SóProvas


ID
2799544
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Julgue o próximo item a respeito de redes de computadores e de cloud computing.


Conceitualmente, a computação em nuvem pode ser implementada por meio da LAN (local area network) interna de uma organização.

Alternativas
Comentários
  • Quando traz a ideia do Conceitualmente, leva-nos a entender que:

    Rede local [como se fosse a internet (globo)] Dispositivos de armazenamento local [Storage(como o Storage em outro lugar)] Elasticidade [um equipamento de armazenamento com alta capacidade, disponibilizando o serviço aos usuários locais(estes atuariam como clientes), com a utilização de software para permitir o aumento ou diminuição de espaço de armazenamento, processamento, memória, etc.

    Com tudo isso, nos induz à ideia de que é possível trazer o conceito de nuvem para dentro da organização, o que a banca (CESPE) nos mostrou ser errado.

  • Ao meu ver o erro está no fato da nuvem ser específica para internet, mas pelo visto há divergências.

  • Senhores,

    O erro da questão está em conceituar a computação na nuvem a característica da rede LAN.

    Sabemos que computação na nuvem é caracterizada pelo seu acesso pela internet, de qualquer lugar e até por qualquer meio. Assim, o correto seriam WAN, que é uma rede sem limitações geográficas, por exemplo, a internet.

    Vejamos outro exemplo nessa questão CESPE considerada CERTA pela banca:

    Computação em nuvem é a forma de utilizar memória computacional e local de armazenamento de arquivos em computadores interligados à internet, podendo esses arquivos ser acessados de qualquer lugar do mundo conectado a esta rede.

  • Conceitualmente, a Computação em Nuvem é um termo para descrever um ambiente de computação baseado em umaimensa rede de servidores, que podem ser físicos ou virtuais. De maneira mais resumida, podemos dizer que é um conjunto de recursos como capacidade de processamento, armazenamento, conectividade, plataformas, aplicações e serviços disponibilizados na Internet. Diz-se também que é o estágio mais evoluído do conceito de virtualização, ou seja, a virtualização do próprio data center. 

     

    Como os recursos mencionados acima não podem ser obtidos através de uma rede local, (LAN), O ITEM ESTÁ ERRADO.

  • LAN = IDEIA DE INTERNO (local network )

    NUVEM= IDEIA DE AMPLO MUNDÃO

  • então a rede seria san? (storage area network) ou a wan? alguém para responder?

  • LAN = área limitada

    WAN = área ilimitada

    Razão pela qual não se encaixa na característica de computação em nuvem, onde a proposta é acessar tal plataforma de qualquer lugar.

    Persevere!

  • Lan é uma rede local, geralmente corporativa de uma única empresa. Quando se fala em nuvem é necessário associar o pensamento em uma rede WAN , pois nesta rede é que estão os servidores super potentes e com alta capacidade de segurança contra invasores e também com uma gigantesca capacidade de armazenar dados.

  • O termo PODE abre margem de uma possibilidade...Cespe força muito a barra.

  •  computação em nuvem PODE ser implementada por meio da LAN? Claro que pode, basta eu criar uma nuvem interna, só para os colaboradores, no servidor da empresa. Isso é perfeitamente possível. Qual o erro? qual a justificativa do Cespe?

  • Acredito que o erro está em associar a nuvem a uma rede interna de uma corporação, é sabido que a abrangência da nuvem não é limitada a um espaço físico ou a pequenas proporções.
  • Conceitualmente, a Computação em Nuvem é um termo para descrever um ambiente de computação baseado em uma imensa rede de servidores, que podem ser físicos ou virtuais. De maneira mais resumida, podemos dizer que é um conjunto de recursos como capacidade de processamento, armazenamento, conectividade, plataformas, aplicações e serviços disponibilizados na Internet. Diz-se também que é o estágio mais evoluído do conceito de virtualização, ou seja, a virtualização do próprio data center.    Como os recursos mencionados acima não podem ser obtidos através de uma rede local, (LAN), O ITEM ESTÁ ERRADO. Fonte: TEC Concursos
  • LAN = área limitada

    WAN = área ilimitada

    Razão pela qual não se encaixa na característica de computação em nuvem, onde a proposta é acessar tal plataforma de qualquer lugar.

  • Minha contribuição.

    Computação na Nuvem (Cloud computing / Cloud storage)

    São serviços oferecidos no ambiente virtual da Internet (WAN).

    Ex.: OneDrive, Office365, DropBox, GoogleDrive, GoogleDocs, Windows Azure, etc.

    Obs.: A grande vantagem de trabalhar com a nuvem é a redução de custos.

    Fonte: Estratégia

    Abraço!!!

  • "PODE SER"... Maldito Cespe já descobriu as técnicas do Prof. Nishimura.

  • Conceitualmente a implantação de uma nuvem se dá por meio de Grandes Datacenters, sua ideia central é armazenar e processar dados FORA do ambiente corporativo oferecendo serviços através da Internet com redução de custos e aumento da segurança. Esse conceito mais genérico está associado a nuvens públicas :)

  • A COMPUTAÇÃO EM NUVEM PODE SER IMPLEMENTADA POR MEIO DA WAN pois nesta rede é que estão os servidores super potentes e com alta capacidade de segurança contra invasores e também com uma gigantesca capacidade de armazenar dados.

  • Essa questão eu realmente não compreendi, claro que, em existindo conexão por meio de uma Lan, obviamente você poderá implementar computação na nuvem. Em verdade, em qualquer conexão é possível implementar computação na nuvem. Não entendi essa não.

  • Definitivamente mais português que informatica. Fala que PODE e não é exclusivo ou obrigatório, então se eu tiver dentro de uma Lan não posso salvar nd na nuvem? Quando salvamos da nossa casa é o que? Não concordo com esse gabarito

  • Concordo absolutamente com o colega Raul Luiz. Computação em nuvem pode ser implementada de qualquer ponto.

  • Bem, essa é uma questão que abre brechas. Em regra somos acostumado com nuvem em Datacenters enormes, com vários equipamentos capazes de armazenar conteúdo e cobrar por esse serviço. Porém, o que impede uma grande empresa que tem uma Lan decidir por um investimento do tipo para estar criando a própria nuvem de armazenamento? Tendo em vista que a questão trabalha com a hipótese, ou seja, PODE. Porém, tem a questão conceitual que ela aborda no começo, e talvez pensando por esse ponto a referência que temos hoje na informática em questão de Nuvem, realmente é o clássico dos servidores de data centers. Enfim, só sei que é uma questão aberta ao debate HAHA.

  • GAB MUITO ERRADO

    WAN = WIDE lembre de WORLD (MUNDIAL E ILIMITADA)

    LAN = LOCAL, lembre de LIMITADA

    BOA SORTE A TODOS!!!!!

  • Questão péssima e mal formulada, merecia ser anulada. Existem as nuvens públicas e privadas. A nuvem pública é de amplo acesso. A nuvem privada é quando uma empresa tem uma certa estrutura em cloud apenas para ela. É de propriedade de um único cliente, configurada pela equipe de TI da empresa. A empresa decide quais usuários têm autorização para usar infraestrutura, usada quando requer níveis mais rigorosos de segurança e privacidade, ou de garantia de disponibilidade. Então, se a questão não fez distinção entre nuvem pública e nuvem privada, é perfeitamente possível a computação em nuvem ser implementada por meio da LAN (local area network) interna de uma organização.

    Logo o Cespe, que gosta de fazer "pegas" com a palavra "PODE", dar um deslize desse. Complicado, candidato que se prepara bem e fica atento acaba rodando, de forma injusta.

  • Claro que uma LAN pode suportar um sistema em nuuvem.

    Como não?

    Dentro de uma organização pode haver um servidor onde ficam registrados os dados da organização, eu ein.

  • É perfeitamente possível e viável a utilização de nuvem em redes LAN. Muitas empresas fazem isso... Cespe forçou a barra!!

  • Galera essa foi uma questão que envolve PEGADINHA.

