-
2018
Big data refere-se a uma nova geração de tecnologias e arquiteturas projetadas para processar volumes muito grandes e com grande variedade de dados, permitindo alta velocidade de captura, descoberta e análise.
certa
2018
Um dos desdobramentos de big data é o big data analytics, que se refere aos softwares capazes de tratar dados para transformá-los em informações úteis às organizações. O big data analytics difere do business intelligence por
A priorizar o ambiente de negócios em detrimento de outras áreas.
B analisar dúvidas já conhecidas para as quais se deseje obter resposta.
C analisar o que já existe e o que está por vir, apontando novos caminhos.
D dar enfoque à coleta, à transformação e à disponibilização dos dados.
E analisar o que já existe, definindo as melhores hipóteses.
-
BIG DATA:
Volume: relacionada a grande quantidade de dados gerados;
Variedade: as fontes são muito variadas, o que aumenta a complexidade das análises;
Velocidade: Devido ao grande volume e variedade de dados, todo o processamento deve ser ágil para gerar as informações necessárias;
Veracidade: A veracidade está ligada diretamente ao quanto uma informação é verdadeira
Valor: Este conceito está relacionado com valor obtido desses dados, ou seja, com a "informação útil"
Fonte: pt.wikipedia.org/wiki/Big_data
"Sonhar grande ou sonhar pequeno dá o mesmo trabalho!"
#AtéPassar
-
BIG DATA:
Volume: relacionada a grande quantidade de dados gerados;
Variedade: as fontes são muito variadas, o que aumenta a complexidade das análises;
Velocidade: Devido ao grande volume e variedade de dados, todo o processamento deve ser ágil para gerar as informações necessárias;
Veracidade: A veracidade está ligada diretamente ao quanto uma informação é verdadeira
Valor: Este conceito está relacionado com valor obtido desses dados, ou seja, com a "informação útil"
-
Big Data (megadados ou grandes dados em português) é a área do conhecimento que estuda como tratar, analisar e obter informações a partir de conjuntos de dados grandes demais para serem analisados por sistemas tradicionais.
-
CERTO
Big data é a análise e a interpretação de grandes volumes de dados de grande variedade.
As soluções de Big Data são feitas para lidar com um grande volume de dados não-estruturados (dados que não têm relação entre si e nenhuma estrutura definida).
-
O item está correto. Big data é um termo que se refere não somente aos conjuntos de dados que seguem as características dos 3 Vs (volume, velocidade e variedade), mas a todo o ferramental necessário para se trabalhar com eles. Esse termo é complementado pelo conceito de big data analytics, que diz respeito às ferramentas utilizadas para processar e analisar esses grandes conjuntos de dados, muitas vezes com a utilização de técnicas de inteligência artificial e análises preditivas.
-
Big Data é todo um conjunto de soluções tecnológicas que gerencia dados que são muito volumosos, variados e produzidos muito rapidamente. Como um belo exemplo, temos as redes sociais, em especial o Twitter, que é capaz, por exemplo, de identificar tendências em sua rede, destacando assuntos que são mais comentados ao mesmo tempo em que as pessoas estão falando sobre ele.
Item correto.
-
De acordo com Landim (2015), trata-se de um termo usado para descrever grandes e complexos conjuntos de dados que são muito difíceis de capturar, processar, armazenar, buscar e analisar com os sistemas de base de dados convencionais.
Fonte: Patrícia Quintão
-
Assertiva C
De maneira geral, big data não se refere apenas aos dados, mas também às soluções tecnológicas criadas para lidar com dados em volume, variedade e velocidade significativos.
-
(C)
Outras que ajudam:
BIG DATA / ADAPTADAS:
Como exemplo de Internet das Coisas, é correto citar um dispositivo que mede a temperatura ambiente interna de um escritório e envia essa informação pela internet.(C)
O volume de dados é uma característica importante de Big Data.(C)
A característica de velocidade de entrada dos dados impacta o modelo de processamento e armazenamento(C)
No âmbito da ciência de dados na definição de Big Data, utilizam-se características ou atributos que alguns pesquisadores adotam como sendo os cinco Vs. Porém, a base necessária para o reconhecimento de Big Data é formada por três propriedades:variedade, velocidade e volume.(C)
...complexidade das suas fontes de informação, o que demanda a necessidade de sua prévia limpeza, integração e transformação.(C)
Pode-se recorrer a software conhecidos como scrapers para coletar automaticamente e visualizar dados que se encontram disponíveis em sítios de navegabilidade ruim ou em bancos de dados difíceis de manipular.(C)
-
O Big Data tanto pode ser encarado como o grande volume de dados estruturados e não estruturados que são gerados a cada segundo ou também como as tecnologias que são utilizadas para lidar com este grande volume de dados. Esta segunda acepção é, por vezes, chamada de Big Data Analytics.
