SóProvas


ID
2799295
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Uma instituição europeia, ao analisar demonstrações contábeis de entidades brasileiras com a finalidade de realizar investimentos, tomou conhecimento de que os relatórios financeiros publicados no Brasil possuem diversos atributos, entre eles as características qualitativas fundamentais da relevância e da representação fidedigna.

A respeito dessa situação hipotética, julgue o próximo item.

Por serem passíveis de comparação com demonstrações contábeis de entidades de outros países, os relatórios publicados pelas entidades brasileiras representam para a investidora uma informação relevante e fidedigna.

Alternativas
Comentários
  • GAB.: ERRADO

     

    Comparabilidade (características Qualitativas de Melhoria) -  A informação acerca da entidade que reporta informação será mais útil caso possa ser comparada com informação similar sobre outras entidades e com informação similar sobre a mesma entidade para outro período ou para outra data. Comparabilidade é a característica qualitativa que permite que os usuários identifiquem e compreendam similaridades dos itens e diferenças entre eles.

     

    Fonte: https://www.aprovaconcursos.com.br/noticias/2016/11/26/caracteristicas-qualitativas-da-informacao-contabil-financeira/

  • Apenas complementando:

    A questão cita informação relevante e fidedigna ( que são : Características Qualitativas FUNDAMENTAIS)

                                              Comparabilidade  ( Características Qualitativas de MELHORIA)

  • Gab. E

    Por serem passíveis de comparação com demonstrações contábeis de entidades de outros países...

    Logo, nos remete ao termo Comparabilidade das características qualitativa de melhoria.

     

  • ERRADA.

     Representam para a investidora uma informação de comparabilidade!

    De acordo com o CPC 00, para que a informação contábil-financeira seja útil, ela precisa possuir: 1) características qualitativas fundamentais e 2) características qualitativas de melhoria.

    1) Características qualitativas fundamentais:

    2) Características qualitativas de melhoria:

    – Comparabilidade: As decisões de usuários implicam escolhas entre alternativas, como, por exemplo, vender ou manter um investimento, ou investir em uma entidade ou noutra. Consequentemente, a informação acerca da entidade que reporta informação será mais útil caso possa ser comparada com informação similar sobre outras entidades e com informação similar sobre a mesma entidade para outro período ou para outra data. Comparabilidade é a característica qualitativa que permite que os usuários identifiquem e compreendam similaridades dos itens e diferenças entre eles.

    – Verificabilidade;

    – Tempestividade; 

    – Compreensibilidade. 

    FONTE: CPC 00

  • Gab: Errado.

    Comparabilidade-- Característica Qualitativa de Melhoria.

    Relevância e Representação Fidedigna-- Características Qualitativas Fundamentais.

    QC33. Características qualitativas de melhoria devem ser maximizadas na extensão possível. Entretanto, as características qualitativas de melhoria, quer sejam individualmente ou em grupo, não podem tornar a informação útil se dita informação for irrelevante ou não for representação fidedigna.

    CPC 00 (R1)

    Assim, a comparabilidade, por si só, não gera relevância e representação fidedigna.

  • GABARITO: "E"

    CARACTERÍSTICAS QUALITATIVAS

    DIVIDEM-SE EM:

    Características qualitativas fundamentais: MACETE: 2R

    RELEVÂNCIA: Capaz de fazer diferença nas decisões se tiver valor preditivo (se puder ser utilizada pelos usuários para predizer futuros resultados), valor confirmatório (servir de feedback) ou ambos (preditivo e confirmatório)

    REPRESENTAÇÃO FIDEDIGNA: três atributos:

    Ø Completa: contém o necessário para compreender o fenômeno retratado.

    Ø Neutra: Não possui viés na apresentação e seleção. Não é distorcida.

    Ø Livre de erros: Não significa exatidão, mas escolha dos métodos corretos.

    Características qualitativas de MELHORIA: MACETE: CÓCÓTV

    COMPARABILIDADE:

    Ø Comparação de informações com entidades similares e outros períodos da mesma entidade.

    Ø Consistência: refere-se ao uso dos mesmos métodos para os mesmo itens. Comparabilidade é o objetivo; a consistência auxilia a alcançar esse objetivo.

    Ø Comparabilidade não significa uniformidade.

    COMPREENSIBILIDADE: classificar, caracterizar e apresentar a informação com clareza e concisão torna-a compreensível.