    O erro da questão está em CONCEITUALMENTE, pois na TEORIA uma das características da LAN é o fato de ser LIMITADA. Porém na PRÁTICA qualquer REDE conectada à INTERNET e que possui um NAVEGADOR, se utiliza da COMPUTAÇÃO EM NUVEM.

    A MAIORIA QUE RESOLVEU ESSA QUESTÃO NA PROVA ERROU, E OS QUE ACERTARAM FOI NO CHUTE.

    PEGADINHA ACABA COM QUEM REALMENTE ESTUDA. KKKKKKKKKKK

  • questão só para diminuir os pontos da galera! kk

  • pqp CESPE questão bizarra essa viu.

  • Pq será que não tem comentario do professor do QCONCURSO numa questão dessa para dirimir as dúvida de geral aqui.

  • Fala galera,

    O peguinha dessa questão está na palavra IMPLEMENTADA, a qual é diferente de UTILIZADA (muitos colegas estão argumentando com esse sentido). Dessa forma, deve-se saber que a computação em nuvem é baseada em cliente-servdior, logo para que ocorra uma implementação, o servidor deve ter um suporte mais abrange que uma rede LAN (local)

    Para a utilização (cliente), ai sim a nuvem poderia ser acessada por uma rede LAN.

  • GAB VISIVILMENTE ERRADO.

    PERCEBAM QUE A SIGLA L A N determina apenas uma rede LOCAL, nada mais.

    MAS, se por acaso, viesse ESCRITA COMO W L A N, a resposta estaria correta.

    MUITA ATENÇÃO COM AS SIGLAS.

    P = PESSOAL

    L = LOCAL

    W = MUNDIAL E WAN = Rede de longa distância

    M = METROPOLITANA

    S = ARMAZENAMENTO

    Boa sorte a TODOS!!!!!!!!!!!

  • Repostando o comentário do colega Wilker.

    Questão péssima e mal formulada, merecia ser anulada. Existem as nuvens públicas e privadas. A nuvem pública é de amplo acesso. A nuvem privada é quando uma empresa tem uma certa estrutura em cloud apenas para ela. É de propriedade de um único cliente, configurada pela equipe de TI da empresa. A empresa decide quais usuários têm autorização para usar infraestrutura, usada quando requer níveis mais rigorosos de segurança e privacidade, ou de garantia de disponibilidade. Então, se a questão não fez distinção entre nuvem pública e nuvem privada, é perfeitamente possível a computação em nuvem ser implementada por meio da LAN (local area network) interna de uma organização.

    Logo o Cespe, que gosta de fazer "pegas" com a palavra "PODE", dar um deslize desse. Complicado, candidato que se prepara bem e fica atento acaba rodando, de forma injusta.

  • Gabarito: Errado

    Cloud computing ou computação em nuvem é a entrega da computação como um serviço ao invés de um produto, onde recursos compartilhados, software e informações são fornecidas, permitindo o acesso através de qualquer computador, tablet ou celular conectado à Internet. (fonte - techtudo)

    Está bem claro, não tem como uma LAN ser = o conceito de cloud computing. Uma coisa é rede e a outra é uma forma de serviço.

  • LAN: é uma rede local.

    ARMAZENAMENTO EM NUVEM: o arquivo fica na REDE.

    GABARITO= ERRADO

  • A tecnologia do sistema de rede de nuvem permite que a computação em nuvem implante redes e máquinas virtuais, possibilite a transferência de Big Data e garanta a baixa latência. A tecnologia do sistema de rede de nuvem inclui produtos como redes LAN sem fio e WAN definida por software.

    Fonte: vmware

    Quem disse que não pode?

    Ah! foi a Cespe tinha me esquecido.

  • FRANCAMENTE:

    Computação em nuvem PODE SER implementada por meio de qualquer tipo de rede interligados à internet.

    Logicamente é algo real e possível, infelizmente além de estudar, tem que ter muita sorte com a banca CESPE, uma dessas te tira das vagas, lamentável.

  • Questão bastante complicada.

    Mas concluí que a computação em nuvem disponibiliza o acesso aos arquivos em qualquer lugar do mundo com acesso à internet. Logo, se está em uma rede local eu não consigo acessar de qualquer lugar do mundo.

    Gab: ERRADO.

  • Para implementar uma computação em nuvem, é preciso utilizar soluções de OUTRAS redes que não sejam as próprias redes internas de uma organização.

    Usar as redes internas de uma organização seria adotar uma solução LOCAL, e não em nuvem.

    Item errado.

  • Até hoje esperando o comentário do Nishimura... me ajuda, Nishimura!

  • ´´ é só estudar´´ , blz fera!

  • É O TIPO DE QUESTÃO, QUE AO MEU VER, NÃO VALE A PENA QUEBRAR A CABEÇA. TANTO PODE SER CERTA

    QUANTO ERRADA. DEPENDERÁ DO HUMOR DO EXAMINADOR.

  • Nunca se precisou contar tanto com a sorte!

  • Computação em nuvem usa internet. E internet não é uma rede Lan.

    Conceitualmente, computação em nuvem são serviços disponibilizados para acesso via internet.

  • Eu posso através da minha LAN (local area network) implementar uma núvem privada para minha empresa por exemplo. Estranha essa questão não ter sido anulada.

  • Conceitualmente, os serviços em nuvem tangenciam o acesso, por meio da internet, a um serviço que pode ser utilizado de qualquer local do mundo. Reduzir estes serviços a uma LAN (Local Área Network), serviço com alcance metricamente restringido, é cagar no conceito de Cloud Computing.

    Gabarito errado.

  • Essa questão exige do candidato conhecimentos acerca de computação em nuvem.

    De acordo com a Microsoft, a computação em nuvem é o fornecimento de serviços de computação, incluindo servidores, armazenamento, bancos de dados, rede, software, análise e inteligência, pela Internet (“a nuvem") para oferecer inovações mais rápidas, recursos flexíveis e economias de escala. Você normalmente paga apenas pelos serviços de nuvem que usa, ajudando a reduzir os custos operacionais, a executar sua infraestrutura com mais eficiência e a escalonar conforme as necessidades da sua empresa mudam.
    Sabendo que a operação da computação em nuvem é realizada através da internet (WAN - Rede de longo alcance), fica evidente que esse recurso não é fornecido por meio de uma rede local (LAN) como afirma o examinador na questão.

    Por conta disso, essa afirmação está errada.

    Gabarito do Professor: ERRADO.
  • Gab. "ERRADO"

    macete..

    LAN = Lembra LAN house.. que é um espaço demarcado.. (área limitada)

    WAN = World (mundo) traz uma ideia de imenso.. (área ilimitada)

  • ERRADO

  • Galera essa foi uma questão que envolve PEGADINHA.

    O erro da questão está em CONCEITUALMENTE, pois na TEORIA uma das características da LAN é o fato de ser LIMITADA. Porém na PRÁTICA qualquer REDE conectada à INTERNET e que possui um NAVEGADOR, se utiliza da COMPUTAÇÃO EM NUVEM.

    A MAIORIA QUE RESOLVEU ESSA QUESTÃO NA PROVA ERROU, E OS QUE ACERTARAM FOI NO CHUTE.

    PEGADINHA ACABA COM QUEM REALMENTE ESTUDA. KKKKKKKKKKK

  • O erro da questão está em conceituar a computação na nuvem a característica da rede LAN.

    Sabemos que computação na nuvem é caracterizada pelo seu acesso pela internet, de qualquer lugar e até por qualquer meio. Assim, o correto seriam WAN, que é uma rede sem limitações geográficas, por exemplo, a internet.

    Vejamos outro exemplo nessa questão CESPE considerada CERTA pela banca:

    Computação em nuvem é a forma de utilizar memória computacional e local de armazenamento de arquivos em computadores interligados à internet, podendo esses arquivos ser acessados de qualquer lugar do mundo conectado a esta rede.

