SóProvas


ID
2799916
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

    Os gestores de determinado órgão público decidiram adotar a computação em nuvem como solução para algumas dificuldades de gerenciamento dos recursos de tecnologia da informação. Assim, para cada contexto, análises devem ser realizadas a fim de compatibilizar os recursos de gerenciamento e segurança com os modelos técnicos de contratação.

Considerando essas informações, julgue o seguinte item.


Um estudo técnico de viabilidade e um projeto de re-hosting em computação em nuvem IaaS é indicado para as aplicações legadas do órgão que tenham sido originalmente desenvolvidas para mainframe.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito – Certo.

     

    Re-hosting é a técnica de migração facilitada de serviços, atualmente muitos servidores oferecem essa facilidade para seus clientes.

  • Nem sempre isso é indicado. 
    Caberia recurso.

    Os servidores legados podem ser integrados numa arquitetura de SOA também, sem necessidade de migração para nuvem IaaS.

  • Questão: Um estudo técnico de viabilidade e um projeto de re-hosting em computação em nuvem IaaS é indicado para as aplicações legadas do órgão que tenham sido originalmente desenvolvidas para mainframe.


    Tradução: Verificar a possibilidade de que aplicações criadas inicialmente para supercomputadores (mainframe) do Departamento da Polícia Federal migrem (re-hosting) para uma infraestrutura em nuvem (IaaS) é indicado, tendo em vista que uma característica importante da computação em nuvem (o uso de serviços computacionais utilizando recursos oferecidos por servidores na Internet) é escalabilidade (capacidade de fácil adaptação de recursos, aumento do poder de processamento e espaço para armazenamento dos dados).

    .

    É fato que o volume de dados tende a aumentar a cada dia e, com isto vem o aumento da necessidade de processa-los e armazená-los adequadamente, para que não se transforme em um gargalo e emperre todo o sistema.


    Correta a questão.

  • Certo.

    Em suma, a questão trata da viabilidade de uma empresa abrir mão de um ambiente de mainframe a fim de migrá-lo para um ambiente IAAS.


    Um link para abrir um pouco do conhecimento acerca do assunto abordado nessa questão.


    https://cloud21.com.br/computacao-em-nuvem/do-mainframe-a-cloud-computing/



    Obs: corrigindo o português da questão...

    Um estudo técnico de viabilidade e um projeto de re-hosting em computação em nuvem IaaS SÃO indicadoS... para as aplicações legadas do órgão que tenham sido originalmente desenvolvidas para mainframe.

  • GAB C


    O re-hosting, muitas vezes visto como uma maneira rápida de reduzir custos operacionais e aumentar a acessibilidade, consiste em utilizar um ambiente de legado existente, de um ambiente proprietário baseado em mainframe ou Unix, e recolocá-lo em uma plataforma física ou na nuvem. O re-hosting resulta na computação com maior eficiência de custo e agilidade num ambiente convergente e simplificado de TI, oferecido pela IaaS.


    http://tiinside.com.br/tiinside/18/12/2013/razoes-para-fazer-rearquitetura-na-nuvem/

  • TRADUZINDO A QUESTÃO:


    Um estudo técnico de viabilidade e um projeto de re-hosting em computação em nuvem IaaS é indicado para as aplicações legadas do órgão que tenham sido originalmente desenvolvidas para mainframe.


    Se uma empresa tem um mainframe e quer passar as aplicações para um IaaS deverá fazer um estudo técnico de viabilidade e um projeto de re-hosting ( que é "apaga-las do mainframe e passa-las para o IaaS", basicamente).


    Isso deve ser feito, porque as aplicações foram desenvolvidas para o mainframe originalmente.

    Não há muito o que explicar...

    Basicamente é isso.

    Gab. CERTO


  • Correto. A migração de sistemas armazenados em servidores e mainframes locais é essencial para a continuidade da empresa que utilize o serviço em nuvem a partir de um momento. Esta migração se dará após um estudo de viabilidade e um projeto de re-hosting. 

  • Viabilizar = IaaS: Criação, Data center, Hardware.

  • Gabarito certo

    Um mainframe é um computador de grande porte dedicado normalmente ao processamento de um volume enorme de informações.

    Re-hosting é a técnica de migração facilitada de serviços, atualmente muitos servidores oferecem essa facilidade para seus clientes.

    COMO ELES QUEREM SAIR DO ARMAZENAMENTO FÍSICO PARA O ARMAZENAMENTO EM SERVIÇO EM NUVEM UM MODELO DE COMPUTAÇÃO EM NUVEM INDICADO É IAAS.

  • Mainframe: computador de grande porte dedicado ao processamento de grande volume de informações. Termo usado para se referir ao computador principal.

    Nesse caso, o Cloud IaaS pode substituir essa infraestrutura de servidor.

