SóProvas


ID
2799913
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

    Os gestores de determinado órgão público decidiram adotar a computação em nuvem como solução para algumas dificuldades de gerenciamento dos recursos de tecnologia da informação. Assim, para cada contexto, análises devem ser realizadas a fim de compatibilizar os recursos de gerenciamento e segurança com os modelos técnicos de contratação.

Considerando essas informações, julgue o seguinte item.


Para o armazenamento de dados de trabalho dos colaboradores desse órgão público, incluindo-se documentos, imagens e planilhas, e para o uso de recursos de rede compartilhados, como impressoras e computadores, seria adequado contratar o modelo de computação em nuvem denominado infraestrutura como um serviço (IaaS).

Alternativas
Comentários
  • Copiando um comentário de um colega em questão anterior:

    Software como serviço (SaaS):

    Do inglês, “software as a service”.
    É o tipo de armazenamento online mais conhecido, utilizado, por exemplo, por servidores de e-mail. Entre as principais características, estão o acesso aos dados via web, gerenciamento centralizado, aplicações seguindo o modelo “um para muitos”, além de APIs (Application Programming Interfaces) para permitir integrações externas.

     

     

    Plataforma como um serviço (PaaS):

    Do inglês, “platform as a service”.

    Este é semelhante ao SaaS. A diferença está no fato de que o primeiro trata-se de um software entregue pela web e este segundo, trata-se de um ambiente, uma plataforma, como diz o próprio nome, para criar, hospedar e gerir um software.

     

     

    Infraestrutura como um serviço (IaaS):

    Esta terceira apresenta três subcategorias:

    a) Nuvem pública: Quando a infraestrutura está em recursos compartilhados, padronizados e o autoatendimento acontece pela Internet;
    b) Nuvem privada: Infraestrutura que segue a virtualização da computação em nuvem, mas de forma privada;
    c) Nuvem híbrida: Combina as duas primeiras, utilizando as características de uma ou de outra quando é mais conveniente.

  • Correto, aqui ele não disse que você DEVERIA, mas sim que seria ADEQUADO contratar, está certo sim!

  • Hierarquização dos serviços na nuvem:


    IaaS - Infrastructure as a Service ou Infraestrutura como Serviço (em português): diz respeito aos serviços oferecidos na camada de infraestrutura. Esses serviços incluem servidores, sistemas de armazenamento, roteadores e outros sistemas que são agrupados e padronizados a fim de serem disponibilizados pela rede. Ex: Google Drive, SkyDrive, Amazon Web Services. Pode ser chamada, ainda, de Hardware as a Service (HaaS)


    PaaS - Plataform as a Service ou Plataforma como Serviço (em português): disponibiliza-se uma plataforma, um ambiente operacional completo, para que aplicativos e serviços possam ser desenvolvidos. Ex: Windows Azure, Google App Engine. Utilizada principalmente pelos prestadores de serviços (desenvolvedores)


    SaaS - Software as a Service ou Software como Serviço (em português): representa os serviços de mais alto nível disponibilizados em uma nuvem. Esses serviços dizem respeito a aplicações completas que são oferecidas aos usuários. (p.ex.: Google Docs, Microsoft SharePoint Online, Office 365)

  • No início da questão da margem para as três formas, no entanto o trecho "para o uso de recursos de rede compartilhados, como impressoras e computadores" mostra que o ideal seria IaaS, já que as demais não permitem isso.

  • Pra mim a questão é confusa quando fala na contratação na NUVEM para usar recursos como impressora, computadores, ainda que eu possa fazer isso através de um IaaS local (aluguel de impressoras, computadores), quando se fala em nuvem não há como virtualizar perifericos, como impressora. Mas enfim vida que segue.

  • Correto. O modelo de Infraestrutura como um Serviço (IaaS) inclui os equipamentos que o usuário necessita para a sua operação. 