  • Vai entender o Cespe/Cebraspe, vejam a definição de Nuvem Privada da própria Microsoft:

    “Nuvem privada” refere-se aos serviços de computação em nuvem oferecidos pela Internet ou por uma rede interna privada somente a usuários selecionados e não ao público geral. Também chamada de nuvem interna ou corporativa, a computação em nuvem privada proporciona às empresas muitos dos benefícios de uma , incluindo autoatendimento, escalabilidade e elasticidade, com customização e controle adicional disponíveis de recursos dedicados em uma infraestrutura de computação hospedada localmente.

  • Gab.: ERRADO!

    Conceitualmente o mais correto seria WAN, já que a LAN é limitada.

  • Gaba: ERRADO

    Meio louco que vou "falar agora" mas, nesta questão o "Conceito" é mais forte que o "Pode"!

    Conceitualmente, a computação em nuvem pode ser implementada por meio da LAN (local area network) interna de uma organização.

    Resposta: ERRADO

    Comentários: o conceito deve ser que a rede seja em uma rede não limitada, a LAN é fechada para os usuarios de quem ela possui, se for uma empresa pequena, so quem tiver na rede LAN internar, terá acesso!

    Quem já conhece a dona Cespe, sabe que esse "PODE" abre margem para possibilidade, entretanto essa questão pode facilmente ter dois resultados, dependendo do humor de quem elaborou!

    Conceitualmente, a computação em nuvem pode ser implementada por meio da LAN (local area network) interna de uma organização.

    Resposta: Certo e/ou errado

    Comentários: Conceitualmente a quem? muitas vezes a cespe ignora varios autores (Tanenbaum, von Neumann,  etc);

    PODE, muitas vezes depois desse "pode" o que vier tá certo.

    Conceitualmente, a computação em nuvem pode ser implementada por meio da "internet".

    Resposta: Certo

    Comentários: SIM, ter internet é um dos requisitos para efetuar qualquer tarefa na rede mundial.

    Bom, o que posso dizer é que GRAVE essa questão!

  • Internet: WAN

    Intranet: LAN

  • CONCEITUALMENTE (WAN)

    LAN TAMBÉM PERMITIDO.

  • Todo mundo sabe os conceitos de cloud computing, WAN e LAN. O grande problema é descobrir o que o examinador bêbado do Cespe quer perguntar.

    Desnecessário esse tipo de abordagem.

  • Todo mundo explicando depois do gabarito!!! 

    Assim, conceitualmente, fica fácil...  kkkk

  • Quer dizer que não é possível criar uma nuvem com recursos da LAN? eu hein

  • O conceito de nuvem é ser acessada de qualquer lugar. Não pode ser restrita a um local. A rede pode ser restrita a um local, mas a nuvem é um especie de VPN.

  • A questão fala Conceitualmente, então, somente wan!

    Atenção para esses detalhes: Conceitualmente,exclusivamente,indispensável, dispensável,etc

    Avante!

  • Cespe , então vou criar uma possibilidade pra você : Um empresa define um servidor somente para armazenamento através da rede para seus usuários locais (LAN) . ISSO é cloud computing .

  • O serviço de nuvem e implementado pelo sistema WAN, que e um serviço de longo alcance.

  • Galera essa foi uma questão que envolve PEGADINHA.

    erro da questão está em CONCEITUALMENTE, pois na TEORIA uma das características da LAN é o fato de ser LIMITADA. Porém na PRÁTICA qualquer REDE conectada à INTERNET e que possui um NAVEGADOR, se utiliza da COMPUTAÇÃO EM NUVEM.

    A MAIORIA QUE RESOLVEU ESSA QUESTÃO NA PROVA ERROU, E OS QUE ACERTARAM FOI NO CHUTE.

    PEGADINHA ACABA COM QUEM REALMENTE ESTUDA. KKKKKKKKKKK

  • Errado.

    Conceitualmente, não pode.

    Computação em nuvem não pode ser confundida com rede local.

  • computação em nuvem funciona sobre a internet

  • errado!!

    A computação em nuvem é caracterizada pelo seu acesso via internet, de qualquer lugar e por qualquer meio. Assim, o correto seria WAN, que é uma rede sem limitações geográficas. 

  • Lembrem-se: o CESPE não está cobrando só conhecimento, está apelando para o modo de escrever o enunciado. Redações dúbias, com termos de entendimento subjetivo... Particularmente eu acho isso uma filhadaputagem sem tamanho, pura covardia. EX: em algum contexto ele coloca o termo "ilimitado" pra dizem que algo não tem limites definidos, fazendo o candidato pensar que algo é infinito. Só que sabemos que, em muitas situações, ilimitado é sinônimo de infinito, infindável, inacabável...

  • Questãozinha para eliminar candidatos. Não caberia nem recurso. Pff ¬¬

  • Seria realizada por meio da internet (WAN - Rede de longo alcance)

  • mano, se eu tiver um servidor , hdds disponíveis, isso e possível sim, erro da banca
  • GABARITO: [ERRADO]

    > "Conceitualmente, a computação em nuvem pode ser implementada por meio da LAN (local area network) interna de uma organização."

    > Conceitualmente, uma Cloud Computing pode ser implementada por meio da WAN (wide area network) [...]"

    ...

    Obs.: A assertiva não está perguntando se é possível ou não a implementação de um serviço na nuvem através de rede local. Logo, conceitualmente falando, a tipologia de Rede Local não condiz com a contratação de uma Cloud Computing.

    ...

    Bons Estudos!

  • o erro era um W

  • Que questão mal feita slc, Cespe força a barra

  • Ué, mas a banca perguntou se pode... e se pode com Wan, pode com Lan /o\

  • O que é nuvem ? é a internet( uma rede wan), sendo asim, são recursos computacionais utilizados a distância.

    o que matou a questão foi o termo '' conceitualmente '' . Pois, na prática, é possivel se implementar uma nuvem na minha empresa, seria uma intranet, com isso, poderia compartilhar esses recursos com as minhas filias.

    Comentário do professor Hashid Targino.

  • A definição do NIST de computação em nuvem traz o conceito de nuvem privada:

    Nuvem privada: A infraestrutura na nuvem é provisionada para uso exclusivo por uma única organização composta de diversos consumidores (como unidades de negócio). A sua propriedade, gerenciamento e operação podem ser da organização, de terceiros ou de uma combinação mista, e pode estar dentro ou fora das instalações da organização.

    Conforme definição acima, a nuvem privada não poderia ser implementada em uma LAN???

  • " computação na nuvem é caracterizada pelo seu acesso pela internet, de qualquer lugar e até por qualquer meio. "

    SE NÃO PODE NA LAN ENTÃO NÃO É QUALQUER LUGAR E QUALQUER MEIO.

  • Wan sim.

    Lan não.

  • Questão osso! Ia até botar um palavrão, mas o sistema reconheceu e não deixou kk

  • Essa deve ter derrubado muita gente na prova

  • Nuvem é a propia ideia de Internet, existe uma INTERNET LOCAL ???nop

  • "...armazenamento de imagens tem como vantagem a salvaguarda das cópias em ambientes fisicamente seguros e geograficamente distantes."

    Se fosse implementada na LAN, a nuvem perderia uma de suas características essenciais, a segurança. Pois, com uma uma falha no sistema interno na empresa, poderia ocasionar a perda de todo os arquivos contido nessa "nuvem interna".

  • Errada Tipos de Nuvens -Publica -Privada - Comunitária -Hibrida Caso citado da referência a nuvem Privada pois é exclusiva de uma empresa.
  • GAB ERRADO

    Computação em nuvem a proposta é acessar tal plataforma de qualquer lugar.

    QUAL SE ENCAIXA MELHOR LAN OU WAN? WAN ÓBVIO.

    LAN = área limitada

    WAN = área ilimitada

  • Apenas complementando os comentários dos colegas e enriquecendo os Estudos de vocês...

    LAN--> Local Area Network

    1} Área limitada, de pequeno alcance;

    2} Geralmente está localizada em um escritório, campus ou residência;

    3} Possui alta velocidade de conexão;

    4} Rede privada.

