SóProvas


ID
2799232
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

    Em um big data, alimentado com os dados de um sítio de comércio eletrônico, são armazenadas informações diversificadas, que consideram a navegação dos usuários, os produtos comprados e outras preferências que o usuário demonstre nos seus acessos.

Tendo como referência as informações apresentadas, julgue o item seguinte.

Dados coletados de redes sociais podem ser armazenados, correlacionados e expostos com o uso de análises preditivas.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito CORRETO.

     

    Análises preditivas usam dados, algoritmos estatísticos e técnicas de machine learning para identificar a probabilidade de resultados futuros, a partir de dados históricos. O objetivo é ir além de saber o que aconteceu para obter uma melhor avaliação do que poderá acontecer no futuro.

  • Edenilson, teria a fonte desse conteúdo? Obg!

  • Olá Leonardo, o comentário do Edenilson foi retirado justamente do link abaixo. abc

    https://www.sas.com/pt_br/insights/analytics/analises-preditivas.html

     

  • 2018

    Uma empresa, ao implementar técnicas e softwares de big data, deu enfoque diferenciado à análise que tem como objetivo mostrar as consequências de determinado evento.

    Essa análise é do tipo

    A preemptiva.

    B perceptiva.

    C prescritiva.

    D preditiva.

    E evolutiva.

  • Comentários:

    O Big Data consiste no gerenciamento e na análise de dados que vão além dos dados tipicamente

    estruturados. A questão afirma que dados não estruturados são considerados Data Files (que são

    arquivos de dados), no entanto dados não estruturados podem ser de absolutamente qualquer

    tipo, como vídeo digital, imagens, dados de sensores, arquivos de logs, entre outros.

  • A análise preditiva é uma das tarefas que podem ser realizadas no âmbito da mineração de dados. A mineração, por sua vez, é um processo que envolve o processamento e análise de dados tanto estruturados como não estruturados, como aqueles advindos de redes sociais, em busca de padrões e relacionamentos ocultos.

    No contexto da questão, temos que dados não estruturados de redes sociais são exemplos muito frequentemente associados a big data. A construção de modelos preditivos para prever valores desconhecidos de acordo com esses grandes volumes de dados estruturados e não estruturados faz parte do conjunto de técnicas conhecido como big data analytics.

    Dados os conceitos apresentados, podemos concluir que a afirmativa é verdadeira!

  • GABARITO CORRETO!

    .

    .

    As tarefas preditivas realizam uma inferência sobre os dados atuais para fazer previsões sobre os mesmos. Usam variáveis para prever valores futuros ou desconhecidos de outras variáveis.

    TC

  • Indo um pouco além da questão...

    Tipos de análise de Big Data:

    Análise Descritiva = em vez de se focar no futuro, busca trazer uma fotografia do presente, para que decisões de cunho imediato possam ser tomadas com segurança.

    Análise Diagnóstica = o foco está na relação de causas e consequências percebidas ao longo do tempo, dentro de um determinado tema. Assim, a análise diagnóstica funciona baseada na coleta de dados relacionados a um determinado assunto, cruzando informações com o objetivo de entender quais fatores influenciaram o resultado atual.

    Análise Preditiva = é o mais indicado para quem precisa prever algum tipo de comportamento ou resultado.

    Análise Prescritiva = em vez de tentar prever um determinado acontecimento, esta análise busca prever as consequências deste acontecimento.

  • Assertiva C

    Dados coletados de redes sociais podem ser armazenados, correlacionados e expostos com o uso de análises preditivas.

  • Correto, análise preditiva abrange técnicas estatísticas de mineração de dados, modelagem preditiva e aprendizado de máquina, que analisam fatos atuais e históricos para fazer previsões sobre eventos futuros ou desconhecidos.

  • Gabarito: Certo.

    Redes Sociais realmente geram uma grande quantidade de dados diariamente e esses dados podem ser muito úteis a um Big Data. Quando armazenados podem facilmente ser correlacionados e expostos por meio do uso de análises preditivas.

    Fonte: Prof. Diego Carvalho – Estratégia Concursos.

  • ANÁLISE DESCRITIVA

    É o exame de dados ou conteúdos para responder à pergunta: “O que aconteceu?” ou “o que está acontecendo?”. É caracterizado pelo Business Intelligence tradicional e visualizações como gráficos de pizza, gráficos de barras, etc que servem para que gestores tomem decisões.

    ANÁLISE DIAGNÓSTICA

    É uma forma de análise avançada que examina dados ou conteúdos para responder à pergunta: “Por que isso aconteceu?”, e é caracterizada por técnicas como detalhamento, descoberta de dados, mineração de dados e correlações. Esse é o tipo de análise empregada em investigações de causa-raiz.