    TEMPESTIVIDADE: Ter informação a tempo de poder influenciar nas decisões.

    VERIFICABILIDADE: Diferentes observadores podem chegar a um consenso.

    FONTE: Estratégia concursos e minhas anotações no caderno.

    Bons estudos!

  • Relevância: A informação contábil-financeira relevante é aquela capaz de fazer diferença nas decisões que possam ser tomadas pelos usuários.​

     

    Portanto, a informação contábil foi relevante mas não foi fidedigna.

    Para essa SER FIDEDIGNA, é necessário retratar a realidade de forma COMPLETA, NEUTRA e LIVRE DE ERROS.

     

    GABARITO: ERRADO.

  • Fundamentais:

    RE-RE

    Melhorias:

    CO-CO-T-V

  • Questão erra ao afirmar também que as demonstrações brasileiras estão em linha com as internacionais , haja vista que a lei 6404/76 ainda vigora e diverge em alguns aspectos com o CPC,s.

    ERRADO

  • eu queria saber porque a questao errada...

  • Para serem passíveis de comparação, é necessário dois itens: comparabilidade e consistência.

    ISSO A QUESTÃO NÃO MOSTRA!! rsss

  • Assunto: Características Qualitativas da informação contábil.

    Comentário: o pronunciamento CPC 00(R1) era o pronunciamento vigente na data da realização do concurso. Em 13/12/2019, este sofreu uma revisão, passando a ser denominado CPC 00(R2); onde R2 indica segunda revisão. A revisão do pronunciamento não torna a questão desatualizada.

    A resolução da questão depende do conhecimento do pronunciamento do Comitê de Pronunciamentos Contábeis - Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Relatório Contábil-Financeiro- CPC 00(R1).

    Questão trabalha com a literalidade do referido pronunciamento, em função disso trazemos um excerto do pronunciamento.

    "Características qualitativas da informação contábil-financeira útil
    QC4. Se a informação contábil-financeira é para ser útil, ela precisa ser relevante e representar com fidedignidadeo que se propõe a representar. A utilidade da informação contábil-financeira é melhorada se ela for comparável, verificável, tempestiva e compreensível.

    Características qualitativas fundamentais
    QC5. As características qualitativas fundamentais são relevância e representação fidedigna.
     
    Características qualitativas de melhoria

    QC19. Comparabilidade, verificabilidade, tempestividade e compreensibilidade são características qualitativas que melhoram a utilidade da informação que é relevante e que é representada com fidedignidade. As características qualitativas de melhoria podem também auxiliar a determinar qual de duas alternativas que sejam consideradas equivalentes em termos de relevância e fidedignidade de representação deve ser usada para retratar um fenômeno.

    Comparabilidade
    QC21. Comparabilidade é a característica qualitativa que permite que os usuários identifiquem e compreendam similaridades dos itens e diferenças entre eles. Diferentemente de outras características qualitativas, a comparabilidade não está relacionada com um único item. A comparação requer no mínimo dois itens.
    QC33. Características qualitativas de melhoria devem ser maximizadas na extensão possível. Entretanto, as características qualitativas de melhoria, quer sejam individualmente ou em grupo, não podem tornar a informação útil se dita informação for irrelevante ou não for representação fidedigna."

    Da leitura da QC 33, concluímos que a presença das características qualitativas de melhoria não possuem o condão de torna a informação financeira útil, ou seja, o fato de ser comparável não garante a fidedignidade e a relevância.


    Gabarito: ERRADO.
  • ERRADO

     

    As características qualitativas de melhoria não possuem o condão de torna a informação financeira útil, ou seja, o fato de ser comparável não garante a fidedignidade e a relevância. Exemplo: Pode haver uma comparabilidade entre informações que não sejam relavantes com alguma que não seja fidedigna, com isso não se pode afirmar que a comparabilidade necessariamente representa uma informação Relevante e Fidedigna como indicado na questão.

      

    Pode sim ser possível a comparabilidade representar informações relevantes e fidedignas, mas não pode-se confirmar com precisão que isso vai acontecer, por isso a questão está incorreta.

      

    As características de melhoria são: 

    - Comparabilidade

    - Capacidade de Verificação

    - Tempestiva

    - Compreensibilidade

      

    As caracteristicas fundamentais são:

    - Relevância

    - Representação Fidedigna

      

    Para que uma informação seja útil ela deve ser relevante e fidedigna. A utilidade dessas informações podem ser MELHORADAS se forem Comparáveis, Verificáveis, Tempestivas e Compreensível.