    MAN --> Metropolitan Area Network

    1} Área confinada e bem definida, de tamanho médio;

    2} Geralmente abrange um município ou região metropolitana;

    3} Aqui já existe a possibilidade de usar redes sem fio, as chamadas WiMAX.

    WAN--> Wide Area Network

    1} Área ilimitada, de abrangência mundial;

    2} Geralmente usada para conectar duas LAN's de lugares distintos;

    3} Enorme quantidade de usuários.

    __________________________________

    BONS ESTUDOS!

  • ERREI.CL

  • Falou nuvem, Falou WAN.

  • Erraria fácil na prova. Pensei que poderia se encaixar como NUVEM PRIVADA (recursos exclusivos a uma empresa, localizado fisicamente nela ou terceirizado (dedicado)).

    Parece que o posicionamento da banca é que NUVEM TEM QUE SER WAN.

  • Por que ninguém mandou o "método Nishimura" aqui? rssssssssssssss

  • Já errei essa questão seis vezes... vida que segue

  • computação em nuvem é realizada através da internet (WAN - Rede de longo alcance)

  • WANNNNNNNNNN

  • Essa questão nao deveria ser anulada ? Uma vez que usa a palavra PODE , da margem para possibilidade .

  • Essa CESPE.

    "pode ser implementada" - Sim, ela pode.

    Gabarito Errado ??? aiaiai!

  • UE, e não pode?
  • Em 05/01/21 às 12:44, você respondeu a opção C.

    !

    Você errou!Em 30/10/20 às 21:12, você respondeu a opção C.

    !

    Você errou!Em 27/08/20 às 11:36, você respondeu a opção C.

    !

    Você errou!

  • De acordo com a Microsoft, a computação em nuvem é o fornecimento de serviços de computação, incluindo servidores, armazenamento, bancos de dados, rede, software, análise e inteligência, pela Internet (“a nuvem") para oferecer inovações mais rápidas, recursos flexíveis e economias de escala. Você normalmente paga apenas pelos serviços de nuvem que usa, ajudando a reduzir os custos operacionais, a executar sua infraestrutura com mais eficiência e a escalonar conforme as necessidades da sua empresa mudam.

    Sabendo que a operação da computação em nuvem é realizada através da internet (WAN - Rede de longo alcance), fica evidente que esse recurso não é fornecido por meio de uma rede local (LAN) como afirma o examinador na questão.

    Comentário da professora

  • Uma LAN é uma rede local, permite a conexão de computadores em um pequeno espaço como uma residência ou um escritório. O conceito de computação em nuvem tem como premissa que os recursos podem ser acessados de qualquer lugar. O erro conceitual da questão está em reduzir nuvem a uma rede local que é acessada em um perímetro pequeno.

  • CREIO QUE O ERRO DA QUESTÃO SE MOSTRA QUANDO ELE AFIRMA QUE A COMPUTAÇÃO EM NUVEM PODE SER IMPLEMENTADA (pôr em execução, pôr em prática (plano, programa ou projeto); realizar.) POR MEIO DE UMA REDE LAN INTERNA, DANDO A ENTENDER QUE ESSA REDE NÃO ESTARIA CONECTADA À INTERNET. ISSO SERIA DESCABIDO, UMA VEZ QUE ELE PRECISARIA ACESSAR A WAN (INTERNET) PARA PODER EXECUTAR QUALQUER SERVIÇO DA COMPUTAÇÃO EM NUVEM.

    POR FAVOR, CORRIJAM SE ESTIVER ERRRADO!

  • A implementação de um sistema de nuvem independe do formato de sua rede

    ERRADO

  • a operação da computação em nuvem é realizada através da internet (WAN - Rede de longo alcance), fica evidente que esse recurso não é fornecido por meio de uma rede local (LAN)

    #BORA VENCER

  • LAN...LA N...ão tem nuvem;
  • Uma das principais características da computação na nuvem é que ela possa ser acessada em qualquer local do mundo, necessitando apenas de internet e algum meio para acessar.

    Dessa forma, se implementamos através de uma rede LAN, restringimos apenas aquela área, até porque uma LAN só tem abrangência em um determinado perímetro.

    Consequentemente, o fato de implementar na LAN, tira a característica de ser um nuvem, podendo ser caracterizada até como uma intranet dependendo da utilização dela, mas não uma núvem.

    Computação na nuvem é implementada através da topologia WAN, pois é a única que abrange países, continentes e por aí vai....

  • E quanto a Nuvem Privada, em uma intranet?

  • GABARITO ERRADO.

    Ele fala: (...)A computação em nuvem pode ser ***implementada*** [colocado em execução, em prática; efetivado, executado, Que contém o necessário para sua realização; abastecido, munido: recursos implementados no desenvolvimento do projeto.]**** por meio da LAN(...)

    Se entender o que significa Implementada, você percebe que não faz sentido Implementar a Computação em Nuvem por meio da LAN.

  • NUVEM = WAN

    NUVEM = WAN

  • essa ja foi demais..

  • Essa foi de tirar o lençol do fantasma.

  • A computação em nuvem pode ser definida como um conjunto de recursos virtuais facilmente utiliizaveis e acessíveis, tais como hardware, plataforma de desenvolvimento, serviços, data centers e servidores distribuídos em DIFERENTES POSIÇÕES GEOGRÁFICAS PELO MUNDO -ou seja WAN.

  • Gabarito: Errado

    A computação em nuvem é feito por meio da rede WAN.

    Rede WAN - é criada para proporcionar uma comunicação em distâncias mais longas. Dessa forma, em muitas ocasiões, a função de uma rede WAN será conectar diferentes LANs.

    Tipos de Nuvem:

    Pública: pode ser acessada por qualquer um.

    Privada: restrita a um público de uma instituição, empresa.

    Comunitária: grupo de empresas que possuem características em comum.

    Híbrida: combinação de dois tipos de nuvem, normalmente, a nuvem híbrida é uma combinação de uma nuvem pública com uma nuvem privada.

  • e no caso das nuvens privadas??

  • LAN = área limitada

    WAN = conexão de cidades ou até mesmo países, podendo ser empresa com várias filiais. 

    Errado

  • A implantação da nuvem publica pode ser pública , privada , comunitaria ou hibrida

  • GABARITO ERRADO.

    REDAÇÃO ORIGINAL.

    Conceitualmente, a computação em nuvem pode ser implementada por meio da LAN (local area network) interna de uma organização ERRADA.

    ---------------------------------------

    REDAÇÃO RETIFICADA.

    Conceitualmente, a computação em nuvem pode ser implementada por meio da WAN (wide Area Network) interna de uma organização CERTO.

  • LAN = LOCAL

  • Não acredito que eu errei essa questão!

    Aff, que ódio.

  • Só acerta essa questão quem engoliu "conceito" sem entender nada de Redes!

    O conceito de Nuvem não se resume a internet, numa rede local é perfeitamente possível implementar tal conceito.

    Uma vez que a computação em nuvem é o fornecimento de serviços de computação, incluindo servidores, armazenamento, bancos de dados, rede, software, análise e inteligência. Não podemos ter isso em uma rede local?

    Negar isso é a mesma coisa que dizer que a intranet não disponibiliza um conjunto de serviços análogo à Internet.

  • CESPE TA MAIS DESGRAMADA QUE A RITA!

  • Pessoal,

    gostaria que algum de vocês me esclarecesse o erro da questão porque ainda não entendi. Observando os comentários de vocês ainda não ficou evidente pra mim onde está o erro. Por exemplo, em casa eu tenho uma LAN, certo? Nessa minha LAN eu faço uso da nuvem através do Google Drive e poderia também fazer uso de outros serviços como o Office 365. Dessa forma, um usuário doméstico ou uma clínica de saúde, por exemplo, não poderiam utilizar os serviços em nuvem??

