SóProvas


ID
2799928
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

A respeito da utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos associados a Internet/intranet, julgue o item seguinte.


Nas aplicações multimídia, os fluxos de dados podem conter áudio, vídeo e metadados que viabilizam a sincronização de áudio e vídeo. Cada um desses três fluxos pode ser manipulado por diferentes programas, processos ou hardwares, mas, para que os fluxos de dados de determinada aplicação multimídia sejam qualitativamente otimizados na transmissão ou no armazenamento, eles devem ser encapsulados juntos, em um formato de contêiner.

Alternativas
Comentários
  • A questão quer dizer que nas aplicações Multimídias(apps de música, apps de vídeo, etc) fluem aúdio, vídeo e metadados(informações sobre esses dados). Ainda diz que para a transmissão perfeita desses dados, eles devem empacotados(emcapsulados) juntos. É o que ocorre, por exemplo, nas aplicações de Vídeo, que reúnem o aúdio e as imagens do vídeo juntamente com informações sobre o vídeo(metadados) em um formato(Encapsulação) avi, mp4, webm etc.

    Questão Correta

    Informe-se de notíícias sobre Concursos, Matemática e RLM: facebook.com/mathematik69

  • Gabarito: CERTO

    Basta analisarmos a questão com um pouquinho de lógica:

    Vamos pensar num arquivo de vídeo(multimidia) nele é contido áudio,vídeo(claro) e outros complementos. Até aí ok,mas se eles forem encapsulados em outros pacotes por exemplo, daria ruim, pois os arquivos em tela são dependentes um do outro. Já pensou se vem o áudio em um pacote e o vídeo em outro ? Seria desproporcional...

    Espero que entendam, bons estudos

  • Os metadados foram criados com o intuito de facilitar o acesso aos conteúdos interativos. A organização Americana NISO (National Information Standards Organization) define os metadados como “as estruturas de informação que descrevem, explicam, localizam ou, de alguma forma, simplificam a recuperação, o uso e a gestão de recursos de informação”. Os metadados são muitas vezes denominados como dados sobre dados. O Moving Picture Experts Group (MPEG) desenvolveu um conjunto de normas para a representação de conteúdo de áudio e vídeo digital codificados. Duas dessas normas são o MPEG-7 e o MPEG-21.

     

     

    Fonte; https://www.centraldeconcursos.com.br/documentos/recurso/recursos-prova-objetiva-concurso-policia-federal-2018-agente_9940.pdf

  • eu sabia toda a questão, aí vem a merda de uma palavra "conteiner" e aí pronto fode minha vida toda pqp...

  • Como a tecnologia no mundo da computação é impressionante!

     

    Muitos anos atrás (recordo-me de 2004), eu tinha que fazer o download de um filme em dois pacotes: pacote de áudio e pacote de vídeo; e consequentemente fazer a junção através de um Player de vídeo.

    Atualmente os dados já vem encapsulados num arquivo só, denominando-se de "contêiner"  justamente por ser capaz de conter vários dados.

    Bons estudos!!

  • A questão é difícil, mas teve lógica. Respondi ela por etapas, oração por oração. Deu vontade de marcar como errada, pela palavra "conteiner", mas pela lógica e por supor que a CESPE quer "nos ferrar" mesmo, coloquei como certa. No dia da prova, certamente seria mais tenso tomar uma decisão.

  • Só lembrar dos vídeos do youtube. E eu não sei porque eu tô falando isso kkk

  • Eu entendo "contêiner" como informações agrupadas de determinada mídia, por exemplo, um filme, que tem o áudio, imagens...