      

    As características qualitativas de melhorias ajudam a confirmar, ou seja, ajudam a aumentar o grau de confiabilidade das características qualitativas fundamentais (relevantes e fidedignas).

     

     

     

     

  • Características qualitativas da informação contábil-financeira útil

    QC4. Se a informação contábil-financeira é para ser útil, ela precisa ser relevante e representar com fidedignidadeo que se propõe a representar. A utilidade da informação contábil-financeira é melhorada se ela for comparável, verificável, tempestiva e compreensível.

    Características qualitativas fundamentais

    QC5. As características qualitativas fundamentais são relevância e representação fidedigna.

     Características qualitativas de melhoria

    QC19. Comparabilidade, verificabilidade, tempestividade e compreensibilidade são características qualitativas que melhoram a utilidade da informação que é relevante e que é representada com fidedignidade. As características qualitativas de melhoria podem também auxiliar a determinar qual de duas alternativas que sejam consideradas equivalentes em termos de relevância e fidedignidade de representação deve ser usada para retratar um fenômeno.

  • Misturou conceitos. Por ser passível de comparação, só podemos confirmar que a informação possui um dos atributos qualitativos de melhoria.

    Para que a informação seja relevante e fidedigna, faz-se necessário uma série de atributos fundamentais, tais como:

    Relevância - Valor confirmatório, preditivo ou ambos.

    R. Fidedigna - Informação completa, neutra e livre de erros.

    Portanto, gabarito errado.

  • Por serem passíveis de comparação com demonstrações contábeis de entidades de outros países, os relatórios publicados pelas entidades brasileiras representam para a investidora uma informação relevante e fidedigna.

    Em vermelho está o buraco da questão que se você vacilar você cai nele bonito.

    FUNDAMENTAIS (DUAS)

    *Relevância

    *Representação Fidedigna

    MELHORIAS (QUATRO) 

    *Compreensibilidade

    *Verificabilidade

    *Comparabilidade

    *Tempestividade

    Podemos observar que comparabilidade é atributo de melhoria e nada tem a ver com as fundamentais (relevância e da representação fidedigna)

     Características Qualitativas Fundamentais

    Relevância

    Informação contábil-financeira relevante é aquela capaz de fazer diferença nas decisões que possam ser tomadas pelos usuários

    Representação Fidedigna

    Para ser representação perfeitamente fidedigna, a realidade retratada precisa ter 3 atributos. Ela tem que ser completa, neutra e livre de erro

    Características Qualitativas de Melhoria

    Comparabilidade

    Permite que os usuários identifiquem e compreendam similaridades dos itens e diferenças entre eles

    Verificabilidade

    Ajuda a assegurar aos usuários que a informação representa fidedignamente o fenômeno econômico que se propõe representar. A verificabilidade significa que diferentes observadores, cônscios e independentes, podem chegar a um consenso, embora não cheguem necessariamente a um completo acordo, quanto ao retrato de uma realidade econômica em particular ser uma representação fidedigna.

    Tempestividade

    Significa ter informação disponível para tomadores de decisão a tempo de poder influenciá-los em suas decisões.

    Compreensibilidade

    Classificar, caracterizar e apresentar a informação com clareza e concisão torna-a compreensível.

  • Por serem passíveis de comparação ( caracteristica fundamental) com demonstrações contábeis de entidades de outros países, os relatórios publicados pelas entidades brasileiras representam para a investidora uma informação relevante e fidedigna ( caracteristica de melhoria).

    Repare que o examinador misturas dois conceitos distintos, perguntando de uma característica fundamental, e concluindo que ela representa uma caracteristica de melhoria. isso ivalida a questão.

    GABARITO: E

  • PESSOAL, CUIDADO COM OS COMENTÁRIOS ERRADOS!!

    PUTZ, É MUITA MALDADE.

    FORNECER INFORMAÇÕES ERRADAS NÃO COLOCA NINGUÉM DENTRO DAS VAGAS.

    ESTUDAR É O MELHOR CAMINHO.

  • ERRADA!

    POIS COMPARAÇÃO(COMPARABILIDADE) É UMA CARACTERÍSTICA DE MELHORIA(NÃO OBRIGATÓRIA, É COMPLEMENTAR, AJUDA A MELHORAR A INFORMAÇÃO), NÃO FUNDAMENTAL, ÚTIL(RELEVANTE E FIDEDIGNA).