  • Sabemos que computação na nuvem é caracterizada pelo seu acesso pela internet, de qualquer lugar e até por qualquer meio. Assim, o correto seriam WAN, que é uma rede sem limitações geográficas, por exemplo, a internet.

    Computação em nuvem é a forma de utilizar memória computacional e local de armazenamento de arquivos em computadores interligados à internet, podendo esses arquivos ser acessados de qualquer lugar do mundo conectado a esta rede.

  • na "computação em nuvem" ,

    a banca se refere à nuvem como significado de internet

    logo, vai de encontro a LAN.

    acho que esse foi o ponto de vista dela

  • Consoante o professor,  a operação da computação em nuvem é realizada através da internet (WAN - Rede de longo alcance), fica evidente que esse recurso não é fornecido por meio de uma rede local (LAN) como afirma o examinador na questão.

  • Errado

    A característica principal da Computação em Nuvem é o acesso de qualquer lugar do mundo desde que tenha-se internet, por isso só pode ser WAM.

  • somente pela WAN

  • Glr eu não sou da área mas acredito que esteja errado por conta do seguinte motivo: 1. a questão diz que Comp. em nuvem pode ser IMPLEMENTADA por LAN. O problema está no fato de que a rede LAN não tem como implementar computação em nuvem por suas limitações físicas. Já que esse tipo de comp. usa justamente o fato dos registros estarem em lugares distintos no mundo de forma simultânea.
  • errado. se vc vai guardar a p... dos dados no seu local de trabalho pq não compra um monte de servidor e coloca na sala. Não precisa de nuvem
  • Agora já to sabendo.

  • ELA PODE SER COMPLEMENTADA POR REDE DO TIPO WAN..

  • Características essenciais da Computação em Nuvem: - Serviço sob demanda - Amplo acesso à rede - Resource pooling - Elasticidade - Indicadores de serviço fonte: The NIST Definition of Cloud Computing
  • É CADA PASSADA DE PANO. KKKK

  • quando vc acha que entende um poquinho, a cespe leva esse poquinho kkkkkkkkkkkkk

  • gabarito duvidoso

    NAS – Unidade de armazenamento conectada à rede (servidor para becape centralizado todos tem acesso às informações) – Nuvem privada (tipo MEGA só que a infraestrutura é sua)

  • QUESTÕES DE INFO DA PF SÃO PRA QUEM TEM CONHECIMENTO TÉCNICO.

  • Conceitualmente, a computação em nuvem pode ser implementada por meio da, SaaS: Nesse formato, o usuário acessa o serviço pela internet, 

  • Fiz três vezes ... errei em quatro

  • conceitualmente quer dizer por padrão, voce criar uma nuvem em rede interna tipo lan é excepcional ao padrão...
  • eu vou errar essa questão toda vez que eu fizer

  • UE! mas não pode? se eu acessar a nuvem da minha casa eu não estarei usando a lan? Agora se tivesse restringido a lan aí sim!
  • Esse tal do "pode" me quebrou
  • Falou nuvem falou WAN

  • o que a banca quis dizer com lan ? isso pode ser entendido que estou do meu host implementando um serviço na nuvem ?

  • falou nuvem é WAN

  • se fosse um comercial de Tv :

    "Nuvem é wan é mundo é world" rsss

  • apesar de ter acertado a questão por me prender ao termo "conceitualmente", não defenderei o gabarito. a cespe força muito a barra, não quer abstrair conhecimento do candidato, quer faze-lo deslizar em interpretações dúbias. não concordo e nunca defenderei esse tipo de abordagem.

  • Gente, conceitualmente quer dizer que A NUVEM FOI PENSADA JUSTAMENTE PARA SER AMPLA, PENSA NUMA NUVEM, NO CÉU, AMPLO, se fosse LAN, LOCAL chamaria TELHADO.

    Pode acontecer de ser local? Pode, uma nuvem privada numa empresa. Massss o conceito inicial, primordial é ser de longo alcance!

  • Para implementar um SISTEMA DE CLOUD COMPUTING é necessário um aparato gigantesco (servidores gigantes ...) Usar é uma coisa implementar o sistema é outra 

  • WLAN PODE , SO N É RECOMENDAVEL

  • Até na minha casa eu posso fião! "

    Seje menas, Cespe."

  • Método Nishimura caindo por terra.

  • Vc percebe que uma questão é SUBJETIVA e TOSCA quando cada um justifica a resposta de forma diferente....

  • Velho, por que essa banca idiot* não para de tentar fazer questões dúbias pra de alguma forma prejudicar o candidato e acabar com a paz de todo mundo?

    Na minha visão é muito mais inteligente fazer uma prova justa, com questões que realmente possuem respostas mesmo que isso aumente a nota de corte. Desse forma pelo menos vão estar privilegiando quem realmente sabe a matéria.

    Não passar porque não entende do assunto é uma coisa, não passar porque a banca fica de palhaçadinha é outra totalmente diferente. Você estuda, estuda, estuda e estuda pra vir esse bando de perninha com esse tipo de questão. Bando de mascaradinho ingrato

  • Errei duas vezes e vou continuar errando. pq dá perfeitamente para fazer o que foi dito no enunciado.

  • Em 11/03/21 às 21:57 - você errou!

    Em 11/02/21 às 16:15 - você errou!

    Em 16/01/21 às 14:33 - você errou!

    E vou continuar errando.

  • Realmente não há impedimento em criar uma 'nuvem interna' em uma LAN de uma organização, porém, conceitualmente (em princípio), a ideia principal de computação em nuvem para organizações remete-se a WAN (Wide Área Network (Rede de Área Ampla)).

    Eu errei a questão, mas quando li novamente na correção, percebi que me equivoquei ao levar em consideração, e generalizar uma ideia mais restrita trazida sobre o tema na seguinte assertiva do Estratégia Concursos: EM REDES LOCAIS MAIS ROBUSTAS, É POSSIVEL CRIAR SOLUÇÕES DE NUVEM PRIVADA DENTRO DESSAS REDES LAN, PODENDO O SERVIÇO SER UTILIZADO POR USUÁRIO FORA DA REDE. Veja que este conceito não está incorreto, pois não mencionou "conceitualmente" ou "de maneira geral", trouxe apenas uma exceção a 'regra'.

  • Tanto a internet quanto a cloud compuntig são interligadas atráves da WAN (Wide area network)

  • Gab.: errado

    Nada impede a implantação de computação em nuvem por meio de uma LAN. No entanto, conceitualmente e para o entendimento da banca cespe/cebraspe, a computação em nuvem é implantada por meio de uma WAN.

  • O que torna a questão errada é a generalização do "Conceitualmente"

  • A operação da computação em nuvem é realizada através da internet (WAN - Rede de longo alcance), fica evidente que esse recurso não é fornecido por meio de uma rede local (LAN) como afirma o examinador na questão.

  • LAN pode ser uma conexão do PC com uma impressora ou celular por exemplo. Como a computação em nuvem tem ligação com outras máquinas distantes fisicamente, então temos uma WAN.

  • a pergunta que eu fiz foi: por que não pode?

  • Internet só pode ser implementada pela WAN!!

  • GAB: ERRADO

    O Erro esta na palavra CONCEITUALMENTE, não e regra em uma computação na nuvem ser implementada por meio da rede LAN por isso está errada a questão.

  • COMENTÁRIO DO PROFESSOR PARA OS NÃO ASSINANTES:

    De acordo com a Microsoft, a computação em nuvem é o fornecimento de serviços de computação, incluindo servidores, armazenamento, bancos de dados, rede, software, análise e inteligência, pela Internet (“a nuvem") para oferecer inovações mais rápidas, recursos flexíveis e economias de escala. Você normalmente paga apenas pelos serviços de nuvem que usa, ajudando a reduzir os custos operacionais, a executar sua infraestrutura com mais eficiência e a escalonar conforme as necessidades da sua empresa mudam.

    Sabendo que a operação da computação em nuvem é realizada através da internet (WAN - Rede de longo alcance), fica evidente que esse recurso não é fornecido por meio de uma rede local (LAN) como afirma o examinador na questão.