    ANÁLISE PREDITIVA

    Combina técnicas de estatística, mineração de dados (data mining) e aprendizagem de máquina (Machine Learning) para encontrar significado em grandes quantidades de dados, trabalhando com probabilidades, predições, entre outros. Via de regra, responde à pergunta: “O que vai acontecer?”.

    ANÁLISE PRESCRITIVA

    É uma forma de análise avançada que examina os dados ou os conteúdos para responder à pergunta: “O que deve ser feito?” ou “O que podemos fazer caso algo aconteça?”, e é caracterizada por técnicas como análise de gráficos, simulação, redes neurais, mecanismos de recomendação, heurísticas, aprendizado de máquina, etc.

  • Filme/documentário da Netflix sobre o assunto: "o dilema das redes". Bem interessante para correlacionar com essa parte dos estudos enquanto descansa, vale a pena ;)

  • É que chamam de mineração de dados.

  • INSTAGRAM e Netflix vivem disso!

                                  A predição em algoritmos de data mining objetiva modelar funções sobre valores para apresentar o comportamento futuro de determinados atributos

    dattebayo!

  • Redes Sociais realmente geram uma grande quantidade de dados diariamente e esses dados podem ser muito úteis a um Big Data. Quando armazenados podem facilmente ser correlacionados e expostos por meio do uso de análises preditivas.

    Fonte: Estratégia Concursos

  • Prezados,

    Big data tem muitas definições. Segundo a definição originária da Gartner, Big data são dados com maior variedade, que chegam em volumes crescentes e com velocidade cada vez maior (os 3 Vs iniciais).

    O V da variedade refere-se aos distintos tipos de dados possíveis, desde os dados relacionais já utilizados anteriormente, como novos dados não estruturados e semi estruturados, como vídeo, áudio, processamento de texto, etc.

    Um uso comum que os usuários podem perceber de redes sociais é que ao mostrar interesse (através de uma pesquisa, por exemplo), você pode começar a receber propaganda desse tema pesquisado. Isso é justamente o seu texto da rede social sendo armazenado, correlacionado, processado, e sendo instrumento de uma análise que sugere que você vá gostar a propaganda que lhe foi direcionada. 

    Portanto a questão está correta.


    Gabarito do Professor: CERTO.
  • poderia ser "análise descritiva" também?

    Tarefas Descritivas

    • Caracterizam as propriedades gerais dos dados em um banco de dados.

    • O objetivo dessas tarefas é derivar padrões (correlações, tendências, grupos, trajetórias e anomalias) que resumem os relacionamentos subjacentes nos dados.

    • As tarefas descritivas da mineração são muitas vezes exploratórias em sua natureza e frequentemente requerem técnicas de pós-processamento para validar e explicar resultados.

    Fonte: Prof Patrícia Quintão - Gran

  •       predição em algoritmos de data mining objetiva modelar funções sobre valores para apresentar o comportamento futuro de determinados atributos

    TIKTOK (lixo social)

  • Tipos de Análises:

    Análise Descritiva: Faz uma análise do presente para que decisões de cunho imediato sejam tomados; : por meio do cruzamento de dados, conclui-se que determinada pessoa atualmente é identificada como má pagadora.

    Análise Diagnóstica: O foco está na relação de causas e consequências percebidas ao longo do tempo, dentro de um determinado tema. Exemplo: determinada pessoa nunca havia sido identificada como má pagadora – somente é agora porque ficou viúva recentemente.

    Análise Preditiva: Este tipo de análise é o mais indicado para quem precisa prever algum tipo de comportamento ou resultado. Exemplo: quanto estará o valor do dólar no ano que vem?

    Análise Prescritiva: Segue um modelo similar à Análise Preditiva, no entanto com objetivos ligeiramente diferentes. Em vez de tentar prever um determinado acontecimento, esta análise busca prever as consequências deste acontecimento. Exemplo: dado um aumento do valor do dólar no ano que

    vem, como isso poderá afetar as importações de matéria prima, consequentemente, o faturamento das vendas de determinada empresa.

  • Novamente, uma sentença genérica e correta. As redes sociais são o melhor exemplo de Big Data.

    Resposta: Certo

  • é justamente o que acontece no seu "explorar" do instagram, em sugestões do Youtube. a IA se adapta autonomamente as características da interação do usuário, armazenando curtidas, encaminhamento, desse modo, você usuário vai "lotando" o sistema da IA com suas características, logo, o aprendizado de máquina armazenará essas informação fará uma análise PREDITIVA( análise dos dados para apresentar comportamentos futuros) e apresentará para você usuário, possíveis características de seu interesse. nesse processo ainda surgem outras técnicas, como ASSOCIAÇÃO.

  • Correto!