    RESUMINDO:

    ATRIBUTOS/CARACTERÍSTICAS DAS INFORMAÇÕES:

    FUNDAMENTAIS:

    1.RELEVÂNCIA E

    2.REPRESENTAÇÃO FIDEDIGNA;

    DE MELHORIAS:

    1.COMPARABILIDADE;

    2.COMPREENSIBILIDADE;

    3.TEMPESTIVIDADE;

    4.VERIFICABILIDADE.

    MACETE: RERRÊ COM2 TVs

    RERRÊ É EM HOMENAGEM A MIM(RENAN) RS

    LEMBRE-SE DE MIM(DO QCONCURSOS) QUE LEMBRARÁS DAS CARACTERÍSTICAS RS

  • Características qualitativas fundamentais: RELEVÂNCIA E REPRESENTAÇÃO FIDEDIGNA

    Características qualitativas de melhoria: COMPARABILIDADE, COMPREENSIBILIDADE, TEMPESTIVIDADE e VERIFICAÇÃO .

  • ERRADO

    "...Por serem passíveis de comparação..." diz respeito à característica qualitativa de melhoria que se chama COMPARABILIDADE. Relevância e Representação Fidedigna são características qualitativas fundamentais.

  • Características Qualitativas FUNDAMENTAIS – REREFI (Relevância e Representação fidedigna)

    Características Qualitativas de MELHORIA – TV.COM.COM (Tempestividade, Verificabilidade, Comparabilidade, Compreensibilidade)

    "serem passíveis de comparação" é característica da COMPARABILIDADE, de melhoria.

    Questão errada.

    Cespe tem o costume de tentar confundir melhoria/fundamental e trocar os conceitos, atenção.

  • São características qualitativas de melhoria a comparabilidade, a verificabilidade, a tempestividade e a compreensibilidade. Elas são características qualitativas de melhoria, pois melhoram a utilidade da informação, que já é relevante e é representada com fidedignidade (características qualitativas fundamentais)

  • Se você colocar na ordem inversa ficará mais fácil de perceber o erro da questão:

    "os relatórios publicados pelas entidades brasileiras representam para a investidora uma informação relevante e fidedigna, por serem passíveis de comparação com demonstrações contábeis de entidades de outros países."

  • Minha contribuição.

    Contabilidade

    Características qualitativas fundamentais: RELEVÂNCIA E REPRESENTAÇÃO FIDEDIGNA

    Características qualitativas de melhoria: COMPARABILIDADE, COMPREENSIBILIDADE, TEMPESTIVIDADE e VERIFICAÇÃO.

    Comparabilidade (analisável): Permite que os usuários identifiquem e compreendam similaridades dos itens e diferenças entre eles.

    Fonte: Colaboradores do QC / Estratégia

    Abraço!!!

  • A questão versa sobre a NBCT SP – Estrutura Conceitual.

    Acerca das características qualitativas da informação:

    Relevância – a informação é relevante quando pode influenciar significativamente o cumprimento dos objetivos da elaboração e da divulgação da informação contábil, assim como as decisões dos usuários da informação;

    Representação fidedigna – quando a informação apresentada nos relatórios é fiel à realidade dos fatos econômicos ocorridos. Deve completa, neutra e livre de erro.

    Compreensibilidade – informação apresentada de forma clara e sucinta, que possa ser inteligível pela maioria dos usuários;

    Tempestividade – atributo da informação acerca do momento da informação, pois este deve ser o mais rápido possível, para que possa influenciar nas decisões, sem que perca sua utilidade dado o lapso temporal;

    Comparabilidade – atributo da informação que possibilita a comparação, pelo usuário, de duas informações diferentes. Não é um atributo de um único item; deve estar presente em pelo menos duas informações, as quais deseja-se comparar;

    Verificabilidade – atributo que permite aos usuários checar a confiabilidade da informação apresentada, de que esta representa fielmente os fenômenos econômicos e contábeis que se ocorridos.

    Dispõe, também, a NBCT SP – Estrutura Conceitual:

     

    3.16 Estar livre de erro material não significa exatidão completa em todos os aspectos. Estar livre de erro material significa que não há erros ou omissões que sejam individualmente ou coletivamente relevantes na descrição do fenômeno, e que o processo utilizado para produzir a informação relatada foi aplicado conforme descrito.

    (...)