    Por conta disso, essa afirmação está errada.

    Gabarito do Professor: ERRADO.

  • Já respondi essa questão 7 vezes, errei a primeira e acertei as outras 6. Entretanto, toda vez que eu respondia era de modo meio contrariado, pois eu imaginava: "conceitualmente" é possível ser feita, só não vai ser eficaz.

    Entretanto, respondendo agora essa questão eu acho que entendi o que a banca quis dizer. Eu sempre li esse "conceitualmente" como sinônimo de algo hipotético, possível. Todavia, eu acredito que o verdadeiro significado é o de conceito, ou seja, a criação de uma nuvem em lan seria caracterizada como uma nuvem efetiva? Preencheria todos os conceitos e requisitos de uma nuvem? De fato, seria perfeitamente possível criar uma estrutura de nuvem em uma rede lan, mas não seria eficaz, já que uma das características mais importantes da nuvem é ela ser REMOTA.

    Bom, se foi essa realmente a intenção da banca, não mais responderei a questão de maneira contrariada, e sim concordando com o gabarito de maneira integral. O problema, como em muitas questões, seria apenas a redação confusa feita pela banca.

  • Em 18/03/21 às 22:10, você respondeu a opção C.

    Em 09/03/21 às 10:52, você respondeu a opção C.

    Em 02/02/21 às 16:31, você respondeu a opção E.

    Em 02/02/21 às 16:09, você respondeu a opção C.

    Em 01/02/21 às 12:29, você respondeu a opção C.

    Em 12/01/21 às 17:19, você respondeu a opção C.

    Em 23/12/20 às 17:50, você respondeu a opção C.

    Em 28/08/20 às 12:17, você respondeu a opção C.

  • Computação em nuvem é realizada através da internet (WAN - Rede de longo alcance), fica evidente que esse recurso não é fornecido por meio de uma rede local (LAN)

  • Em 02/04/21 às 16:09, você respondeu a opção E. Você acertou!

    Em 27/03/21 às 07:13, você respondeu a opção C. Você errou!

    Em 24/02/21 às 23:37, você respondeu a opção E. Você acertou!

    Em 17/02/21 às 16:55, você respondeu a opção E. Você acertou!

    Em 29/09/20 às 07:03, você respondeu a opção E.Você acertou

  • Uma LAN (INTraNET), é uma rede construída sobre a INTERNET, contudo, não é necessário que ela esteja conectada a uma INTERNET. Afirmação essa que vai de encontro a uma das características da Cloud Computing, que é a DEPENDÊNCIA de acesso à WAN (INTERNET).

    (Estendendo mais um pouco, a DEPENDÊNCIA pode ser também em relação ao serviço, quer seja pelo provedor da nuvem, quer seja pelo ISP).

  • LAN - intranet - WAN - internet...nuvem computador ligado à internet

  • Conceitualmente, a computação em nuvem pode ser implementada por meio da LAN (local area network) interna de uma organização.

    Errado, a regra é que a computação em nuvem deve ser utilizada por meio de WAN (word area network) externa de uma organização.

    Não existe conexão em nuvem sem internet.

    A saga continua...

    Deus!

  • As questões que a CEPSE faz e cita, genericamente, o termo "Cloud computing', ela refere-se a computação na nuvem pública.

    Realmente você consegue implementar uma nuvem em LAN se ela for privada, entretanto, a questão quer que você analise por meio das características da nuvem pública, e isso não é possível, uma vez que perderia a sua característica de ser acessada pela internet e de qualquer lugar.

  • Sabendo que a operação da computação em nuvem é realizada através da internet (WAN - Rede de longo alcance)

  • ERRADA

    Associação mental: A plataforma é a nuvem e a internet é o avião da companhia WAN para chegar até lá. Sem a rede WAN vc fica no chão e não acessa!

    (Teoria)

    A computação em nuvem é feita pela INTERNET, que é uma rede WAN (MUNDIAL)!

    Continue estudando. Você vai conseguir!

  • gab errado. Nuvem é Wan. -> roteador para fora.

    A lan é somente um local onde ocorre troca de dados em um espaço geográfico local.

  • Uma LAN é uma rede local, permite a conexão de computadores em um

    pequeno espaço como uma residência ou um escritório. O conceito de computação

    em nuvem te m como premissa que os recursos podem ser acessados de qualquer

    lugar. O erro conceitual da questão está em reduzir nuvem a uma rede local que é acessada em um perímetro pequeno.

    gab E

  • (LAN) local area network > rede local: computadores interligados, hubs, Switch, impressoras.....

    (WAN) wide area network > pode conectar países, metrópoles e continentes....."rede de longo alcançe"

    A cloud computing é implementada através da WAN, e não poderá ser LAN nem PAN e etc...

  • É uma típica questão CESPE que se exige um bom raciocínio. Parece fácil, mas muita gente errou tal questão.

    A palavra "conceitualmente" remete ao sentido geral do serviço em nuvem, o qual é empregado pela rede internet (rede mundial de computadores). Quando a questão cita "rede LAN", ela tira o sentido amplo do conceito de internet.

    No entanto, pode-se sim ser implementado serviço de nuvem em uma LAN, mas não é o que foi pedido na questão.

  • Gabirito Correto

    Porém a pergunta é computação em nuvem PODE ser implementada por meio da LAN? Claro que pode, basta eu criar uma nuvem interna, só para os colaboradores, no servidor da empresa. Isso é perfeitamente possível. 

    Não colocou na pergunta o somente ou apenas. Mas a cespe tem as regras próprias de corrigir e utilizar os termos em português. Então é não desistir!

  • conceitualmente, é wan ... tá ligado a internet, acesso de qualquer local desde que conectado ... então, errada.

  • Pode,e não deve,ou seja é uma opção.

    Questão mal formulada

  • Gabarito: Errado

    Correção da mesma:

    Conceitualmente, a computação em nuvem pode ser implementada por meio da WAN .

    Pede-me, e te darei as nações como herança e os confins da terra como tua propriedade.

  • Cadê Nishimura e os bobões que seguem ele?

  • Podem tentar à vontade!! não há argumentos para defender essa questão. mal formulada.
  • lamentável uma questão lixo pra um concurso do nível da pf.

  • Mais um dia revisando questões, mais um dia errando essa :')

  • Meu raciocínio para essa questão:

    Uma das principais características da Cloud Computing é o acesso de qualquer lugar do mundo desde que tenha acesso à internet, acredito que esse seja um conceito massificado em todos que estão estudando a um tempo, existem diversas questões da banca CESPE que confirmam isso, portanto, CONCEITUALMENTE, não há essa possibilidade de implementar via LAN, uma vez que a LAN é uma área geograficamente limitada, o que não corrobora para uma das principais características supracitada da nuvem

    Por conseguinte, chego na conclusão de que o termo CONCEITUALMENTE tornou a questão errada, se ele fosse suprimido, ela estaria errada, haja vista a possibilidade de implementarmos uma nuvem privada em uma LAN.

  • Erro da questão: CONCEITUALMENTE.

    O resto ta certo.

    A nuvem tem como propósito um espaço público na internet (W-WAN) no qual você armazena suas coisa privadas.

    Você não armazena suas coisa na nuvem da sua rede local (W-LAN) esta rede só te leva ate a nuvem.

  • gab e

    creio q

    ao falar "por meio" está errado,

    A lan não é ferramenta para criaçao de núvem. mas sim WAN

  • A computação em nuvem é caracterizada pelo acesso pela Internet, logo deve ser implementada por meio de uma WAN (Wide Area Network) e não por uma LAN (Local Area Network).

    Gabarito: Errado

  • "pode ser implementada por meio da LAN (local area network)"  Se a rede local possui internet é possível implementar a cloud computing, se a questão falasse intranet beleza, acaba gerando duplo sentido.

  • Conceitualmente NÃO pode ser implementado em LAN só em WAN, na pratica pode tudo!