    IaaS Arquiteto de rede (aplicações, segurança e banco de dados são gerenciados pelo cliente - você). Ex: Google Drive. A infraestrutura é fornecida como um serviço pela nuvem.

    PaaS - Desenvolvedor de aplicações (Aplicações é gerenciada pelo cliente - você). Ex: Windows Azure.  A plataforma é fornecida como um serviço pela nuvem.

    SaaS - Usuário final (gerenciado todo pelo fornecedor). Ex.: Google Docs. O Software é fornecido como um serviço pela nuvem

  • Impressoras e computadores são harwares, logo só pode ser IAAS

  • IaaS - Infraestruture as a Service (Enfraestrutura como serviço): O Consumidor não gerencia nem controla a infraestrutura na nuvem subjacente, mas tem controle sobre os sistemas operacionais, armezamento e aplicativos, e, possivelmente, um controle limitado de alguns componentes de rede (como firewalls).

    Ex: Amazon EC2 ou GCE.

    OBS: Também pode ser conhecido como HaaS - Hardware as a Service.

    PaaS - Plataform as a Service (Plataforma como serviço): O Consumidor não gerencia nem controla a infraestrutura na nuvem subjacente, tem controle sobre as aplicações instaladas e possivelmente configurações do ambiente de hospedagem de aplicações.

    Ex: Google App Engine.

    SaaS - Software as a Service (Software como serviço): O Consumidor não gerencia nem controla a infraestrutura na nuvem subjacente, incluindo rede, servidores, sistemas operacionais, armazenamento, ou mesmo recursos individuais da aplicação, com possível exceção de configurações limitadas por usuário.

    Ex: Google docs.

  • Faz sentido eu associar IaaS no armazenamento? já que PaaS e SaaS na teoria eu usuário não necessito armazenar, tem lógica esse meu raciocínio? Me tirem essa dúvida quem puder por favor!

  • CUIDADO O COMENTÁRIO MAIS CURTIDO TEM ERROS!!!!

  • GABARITO CERTO.

    QUESTÃO AUTOEXPLICATIVA, NO QUAL DÁ VÁRIOS EXEMPLO DE INFRAESTRUTURA COMO documentos, imagens e planilhas, impressoras e computadores,

    DICA!

    --- > IaaS (Haas): infraestrutura dos servidores processamento e armazenamento. [Arquitetos de redes]

    > Google Drive / SkyDrive/ Amazon Web Services

  • COMPARTILHAR IMPRESSORAS??

  • https://azure.microsoft.com/pt-br/overview/what-is-iaas/

  • IAAS = Guarda (Armazenamento...)

  • CERTO

    IaaS (infraestrutura como serviço): é oferecido ao cliente recursos como: servidores, armazenamento, redes, hardwares, etc.

    obs: faz com que as empresas economizem os custos de adquirir e manter seus próprios hardwares.

  • Prezados,

    Dentre os modelos de cloud, o IaaS seria o mais recomendado para essa demanda de armazenamento de dados, visto que o IaaS fornece a infraestrutura como serviço. Não seria aplicável o SaaS, pois não vemos no comando da questão a necessidade de um software, muito menos um PaaS, que representaria a contratação de uma plataforma para criação de um serviço na nuvem.

    Portanto a questão está correta.


    Gabarito do Professor: CERTO.
  • Como assim você vai contratar uma impressora na nuvem? kkkkkkkkkkkkkk

  • IaaS - INFRASTRUCTURE AS A SERVICE

    Infraestrutura como Serviço

    Diz respeito aos serviços oferecidos na camada de infraestrutura.

    [...]

    Exemplos de SERVIÇOS

    • Servidores;
    • Sistemas de armazenamento;
    • Roteadores; e
    • Outros sistemas.

    [...]

    Características:

    • Todos os serviços são agrupados e padronizados a fim de serem disponibilizados pela rede.

    [...]

    Exemplos de APLICATIVOS

    • Google Drive;
    • SkyDrive;
    • Amazon Web Services.

