas notável.

    Uma das partes de um vírus de computador é o MECANISMO DE ATIVAÇÃO, que determina quando a carga útil do vírus será ativada no dispositivo infectado.(CESPE)

  • Mecanismos de Infecção: meios ou formas pelas quais um vírus se propaga. "Vetor de infecção".

    Mecanismos de Ativação: eventoou condição que determina quando a carga útil é ativada ou entregue. "Bomba lógica".

    Carga Útil: é o que o vírus faz, além de se espalhar. Pode envolver dano ou até atividade benigna.

  • Trocou o conceito de ativação por infecção.

  • Carga útil se espalha

    Mecanismo de infecção meios pelos quais um vírus se espalha

    Mecanismo de ativação determina quando a carga útil é ativada

  • Quem determina quando a carga útil do vírus será ativada é VOCÊ, CARA PÁLIDA. Questão errada.

  • Um vírus tem 3 partes: Mecanismo de infecção, mecanismo de ativação e carga útil.

    1) Mecanismo de infecção:corresponde aos meios pelos quais um vírus se espalha ou se propaga, habilitando-o a se reproduzir, e também é chamado de vetor de infecção.

    2) Mecanismo de ativação: O evento ou condição que determina quando a carga útil é ativada ou entregue, também conhecido como bomba lógica.

    3) Carga útil: é o que o vírus faz, além de se espalhar, e pode envolver algum dano ou até mesmo uma atividade benigna, mas notável.

    Uma das partes de um vírus de computador é o MECANISMO DE ATIVAÇÃO, que determina quando a carga útil do vírus será ativada no dispositivo infectado.(CESPE)

    Fonte: comentário da Aylanne Rezende

  • A questão trata do assunto: composição de um vírus

    Mecanismo de Infecção - meios ou formas pelas quais um vírus se propaga, habilitando-o a se reproduzir. Conhecido também como vetor de infecção.

    Mecanismo de Ativação - Evento ou condição que determina quando a carga útil é ativada ou entregue.

    Carga Útil - O que o vírus faz, além de se espalhar. Pode envolver algum dano ou atividade benigna, porém notável.

    A assertiva versa sobre o mecanismo de ativação e não o de infecção.

    Gabarito: ERRADO

  • Gabarito: Errado

    O vírus pode ser divido em 3 partes: mecanismo

    de infecção ou vetor – meios pelos quais o vírus se propaga;

    mecanismo de ativação – quando ou o que ativa a liberação da

    carga útil e carga útil em si – o código malicioso que definirá a

    ação do vírus. A questão descreve o mecanismo de ativação.

  • Manos, se até na biologia o VÍRUS é um organismo INERTE (precisa de ação externa), que dirá então aqui. Vale ressaltar que o VÍRUS se diferencia do WORM, uma vez que aquele não possui autonomia ativa (não faz nada sozinho, tem exceção) e este PODE SE PROPAGAR AUTOMATICAMENTE pelas redes, enviando cópias de si mesmo.

    #Byakugan

  • mecanismo

    = meio

  • Trata-se do mecanismo de ativação, o mecanismo de infecção são os meios e formas que o virus se propaga, vetor de infecção.

    Mecanismo de ativação as vezes conhecido como bomba lógica, é o evento ou condição que determina quando a carga útil é ativada.

    Carga útil é o que o vírus faz além de se espalhar.

    Você que está se preparando para o concurso do DEPEN... ATENÇÃO!!

    Material exclusivo com 200 questões INÉDITAS e COMENTADAS sobre o BLOCO 3 do DEPEN. Há questões de LEP e de todas as leis e portarias do bloco III do edital.

    .

    Venha exercitar seus conhecimentos e tatuar de vez no cérebro as principais informações para sua prova!!!!

    .

    Solicite seu link no DIRECT

    Instagram @prof.rafaelvalle

  • Ótima dica pra chutar nas provas do Cespe....

    Pra acertar no Cespe: Quando vc achar que a questão está certa, é porque na verdade é a errada... e virce -versa.

  • A questão quis basicamente dizer que, o vírus pode ser executado automaticamente, algo que em regra é inverídico, pois o vírus depende da ação humana para ser executado.

  • " Uma das partes de um vírus de computador é o mecanismo de infecção, que determina ....."MEIOS E FORMAS de infecção

    "....quando a carga útil do vírus será ativada no dispositivo infectado" é mecanismo de Ativação.

  • Mecanismo de ATIVAÇÃO (DIFERENTE DE) Mecanismo de INFECÇÃO.

  • QUESTAO DE LEITURA MESMO

  • Gabarito: ERRADO.

    O vírus de computador é um código malicioso que infecta outros arquivos quando é executado.

    O mecanismo de infecção do vírus permanece inerte enquanto o arquivo infectado não for executado. Ao ser executado, o código malicioso é transferido para outro arquivo, propagando a infecção.

  • Carga útil: é o que o vírus faz, além de se espalhar

    Mecanismo de Infecção: Corresponde aos meios pelos quais um vírus se espalha ou propaga

    Mecanismo de Ativação: determina quando a carga útil é ativada.

    Logo, questão ERRADA. Trata-se do mecanismo de ATIVAÇÃO.

  • ERRADA,

    -- MEUS RESUMOS:

    ¬ COMPOSIÇÃO de um VÍRUS:

                   *MECANISMO que INFECTA      (MEIO que SE PROPAGA)

                   *MECANISMO que ATIVA         (Determina QUANDO a CARGA é ATIVADA)

                   *CARGA ÚTIL                                 (O que o VÍRUS FAZ)

    OBS.: A atividade pode ser BENÍGNA ou MALÍGNA

    OBS.: TODO SISTEMA OPERACIONAL pode ser ALVO de VÍRUS.

    ¬ VÍRUS e SUAS 4 FASES

                   *DORMÊNCIA                  (O VÍRUS está OCIOSO, pronto p/ ser ATIVADO)

                   *PROPAGAÇÃO             (INSTALA uma CÓPIA de SI em outro PROGRAMA)

                   *ATIVAÇÃO                      (EXECUTAR a função PRETENDIDA)

                   *AÇÃO                                (A função é EXECUTADA)

    bons estudos.

  • Galera bora ser objetivos e parar de encher linguiça.

    Para o VÍRUS INFECTAR um arquivo ele precisa ser EXECUTADO.

    Ou seja, quem determina quando esse arquivo será infectado ou não é o próprio usuário.

    EX.: Arquivo do word tem um hospedeiro, porém não sou adivinho, abro esse arquivo do word para ver meu EDITAL RESUMIDO. A partir do momento que abro o arquivo ( EXECUTO ), o meu EDITAL vai pro ralo.