  • De acordo com a Microsoft, a computação em nuvem é o fornecimento de serviços de computação, incluindo servidores, armazenamento, bancos de dados, rede, software, análise e inteligência, pela Internet (“a nuvem") para oferecer inovações mais rápidas, recursos flexíveis e economias de escala. Você normalmente paga apenas pelos serviços de nuvem que usa, ajudando a reduzir os custos operacionais, a executar sua infraestrutura com mais eficiência e a escalonar conforme as necessidades da sua empresa mudam.

    Sabendo que a operação da computação em nuvem é realizada através da internet (WAN - Rede de longo alcance), fica evidente que esse recurso não é fornecido por meio de uma rede local (LAN) como afirma o examinador na questão.

    Por conta disso, essa afirmação está errada.

    Gabarito do Professor: ERRADO.

  • LAN = Rede local.

    WAN = Rede Mundial

  • Computação em nuvem é WAN

  • A computação na nuvem é caracterizada pelo seu acesso pela internet, de qualquer lugar e até por qualquer meio. Assim, o correto seriam WAN, que é uma rede sem limitações geográficas, por exemplo, a internet.

    Errado

  • "Sabendo que a operação da computação em nuvem é realizada através da internet (WAN - Rede de longo alcance), fica evidente que esse recurso não é fornecido por meio de uma rede local (LAN) como afirma o examinador na questão".

    Por conta disso, essa afirmação está errada.

  • a porcentagem de acertos só está em 50% pq quem errou decorou e fica respondendo dnv...

  • Maior erro da galera, quem errou decorou, quem errou, aprendeu com o erro, e por isso não erra mais.

  • O rico e o pobre têm isto em comum:

    o Senhor é o Criador de ambos.

    Provérbios 22.2

  • WAN = área ilimitada

    A computação em nuvem pode ser acessada em todos os lugares, então cabe Wan.

  • Para implementar uma computação em nuvem, é preciso utilizar soluções de OUTRAS redes que não sejam as próprias redes internas de uma organização.

    Usar as redes internas de uma organização seria adotar uma solução LOCAL, e não em nuvem.

    Item errado.

    Victor Dalton | Direção Concursos

  • LAN = área limitada

    WAN = área ilimitada

    Razão pela qual não se encaixa na característica de computação em nuvem, onde a proposta é acessar tal plataforma de qualquer lugar.

    Errado

  • 1) A computação em nuvem pode ser implementada por meio da LAN (local area network) (SIM)

    Ex.:

    • Em uma capital que possua duas agencias de uma determinada instituição, uma possui um mainframes e a outra usa thin clients, a segunda pode esta usando uma Ø NUVEM PRIVADA: permite a uma empresa incorporar a infraestrutura de nuvem dedicada apenas às suas necessidades, normalmente ligada aos seus data centers internos. Seu uso normalmente está ligado à maior necessidade de controle do material que circula pelos servidores de uma empresa, para garantir maior segurança.

    2) A computação em nuvem pode ser implementada por meio da LAN (local area network) interna de uma organização. (NÃO)

    • O armazenamento de dados implementada por meio interno de uma organização é um,

    #MAINFRAMES.

    • São supercomputadores normalmente usados em redes privadas (Intranets),
    • São responsáveis pelo trabalho pesado de processamento de informações.
    • De forma geral, está associado ao uso de THIN CLIENTS,

    #THIN CLIENTS:

    • É o computador de uma rede de modelo cliente-servidor de duas camadas o qual tem poucos ou nenhum aplicativo instalados, de modo que depende primariamente de um servidor central para o processamento de atividades.
    • São terminais burros, apenas pontas para interação do usuário, pois os dados coletados e apresentados a ele são processados e armazenados nos mainframes.

    #CLOUD COMPUTING – NUVEM.

    • Similar ao mainframes, mas ao invés de manter supercomputadores internamente na empresa os dados são mantidos em um servidor localizados na internet, por meio de uma WAN – WIDE AREA NETWORK.

  • CONCEITUALMENTE de qual fonte?

  • vc pode comprar um carro por meio de emprestimo ? Nao vc compra por meio do dinheiro.

  • Jurisprudência CESPE

  • Absurdo esse gabarito. Pode sim, mesmo conceitualmente, ser acessado internamente via LAN. Nada impede. O pode deixa muito aberto, validando a QC. Típica questão que o Cespe da o gabarito que quer e fica por isso mesmo. O pior dessa banca é isso. Adora inventar a roda, acabando fazendo besteira.

  • errado!

    PAN= pequenas distâncias, sua casa, por exemplo.

    LAN= distâncias entre 10,100 ou até 1000 metros

    MAN= rede que cobre toda uma cidade ou Região metropolitana

    WAN= Estados, Países, continentes... Longas distâncias

    fonte: LOJA DO CONCURSEIRO

  • Essa questão foi bastante polêmica e eu achei sua redação infeliz. É evidente que a computação em  nuvem teve como premissa ser implementada na WAN (Internet). De fato, não faz muito sentido  você implementar uma nuvem em uma LAN. No entanto, é impossível implementar uma nuvem em  uma WAN?Não! Alguns alunos focam bastante no “conceitualmente”, mas o meu problema com a  questão é o “pode”. Enfim... polêmica!

    Professor: Diego Carvalho

  • Infelizmente é mais uma questão polêmica do CESPE. Por uma redação infeliz.

    A minha interpretação é a seguinte:

    Implementar - significa suprir de implementos ou pôr em prática.

    LAN - Trata-se de classificação topográfica de rede quanto a sua abrangência geográfica e não quanto a sua capacidade ou robustez de subir ou baixar arquivos.

    Logo, o que afirma a questão é que o que ocorre no vale do silício não ocorre... um nerd com sua startup utilizando um coworking com uma LAN (interna) e link dedicado não poderá implementar seu sistema, aplicação ou serviço na nuvem.

    Vejo que a única maneira de fazer sentido o gabarito é se o com o final da questão onde o examinador menciona interna ele sugerir que seria uma rede sem acesso externo...

  • É POR MEIO DE WAN E NAO LAN..

    ERRADO

  • Sem discutir com a questão.

    Computação em Nuvem:

    Falou conceitualmente -> WAN.

    Não restringiu, falou de possibilidade -> Também pode LAN.

    Os serviços de nuvem permitem que o usuário armazene seus arquivos pessoais, como fotos, músicas e vídeos, gratuitamente na Internet. [CERTO]

    Na Internet, existem ferramentas que otimizam a tarefa de manipular arquivos, como o Google Docs, que permite o armazenamento online e o compartilhamento de arquivos, dispensando a necessidade, por exemplo, de um usuário enviar um mesmo arquivo por email para vários destinatários. [CERTO]

    O uso do becape em nuvem para sistemas de armazenamento de imagens tem como vantagem a salvaguarda das cópias em ambientes fisicamente seguros e geograficamente distantes. [CERTO]

    Computação em nuvem é a forma de utilizar memória computacional e local de armazenamento de arquivos em computadores interligados à Internet, podendo esses arquivos ser acessados de qualquer lugar do mundo conectado a esta rede. [CERTO]

    Percebam que, geralmente, quando o examinador fala sem entrar em detalhes, ele associa a cloud computing à internet. A internet não é uma rede de computadores WAN? Acho que dá para montar um padrão com isso..

    Se a questão vier falando sobre a POSSIBILIDADE de implementar uma cloud em LAN, ok. Mas se ela quer o conceito, a regra geral, vamos por esse entendimento.

  • Por um lado faz sentido dizer que a nuvem está em abrangência da WAN, tendo em vista que se pode acessar a nuvem em qualquer lugar do mundo por meio da internet. Porém, é importante lembrar daquelas classificações: nuvem pública, privada, comunitária, entre outros. Creio que seja possível associar o conceito de nuvem privada com LAN, tendo em vista que está limitada ao alcance da empresa. Enfim... questão um pouco subjetiva que pode ter visões diferentes.