  • certo : simplificando a questão ele queria dividir o efeito sonoro com visual. tipo o video sem audio vc n entendeira nd por isso vem  encapsulados juntos  . ft lucas assunção

  • DICAS DE INFORMÁTICA (Professor Fernando Nishimura)


    1) Quando a questão explica sobre determinado assunto, geralmente, a assertiva é verdadeira;           


    2) Quando a questão impõe algo, geralmente, a assertiva é falsa;


    3) Quando a questão compara duas tecnologias, geralmente, a assertiva é falsa;        


    4) Quando a questão "fala mal" "menospreza" determinada tecnologia, geralmente a assertiva é falsa; 


    5) Quando a questão enumera itens, se todos os itens pertencem ao mesmo grupo/programa, a assertiva é verdadeira;      


    6) Se um dos itens, geralmente o último, não faz parte do grupo/programa, a assertiva é falsa;           


    7) Estas palavras indicam uma questão certa: pode(m), permite(m), é possível, pode ser...           


    8) Estas palavras indicam uma questão errada: automaticamente, deve. deve-se, só, somente, não permite, não sendo possível, sempre, é necessário, necessariamente.

  • O exemplo trazido pelo colega Allison Costa nos ajuda a entender esse enunciado proposto pelo examinador.

  • No stream ou fluxo de mídia (distribuição de áudio e vídeo), se o vídeo fosse enviado separadamente do áudio, você receberia o vídeo, assistiria ao vídeo e somente depois receberia e escutaria o áudio (não faz sentido!)

    Áudio, vídeo e metadados (informações acerca do áudio/vídeo) são encapsulados juntos, em contêineres.

    Um exemplo de como seria o stream se a questão "estivesse errada" e áudio e vídeo estivessem encapsulados separadamente, na prática::

    Você está assistindo um filme de ação: o cara leva um tiro, dá um grito, cai no chão e morre. Assim que o sujeito morre você escuta: "páááá" (tiro), "ahhh" (grito) "tum" (caiu). Não dá né...

    Correta a questão.

  • n

  • Resposta: C

    Uso da protocolo UDP, para envio e recebimento de multimidia. O formato de container tem referencia ao encapsulamento do pacote na camada 3.

    Questão bem bolada...

  • CERTO


    - o termo hipermídia é a fusão de hipertexto e multimídia

    - hipertexto: texto com links (vínculos) texto encadeado não-linearmente

    - multimídia: texto+imagem+som+vídeo


    Fonte: meu resumo das aulas do Prof. João Antônio para a Polícia Federal

  • É tipo a RENDERIZAÇÃO, que junta tudo em um só pacote.

  • Gab. CERTO



    Esse tal de método Nishimura não é uma verdade absoluta, minha gente... É mais fácil tentar entender o que a banca realmente quer. Informática é mais lógica que decoreba.

  • Entendo que a questão esteja errada e vou tentar explicar o porque. O erro está na palavra "qualitativamente", já que áudio e vídeo são colocados em um contêiner por mera questão de conveniência e praticidade, pra que o usuário tenha q lidar com apenas um arquivo em vez de lidar com um de vídeo, um de áudio, um de legenda, um de capítulos, entre outros. Logo, o fato de tudo isso estar dentro de um contêiner não altera em nada a qualidade deles. O que define a qualidade de um vídeo ou de um áudio são coisas como taxa de bitrate, codec, filtros, números de passadas e outros parâmetros técnicos.

    Pra ficar mais fácil de entender, pra quem não é da área, imagine o seguinte: você foi ao mercado e comprou laranja e banana. Poderia escolher trazer no braço esse monte de frutas, mas por conveniência optou por colocar em uma sacola (contêiner). Colocar na sacola aumentou a qualidade das frutas? Não, só foi mais fácil carregar. Por isso considero a questão errada.

    A título de curiosidade, exemplos de codecs de vídeo são avc, mpeg4, h264, xvid. Exemplos de codecs de áudio são aac, mp3, wma, amr. E exemplos de contêiner são avi, mp4, wmv, mkv.

    E a regra é simples, junte um codec de áudio + um de vídeo, jogue em uma caixa (contêiner) e terá um arquivo multimídia.

  • O que me veio na cabeça foi o símbolo do winrar- várias pastinhas uma em cima da outra, contendo numa "cápsula" vários arquivos.