    Dessa forma, ainda que uma informação não esteja apresentada sem qualquer impropriedade, a representação fidedigna poderá ser satisfeita, caso não cause impacto na decisão dos interessados na informação.

    GABARITO: ERRADO.

  • Gabarito: Errado!

    Características Qualitativas FUNDAMENTAIS – ReFi (Relevância e Representação Fidedigna)

    Características Qualitativas de MELHORIA – TV.COM.COM (Tempestividade, Verificabilidade, Comparabilidade, Compreensibilidade)

  • Errado. A possibilidade de comparação dos dados apresentados pela empresa com outra empresa caracteriza o atributo de melhoria: Comparabilidade. A comparabilidade não caracteriza a relevância e nem a fidedignidade das informações. 

    Fonte: Gran Cursos

  • A Relevância e a Representação Fidedigna são características qualitativas fundamentais. Por outro lado, a Comparabilidade, verificabilidade, tempestividade e compreensibilidade são características qualitativas de MELHORIA. Sendo assim, um não garante o outro.

  • O erro da que estão está em descrever como comparação o motivo para ser relevante e fidedigna, porém, para haver tal característica é preciso ser completa, neutra e isenta de erros. Bons estudos a todos.

  • RESOLUÇÃO DA QUESTÃO:

    https://www.youtube.com/watch?v=Los0Kvw5I2M

    MATERIAL DE APOIO: https://drive.google.com/file/d/1IlbEkiYjMqt1xFlYlnKdVRwn4BE0hvLu/view?usp=sharing

  • Em 24/11/20 às 22:40, você respondeu a opção E. Você acertou!

    Em 23/08/20 às 13:34, você respondeu a opção C. Você errou!

    Não desista de seu sonho. Entregue nas mãos de Deus e siga em frente!

  • GABARITO ERRADO

    A possibilidade de comparação dos dados apresentados pela empresa com outra

    empresa caracteriza o atributo de melhoria: Comparabilidade.

    A comparabilidade não caracteriza a relevância e nem a fidedignidade das informações.

  • Por serem passíveis de comparação com demonstrações contábeis de entidades de outros países, os relatórios publicados pelas entidades brasileiras representam para a investidora uma informação relevante e fidedigna.

    ERRADO

    O texto de apoio fala sobre a representação fidedigna e pode enganar o candidato, porém, no comando da assertiva, faz-se uma referência à capacidade de comparação. Dizer que pode ser comparável não representará automaticamente que a informação é relevante ou fidedigna e sim que ela pode ser analisada para uma futura constatação.

    "A disciplina é a maior tutora que o sonhador pode ter, pois ela transforma o sonho em realidade"

  • As características qualitativas de melhoria, quer sejam individualmente ou em gruponão podem tornar a informação útil se dita informação for irrelevante ou não for representação fidedigna.

    Fonte: comentário do professor.

    ERRADO!!

  • Para ser relevante, deve possuir: valor preditivo ou valor confirmatório ou ambos.

    Para a representação ser fidedigna, precisa ter três atributos: ser completa, neutra e livre de erro.

  • GABARITO ERRADO

    De acordo com a Estrutura Conceitual CPC 00 (R2), as características qualitativas de informações financeiras úteis são segregadas as em dois grupos:

    Fundamentais:

    Relevância - Informações que influenciam na tomada de decisões, através de valor preditivo, confirmatório ou ambos.

    Fidedigna - Informação completa, neutra (não manipulada) e sem erros.

    De melhoria:

    Comparabilidade - permite compreender e identificar as similaridades e diferenças entre os itens.

    Verificabilidade - permite chegar a um consenso acerca da representação contábil.

    Tempestividade - disponibiliza informações aos tomadores de decisões a tempo para que sejam capazes de influenciar em suas decisões.

    Compreensibilidade - informações de modo compreensivo.

    O fato de a informação ser comparável não garante a relevância e a fidedignidade.

    FONTE: Estratégia Concursos, meus resumos.

    "Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço"

  • GAB.: ERRADO

    As características de melhoria NÃO tornam a informação útil!

    Por ser comparável não quer dizer que seja relevante.

  • De acordo com a Estrutura Conceitual CPC 00 (R2), as características qualitativas de informações financeiras úteis são segregadas as em dois grupos:

    Fundamentais:

    Relevância - Informações que influenciam na tomada de decisões, através de valor preditivo, confirmatório ou ambos.

    Fidedigna - Informação completa, neutra (não manipulada) e sem erros.