    -

    ANÁLISE DE DADOS

    ➥ ANÁLISE DESCRITIVA

    Em vez de se focar no futuro, busca trazer uma fotografia do presente, para que decisões de cunho imediato possam ser tomadas com segurança.

     É o exame de dados ou conteúdos para responder às perguntas:

    • O que aconteceu?
    • O que está acontecendo?

    ► É caracterizado pelo Business Intelligence tradicional e visualizações como gráficos de pizza, gráficos de barras, etc...que servem para que gestores tomem decisões.

    [...]

    ➥ ANÁLISE DIAGNÓSTICA

    O foco está na relação de causas e consequências percebidas ao longo do tempo, dentro de um determinado tema. Assim, a análise diagnóstica funciona baseada na coleta de dados relacionados a um determinado assunto, cruzando informações com o objetivo de entender quais fatores influenciaram o resultado atual.

    É uma forma de análise avançada que examina dados ou conteúdos para responder à pergunta:

    • Por que isso aconteceu?

    ► É caracterizada por técnicas como detalhamento, descoberta de dados, mineração de dados e correlações.

     Esse é o tipo de análise empregada em investigações de causa-raiz.

    [...]

    ➥ ANÁLISE PREDITIVA

    É o mais indicado para quem precisa prever algum tipo de comportamento ou resultado.

    Via de regra, responde à pergunta:

    • O que vai acontecer?

    ► Combina técnicas de estatística, mineração de dados (data mining) e aprendizagem de máquina (Machine Learning) para encontrar significado em grandes quantidades de dados, trabalhando com probabilidades, predições, entre outros.

    [...]

    ➥ ANÁLISE PRESCRITIVA

    Em vez de tentar prever um determinado acontecimento, esta análise busca prever as consequências deste acontecimento.

    É uma forma de análise avançada que examina os dados ou os conteúdos para responder às perguntas:

    • O que deve ser feito?
    • O que podemos fazer caso algo aconteça?

    ► É caracterizada por técnicas como análise de gráficos, simulação, redes neurais, mecanismos de recomendação, heurísticas, aprendizado de máquina, etc.

    [...]

    ___________

    Fontes: Techtudo; Questões da CESPE; Colegas do QC.

  • CERTO

    ANÁLISE PREDITIVA ("prever tendências futuras")

    "São sistemas que interpretam grandes volumes de dados para identificar padrões e prever situações e tendências futuras. "

    "Técnica que usa dados, algoritmos e machine learning para prever/antecipar tendências futuras."

    VANTAGENS:

    Prever as próximas movimentações do segmento

    Identificar oportunidades à frente

    Prevenir falhas de segurança

    Otimizar estratégias de marketing

    Mapear o comportamento e hábitos de consumidores e colaboradores

    É o que a questão menciona, que através da Análise Preditiva, é possível armazenar o grande volume de dados que as redes sociais movimentam, além de correlacioná-los para análises, expondo comportamentos e hábitos dos usuários, para posteriormente poder prever novas situações e tendências futuras.

  • A análise preditiva é uma das tarefas que podem ser realizadas no âmbito da mineração de dados. A mineração, por sua vez, é um processo que envolve o processamento e análise de dados tanto estruturados como não estruturados, como aqueles advindos de redes sociais, em busca de padrões e relacionamentos ocultos.

    No contexto da questão, temos que dados não estruturados de redes sociais são exemplos muito frequentemente associados a big data. A construção de modelos preditivos para prever valores desconhecidos de acordo com esses grandes volumes de dados estruturados e não estruturados faz parte do conjunto de técnicas conhecido como big data analytics

    Fonte: Arthur Mendonça | Direção Concursos

  • Analise descritiva: foca no presente.

    analise diagnóstico: relação de causa e consequência.

    Analise preditiva: prever o futuro.

    Analise prescritiva: busca os efeitos dos comportamentos do futuro.

    gabarito.: certo.

  • Análise PreDItiva -> mãe Diná = prever algum tipo de comportamento ou resultado.

    Análise PresCritiva -> prever as Consequências deste acontecimento= prever as consequências de um acontecimento.

    Bizzus do TEC!

  • De forma resumida:

    TIPOS DE ANÁLISES COM BIG DATA:

    • Análise   Preditiva:    Utilizando   os   dados   coletados   no   passado,   analisa-se possibilidades futuras.
    • .Análise Prescritiva: Para cada ação é possível traçar as consequências.
    • Análise Descritiva: Compreensão em tempo real dos acontecimentos.
    • Análise Diagnóstica: Compreensão das possibilidades fornecidas por uma base de dados.

    CERTO!

    Bons estudos!

  • Exemplo: Faço a compra de um skate e um patins. Utilizando a analise preditiva, o que consigo prever? Analisando os comportamentos anteriores (compra do skate e patins), dá para prever que os próximos itens a serem comprados são: joelheira, capacete, cotoveleira, tênis apropriado, dentre outros.