  • O que é re-hosting? Host é hospedar! Re-hosting é re-hospedar! Trata-se da técnica de migração de uma aplicação criada inicialmente para ser hospedada em uma infraestrutura proprietária baseada em mainframe para hospedá-la na nuvem. Galera, o mundo foi mudando, os recursos de nuvem foram ficando mais viáveis financeiramente para empresas e órgãos de tal forma que eles têm feito estudos para verificar a viabilidade de migrar aplicações de suas infraestruturas para a nuvem (IaaS).

    Entenderam agora o que a questão quis dizer? PF é PF! Vejam o nível dessa questão... apesar de simples, possui uma redação que mexe com o psicológico dos alunos.

  • É um perito com salário de agente de polícia.

  • CERTO

    RE-HOSTING: consiste em migrar aplicações e dados armazenados em mainframes antigos ou Unix e recolocá-los em uma plataforma física ou em Nuvem. O RE-HOSTING resulta na computação com maior eficiência de custo e agilidade, oferecido pela IaaS.

    A migração significa evolução da tecnologia, com a capacidade de executar a mesma função, acrescida dos seguintes benefícios:

    Aumentar os ganhos em desempenhos.

    Aquisição de novos recursos e ferramentas.

    Simplificar a operação e manutenção.

  • Quero ver a coragem para marcar uma dessa no dia da prova hahahhaha

  • Avemaria

  • Um estudo técnico de viabilidade e um projeto de re-hosting ( MIGRAÇÃO DE DADOS PARA A NUVEM - Exemplo:Google Drive )em computação em nuvem IaaS ( Infrastructure as a Service ou IaaS é uma infraestrutura de servidores acessada através da Internet que pode ser consumida como um serviço) é indicado para as aplicações legadas do órgão que tenham sido originalmente desenvolvidas para mainframe. (Mainframe é uma plataforma integrada de computadores capaz de processar grandes volumes de informações em curtos espaços de tempo).

    CORRETA.

    IAAS: Arquiteto de rede - O próprio Google Drive

    PAAS: Desenvolvedores/Programadores - aqueles que criam as IAAS - O desenvolvedores do Google Drive

    Saas: Destinados a usuário - S de SOU USUÁRIO - Sou usuário do Google Drive.

  • Mainframe é uma plataforma integrada de computadores capaz de processar grandes volumes de informações em curtos espaços de tempo. 

    Atualmente, estas plataformas oferecem serviços a milhares de usuários através de inúmeros terminais – conectados diretamente ou em rede – empregando softwares modernos e flexíveis.

    Coloquem no google para ver a imagem e associar.

  • Resumindo:

    Rehosting + IaaS + mainfreme

    Migrar + Infraestrutura na nuvem + Servidor de grande porte

    Trata-se de um estudo para migrar a infraestrutura de um servidor de grande porte para o modelo de Infraestrutura na nuvem.

    Correta - É super indicado

  • Esse foi no ângulo

  • Prezados,

    O re-hosting consiste em utilizar um ambiente legado existente, de um ambiente proprietário baseado em mainframe ou Unix, e recolocá-lo em uma plataforma física ou na nuvem. Desta forma ele, juntamente com o estudo técnico, são fundamentais para migração dessas aplicações que foram originalmente desenvolvidas para mainframe.

    Portanto a questão está correta.


    Gabarito do Professor: CERTO.
  • Se o cara chegar na prova sabendo disso ele realmente merece uma vaga. Tenho certeza que até antes dessa prova nenhum PDF ou professor mencionava esse assunto. Era só o básico de Nuvem

  • A questão só diz que para fazer a portabilidade do sistema atual para a nuvem a empresa precisa estudar a viabilidade disso e projetar essa adaptação

  • O que eu estudo em nuvem: nuvem é IaaS, PaaS e SaaS.

    O que cai na prova: Um estudo técnico de viabilidade e um projeto de re-hosting em computação em nuvem IaaS é indicado para as aplicações legadas do órgão que tenham sido originalmente desenvolvidas para mainframe.

  • Apenas complementando...

    Modelos de serviço:

    SaaS (Acesso a aplicativos, a serviços e a dados)

    IaaS (Recursos de hardware, software, rede, impressoras, computadores)

    PaaS (Aplicações e dados)

    Modelos de implantação:

    Nuvem Pública (Compartilhada / Gratuita ou Paga)

    Nuvem Privada (Único Cliente)

    Nuvem Comunitária (Interesse comum)

    Nuvem Hibrida (Nuvens: Pública e Privada / Pública e Pública / Privada e Privada)

  • O re-hosting consiste em utilizar um ambiente legado existente, de um ambiente proprietário baseado em mainframe ou Unix, e recolocá-lo em uma plataforma física ou na nuvem. Desta forma ele, juntamente com o estudo técnico, são fundamentais para migração dessas aplicações que foram originalmente desenvolvidas para mainframe.