    De Melhoria:

    Comparabilidade - permite compreender e identificar as similaridades e diferenças entre os itens.

    Verificabilidade - permite chegar a um consenso acerca da representação contábil.

    Tempestividade - disponibiliza informações aos tomadores de decisões a tempo para que sejam capazes de influenciar em suas decisões.

    Compreensibilidade - informações de modo compreensivo.

    O fato de a informação ser comparável não garante a relevância e a fidedignidade.

    FONTE: Estratégia Concursos, meus resumos.

  • JA DIZIA O POETA,UMA COISA É UMA COISA OUTRA COISA É OUTRA COISA,ELA IRÁ GARANTIR APENAS A COMPARABILIDADE

  • Não é por ser passível de comparação que uma informação se torna relevante e fidedigna. (Como informa a questão)

    Se for relevante e fidedigna, pode sim, aí passar a ter a função de comparabilidade.

  • Só acertei pq errei na live do GranCurso.

    Recomendo sempre lives de resoluções de exercício. É um baita diferencial.

  • Gabarito ERRADO, e o erro está no detalhe.

    Diz o cpc00, veja:

    Aplicação das características qualitativas de melhoria

    2.37 As características qualitativas de melhoria devem ser maximizadas tanto quanto possível. Contudo, as características qualitativas de melhoria, seja individualmente ou como grupo, não podem tornar informações úteis se essas informações forem irrelevantes ou não fornecerem representação fidedigna do que pretendem representar

    2.25 Comparabilidade é a característica qualitativa que permite aos usuários identificar e compreender similaridades e diferenças entre itens. Diferentemente das outras características qualitativas, a comparabilidade não se refere a um único item. A comparação exige, no mínimo, dois itens

    Ou seja, antes de se pensar em qualitativas de melhoria deve-se obedecer primeiro as características fundamentais. (relevância e fidedignidade)

    Questão

    Por serem passíveis de comparação com demonstrações contábeis de entidades de outros países, os relatórios publicados pelas entidades brasileiras representam para a investidora uma informação relevante e fidedigna. ERRADO, PQ?

    Está errado pq NÃO pode ser apenas ser relevante e fidedigna, tem que ser COMPRÁVEL tmb.

  • Está errado pq NÃO pode ser apenas ser relevante e fidedigna, tem que ser COMPRÁVEL tmb.

  • perguntinha maldosa

  • A comparabilidade é uma característica qualitativa de melhoria da informação contábil, enquanto a representação fidedigna e a relevância são características qualitativas fundamentais. O fato das informações contábeis poderem ser comparadas não garante que essas informações sejam relevantes para a tomada de decisão de agentes internos e externos da entidade, além disso informações comparáveis podem não ser livres de erro.

  • CARACTERISTICAS FUNDAMENTAIS

    • FUNDAMENTAL
    1. RELEVANCIA
    2. REPRESENTAÇÃO FIDEDIGNA

    • DE MELHORIA
    1. COMPARABILIDADE
    2. COMPREENSIBILIDADE
    3. TEMPESTIVIDADE
    4. VERIFICABILIDADE

    mata praticamente todas as questoes relacionadas.

  • TUDO QUE COMEÇA COM "RE" é fundamenal;

    1) Características qualitativas fundamentais

    1.1 - RElevância

    1.2 - REpresentação fidedigna

    TUDO QUE ACABA COM "IDADE", precisa de melhoria

    2) Características qualitativas de melhoria

    2.1 - Comparabil...IDADE

    2.2 - Verificabil...IDADE

    2.3 - Tempestiv...IDADE

    2.4 – Compreensibi...DADE

  • "Por serem passíveis de comparação com demonstrações contábeis de entidades de outros países, os relatórios publicados pelas entidades brasileiras representam para a investidora uma informação relevante e fidedigna." 

     Ou seja, a questão está afirmando que, por ser passível de comparação, pode-se afirmar que o relatório é relevante e fidedigno, o que não é verdade. Aí está o erro da questão.

    Do CPC 00:

    Aplicação das características qualitativas de melhoria

    2.37As características qualitativas de melhoria devem ser maximizadas tanto quanto possível. Contudo, as características qualitativas de melhoria, seja individualmente ou como grupo, não podem tornar informações úteis se essas informações forem irrelevantes ou não fornecerem representação fidedignado que pretendem representar.

  • não é porque é passível de comparação que é relevante e fidedigna.