  • Pessoal! a questão está errada mesmo. O cespe disse: CONCEITUALMENTE. Ainda que na PRÁTICA seja possível implementar a computação em nuvem por meio de uma LAN, no conceito ela é incompatível com LAN. Sendo necessário o uso da WAN.

    ou seja,

    1) a computação em nuvem pode ser implementada por meio da LAN conceitualmente. Resposta: Não

    2) a computação em nuvem pode ser implementada por meio da LAN na pratica. resposta: Sim

  • Gente, a questão pergunta se PODE. Pode-se criar uma nuvem por meio de uma LAN? Tanto pode-se criar, quanto pode-se utilizar (restringir) a nuvem, qual o problema disso? A nuvem é sua você implementa ela como quiser e o termo PODE está corretíssimo nesse contexto. Se faz sentido ou não, se é efetivo ou não, se é inteligente fazer isso ou não, aí já é outra questão. Mas enfim...

  • Gab. E

    Conceitualmente a Cloud computing é um conjunto de recursos virtuais facilmente utilizáveis e acessíveis de forma online através de um navegador web.

             A computação em nuvem é a forma de utilizar memória computacional e local de armazenamento de arquivos em computadores interligados à Internet (conjunto de servidores físicos e virtuais), podendo esses arquivos ser acessados de qualquer lugar do mundo conectado a esta rede.

  • PAN - formada por computadores conectados muito próximos uns dos outros. Ex. Um notebook conectado a uma impressora e um tablet.

    Ou seja, na grande maioria das vezes os locais de armazenamento ficam geograficamente distantes e isso torna impossível que seja feito em uma PAN.

  • LAN- rede local

    MAN-redes metropolitanas

    WAN- redes de alcance global

    PAN-rede pessoal

  • OBS: A NUVEM É A INTERNET

    1. TODOS OS RECURSOS PODERAO SER ACESSADAS ATRAVES DE UM CONECÇÃO COM A INTERNET.
    2. SENDO REALIZADA ATRAVES DA NET: WAN- REDE DE LONGA DISTANCIA E NAO É FAVORECIDO POR MEIO DE REDE LOCAL- LAN
  • E se o Google quiser fazer no porão da empresa uma rede de máquinas para armazenar em nuvem? A palavra "pode" trabalha com o possível.

    1. O negócio que ele limitou, não é somente e Lan que faz isso. TODOS OS RECURSOS PODERAO SER ACESSADAS ATRAVES DE UM CONECÇÃO COM A INTERNET.

    pensei dessa forma para responder.

  • Falou em conceito, e restringiu para rede LAN.

    gab: ERRADO

  • Comentários do prof. Diego do Estratégia (@professordiegocarvalho):

    Essa questão foi bastante polêmica e eu achei sua redação infeliz. É evidente que a computação em nuvem teve como premissa ser implementada na WAN (Internet). De fato, não faz muito sentido você implementar uma nuvem em uma LAN. No entanto, é impossível implementar uma nuvem em uma WAN? Não! Alguns alunos focam bastante no “conceitualmente”, mas o meu problema com a questão é o “pode”. Enfim... polêmica!

    Gabarito: Errado

  • A questão não limita nada, onde tem escrito somente?? o enunciado cita a palavra "PODE"

    Cuidado com comentários errôneos.

  • O erro da questão está em afirmar que a nuvem pode ser implantada em uma rede LAN, e não é possível pois, como sabemos, a LAN é uma rede LOCAL e portanto sua área de acesso é LIMITADA.

    Ou seja, você só pode acessar essa rede LAN se estiver em um determinado lugar e se uma nuvem for criada com essas características, ela "perde" o conceito de nuvem, porque você só poderá acessá-la nesse mesmo determinado local.

    Entretanto, sabe-se que o conceito de nuvem é que você possa acessá-la de "qualquer" lugar e a questão estaria correta se afirmasse que poderia implantar uma nuvem em uma rede WAN

    E para os formados em áreas de informática, lembrem-se que a prova não é para especialista em TI ou alguma área semelhante.

    Caso haja erros, corrijam-me.

  • Minha contribuição.

    A Computação em Nuvem pode ser definida como um conjunto de recursos virtuais facilmente utilizáveis e acessíveis, tais como hardware, plataforma de desenvolvimento, serviços, data centers e servidores distribuídos em diferentes posições geográficas pelo mundo. A computação em nuvem oferece acesso a aplicações online através de um navegador web.

    -A Computação em Nuvem é um ambiente de computação baseado em uma imensa rede de servidores, que podem ser físicos ou virtuais. Trata-se de um conjunto de recursos, tais como: capacidade de processamento, armazenamento, conectividade, plataformas, aplicações e serviços disponibilizados na Internet.

    -A Computação em Nuvem é um modelo que permite um acesso, via rede, a recursos de computação configuráveis (Ex.: redes, servidores, armazenamento de dados, aplicações e serviços em geral). Este acesso tem a característica de ser onipresente, conveniente e sob demanda.

    -A Computação em Nuvem é a distribuição de serviços de computação – servidores, armazenamento, bancos de dados, redes, software, análises, inteligência, etc. proporcionando inovações mais rápidas, recursos flexíveis e economia na escala.

    -A Computação em Nuvem é a entrega sob demanda de poder computacional, armazenamento de banco de dados, aplicações e outros recursos de TI por meio de uma plataforma de serviços de nuvem via Internet com uma definição de preço conforme o uso.

    -A Computação em Nuvem é o conjunto de recursos que permitem a um usuário de Internet, em qualquer lugar, com qualquer sistema operacional e qualquer dispositivo de hardware utilizar recursos na Internet da mesma maneira que utilizaria tais recursos instalados em sua própria máquina.

    Fonte: Estratégia

    Abraço!!!

  • errado

    Lan: rede local

    Computação em nuvem: Wan, rede mundial

  • REGRA: CONCEITUALMENTE = WAN = área ilimitada

    TEORIA = LAN = área limitada

  • REDES DE COMPUTADORES

    Abrangência das Redes

    PAN => Rede PESSOAL (bluetooth)

    LAN => Rede LOCAL (dentro da empresa)

    MAN => Rede METROPOLITANA (DENTRO DA CIDADE)

    WAN => Rede de Alcance MUNDIAL, GLOBAL(países DIFERENTES)

  • an? e a Computação em nuvem privada

  • CESPE / CEBRASPE - 2013 

    Sistemas Operacionais Cloud Computing CNJ 

    Programador de computador

    Para que a aplicação seja considerada realmente na nuvem, ela deve atender a características essenciais, tais como autosserviço sob demanda; acesso por banda larga; agrupamento de recursos; elasticidade rápida; e serviço mensurado.

  • Gab e!

    O conceito de nuvem tem como ideal ser implementada por meio da WAN (internet) para fazer jus ao princípio da disponibilidade de acesso em qualquer lugar.

    Princípios:

    Interpolaridade: Sistemas operacionais se interligando.

    Confiáveis: Não sabemos onde estão armazenados

    Elasticidade ou escalabilidade: Possível aumentar o espaço de armazenar.

    Disponibilidade de acesso.

  • Errado!!

    LAN: LOCAL, REDES LOCAIS

    A COMPUTAÇÃO EM NUVEM UTILIZA A WAN ''WORLD'' VC PODE ACESSAR DE QUALQUER LUGAR, BASTA TER ACESSO À INTERNET.

    Se seus dados estão guardados em um data center lá nos Estados Unidos, como vc vai poder ter acesso a eles morando no Brasil com uma rede de alcance Local? Por isso é utilizado a WAN: ALCANCE GLOBAL, CONTINENTES ETC...

  • A COMPUTAÇÃO EM NUVEM UTILIZA A WAN

  • A COMPUTAÇÃO EM NUVEM UTILIZA A WAN

  • um macete: LAN de lan house que é um espaço limitado.

  • Ué, que estranho. Não é pq é uma LAN que eu não posso implementar uma nuvem para mim e minha família aqui em casa

    Enfim... segue o baile