  • CESPE

    Na mineração de dados preditiva, ocorre a geração de um conhecimento obtido de experiências anteriores para ser aplicado em situações futuras.

    GAB: C

  • CERTO. a tarefa de predição é similar às tarefas de classificação e estimação; porém, ela visa descobrir o valor futuro de um determinado atributo.

    FONTE: JOSIS ALVES - GRANCURSOS

  • ANÁLISE DESCRITIVA

    É o exame de dados ou conteúdos para responder à pergunta: “O que aconteceu?” ou “o que está acontecendo?”. É caracterizado pelo Business Intelligence tradicional e visualizações como gráficos de pizza, gráficos de barras, etc que servem para que gestores tomem decisões.

    ANÁLISE DIAGNÓSTICA

    É uma forma de análise avançada que examina dados ou conteúdos para responder à pergunta: “Por que isso aconteceu?”, e é caracterizada por técnicas como detalhamento, descoberta de dados, mineração de dados e correlações. Esse é o tipo de análise empregada em investigações de causa-raiz.

    ANÁLISE PREDITIVA

    Combina técnicas de estatística, mineração de dados (data mining) e aprendizagem de máquina (Machine Learning) para encontrar significado em grandes quantidades de dados, trabalhando com probabilidades, predições, entre outros. Via de regra, responde à pergunta: “O que vai acontecer?”.

    ANÁLISE PRESCRITIVA

    É uma forma de análise avançada que examina os dados ou os conteúdos para responder à pergunta: “O que deve ser feito?” ou “O que podemos fazer caso algo aconteça?”, e é caracterizada por técnicas como análise de gráficos, simulação, redes neurais, mecanismos de recomendação, heurísticas, aprendizado de máquina, etc.

    comentário de Andrei que quero guardar

  • DES.A DI.CO.CA CON.PRES PRE-RESULTADO

    DES.A : DESCRITIVA = ATUAL

    DI.CO.CA : DIAGNOSTICO = CAUSA E CONSEQUÊNCIA

    CON.PRES: PRESCRITIVA = CONSEGUENCIA

    PRE-RESULTADO: PREDITIVA = RESULTADO

  • Famoso ALGORITMO.

    Procede?

  • GAB. CERTO

    PREDITIVA = FUTURA, PREVER.

    PRESCRITIVA = CONSEQUÊNCIAS , É MAIS MINUCIOSA QUE A PREDITIVA.

    DIAGNÓSTICA= ANÁLISE DAS TOMADAS DE DECISÕES, ANÁLISE DO QUE DECIDIU.

    DESCRITIVA= URGÊNCIA, ANÁLISE TEMPO REAL.

    TODAS SÃO EM CIMA DA TOMADA DE DECISÃO.

  • PREDITIVA = FUTURA, PREVER.

    PRESCRITIVA = CONSEQUÊNCIAS , É MAIS MINUCIOSA QUE A PREDITIVA.

    DIAGNÓSTICA= ANÁLISE DAS TOMADAS DE DECISÕES, ANÁLISE DO QUE DECIDIU.

    DESCRITIVA= URGÊNCIA, ANÁLISE TEMPO REAL.

    TODAS SÃO EM CIMA DA TOMADA DE DECISÃO.

    ANÁLISE DESCRITIVA

    É o exame de dados ou conteúdos para responder à pergunta: “O que aconteceu?” ou “o que está acontecendo?”. É caracterizado pelo Business Intelligence tradicional e visualizações como gráficos de pizza, gráficos de barras, etc que servem para que gestores tomem decisões.

    ANÁLISE DIAGNÓSTICA

    É uma forma de análise avançada que examina dados ou conteúdos para responder à pergunta: “Por que isso aconteceu?”, e é caracterizada por técnicas como detalhamento, descoberta de dados, mineração de dados e correlações. Esse é o tipo de análise empregada em investigações de causa-raiz.

    ANÁLISE PREDITIVA

    Combina técnicas de estatística, mineração de dados (data mining) e aprendizagem de máquina (Machine Learning) para encontrar significado em grandes quantidades de dados, trabalhando com probabilidades, predições, entre outros. Via de regra, responde à pergunta: “O que vai acontecer?”

    ANÁLISE PRESCRITIVA

    É uma forma de análise avançada que examina os dados ou os conteúdos para responder à pergunta: “O que deve ser feito?” ou “O que podemos fazer caso algo aconteça?”, e é caracterizada por técnicas como análise de gráficos, simulação, redes neurais, mecanismos de recomendação, heurísticas, aprendizado de máquina, etc.

  • Expor dados coletados das redes sociais?