Gabarito: Certo
Fonte: estrategia
-
Certo
Segundo Cezar Taurion, no livro Tecnologias emergentes: mudança de atitude e diferenciais competitivos nas empresas:
Big Data se refere a bancos de dados de tamanho significativamente maior que os que usualmente conhecemos.
Atendo-nos apenas a conceitos, podemos resumir com uma fórmula simples: Big Data = volume + variedade + velocidade de dados. Volume, porque além dos dados gerados pelos sistemas transacionais, temos a imensidão de dados gerados pelos objetos na Internet das Coisas, pelos sensores e câmeras e os gerados nas mídias sociais via PCs, smartphones e tablets. Variedade, porque estamos tratando tanto de dados textuais estruturados como não estruturados como fotos, vídeos, e-mails e tuítes. E velocidade, porque muitas vezes precisamos responder aos eventos quase em tempo real.
-
Siewert (2013) destaca que o termo Big Data é “definido genericamente como a captura, gerenciamento e a análise de dados que vão além dos dados tipicamente estruturados, que podem ser consultados e pesquisados através de bancos de dados relacionais. Frequentemente são dados obtidos de arquivos não estruturados como vídeo digital, imagens, dados de sensores, arquivos de logs e de qualquer tipo de dados não contidos em registros típicos com campos que podem ser pesquisados”.
Big Data tem dados estruturados e não estruturados!
Big Data é o termo que descreve o imenso volume de dados – estruturados e não estruturados – que impactam os negócios no dia a dia.
Segundo Siewert (2013), o Big Data tem variadas fontes de dados como:
• dados gerados pelas máquinas (redes de sensores, logs);
• dispositivos móveis (vídeo, mensagens, fotografias);
• comunicação máquina a máquina, a “Internet das coisas”;
• dados em bancos de dados relacionais oriundos das transações da organização;
• imagens de documentos etc.
certa
-
QUE BARULHO É ESSE QUE PARECE UM TROVÃÃÃÃÃOOOOO!!!!!!!????
-
De maneira geral, big data não se refere apenas aos dados, mas também às soluções tecnológicas criadas para lidar com dados em volume, variedade e velocidade significativos.
CERTO
BIG DATA --> Relacionado a algo significativo, em maior quantidade. Não se limita aos dados em si, pois são estruturas mais simples, mas atua nas soluções e essas envolvem uma grande quantidade de volume, que tem uma grande variedade e necessita de grandes velocidades.
3V --> Volume. Variedade, Velocidade --> Tudo em grande escala --> BIGGG
"A disciplina é a maior tutora que o sonhador pode ter, pois ela transforma o sonho em realidade."
-
Para os da década de 1980 como eu, o Big Data é o McGyver, resolve todas kkkkkkkkkkkk
GABARITO CERTO
-
(CESPE - APF 2018) Big data refere-se a uma nova geração de tecnologias e arquiteturas projetadas para processar volumes muito grandes e com grande variedade de dados, permitindo alta velocidade de captura, descoberta e análise.
GAB: CERTO
-
Prezados,
Big data tem muitas definições. Segundo a definição originária da Gartner, Big data são dados com maior variedade, que chegam em volumes crescentes e com velocidade cada vez maior (os 3 Vs iniciais). Além dos dados, o conceito de Big data também engloba as soluções empregadas para lidar com tais dados.
Portanto a questão está correta.
Gabarito do Professor: CERTO.
-
Big Data: 3v e 5 v
Volume;
Velocidade;
Variedade;
Veracidade;
Valor.
-
CERTO
BIG DATA
Analisa e interpreta grande volume de dados (estruturados, semiestruturados e NÃO estruturados)
Os bancos de dados usados no Big Data possuem "elasticidade" (para suportar grandes volumes de dados)
A grande parte dos dados atualmente na internet são NÃO ESTRUTURADOS (80 a 90%), por isso, a necessidade do Big Data, para suportar esse grande volume de dados.
OS 5V's DO BIG DATA
Volume: grande quantidade de dados de fontes variadas.
Velocidade: os dados passam a ser transmitidos em velocidade muito maior.
Variedade: capacidade de analisar dados estruturados e não estruturados.
Veracidade: necessidade de obter dados verídicos, de acordo com a realidade.
Valor: quanto mais valiosos forem os dados, mais importantes serão.
obs: alguns autores citam apenas 3V's (Volume, Velocidade, Variedade)
-
Big Data descreve uma nova geração de tecnologias e arquiteturas, projetadas economicamente para extrair valor de volumes muito grandes e vasto de dados, permitindo alta velocidade de captura, descoberta e análise.
Fonte: International Data Corporation.