    FOCO e PERSEVERANÇA GALERA. Com ESTUDO chegaremos LÁ.

  • Gabarito: ERRADO

    Carga útil - O que o vírus faz.

    Mecanismo de infecção - Meios pelos quais um vírus se espalha ou se propaga.

    Mecanismo de ativação - Evento ou condição que determina quando a carga útil é ativada.

  • O comentário do Macyel Ferreira é muito bom. Curtam e ajudem a subir esse comentário e retirar comentários inúteis como o comentário mais curtido.

  • Composição de um vírus:

    Mecanismo de infecção: forma como se propaga

    Mecanismo de Ativação: quando a carga útil é ativada

    Carga útil: o que o vírus efetivamente faz

    Fases de execução de um vírus:

    Dormência: nem todos possuem

    Propagação: instala cópia de si mesmo

    Ativação: é ativado para executar

    Ação: a função a qual foi projetada é executada

  • Direto ao ponto.

    A questão estaria correta se fosse escrita da seguinte forma:

    >>>> Acerca de redes de computadores e segurança, julgue o item que segue.

    Uma das partes de um vírus de computador é o MECANISMO DE ATIVAÇÃO , que determina quando a carga útil do vírus será ativada no dispositivo infectado. <<<<

    ou assim:

    >>>> Acerca de redes de computadores e segurança, julgue o item que segue.

    Uma das partes de um vírus de computador é o mecanismo de infecção , que corresponde aos meios pelos quais um vírus se espalha ou se propaga. <<<<

    Casca de banana. A banca trocou os conceitos.

  • Existe algo em um vírus que irá ativá-lo, a isso é dado o nome de mecanismo de ativação.

    O mecanismo de infecção é o que esta contaminado

  • Sem delongas.

    o arquivo deve ser OBRIGATORIAMENTE EXECUTE para que o seu código ( sua carga genética se propague para os demais arquivos).

    UM VÍRUS CAPAZ DE determinar quando a carga útil do vírus será ativada no dispositivo infectado, após algum tempo ou determinada ação é TIME BOMB, que apesar de ser um vírus é capaz de ser AUTOEXECUTÁVEL.

  • ERRADO!

    A questão fala da COMPOSIÇÃO DE UM VÍRUS que é dividida em três partes!

    MECANISMO DE INFECÇÃO

    MECANISMO DE ATIVAÇÃO

    CARGA ÚTIL

    Ela começa sitando uma das partes que é o MECANISMO DE INFECÇÃO, mas quando descreve está o erro da questão, ele descreve a MECANISMO DE ATIVAÇÃO!

    MECANISMO DE INFECÇÃO - Meios ou formas pelas quais um Vírus se propaga, habilitando-o a se reproduzir. É também conhecido como Vetor de Infecção.

    MECANISMO DE ATIVAÇÃO - Evento ou condição que determina quando a carga útil é ativada o entregue. Às vezes, é conhecido como Bomba Lógica.

    CARGA ÚTIL - O que o vírus faz, além de se espalhar. A carga útil pode envolver algum dano ou atividade benigna, porém notável.

  • Quando a carga útil do vírus será ativada no dispositivo infectado.

    Trata-se do mecanismos de ativação.

  • O vírus possui três partes:

    Mecanismo de Infecção: É o meio ou forma pela qual um vírus pode se propagar, de modo a habilitá-lo a se reproduzir. Ou seja, é COMO ele se propaga.

    Mecanismo de ativação: É a condição/evento que determina quando a o vírus será ativado. Ou seja, QUANDO a carga útil é ativada ou entregue. 

    Carga útil: A carga útil é o seu efeito, ou seja, os danos que ele pode causar. Ou seja, é o EFEITO.

    Assim, a questão troca os conceitos de Mecanismo de Infecção e Mecanismo de ativação, sendo que a afirmação versa sobre o Mecanismo de ativação, e não o de infecção. 

  • MECANISMO DE INFECÇÃO: Meios ou formas pelas quais um vírus se propaga.

    MECANISMO DE ATIVAÇÃO: Determina quando a carga útil é ativada ou entregue.

    CARGA ÚTIL: O que o vírus faz, além de se espalhar.

    Ou seja, a questão tratou do MECANISMO DE ATIVAÇÃO.

    FONTE: ESTRATÉGIA

  • Quando o vírus será ativo ( carga útil ) - Bomba Lógica

  • Marquei como: E

    resultado: Errei

  • Mecanismo Infecção = Meio

    Mecanismo de Ativação = Condição

  • Composição de um vírus:

    Mecanismo de  infecção: Meios ou formas pelas quais um vírus se propaga (vetor de infecção). 

    Mecanismo de  Ativação: Evento ou condição que determina quando a carga útil é ativada ou entregue (bomba lógica). 

    Carga útil: Envolve algum dano ou atividade benigna, porém, notável. 

    QUESTÃO:

    Uma das partes de um vírus de computador é o mecanismo de infecção, que determina quando a carga útil do vírus será ativada no dispositivo infectado - ERRADO.

    O certo seria “mecanismo de ativação”.

  • O mecanismo de infecção do vírus permanece inerte enquanto o arquivo infectado não for executado. Ao ser executado, o código malicioso é transferido para outro arquivo, propagando a infecção.

    Fonte QC

    Avante! M Maia.

  • SE ESTE COMPONENTE DO VÍRUS, CHAMADO DE MECANISMO DE INFECÇÃO, DETERMINASSE O MOMENTO EXATO DE ATIVAR O VÍRUS, NÃO PRECISARÍAMOS DE NINGUÉM PARA CLICAR NO BOTÃO "EXECUTAR". LOGO, SABEMOS QUE O VÍRUS NÃO É AUTOMÁTICO. GAB.: ERRADO.

  • Somente complementando as excelentes respostas dos amigos. O vírus precisa ser executado, entretanto, quando esse esta no modo script, à depender de como estão as configurações do seu computador, ele pode ser executado automaticamente.

  • DICAS DE INFORMÁTICA (Professor Fernando Nishimura)

    1) Quando a questão explica sobre determinado assunto, geralmente, a assertiva é verdadeira;

    2) Quando a questão impõe algo, geralmente, a assertiva é falsa;

    3) Quando a questão compara duas tecnologias, geralmente, a assertiva é falsa;

    4) Quando a questão "fala mal" "menospreza" determinada tecnologia, geralmente a assertiva é falsa;

    5) Quando a questão enumera itens, se todos os itens pertencem ao mesmo grupo/programa, a assertiva é verdadeira;

    6) Se um dos itens, geralmente o último, não faz parte do grupo/programa, a assertiva é falsa;

    7) Estas palavras indicam uma questão certa: pode(m), permite(m), é possível, pode ser...

