-
Isto remete a interoperabilidade de sistemas.
-
Uma interface de programação de aplicações (API) é um conjunto de ferramentas, definições e protocolos para a criação e integração de serviços e software de aplicações. Com ela, sua solução ou serviço pode se comunicar com outros produtos e serviços sem precisar saber como eles foram implementados. Ex.: Google Maps, PayPal...
O acesso aos dados por meio de uma API ajuda os clientes a agregarem informações sobre o inventário em um único local.
-
GABARITO CERTO
Uma API define funcionalidades independentes de suas respectivas implementações, o que permite que definições e implementações variem sem comprometer a interface.
Uma API também pode ajudar aplicativos distintos com o compartilhamento de dados, o que facilita a integração e o aprimoramento das funcionalidades dos aplicativos.
-
Assertiva C
Devido às características de uma API, a separação entre ela e sua implementação permite que programas escritos em uma linguagem usem bibliotecas escritas em outra linguagem.
-
Um exemplo disso é a utilização do Google Maps, essencialmente desenvolvido em JavaScript e que pode ser utilizado conjuntamente com outras linguagens, como C#, Python, ASP.NET e por aí vai.
-
Prezados,
Esse é o proposito da API (application programming interface) é justamente isso, é uma interface que permite que você utilize os recursos disponibilizados sem se preocupar com detalhes da implementação, você pode consumir a API usando distintas linguagens, pois o serviço foca no protocolo estabelecido para comunicação (SOAP, REST, por exemplo), dessa forma, programas de linguagens distintas podem se comunicar através das APIs.
Portanto a questão está correta.
Gabarito do Professor: CERTO.
-
Grave o próximo conceito e depois vou tentar explicar o que é uma API:
API é um conjunto de padrões estabelecido por um software, a fim de formar a integração de sistemas heterogêneos
Beleza, o que isso quer dizer? Pensa comigo, imagina Bolsonaro, com seu inglês ótimo, falando com alguma autoridade americana. Pensou o desastre? Mas pera lá, e se tivesse uma API para fazer a tradução das linguagens? Opa ai melhorou..
Mas dai eu te pergunto, como vai colocar alguém para traduzir se inglês e português são totalmente diferentes?
Lembra do termo que eu disse ali em cima "heterogêneos"? Então, não está ali atoa, isso quer dizer "diferentes"
Então basicamente a ideia é essa.. Sistemas heterogêneos (com linguagem diferentes, sistemas diferentes, ferramentas diferentes) que por meio de um facilitador (API) consigam interagir, para aumentar as funcionalidades do programa.. Se você baixa algo no seu PC que envolva sistema operacional, o windows vai se conectar a esse software que você baixou por meio de sua API..
Na prática vou dar um último exemplo: Você vai criar uma conta no youtube, dai como dá muito trabalho ficar colocando todos os dados, você clica na opção "preencher dados com facebook". Pronto, você utilizou uma API. Youtube, um tipo de sistema, que por meio de uma API interage com o facebook (sistema totalmente diferente) para pegar seus dados
-
CERTO
CARACTERÍSTICAS GERAIS:
· Interface de programação de aplicações.
· Considerada uma “ponte” que conecta diferentes aplicações.
· Pode se conectar independente da linguagem de programação.
· Pode integrar sistemas, Ex: BDs, códigos etc.
· Oferece economia, segurança, facilidade, controle de acesso, monetização.
-
CERTO
API permite ligar qualquer tipo de sistema (integração entre sistemas) independentemente das plataformas (windows, linux,etc) e linguagens de programação (java, python, etc) utilizadas.
API
- é uma forma de comunicação entre sistemas diferentes. Ele permite a integração entre dois sistemas, em que um deles fornece informações e serviços que podem ser utilizados pelo outro, sem a necessidade de o sistema que consome a API conhecer detalhes de implementação do software.
exemplo: API é como um garçom, quando estamos em um restaurante escolhemos o que queremos no cardápio e solicitamos ao garçom. O garçom encaminha o pedido a cozinha que prepara o pedido. No fim, o garçom traz o prato pronto até a gente. Não temos detalhes de como esse prato foi preparado, apenas recebemos o que solicitamos.
Então a API vai receber seu pedido, levar até o sistema responsável pelo tratamento e te devolver o que solicitou.
Praticamente tudo hoje em dia utiliza API: whatsapp, youtube, mercado livre, pagseguro, paypal, etc ...
exemplo prático:
- No WhatsApp, por exemplo, podemos perceber a integração da lista de contatos salva no dispositivo com os contatos do aplicativo. (foi utilizado API)
- No Facebook, temos a integração com o Instagram, que permite que fotos postadas no aplicativo também sejam postadas automaticamente no Facebook. (foi utilizado API)
TIPOS DE APIs:
API Privada:
- é usada apenas internamente (na própria empresa) - oferece as empresas um maior controle.
API de Parceiros:
- é compartilhada com parceiros de negócios específicos.
API Pública:
- é disponibilizada para todos, terceiros podem desenvolver aplicações que interajam com a API.