  • ahhh agora sei entao os filmes que vejo via VIVO Tv estao em dois pacotes distorção de som e imagem sempre ehehe

  • Melhor comentário: Allison Costa 

     

  • "... os codecs são completamente diferentes dos containers de vídeo. Enquanto aqueles têm como principal função codificar e descodificar arquivos de vídeo, este existe apenas para organizar áudio, vídeo e codecs num único pacote e facilitar a vida dos usuários. Além disso, os containers também podem armazenar metadados para informar, por exemplo, os capítulos de um DVD ou Blu-ray, legendas ou diferentes faixas de áudio."

    https://canaltech.com.br/internet/codecs-de-video-o-que-sao-para-que-servem-e-tudo-o-que-voce-precisa-saber-41231/


    Containers

    O container é um arquivo com um determinada extensão que agrupa arquivos de som e arquivos de vídeo compactados pelo codecs com um determinado formato, portanto nem sempre a extensão do conteiner será igual a extensão dos arquivos gerados pelo codecs.

    Por exemplo:

    No MKV podemos colocar vídeo no formato MPEG-4 ASP feito pelo DIVx e XviD.

    O MP4 não é apenas um container que suporta vários formatos de áudio e vídeo, inclusive o próprio MP3, logo não faz sentido comparar MP3 com MP4, pois o MP3 é um decoder de áudio e o MP4 é um container de áudio e vídeo.

    Um exemplo pode ser um filme: para poder assistí-lo, você precisa de arquivos de som e imagem sincronizados em uma só peça. Os Containers juntam arquivos de som e vídeos que são comprimidos e descomprimidos em Codecs e tornam eles acessíveis aos usuários.

    Dentro de um Container podemos ter vários formatos de vídeo e áudio, claro que alguns containers oferecem algum tipo de limitação e não suportam todo tipo de vídeo e áudio.

    http://miscelaneadoconhecimento.com/videos/tipovideo.html

  • Discordo, os dados são encapsulados por conveniência, não por questões qualitativas. Mas, né. Não adianta brigar com a banca, kkkk.

  • Hoje em dia, os arquivos multimídia já baixam tudo de uma vez: áudio e vídeo vêm encapsulados.

    Antigamente, você tinha que baixar um de cada vez.

  • A diferença colossal na didática de muitos e do "Alisson Costa" que desenrolou com maestria a loucura da banca.

    Parabéns guerreiro...


    Avante!

  • O gabarito oficial da cespe, ficou ERRADA.

  • As aplicações multimídia permitem o fluxo de dados com áudios, vídeo e metadados.
    Os metadados são usados para diferentes funções, como identificação da fonte, dados sobre duração da transmissão, verificação da qualidade, etc.
    Quando usados separadamente (como citado em outra prova CESPE), o usuário pode baixar apenas o áudio de um vídeo, ou modificar os metadados do MP3 para exibir as informações editadas sobre autor, disco, nome da música, etc.
    Os fluxos de dados devem ser analisados na forma de contêiner (pacote encapsulado), a fim de mensurar a qualidade e quantidade de dados trafegados.

    Gabarito: Certo.




  • O gabarito não mudou. O oficial permaneceu CERTO.

  • São encapsulados : podem efetuar downloads/uploads compactados (formatos de contêiner). A banca está corretíssima.


    Item certo.

  • MAIS UMA QUESTÃO DE PORTUGUÊS DO QUE DE INFORMÁTICA !

  • "eles devem ser encapsulados juntos, em um formato de contêiner."  onde está o Nashimura nagazacky nessa ai?

  • O programa vai receber 3 tipos de dados diferente exemplos um filme online no youtube " imagina se chegasse primeiro a imagem, depois audio e depois os efeitos sonoros... ou seja é necessário que todos esteja juntos encapsulado no mesmo container para evitar atraso no envio... questão nivel dificil .

  • Meu Deus, meu nível de estudos de informática estão baixos ou essa prova foi nível NASA?

    :(

  • kdaopskdsapdkopsadkas, que viagem. Parece que a banca não tem mais oque cobrar em informática. Isso não tem nada a ver com o conceito de intranet e internet.