    8) Estas palavras indicam uma questão errada: automaticamente, deve. deve-se, só, somente, não permite, não sendo possível, sempre, é necessário, necessariamente.

  •  

    Worm se alastra sozinho, enquanto o VÍRUS Anexa-se ao arquivo e necessita que o usuário ou sistema realize algum tipo de transporte deste arquivo para disseminá-lo.

     

    VÍRUS: não é autorreplicante, depende de um hospedeiro.

     

    WORM: autorreplicante, não depende de um hospedeiro.

     

     

     VÍRUS -     É um programa (ou parte de um programa) de computador, normalmente com intenções prejudiciais, que insere cópias de si mesmo em outros programas e/ou arquivos de um computador, se tornando parte destes.

     

    WORM  -    É um programa capaz de se propagar automaticamente através de várias estruturas de redes (como e-mail, web, bate-papo, compartilhamento de arquivos em redes locais etc.), enviando cópias de si mesmo de computador para computador.

     

  • CESPE querendo aloprar nessas questões de S.I pra Polícia. Nem na prova da ABIN caiu tanta loucura assim

  • Mecanismo de infecção: meios ou forma pelas quais um vírus se propaga

    Mecanismo de ativação: evento ou condição que determina quando a carga útil é ativada ou entregue 

    Carga útil: o que o vírus faz, alem de se espalhar, dano ou atividade benigna  

  • Meia hora só para entender o que a questão quer dizer!

  • Quem determinada quando o VÍRUS será ativado é você. O vírus não se executa sozinho, precisa que alguém abra o programa.

    FALOU VÍRUS, FALOU DEPENDÊNCIA NA EXECUÇÃO!

    (X) ERRADA

  • Quem determina quando a carga útil será ativada é o mecanismo de ativação e não o de infecção.

  • Infecção -> COMO

    ativação -> QUANDO

  • Mecanismo infecção --> como

    Mecanismo de ativação --> quando

    Carga útil --> o que

  • É o mecanismo de execução

    Quem tem mecanismo infecção é o coronavírus

  • Considerei o "time bomb" e me arrombei

  • ERRADO.

    Uma das partes de um vírus de computador é o MECANISMO DE ATIVAÇÃO, que determina quando a carga útil do vírus será ativada no dispositivo infectado.

  • Errado, a questão dá a entender que o vírus se autocarrega quando chega a um certo ponto, quando na verdade ele necessita da ação humana para se executar, se não permanecesse inerte.

    ex: você receber um "spam" no e-mail é inofensivo, porém ao clicar no arquivo aí sim a coisa acontece.

  • ERRADO

    Mecanismo de ATIVAÇÃO: determina quando a carga útil do vírus será ativada no dispositivo infectado.

    Pessoal, quando alguém não souber o porquê do gabarito da questão, peça ajuda a algum colega, porque este papo "quando achar que é certo, marque errado, e vice-versa" está ficando chato!!

  • Uma das partes de um vírus de computador é o mecanismo de infecção, que determina quando a carga útil do vírus será ativada no dispositivo infectado.

    ERRADO, trata-se de mecanismo de ativação.

  • Imaginei o vírus como se fosse uma injeção.

    A seringa para se chegar até a veia é o mecanismo de infecção.

    O líquido (conteúdo) é a carga útil.

    Acredito que o conteúdo é diferente do meio de usado para entrar no computador.

  • GABARITO: [ERRADO]

    > "Uma das partes de um vírus de computador é o mecanismo de infecção, que determina quando a carga útil do vírus será ativada no dispositivo infectado".

    > O que determina quando a carga útil do virus será ativada no dispositivo infectado é o mecanismo de ativação.

    ...

    Bons Estudos!

  • SEMPRE TOMO UM FERRO NESSA QUESTÃO!

  • O vírus pode ser divido em 3 partes:

    mecanismo de infecção ou vetormeios pelos quais o vírus se propaga;

    mecanismo de ativaçãoquando ou o que ativa a liberação da carga útil;

    carga útil em si – o código malicioso que definirá a ação do vírus.

  • Os vírus possuem três componentes:

    Mecanismo de infecção: meio pelo qual o vírus se espalha ou propaga. Está relacionado aos procedimentos que ele irá adotar para contaminar outros arquivos.

    Carga útil: é a atividade danosa que o malware efetivamente realiza na máquina.

    Mecanismo de ativação: evento que determina quando a carga útil será ativada ou entregue. Em regra, o vírus necessita de uma ativação explícita para funcionar, o que quase sempre envolve a interação humana com o malware.

    A questão apresenta o mecanismo de ativação, querendo confundir com o mecanismo de infecção. Item errado.

  • MECANISMO DE INFECÇÃO - É O MEIO OU A FORMA DE PROPAGAÇÃO DO VÍRUS

    CONHECIDO TAMBÉM COMO VETOR DE INFECÇÃO.

    MECANISMO DE ATIVAÇÃO - EVENTO OU CONDIÇÃO QUE DIZ QUANDO A CARGA ÚTIL SERÁ ATIVADA.

    CARGA ÚTIL - É O QUE FAZ O VÍRUS NA MÁQUINA INFECTADA.

  • ERRADO.

    Mecanismo de ativação.

  • É umas perguntas que se o candidato não ler com a máxima atenção erra.

  • Partes de um vírus de computador:

    MECANISMO DE INFECÇÃO - meios de espalhamentos ou propagação do vírus

    CARGA ÚTIL - o que o vírus faz, além de se espalhar

    MECANISMO DE ATIVAÇÃO - como consta na questão "determina quando a carga útil do vírus será ativada no dispositivo infectado."

    A questão traz a definição de mecanismo de ativação e não de infecção.

    (Explicação: Direção Concursos).

  •        Mecanismo de infecção: Meios ou formas de como o vírus se propaga habilitando-o a se reproduzir;

           Mecanismo de ativação: Determina quando a carga útil do vírus será ativada;

           Carga útil: É o que o vírus faz;

    fonte: meus resumos.

  • O mecanismo de infecção do vírus permanece inerte enquanto o arquivo infectado não for executado. Ao ser executado, o código malicioso é transferido para outro arquivo, propagando a infecção.

    Fernando Nishimura.

  • erro: mecanismo de infecção

    correto: mecanismo de ativação

  • "Carga útil" é o que o vírus faz, além de se espalhar, e pode envolver algum dano ou até mesmo uma atividade benigna, mas notável.