    Portanto a questão está correta

  • Aquela sensação de estar lendo Hebraico, sabe? kkkkk

  • E tu pensa que eles vão perguntar as mesmas coisas no próximo concurso?

  • Sei nem o que é mainframe

  • Palavra chave mainframe = computador de grande porte dedicado ao processamento de grande volumes. Em suma, Hardware equivale ao IaaS.

    ...computação em nuvem IaaS é indicado para as aplicações... desenvolvidas para mainframe.

  • Questão ótima para deixar em branco

  • Mainframe: Super computadores. Imagine os servidores que armazenam os milhões de terabyte do facebook, instagram...

    Re-hosting é a forma de migrar todo o conteúdo dos mainframes de forma facilitada. Imagina você ter que migrar todo o armazenamento do instagram para outro lugar? Pois é, ele facilita isso.

    O IaaS, lembre-se, o é de infraestrutura, ou seja, infraestrutura como serviço, você contrata uma empresa para armazenar seus milhões de dados ao invés de você mesmo reservar um prédio inteiro cheio de maquinas para isso.

    Tentei ser o mais simples possível.

    Pode marcar o curtir se achou útil =) Bons estudos!

    Rumo APF 2021!

  • o órgão quer transferir seu projeto, que usa um mainframe, para a nuvem. Portanto, usará a infraestrutura como serviço (IaaS).

    Aplicações legadas são as que costumam se tornar obsoletas, consumir bastante recurso computacional e pessoal e, se possível, devem ser atualizados e reorganizados. Neste caso, além disso, serão enviados para uma infraestrutura na nuvem. 

  • Traduzindo a questão: é indicado que se faça a migração (re-hosting) de um sistema antigo (aplicações legadas) presente em uma plataforma de computadores (mainframe) para um sistema atual de computação em nuvem que fornece serviços de hardware (IaaS)

  • Eu nunca vou entender essa misera

  • Um estudo técnico de viabilidade e um projeto de re-hosting em computação em nuvem IaaS é indicado para as aplicações legadas do órgão que tenham sido originalmente desenvolvidas para mainframe.

    Gabarito CERTO

  • Mainframe: computador de grande porte dedicado ao processamento de grande volume de informações. Termo usado para se referir ao computador principal.

    Nesse caso, o Cloud IaaS pode substituir essa infraestrutura de servidor.

    logo GABARITO CERTO.

  • Em branco rs

  • O que é re-hosting? Host é hospedar! Re-hosting é re-hospedar! Trata-se da técnica de migração de uma aplicação criada inicialmente para ser hospedada em uma infraestrutura proprietária baseada em mainframe para hospedá-la na nuvem. Galera, o mundo foi mudando, os recursos de nuvem foram ficando mais viáveis financeiramente para empresas e órgãos de tal forma que eles têm feito estudos para verificar a viabilidade de migrar aplicações de suas infraestruturas para a nuvem (IaaS).

    Entenderam agora o que a questão quis dizer? PF é PF! Vejam o nível dessa questão... apesar de simples, possui uma redação que mexe com o psicológico dos alunos. 

    ESTRATEGIA

  • RE-HOSTING: consiste em utilizar um ambiente (softwares, sistemas) de  legado existente e recolocá-lo em uma outra plataforma física ou na nuvem. O objetivo do re-hosting é utilizar uma computação com maior eficiência de  custo e agilidade, oferecido por exemplo por algum dos serviços oferecidos  por IAAS. Um problema do Re-hosting é que a aplicação é legada, apenas  está sendo migrada para uma infraestrutura mais eficiente. 

  • Comentários do prof. Diego do Estratégia (@professordiegocarvalho):

    O que é re-hosting? Host é hospedar! Re-hosting é re-hospedar! Trata-se da técnica de migração de uma aplicação criada inicialmente para ser hospedada em uma infraestrutura proprietária baseada em mainframe para hospedá-la na nuvem. Galera, o mundo foi mudando, os recursos de nuvem foram ficando mais viáveis financeiramente para empresas e órgãos de tal forma que eles têm feito estudos para verificar a viabilidade de migrar aplicações de suas infraestruturas para a nuvem (IaaS). Entenderam agora o que a questão quis dizer? PF é PF! Vejam o nível dessa questão... apesar de simples, possui uma redação que mexe com o psicológico dos alunos.

    Gabarito: Correto

  • coitado do cara que fez essa prova, deve ter visto esses conceitos e ter pensado, re-hosting, ferrou... aplicações legadas, vixe... mainframe, eita...

  • c-

    Em um serviço do tipo IaaS, o provedor deve fornecer recursos com flexibilidade, efetividade, escalabilidade, elasticidade e segurança. Aplicacoes legadas podem ser migradas para nuvem