  • O fato de poder ser comparada não quer dizer que a informação é relevante ou fidedigna.

    -Características fundamentais da informação contábil útil : 1) relevância 2) representação fidedigna

    -Características de melhoria da informação contábil : 1) comparabilidade 2) verificabilidade 3) tempestividade 4) compreensibilidade

    " Derrotado não é quem perde mas sim quem desiste ... Avante!"

  • Características qualitativas FUNDAMENTAIS -> É a Rê-Rê: Relevância e Representação fidedigna.

    Características qualitativas DE MELHORIA -> TEM que VER CO CO:

    TEM pestividade, VER ificabilidade, CO mparabilidade e CO mpreensibilidade.

    Rê-Rê, TEM que VER CO CO !!!

    -Professor Samuel Reis (Baiano)

    Mortais, fé na missão!

  • esse tipo de questão pega muito candidato desatento no português, "Por serem passíveis de comparação com demonstrações contábeis de entidades de outros países" o termo destacada nos remete a uma ideia de causa. e o fato dos relatórios apresentarem uma informação relevante e fidedigna não decorre da comparabilidade, mas sim de informação com valor confirmatório e preditivo; completo, neutro e livre de erros, respectivamente.

    português está sendo cobrado em todas as disciplinas, não adianta ser mestre em contabilidade se não tem uma bagagem de leitura e interpretação de texto.

  • As características qualitativas de melhoria, quando sozinhas, não possuem a capacidade de tornar a informação útil. Informação útil, por sua vez, é aquela concomitantemente relevante (Valor confirmatório, preditivo ou ambos) e fidedigna (Completa, neutra e livre de erros).

    Obs.: Parece óbvio, mas, como o próprio nome diz, as características de melhoria servem para "melhorar" a informação contábil.

    CPC - 00 - 2.23 Comparabilidade, capacidade de verificação, tempestividade e compreensibilidade são características qualitativas que melhoram a utilidade de informações que sejam tanto relevantes como forneçam representação fidedigna do que pretendem representar.

    CPC 00 - 2.37 As características qualitativas de melhoria devem ser maximizadas tanto quanto possível. Contudo, as características qualitativas de melhoria, seja individualmente ou como grupo, não podem tornar informações úteis se essas informações forem irrelevantes ou não fornecerem representação fidedigna do que pretendem representar.

    Gabarito errado.

  • Representação fidedigna não significa informação similar, a questão trada da comparabilidade a qual se considera como uma característica qualitativa que permite que os usuários identifiquem e compreendam similaridades dos itens e diferenças entre eles.

  • Anotem: OS ATRIBUTOS DE MELHORIA NÃO TORNAM A INFORMAÇÃO ÚTIL!!

  • As características qualitativas de melhoria, quando sozinhas, não possuem a capacidade de tornar a informação útil. Informação útil, por sua vez, é aquela concomitantemente relevante (Valor confirmatório, preditivo ou ambos) e fidedigna (Completa, neutra e livre de erros).

    Obs.: Parece óbvio, mas, como o próprio nome diz, as características de melhoria servem para "melhorar" a informação contábil.

    CPC - 00 - 2.23 Comparabilidade, capacidade de verificação, tempestividade e compreensibilidade são características qualitativas que melhoram a utilidade de informações que sejam tanto relevantes como forneçam representação fidedigna do que pretendem representar.

    CPC 00 - 2.37 As características qualitativas de melhoria devem ser maximizadas tanto quanto possível. Contudo, as características qualitativas de melhoria, seja individualmente ou como grupo, não podem tornar informações úteis se essas informações forem irrelevantes ou não fornecerem representação fidedigna do que pretendem representar.

    Gabarito errado.

  • Errado.

    A possibilidade de comparação dos dados apresentados pela empresa com outra empresa caracteriza o atributo de melhoria: Comparabilidade. 

    A comparabilidade não caracteriza a relevância e nem a fidedignidade das informações. 

  • O erro da questão está em afirmar que a informação por ser Comparável (Característica qualitativa de melhoria), ela é uma Informação "relevante e fidedigna", ou seja, ela possuí Característica Qualitativa fundamental. E isso não é verdade.

  • Características Fundamentais:

    • RELEVANCIA - (preditiva e/ou confirmatória)
    • REPRESENTAÇÃO FIDEDIGNA (completa, neutra, livre de erros)

    Características de Melhoria: (Adicionais)

    • Comparabilidade - Semelhanças e diferenças
    • Tempestividade - Informação ser útil no tempo certo para melhor decisão
    • Capacidade de verificação: Diferentes observadores chegam a consensos
    • Compreensibilidade - clareza, concisão da informação.