    O termo "Mecanismo de infecção" corresponde aos meios pelos quais um vírus se espalha ou se propaga,habilitando-o a se reproduzir, e também é chamado de vetor de infecção.

    O evento ou condição que determina quando a carga útil é ativada ou entregue, também conhecido como bomba lógica é conhecido como "mecanismo de ativação".

    Assim sendo, O ITEM ESTÁ ERRADO.

  • Errada

    Um vírus tem 3 partes:

    mecanismo de infecção: Corresponde aos meios pelos quais um vírus se espalha ou se propaga, habilitando-se a se reproduzir, e também é chamado de vetor de verificação.

    Mecanismo de ativação: O evento ou condição que determina quando a carga útil é ativada ou entregue, também conhecido como bomba relógio.

    Carga útil: É o que vírus faz, além de se espalhar, e pode envolver algum dano ou até mesmo uma atividade benigna, mas notável.

  • ERRADO

  • Gabarito: Errado.

    Componentes de um vírus

    Mecanismo de infecção – é a forma de proliferação do vírus na máquina;

    Carga útil – é o estrago que o vírus vai fazer; e

    Mecanismo de ativação – determina quando a carga útil será ativada.

    A questão descreveu o mecanismo de ativação, e não o de infecção.

  • Agora que paguei um plano e tenho acesso aos comentários dos professores, percebo que muitas vezes os comentários dos concurseiros estão melhores que dos professores, como no caso dessa questão.

  • Top ESCRIVÃO T.I AAAA MULEKE

  • Amigos me ajudem... a questão não estaria descrevendo o mecanismo de disparo?

  • Uma das partes de um vírus de computador é o mecanismo de infecção, que determina quando a carga útil do vírus será ativada no dispositivo infectado. (ERRADO)

    Composição de um vírus:

    1. Mecanismo de Infecção: são os meios e formas pelas quais o vírus se PROPAGA (vetor de infecção)

    2. Mecanismo de Ativação: quando a carga útil é ATIVADA ou entregue (bomba lógica)

    3. Carga Útil: é o que o vírus faz, algum dano ou atividade benigna

  • O vírus funciona através de 3 funcionalidade:

    1 – mecanismo de infecção, que determina como que ele vai infectar o computador;

    2 – carga útil, que é o estrago que ele pode fazer no sistema;

    3 - mecanismo de ativação, que é como ele será ativado para que ele possa liberar todo seu mecanismo e sua carga útil.

  • O vírus é composto de três partes:

    1) Mecanismo de infecção (vetor de infecção): meios ou formas pelos quais um vírus se propaga, habilitando-o a se reproduzir;

    2) Mecanismo de ativação: evento ou condição que determina quando a carga útil é ativada ou entregue; e

    3) Carga útil: é o que vírus faz, além de se espalhar. A carga útil pode envolver algum dano ou atividade benigna, porém notável.

    A questão cita o mecanismo que determina quando a carga útil do vírus será ativada no dispositivo infectado, referindo-se ao mecanismo de ativação.

    Fonte: Estratégia Concursos.

  • ERRADO

    As partes do vírus são:

    Mecanismo de infecção: meios ou formas pelos quais um vírus se propaga - conhecido como vetor de infecção

    Mecanismo de ativação: evento ou condição que determina como será a ativação da carga útil - bomba lógica

    Carga útil: é o que o vírus fará, além de se espalhar

    A questão trocou o conceito de mecanismo de infecção pelo de ativação.

    Bora que se eu não passar nesse, passo no próximo ou no próximo ou no próximo.

  • Os vírus possuem três componentes:

    Mecanismo de infecção: meio pelo qual o vírus se espalha ou propaga. Está relacionado aos procedimentos que ele irá adotar para contaminar outros arquivos.

    Carga útil: é a atividade danosa que o malware efetivamente realiza na máquina.

    Mecanismo de ativação: evento que determina quando a carga útil será ativada ou entregue. Em regra, o vírus necessita de uma ativação explícita para funcionar, o que quase sempre envolve a interação humana com o malware.

    A questão apresenta o mecanismo de ativação, querendo confundir com o mecanismo de infecção. Item errado.

    Prof. Victor Dalton

  • Mecanismo de infecção, determina COMO O VIRÚS será implantado e não potencialidade, este relacionado a CARGA ÚTIL.

  • Na literalidade, e necessário que alguém o execute.

    esse é o ERRO da questão.

  • GABARITO ERRADO.

    REDAÇÃO ORIGINAL.

    Uma das partes de um vírus de computador é o mecanismo de infecção, que determina quando a carga útil do vírus será ativada no dispositivo infectado. ERRADA.

    REDAÇÃO RETIFICADA.

    Uma das partes de um vírus de computador é o MECANISMO DE ATIVAÇÃO, que determina quando a carga útil do vírus será ativada no dispositivo infectado. CERTO.

    OS COMPONENTES DO VÍRUS SÃO TRÊS, OU SEJAM MECANISMO DE INFECÇÃO, ATIVAÇÃO E CARGA ÚTIL, O ERRO DA QUESTÃO É TER TROCADO OS CONCEITOS SÓ ISSO.

  • GABARITO ERRADO

    Vírus: programa malicioso que infecta a máquina (hospedeiro), causando danos lógicos e físicos. É composto por três partes:

    Mecanismo de infecção: meio pelo qual ele se propaga.

    Mecanismo de ativação: determina quando a carga útil será ativada.

    Carga útil: o que o vírus faz.

    FONTE: Meus resumos.

    "Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço".

  • GAB ERRADO

    resumo: a banca quis te sacanear por meio de um linguajar técnico para dizer, em outras palavras, o seguinte: o vírus é autoexecutável, não há necessidade de ação humana para que ele infecte seu computador. Isso torna o enunciado errado, na medida em que é necessário o acesso ao software pelo usuário.

    Abraço e bons estudos.

  • A questão simplesmente brinca com os conceitos, trocando o conceito de mecanismo de ativação por mecanismo de infecção. Importante estar atento!

  • GAB.: ERRADO.

    Errei! Agora não erro mais.

    O código malicioso dos vírus e dividido em 3 fases:

    Mecanismo de infecção(vetor de infecção): forma que o vírus foi projetado para começar a se replicar;

    Mecanismo de ativação: condição que ativa o vírus, ativando a carga útil; (esse seria o certo)

    Carga útil: o que o vírus faz além de se espalhar;

  • ACERTEI PELO SEGUINTE PENSAMENTO. SEI QUE NÃO TEM NADA A VER. MAS FUI NESTA LINHA DE PENSAMENTO: DEPOIS QUE ESTAR DENTRO JÁ ESTA INFECTADO, INDEPENDENTE DE ATIVAR OU NÃO.