    [...]

    Pode ser chamado de Hardware as a Service (HaaS).

    • Então, não estranhem se lerem "Hardware" ao invés de "Infrastructure"

    [...]

    RESUMÃO

    ➥ IaaS = Infraestrutura (Hardware) - servidores, sistemas de armazenamento, roteadores e outros sistemas que são agrupados e padronizados a fim de serem disponibilizados pela rede.

    • É onde os serviços estão GUARDADOS!

    [...]

    Logo, Gabarito: Certo.

    ____________

    Fontes: Questões da CESPE; Colegas do QC.

  • Quanto mais leio os comentários, mais desaprendo!!

  • Fonte: QC

    O IaaS seria o mais recomendado para essa demanda de armazenamento de dados, visto que o IaaS fornece a infraestrutura como serviço. Não seria aplicável o SaaS, pois não vemos no comando da questão a necessidade de um software, muito menos um PaaS, que representaria a contratação de uma plataforma para criação de um serviço na nuvem.

    Seja,antes tudo, um forte

    Tudo posso Naquele que me fortalece

  • Armazenamento de dados nos remete a serviços como o Google Drive, OneDrive, Mega.nz que são softwares como serviços (SaaS). 

    Porém, como o objetivo não é apenas o armazenamento dos dados, mas também a utilização de recursos de rede (computadores, impressoras), o modelo de computação em nuvem a ser utilizado realmente é a infraestrutura como serviço (IaaS). Questão CORRETA!

    Fonte: Estratégia Questões / TEC

  • O IASS (INFRAESTRUTURA COMO SERVIÇO) ALÉM DE OFERECER O ARMAZENAMENTO DE DADOS PODE TAMBÉM OFERECER O SERVIÇO MENCIONADO NA ASSERTIVA: USO DE RECURSOS COMPARTILHADOS, COMO IMPRESSORAS E COMPUTADORES.

    ENTRETANTO, NA PRÁTICA NÃO VEJO O MENOR SENTIDO, ACERTEI APENAS PORQUE LEMBREI QUE O IASS OFERECE SERVIÇO DE HARDWARE E, NESSE CASO, IMPRESSORAS E COMPUTADORES.

  • Modelos de serviço:

    SaaS (Acesso a aplicativos, a serviços e a dados)

    IaaS (Recursos de hardware, software, rede, impressoras, computadores)

    PaaS (Aplicações e dados)

     

    Modelos de implantação:

    Nuvem Pública (Compartilhada / Gratuita ou Paga)

    Nuvem Privada (Único Cliente)

    Nuvem Comunitária (Interesse comum)

    Nuvem Hibrida (Nuvens: Pública e Privada / Pública e Pública / Privada e Privada)

  • IaaS - INFRAESTRUTURA COMO SERVIÇO

    É fornecido ao cliente a estrutura de HARDWARE, cabendo ao USUÁRIO INCLUIR toda a estrutura de SOFTWARE. O usuário não tem controle da infraestrutura física, mas, através de mecanismos de virtualização, possui controle sobre as máquinas virtuais, armazenamento, aplicativos instalados e possivelmente um controle limitado dos recursos de rede

    É a base para todos os serviços, é o 3º NÍVEL, o mais baixo na hierarquia. 

    Palavras-chaveARMAZENAMENTO (GABARITO) / PROCESSAMENTO ESTRUTURA DE REDE

    Exemplo: Dropbox, Amazon EC2, etc.

  • Armazenamento de dados nos remete a serviços como o Google Drive, OneDrive, Mega.nz que são softwares como serviços (SaaS). Porém, como o objetivo não é apenas o armazenamento dos dados, mas também a utilização de recursos de rede (computadores, impressoras), o modelo de computação em nuvem a ser utilizado realmente é a infraestrutura como serviço (IaaS). Questão CORRETA! (Diego Henrique)

  • IaaS: O consumidor não gerencia nem controla a infraestrutura na nuvem subjacente mas tem controle sobre os

    • Sistemas operacionais;
    • Armazenamento;
    • Aplicativos instalados;
    • Controle limitado de alguns componentes de rede (como firewalls, por exemplo).