Segue os 5Vs do big data:
Dica: (Vavá vê volume e velocidade)
Variedade -> abrange dados estruturados, semiestruturados e não estruturados.;
Valor -> gerar valor a partir dos dados obtidos e processados;
Veracidade -> confirmação de informação verdadeira (ou fake);
Volume -> trata uma grande quantidade de volume de dados;
Velocidade -> suporta a grande velocidade na criação de dados.
Perseverança!
-
GAB C
O Big Data tanto pode ser encarado como o grande volume de dados estruturados e não estruturados que são gerados a cada segundo ou também como as tecnologias que são utilizadas para lidar com este grande volume de dados. Esta segunda acepção é, por vezes, chamada de Big Data Analytics.
FONTE: Ramon Souza ( estratégia).
-
Certo.
--
BIG DATA
↳ É definido como coleções de dados cuja sua quantidade é tão grande que é difícil armazenar, gerenciar, processar e analisar esses dados por meio de bancos de dados tradicionais.
➥ Nos dias atuais, as entidades são bombardeadas com um enorme fluxo de informações cruciais para suas atividades.
► Esses dados podem vir de fontes diferentes e podem ser de tipos diversos (estruturados, semiestruturados ou não estruturados).
[...]
Velocidade
↳ Está relacionada com o fato dos dados em big data ocorrem em fluxo contínuo. É o que acontece com as postagens nas redes ssociais.
--
Volume
↳ Está relacionado com a quantidade de espaço que é necessário para armazenar dados de big data. Geralmente, esses dados não irão caber, por exemplo, no seu computador de casa.
--
Variedade
↳ Está ligada ao fato dos dados possuírem diferentes naturezas. O big data não tem preconceito. Todo tipo dado é bem vindo. Seja ele estruturado ou não estruturado.
--
Variabilidade
↳ É a oscilação nos níveis dos dados colhidos e trabalhados. Como essas informações vêm de múltiplas fontes, dizemos que o nível é variável.
--
Viscosidade
↳ Tem relação com a dificuldade de navegar entre os dados. Essa dificuldade pode ser considerar como uma espécie de inércia. Como os dados são variados, o algoritmo tem que ser capaz de lidar com diferentes fontes, essa flexibilidade tem um custo. Um deles é a viscosidade.
--
Volatilidade
↳ Diz respeito às inconsistências nos dados ou à mudança de dimensões entre eles, já que vêm de vários tipos origens.
[...]
(CESPE – Agente de Polícia Federal 2018)
↳ Big data refere-se a uma nova geração de tecnologias e arquiteturas projetadas para processar volumes muito grandes e com grande variedade de dados, permitindo alta velocidade de captura, descoberta e análise. (CERTO)
[...]
RESUMO
☑ Grande banco de dados.
☑ Engloba todos os tipos de dados.
☑ Dados estruturados ou não estruturados.
☑ Para melhor proveito, usa-se Data Mining e Data Warehouse.
[...]
___________
Fontes: Techtudo; Questões da CESPE; Colegas do QC; Alunos do Projetos Missão.
-
Volume : há um grande volume de dados
Variedade : os dados são variados
Velocidade : os dados são criados em uma velocidade surpreendente
Valor : os dados devem possuir valor, ou seja, deve agregar no conhecimento da informação
Veracidade : não basta ter uma grande quantidade de dados, esses dados devem ser verídicos
-
"E o que não é Big Data? Big Data não é apenas um produto de software ou hardware, mas um conjunto de tecnologias, processos e práticas que permitem às empresas analisarem dados a que antes não tinham acesso e tomar decisões ou mesmo gerenciar atividades de forma muita mais eficiente."
Fonte: Cezar Taurion
-
BIG DATA é a área do conhecimento que estuda como tratar, analisar e obter informações a partir de grandes demais para serem analisados por sistemas tradicionais.
As ferramentas de big data são de grande importância na definição de estratégias de marketing, aumentar a produtividade, reduzir custos e tomar decisões mais inteligentes. A essência do conceito está em gerar valor para negócios
- Volume: relacionado à grande quantidade de dados gerados;
- Variedade: as fontes de dados são muito variadas, o que aumenta a complexidade das análises;
- Velocidade: Devido ao grande volume e variedade de dados, todo o processamento deve ser ágil para gerar as informações necessárias;
- Veracidade: A veracidade está ligada diretamente ao quanto uma informação é verdadeira;
- Valor: Este conceito está relacionado com o valor obtido desses dados, ou seja, com a “informação útil”.
Em tese, podemos definir o conceito de Big Data como um conjunto de dados extremamente amplos que, por isto, necessitam de ferramentas especiais para comportar o grande volume de dados que são encontrados, extraídos, organizados, transformados em informações que possibilitam uma análise ampla e em tempo hábil.