  • Errado

    Geralmente o vírus precisará ser ativado (Executar)

  • Gabarito Errado.

    Erro da questão: é o mecanismo de infecção, que determina quando a carga útil do vírus será ativada.

    A infecção por vírus ocorre quando o arquivo infectado pelo vírus é executado.

    Vírus é um programa ou parte de um programa de computador, normalmente malicioso, que se propaga inserindo cópias de si mesmo e se tornando parte de outros programas e arquivos. Para que possa se tornar ativo e dar continuidade ao processo de infecção, o vírus depende da execução do programa ou arquivo hospedeiro, ou seja, para que o seu computador seja infectado é preciso que um programa já infectado seja executado.

    Fonte: Alfacon.

    Para ativar a Carga útil do vírus é necessário o mecanismo de Ativação e não de infecção.

    Veja, primeiro seu dispositivo é infectado e o vírus está em algum programa (ou arquivo) esperando que alguém venha o ativar (executar o programa) Quando você clica no programa o vírus vai ser executado nesse tempo o mecanismo de ativação também, dando inicio a carga útil e F0d&ndo seu dispositivo.

    Fonte: Minha cabeça.

    Bons estudos!✌

  • O erro da questão está em dizer que o MECANISMO DE INFECÇÃO determina quando a carga útil vai ser ativada, essa característica, na verdade, é atribuída ao MECANISMO DE ATIVAÇÃO.

     Carga Útil: O que o virus faz, além de se espalhar

     Mec. de Infecção: Como ele se propaga

     Mec. de Ativação: Quando a carga útil vai ser ativada

  • O principal objetivo de um vírus é replicar-se e contaminar o maior número possível de programas, de maneira a comprometer outros sistemas. Para tal, o vírus depende da execução do programa ou arquivo hospedeiro para se tornar ativo e dar continuidade à infecção. (Estratégia)

  • O vírus que é ativado remotamente é o Time Bomb.

  • Um vírus é composto basicamente de três partes:

    Mecanismo de infecção: Meios ou formas pelas quais um vírus se propaga.

    Mecanismo de ativação: Evento ou condição que determina quando a carga útil é ativada ou entregue.

    Carga útil: o que o vírus faz.

    Essa é pra copiar pro seu resumo.

  • mec. de ativação e não de infecção.

    vamos pertencer!

  • Mecanismo de infecção = como

    Mecanismo de ativação = quando

  • ERRADO

    Um vírus é composto de:

    -Mecanismo de INFECÇÃO;

    -Mecanismo de ATIVAÇÃO;

    -Carga útil;

    A questão descreveu o mecanismo de Ativação e não o de Infecção.

  • ERRADO

  • GABARITO ERRADO

    Um vírus é composto basicamente de três partes:

    Mecanismo de infecção: Meios ou formas pelas quais um vírus se propaga.

    Mecanismo de ativação: Evento ou condição que determina quando a carga útil é ativada ou entregue.

    Carga útil: o que o vírus faz.

    FONTE: Estratégia Concursos.

    "Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço".

  • Mesmo ainda não ter adentrado nas especificações do conteúdo, utilizei a lógica de que "mecanismo de infecção" seria o meio pelo qual o vírus infectaria o programa/sistema/arquivo... E consegui acertar! Uhuul!!

  • As 3 fases do vírus

    1. Mecanismo de Infecção: vetor de Infecção, como ele começará a se replicar;
    2. Mecanismo de Ativação: como o vírus será ativado? Ativa a carga útil do vírus;
    3. Carga Útil: Executar o que o vírus foi projetado para fazer. (Além de se replicar)

    A questão define o mecanismo de ativação.

  • Pessoal enrola muito. Resumindo, estágios do vírus (similar ao biológico)

    Infecção -> Latência -> Ativação

    (Pegar ele) (Período de multiplicação) (Ativar efeitos nocivos)

  • O TIME BOMB é o mecanismo de infecção, que determina quando a carga útil do vírus será ativada no dispositivo infectado. Bola pra frente

  • MECANISMO DE INFECÇÃO --> COMO SERÁ FEITO

    MECANISMO DE ATIVAÇÃO --> QUANDO SERÁ FEITO

  • Mecanismo de ativação é quando o virus será ativado

    Mecanismo de infecção: maneira como se propaga, maneira como infecta.

  • Vírus é um programa ou parte de um programa de computador, normalmente malicioso, que se propaga inserindo cópias de si mesmo e se tornando parte de outros programas e arquivos.

    Para que possa se tornar ativo e dar continuidade ao processo de infecção, o vírus depende da execução do programa ou arquivo hospedeiro, ou seja, para que o seu computador seja infectado é preciso que um programa já infectado seja executado.

    Gabarito: ERRADO

    "DIAS MELHORES VIRÃO E ESTÃO PRÓXIMOS, ACREDITE!"

  • Carga útil ----> o que o vírus faz, além de se espalhar. 

     

    Mecanismo de infecção -----> meios pelos quais um vírus se espalha ou se propaga.

     

    mecanismo de ativação ------> quando a carga útil é ativada.

    "PERTENCEREI."

  • Mecanismo de infecção e carga útil são fases distintas.

    • Primeiro infecta e depois a carga útil que vai dizer quando será executado.
  • O mecanismo de ativação que que determina quando a carga útil do vírus será ativada no dispositivo infectado.

  • Composto basicamente de TRÊS PARTES:

    • ·mecanismo de INFECÇÃO è VETOR DE INFECÇÃO
    • ·mecanismo de ATIVAÇÃO è EVENTO OU CONDIÇÃO determina quando a cg é ativada BOMBA RELÓGIO;
    • ·CARGA ÚTILè O QUE ELE FAZ

    classificados em quatro fases de execução: DORMÊNCIA(OCIOSO), PROPAGAÇÃO, ATIVAÇÃO E AÇÃO;

    @focopolicial190 rumoDEPEN/PRF-2021

  • ERRADO

    COMPOSIÇÃO DO VÍRUS

    Mecanismo de Infecção: meios como o vírus se PROPAGA (vetor de infecção)

    Mecanismo de Ativação: quando a carga útil é ATIVADA ou entregue (bomba lógica) (CASO DA QUESTÃO)

    Carga Útil: o que o vírus faz, além de se espalhar. 