    Fonte - NIST: National Institute of Standards and Technology - USA

    Gabarito correto.

  • IaaS-> Arquiteto de rede

    ex Google Drive, SkyDrive, Amazon Web Services

    PaaS-> Desenvolvedores

    ex Windows Azure, Google App Engine

    Saas-> Destinados a usuários finais

    o caso da questão ex Google Docs, Microsoft SharePoint Online, Office 365)

    GAB: CERTO

  • Se o interesse é somente nos recursos de armazenamento e recursos de rede, então é suficiente contrato o modelo de IaaS.

    A IaaS (Infraestrutura como serviço) é a categoria mais básica de serviços de computação em nuvem. Com IaaS, você aluga infraestrutura de TI, servidores e VMs (máquinas virtuais), armazenamento, redes e sistemas operacionais, de um provedor de nuvem em uma base pré-paga. Ex.: Google Drive, Dropbox, Onedrive.

    Gabarito: Certo.

  • GAB C!

    É infra pq tem impressora. Impressora é hardware.

    Fonte. Prof v. dalton

    iaas = Esses serviços incluem servidores, sistemas de armazenamento, roteadores e outros sistemas que são agrupados e padronizados a fim de serem disponibilizados pela rede. Em vez de adquirir todo o hardware, os usuários pagam pelo IaaS

    PaaS - Plataform as a Service ou Plataforma como Serviço (em português): disponibiliza-se uma plataforma, um ambiente operacional completo, para que aplicativos e serviços possam ser desenvolvidos e hospedados. Desta forma, as organizações se concentram no desenvolvimento, sem preocupações com a infraestrutura subjacente, ficando a cargo dos provedores gerenciar a segurança, sistemas operacionais, software de servidor e backups. Ex: Microsoft Azure, Google App Engine. Utilizada principalmente pelos prestadores de serviços (desenvolvedores)

    SaaS - Software as a Service ou Software como Serviço (em português): representa os serviços de mais alto nível disponibilizados em uma nuvem. Esses serviços dizem respeito a aplicações completas que são oferecidas aos usuários. Os usuários não precisam gerenciar, instalar ou fazer upgrade - os provedores de SaaS gerenciam isso; Os dados ficam seguros na cloud - uma falha de equipamento não resulta em perda de dados; O uso de recursos pode escalar dependendo das necessidades de serviço; e os aplicativos são acessíveis a partir de praticamente todos os dispositivos conectados à Internet, de qualquer lugar no mundo. (p.ex.: Google Docs, Microsoft SharePoint Online, Office 365, One Drive, Google Drive, Dropbox)

  • Saas - Software

    Paas - Plataforma

    Iaas - Infraestrutura

    Se atentem às iniciais

  • Comentários do prof. Diego do Estratégia (@professordiegocarvalho):

    Perfeito, seria adequado contratar o modelo de computação em nuvem denominado infraestrutura como um serviço (IaaS). Não vejo nenhuma objeção! Lembrem-se que a IaaS oferece recursos de armazenamento (documentos, imagens e planilhas) e servidores (impressoras e computadores).

    Gabarito: Correto 

  • c-

    Em um serviço do tipo IaaS, o provedor deve fornecer recursos com flexibilidade, efetividade, escalabilidade, elasticidade e segurança.

    A infraestrutura como serviço (IaaS) é uma infraestrutura de TI completa consumida como serviço. Cada usuário acessa uma parte de um pool consolidado de recursos agrupados para criar e usar sua própria infraestrutura de computação, conforme necessário.

    Redução de custos de manutenção e de energia elétrica estão entre as vantagens em adotar um modelo de computação em nuvem.