  • Para que a informação seja considerada relevante e fidedigna, não basta ser apenas comparável.

    A informação precisa ser também: Verificável, Tempestiva e Compreensível.

  • Aplicação das características qualitativas de melhoria

    2.37 As características qualitativas de melhoria devem ser maximizadas tanto quanto possível. Contudo, as características qualitativas de melhoria, seja individualmente ou como grupo, não podem tornar informações úteis se essas informações forem irrelevantes ou não fornecerem representação fidedigna do que pretendem representar.

  • Uma informação comparável não necessariamente é relevante ou fidedigna.

    Gabarito: E

  • Gabarito: ERRADO

    Comparabilidade é uma característica qualitativa de melhoria.

    Se liga no bizu:

    COCOTEVE

    COmparabilidade

    COmpreensibilidade

    TEmpestividade

    VErificabilidade

    Bons estudos!

  • Quando a informação é comparável, não quer dizer que ela seja relevante e/ou fidedigna.

  • Gabarito: Errado

    Relevância e Representação Fidedigna são características qualitativas fundamentais, e não informações, como afirma a questão.

  • HOJE NAAAAO, CESPE!

  • Se o enunciado a questão aborda que a demonstração contábil esta apresentando as característica fundamentais de relevância e representação fidedigma. Então porque não pode ser considerada uma informação útil a investidora (informação relevante e fidedigma)???

  • Semântica.

    De acordo com o CPC (Comitê de Pronunciamentos Contábeis) a informação é considerada útil por ser comparável.

    E relevante por ser fidedigna.

    O enunciado informa que as informações são relevantes e fidedignas (faz uma grande mistura)

    Resposta: Errado!

  • CPC 00 (R2): as informações devem ser úteis, relevantes e apresentar fidedignamente aquilo que pretendem representar.

  • ERRADO

    • a COMPARABILIDADE é uma Característica Qualitativa De Melhoria

    Já Relevância e Fidedignidade ("Re.Fi") são Características Fundamentais

  • A comparabilidade é uma caracterísitca qualitativa de melhoria

  • Para serem informações úteis as características fundamentais da informação contábil são : FIDEDIGNIDADE e RELEVÂNCIA.

    Para ser FIDEDIGNA, a informação deve ser :

    • livre de erros [ na informação, não todos os erros]
    • completa
    • neutra

    Para ter RELEVÂNCIA, a informação deve ter:

    • Valor Preditivo

    • OU

    • Valor Confirmatório

    obtendo apenas um dos dois acima, ou os dois, a informação é considerada relevante.

    MATERIALIDADE faz parte da RELEVÂNCIA mas não é considerada uma característica fundamental.

    Já a comparabilidade, citada no exercício, faz parte das características de melhorias, que são as 4 seguintes,

    CARACTERÍSTICAS DE MELHORIA:

    • comparabilidade
    • compreensibilidade
    • tempestividade
    • verificabilidade

    Gaba: ERRADO.

  • Direto ao ponto!

    Por serem passíveis de comparação com demonstrações contábeis de entidades de outros países, os relatórios publicados pelas entidades brasileiras representam para a investidora uma informação relevante e fidedigna (NÃO É PORQUE EU POSSO COMPARÁ-LAS QUE ELAS SERÃO RELEVANTES E FIDEDIGNAS).

    GABARITO: ERRADO

  • Gabarito: Errado

    Para responder essa questão, basta saber quais são as características qualitativas fundamentais e quais são as de melhoria.

    Por serem passíveis de comparação (...) representam para a investidora uma informação relevante e fidedigna.

    Comparação --- comparabilidade --- característica qualitativa de melhoria.

    Relevância e Representação Fidedigna --- características qualitativas fundamentais.

    Logo, não tem como uma comparação representar informações relevantes e fidedignas.

  • Acredito que o mais correto seria "por serem relevantes e fidedignas...são passíveis de comparação". E não o inverso, como a questão apresentou.

    Se tiver algum erro ou discordância, me avise.

  • Poxa, QConcursos, deixa eu resolver a questão :( Respondi duas semanas atrás e agora está "desatualizada"??? Não percebi o motivo, se algum colega souber explicar, agradeço.