    FASES DE EXECUÇÃO

    Dormência: o vírus está ocioso.

    Propagação: o vírus instala uma cópia de si mesmo em outros programas/disco.

    Ativação: causado por uma variedade de eventos no sistema.

    Ação: pode ser inofensiva ou danosa.

  • O vírus só se propaga se for executado tirando isso ele permanece inerte até sua execução.

    Ou seja se ninguém mexer o bicho não se multiplica.

  • Um monte de gente escrevendo um monte de coisa que não responde a questão

  • Não é QUANDO e sim COMO.

  • Os vírus são compostos de:

    Mecanismo de infecção – meios ou formas pelas quais um vírus se propaga, habilitando-o a se reproduzir. É também conhecido como “vetor de infecção”.

    Mecanismo de ativação – evento ou condição que determina quando a carga útil é ativada ou entregue. Às vezes, é conhecido como “bomba lógica”.

    Carga útil – o que o vírus faz, além de se espalhar. A carga útil pode envolver algum dano ou atividade benigna, porém notável.

    Os vírus possuem um ciclo de vida:

    fase dormente: o vírus permanece inativo. O vírus é ativado por algum evento. Nem todos os vírus possuem este estágio;

    fase de propagação: o vírus coloca uma cópia idêntica de si mesmo em um outro programa ou arquivo;

    • fase de disparo: o vírus é ativado para executar a função para o qual foi desenvolvido;

    • fase de execução: o propósito do vírus é executado.

  • isso só seria verdade se o vírus soubesse quando vou executar o arquivo infectado

  • Não é mecanismo de infecção e sim mecanismo de ativação

  • A primeira parte da assertiva está correta, pois um dos componentes de um vírus de computador é o mecanismo de infecção, contudo o evento que determina quando a carga útil do vírus será ativada no dispositivo infectado é o mecanismo de ativação.

  • O vírus de computador é um código malicioso que infecta outros arquivos quando é executado.

    Em informática, um vírus de computador é um software malicioso que é desenvolvido por programadores geralmente inescrupulosos

  • A questão em si se refere à características do vírus bomba em sua segunda parte. Nesse tipo de vírus o seu criador programa um tempo para que a carga do vírus se torne ativo. Vale lembrar que isso não se aplica a todos os tipos de vírus, logo questão incorreta.

  • Guerreiros (as), Esta questão você manta no inicio do enunciado quando diz:

    Uma das partes de um vírus de computador é o mecanismo de infecção, interpretação, o vírus têm a sua totalidade e não uma parte.

  • Carga útil" é o que o vírus faz, além de se espalhar, e pode envolver algum dano ou até mesmo uma atividade benigna, mas notável.

    -O termo "Mecanismo de infecção" corresponde aos meios pelos quais um vírus se espalha ou se propaga, habilitando-o a se reproduzir, e também é chamado de vetor de infecção.

    -O evento ou condição que determina quando a carga útil é ativada ou entregue, também conhecido como bomba lógica é conhecido como "mecanismo de ativação".

    #Va&Vença

  • Composição de um Vírus UAI:

    1. Mecanismo de Infecção – Formas que o vírus se propaga;

    2. Mecanismo de Ativação – Determina quando a carga útil do vírus será ativada;

    3. Carga Útil - O que o vírus faz, além de se espalhar.

  • É o mecanismo de ativação quem faz isso.

  • A descrição se refere ao mecanismo de ativação.

    O vírus é formado por três partes:

    ▪ Mecanismo de infecção ou vetor de infecção: meios ou formas pelas quais um vírus se propaga, habilitando-o a se reproduzir.

    ▪ Mecanismo de ativação ou bomba lógica: evento ou condição que determina quando a carga útil é ativada ou entregue.

    ▪ Carga útil: o que o vírus faz, além de se espalhar.

    Gabarito: Errado

  • "Carga útil" é o que o vírus faz, além de se espalhar, e pode envolver algum dano ou até mesmo uma atividade benigna, mas notável.

     

    O termo "Mecanismo de infecção" corresponde aos meios pelos quais um vírus se espalha ou se propaga, habilitando-o a se reproduzir, e também é chamado de vetor de infecção.

    Errado

  • Uma das partes de um vírus de computador é o mecanismo de infecção. O “mecanismo de infecção”, por outro lado, está relacionado quando o usuário abre determinado arquivo, e à maneira pela qual o vírus irá infectar novos hospedeiros. Portanto, não está relacionado com a  carga útil do vírus que será ativada no dispositivo infectado.

  • Quem determina quando o vírus será ativado é você. Pra o vírus entrar em ação ele precisa ser executado. Não há uma bomba relógio.

     

  • 1 - MECANISMO DE INFECÇÃO: Vetor de Infecção; como ele começa a se replicar.

    2- MECANISMO DE ATIVAÇÃO: Como o vírus será ativado? Ativa a CARGA ÚTIL do vírus.

    3- CARGA ÚTIL: Executar o que o vírus foi projetado para fazer..

  • Por Deus, reli para ver se não era uma questão de Biologia.

  • o que determina quando a carga útil do vírus será ativada no dispositivo infectado É A FASE DE DISPARO

  • Resumo

    Ciclo de Vida (só pra revisão mesmo, a questão é sobre outra coisa)

    Fase dormente

    Fase de propagação

    Fase de disparo

    Fase de Execução

    Composição do Vírus - do que se trata a questão

    mecanismo de infecção – meios ou formas pelas quais um vírus se propaga, habilitando-o a se reproduzir. É também conhecido como vetor de infecção;

    mecanismo de ativação – evento ou condição que determina quando a carga útil é ativada ou entregue. Às vezes, é conhecido como bomba lógica;

    carga útil – o que o vírus faz, além de se espalhar. A carga útil pode envolver algum dano ou atividade benigna, porém notável.

    GABARITO: ERRADO

  • gab E

    Vírus: Programa completo ou parte de um programa. \ Requer execução do usuário \

    Finalidade: infligir danos e espalhar-se

    Componentes: carga útil (estrago) \ Mecanismo de ativação (user ativar) \ Mecanismo de infecção (espalhar)

    Ciclo de vida: 1 Latente (na máquina porém inativo) \ 2 propagação \ 3 disparo (user ativa) \ execução (carga útil em ação) (lapode)

    Na questão ele quer um componente,: no caso o ''mecanismo de ativação'' e não o ''mecanismo de infecção''. gab E.

  • Errado

    O mecanismo de infecção ou vetor de infecção refere-se aos meios de propagação do vírus, habilitando-os a se reproduzir.

    Essa definição dada no item se assemelha ao mecanismo de ativação que determina quando a carga útil (o que o vírus faz) é ativada ou entregue.

    Abraços e força.

  • Os vírus têm quatro fases (inspiradas na classificação dos biólogos do ciclo de vida de um vírus real).

    • Fase dormente: É quando o vírus permanece oculto no seu sistema, aguardando.
    • Fase de propagação: Agora é hora do vírus se tornar viral. Ele se replica, escondendo cópias de si mesmo em arquivos, programas ou outras partes do seu disco. Os clones podem ser levemente alterados na tentativa de evitar a detecção e também se autorreplicam e criam mais clones que continuam se copiando e assim por diante.
    • Fase de ativação: Geralmente, é necessária uma ação específica para acionar ou ativar o vírus. Pode ser uma ação do usuário, como clicar em um ícone ou abrir um aplicativo. Alguns outros vírus são programados para ganhar vida após certo período de tempo, como após a reinicialização do computador dez vezes (isso é feito para ofuscar a origem do vírus).
    • Fase de execuçãoA “diversão” começa. O vírus libera sua carga, o código malicioso que prejudica seu dispositivo.

  • DIRETO AO PONTO PQ NÃO TEMOS TEMPO:

    Carga útil: é o que o vírus faz, além de se espalhar.

     

    Mecanismo de infecção / vetor de infecção: corresponde aos meios pelos quais um vírus se espalha ou se propaga, habilitando-o a se reproduzir.

     

    Mecanismo de ativação: É o evento ou condição que determina quando a carga útil é ativada ou entregue, também conhecido como bomba lógica.

  • De maneira simples, a questão pergunto: O vírus é executável por sí só?

    Não, precisa da ação humana.

    Bons estudos !!

  • Carga útil: O que o vírus faz

    Mecanismo de infecção: Como o vírus se propaga.

    Mecanismo de ativação: Quando a carga útil do vírus é ativada.

    Guarda as palavras-chave que não tem erro, mermão!

  • Carga útil: O que o vírus faz

    @cafejuridicobr

  • Errada, a questão trata do mecanismo de Ativação!

    Mecanismos de um vírus!

    - Infecção > Meios | Formas de se propagar

    - Ativação > Evento | condição de ativação da carga útil.

    - Carga Útil > O que o vírus faz.

  • GABARITO CORRETO

    O mecanismo de infecção, ou “vetor”, que permite que o script se propague e espalhe.

  • O gabarito é ERRADO.

    Porque mecanismo é o mecanismo de ATIVAÇÃO (e não o de infecção), que determina quando a carga útil do vírus será ativada no dispositivo infectado.

  • gab e

    No mecanismo de infecção o vírus ja está la dentro.

    Componentes do vírus:

    carga útil: (veneno): fase: execução

    mecanismo de ativação: fase: carga útil ativada

    mecanismo de infecção: fase de propagação

    questão: ''Uma das partes de um vírus de computador é o mecanismo de infecção, que determina quando a carga útil do vírus será ativada no dispositivo infectado.'' (ativação)

  • Mecanismo de Infecção: Forma que o vírus se propaga .:. E-mail, pendrive, disquete, sdcard, ...

    Mecanismo de Ativação: Evento/Condição que determina quando a carga útil é ativada .:. Macro, boot, interação com o usuário

    Carga Útil: O que o vírus faz .:. Apagar, alterar, ocultar, danificar arquivos.

    • Questão Errada!

    Correção da Questão:

    ''Uma das partes de um vírus de computador é o mecanismo de  (ativação), que determina quando a carga útil do vírus será ativada no dispositivo infectado.''

  • Gab E

    existem 2 mecanismos que compões o vírus.

    Componentes

    Mecanismos de:

    ativação: (carga útil será ''ligada'') exemplo: clicar na ''foto''

    infecção: (atuação da carga útil)

    Fases do vírus:

    Latência: quieto na máquina. sem executar. (lembremos q ele não executa automático)

    execução: atuação do usuário

    propagação: cópias de si mesmo em outros arquivos e programas.

  • Mecanismo de InfecçãoForma que o vírus se propaga .:. E-mail, pendrive, disquete, sdcard, ...

    Mecanismo de Ativação: Evento/Condição que determina quando a carga útil é ativada .:. Macro, boot, interação com o usuário

    Carga ÚtilO que o vírus faz .:. Apagar, alterar, ocultar, danificar arquivos.

    Fases do vírus:

    Latência: quieto na máquina. sem executar. (lembremos q ele não executa automático)

    execução: atuação do usuário

    propagação: cópias de si mesmo em outros arquivos e programas.

  • Questão extremamente mal feita.

    Existem vírus que após ativados ficam "inativos", esperando algum "trigger" para começarem a atuar.

  • Cespe não decide o que quer,tem virus que precisa ser executados outros são automaticos,alguns aguardam determinado tempo para contaminar.questão mal formulada de mais

  • Uma das partes de um vírus de computador é o mecanismo de ativação, que determina quando a carga útil do vírus será ativada no dispositivo infectado.

    • Mecanismo de infecção: como o malware faz para se espalhar.
    • Mecanismo de ativação: qual atividade inicia a ação danosa do malware.
    • Carga útil: o quanto de dano o malware faz aos arquivos e/ou ao sistema.
  • COMPOSIÇÃO DE UM VÍRUS: MECANISMO DE INFECÇÃO, MECANISMO DE ATIVAÇÃO e CARGA ÚTIL. 

    • MECANISMO DE INFECÇÃO 

    MEIOS ou FORMAS pelas quais um 

    vírus se propaga, habilitando-o a se 

    reproduzir. É também conhecido 

    como VETOR DE INFECÇÃO.

     

    • MECANISMO DE ATIVAÇÃO 

    Evento ou condição que determina 

    QUANDO a CARGA útil é ativada ou 

    entregue. Às vezes, é conhecido 

    como Bomba Lógica. 

     

    • CARGA ÚTIL 

    O que o vírus FAZ, além de se espalhar. 

    A carga útil pode envolver algum dano 

    ou atividade benigna, porém notável. 

  • Em 12/05/21 às 10:51, você respondeu a opção C.! Você errou!

    Em 18/12/20 às 17:00, você respondeu a opção C.! Você errou!

    1. MECANISMO DE INFECÇÃO: Como vai se propagar.
    2. MECANISMO DE ATIVAÇÃO OU BOMBA LÓGICA: Quando e qual a primeira ação danosa.
    3. MECANISMO DE AÇÃO OU CARGA ÚTIL: O que acontece de fato, dano total.
  • Uma das partes de um vírus de computador é o mecanismo de ativação, que determina quando a carga útil do vírus será ativada no dispositivo infectado.

    1. MECANISMO DE INFECÇÃOComo vai se propagar.
    2. MECANISMO DE ATIVAÇÃO OU BOMBA LÓGICAQuando e qual a primeira ação danosa.
    3. MECANISMO DE AÇÃO OU CARGA ÚTILO que acontece de fato, dano total.

  • GAB E

    Mecanismo de infecção é quando ele ja está propagando.

    ps.(Quando ele vai atuar depois da execução, é chamado de: mecanismo de ativação.)

    PS. primeiro a gente executa o arquivo hospedeiro, ex: clicar na foto, e ai SIM o vírus começa a decidir a sua forma de ativação.

  • E o TIMESBOMB?
  • Vírus "Bomba relógio" sim.

    Mas em regra, a carga útil de infecção do vírus é iniciada a partir da execução do usuário.

  • Em regra, o vírus se propaga quando o arquivo é executado e não por programação como o enunciado fala.

  • GABARITO ERRADO

    VÍRUS SÓ SE PROPAGA QUANDO ALGUÉM O EXECUTA

  • Fui pela lógica:

    "Mecanismo de infecção" > MODO DE INFECÇÃO > Sendo diferente de > ATIVAÇÃO do vírus, tendo em vista que ele precisa ser executado. (em regra) > Claro que existem alguns que executam automaticamente.

  • O mecanismo de infecção dos vírus, não é uma das partes do próprio vírus, mas sim o momento da execução do arquivo potencialmente infectado. Ademais, a carga útil dos vírus é as copias em potencial que eles inserem em outros arquivos, após a execução daquele infectado.

  • Mecanismo de InfecçãoForma que o vírus se propaga .:. E-mail, pendrive, disquete, sdcard, ...

    Mecanismo de Ativação: Evento/Condição que determina quando a carga útil é ativada .:. Macro, boot, interação com o usuário

    Carga ÚtilO que o vírus faz .:. Apagar, alterar, ocultar, danificar arquivos.

    Fases do vírus:

    Latência: quieto na máquina. sem executar. (lembremos q ele não executa automático)

    execução: atuação do usuário

    propagação: cópias de si mesmo em outros arquivos e programas.

  • É pra ser escrivão ou especialista em TI ???

    Gabarito ERRADO

    Assertiva: Uma das partes de um vírus de computador é o mecanismo de infecção, que determina quando a carga útil do vírus será ativada no dispositivo infectado.

    Conceitos

    "Carga útil" =  o que o vírus faz, além de se espalhar, e pode envolver algum dano ou até mesmo uma atividade benigna, mas notável.

     

     "Mecanismo de infecção" meios pelos quais um vírus se espalha ou se propaga, habilitando-o a se reproduzir, e também é chamado de vetor de infecção.

     

  • Vírus: Depende de hospedeiro e de Ação Humana para execultar sua missão maliciosa. Logo, a questão está errada pelo fato de relatar que o Vírus possui mecanismo que auto execultar-se.
  • Mecanismo de infecção: meio pelos quais o vírus se propaga e se reproduz

    Mecanismo de ativação: evento que determina quando a carga últil foi ativada ou entregue

    Carga útil: o que o vírus faz, além de se espalhar

  • ERRADO!

    Imagine o vírus de computador como sendo o vírus da covid.

    EXISTE 3 mecanismos

    1. INFECÇÃO (como se contaminou)
    2. ATIVAÇÃO (quando vai ativar no seu corpo)
    3. CARGA VIRAL (o resultado da ativação )

    (QUESTÃO) das partes de um vírus de computador é o mecanismo de INFECÇÃO (ATIVAÇÃO) que determina quando a carga útil do vírus será ativada no dispositivo infectado.

    Similar a uma doença, percebe?? Você se contamina (mecanismo de infecção); prazo para os sintomas aparecerem (mecanismo de ATIVAÇÃO) .

    Mecanismo de Infecção: (como se contaminou??

    Mecanismo de Ativação: (quandos os sintomas aparecerão)

    Carga Útil: (quais sintomas vão surgir) O que o vírus faz .:. Apagar, alterar, ocultar, danificar arquivos.

  • A questão está cobrando o mecanismo de ativação

  • Vírus - Observações Gerais:

    Se propaga anexando ou hospedando - se em arquivos de programas;

    Não é auto executável;

    Não é autossuficiente;

    Composto por três partes

    1. Mecanismo de infecção: Como o vírus se propaga.
    2. Mecanismo de ativação: Quando a carga útil é ativada.
    3. Carga útil: o que realmente acontece, ou seja, o que o vírus faz.
  • A infecção por vírus ocorre quando o arquivo infectado pelo vírus é executado.

  • ASSERTIVA INCORRETA!

    Complementando;

    Podemos dividir o modus operandi de malwares de modo geral em 2.

    O primeiro modo que é o momento em que ele irá fazer a infecção e o segundo o da sua carga útil, neste caso, esta é a parte na qual o malware irá realizar, de fatos, as suas tarefas para o qual foi desenhado a executar, isto é, de fato a parte do malware que irá causar danos ao usuário.

  • Errada!

    Determina como a carga útil do vírus será ativada no dispositivo infectado.

  • Uma das partes de um vírus de computador é o mecanismo de infecção, que determina quando a carga útil do vírus será ativada no dispositivo infectado.

    CORRIGINDO: MECANISMO DE ATIVAÇÃO!

    • Sim, o vírus possui 3 mecanismos:
    1. Mecanismo de infecção: o meio que o vírus se espalha; qual forma ele irá adotar para infectar;
    2. Mecanismo de carga útil: é a atividade danosa em si;
    3. Mecanismo de ativação: determina quando a carga útil do vírus será ativada no dispositivo infectado.

  • ERRADO

    O vírus de computador é um código malicioso que infecta outros arquivos quando é executado.

    O mecanismo de infecção do vírus permanece inerte enquanto o arquivo infectado não for executado. Ao ser executado, o código malicioso é transferido para outro arquivo, propagando a infecção.

    • COMPOSIÇÃO DE UM VÍRUS
    1. Mecanismo de infecção: Forma como o vírus se PROPAGA.
    2. Mecanismo de Ativação: Condição como a carga útil é ATIVADA o ENTREGUE.
    3. Carga ÚTIL. O que o vírus FAZ.
  • Mecanismo de ativação.

  • ERRADO

    O VÍRUS DEPENDE EMINENTEMENTE DA EXECUÇÃO DO USUÁRIO.