  • e se alguém acertou, foi na cagada ou intuição, duvido ter visto isto em algum lugar kkkkkkkkkkk

  • errei na prova e errei agora kkk

  • É galera a CESPE pegou o metodo Nishimura :/

  • GALERA! MÉTODO NISHIMURA NÂO É DESCARTÁVEL, PORÉM

    USE EM ÚLTIMO CASO, ANTES METAM A CARA NOS ESTUDOS.....

  • Continuem usando esse método do Fukushimayamaha.

    Eu agradeço.

  • Correto

    Encapsulados juntos, em um formato de contêiner.

    Imagine se fossem encapsulados separados, áudio vinha em um pacote e vídeo em outro.

  • Em 07/02/19 às 17:50, você respondeu a opção C.

    Você acertou!

    Em 29/01/19 às 19:36, você respondeu a opção E!

    Você errou!

    Em 29/01/19 às 18:49, você respondeu a opção E!

    Você errou!

    Em 13/01/19 às 19:25, você respondeu a opção E.

  • GABARITO: CERTO

     

    A questão não é trivial mas o texto está certinho, não tem muito o que comentar, apenas decorar e passar para a próxima.

     

    Alô você ! (Pode marcar Útil se curtiu =)

  • Os pacotes de multimidia (audio+video) estão vindo encapsulados = CONTEINER.

  • Um puco de humildade e respeito aos concorrentes colega. Todos estão aqui para aprencer, ninguém é manezão aqui. Abraço.

  • Eis a prova que restringir nem sempre estará E

  • Tem gente que está usando o método Nishimura, mas não está pensando nem um pouquinho na lógica. Cuidado, pessoal! O método Nishimura serve para 95% das questões, não todas.

  • Tem gente que está usando o método Nishimura, mas não está pensando nem um pouquinho na lógica. Cuidado, pessoal! O método Nishimura serve para 95% das questões, não todas.

  • deixaria em branco

  • concordo com a Cybe Moraes.

  • o que é O método Nishimura ? Não estou atualizada sobre esse tema .

  • encapsular = container

    encapsular = container

    encapsular = container

  • Gabarito''Certo''.

    As aplicações multimídia permitem o fluxo de dados com áudios, vídeo e metadados.

    Os metadados são usados para diferentes funções, como identificação da fonte, dados sobre duração da transmissão, verificação da qualidade, etc.

    Quando usados separadamente (como citado em outra prova CESPE), o usuário pode baixar apenas o áudio de um vídeo, ou modificar os metadados do MP3 para exibir as informações editadas sobre autor, disco, nome da música, etc.

    Os fluxos de dados devem ser analisados na forma de contêiner (pacote encapsulado), a fim de mensurar a qualidade e quantidade de dados trafegados.

    Estudar é o caminho para o sucesso.

  • Pra quem não conhece

    MÉTODO NISHIMURA:

    1) Quando a questão explica sobre determinado assunto, geralmente, a assertiva é verdadeira;

    2) Quando a questão impõe algo, geralmente, a assertiva é falsa

    3) Quando a questão compara duas tecnologias, geralmente, a assertiva é falsa;

    4) Quando a questão "fala mal" "menospreza" determinada tecnologia, geralmente a assertiva é falsa;

    5) Quando a questão enumera itens, se todos os itens pertencem ao mesmo grupo/programa, a assertiva é verdadeira;

    6) Se um dos itens, geralmente o último, não faz parte do grupo/programa, a assertiva é falsa;

    7) Estas palavras indicam uma questão certa: pode(m), permite(m), é possível, pode ser...

    8) Estas palavras indicam uma questão errada: automaticamente, deve. deve-se, só, somente, não  permite, não sendo possível, sempre, é necessário, necessariamente.

    Crédito: Prof. Fernando Nishimura

  • Errou a questão quem gosta de usar essa bobagem de método NIshimura. O melhor método é estudar.

  • Meu método Nishimura é estudar! não existe caminho fácil para aprovação, ela sempre chegará com muitas lutas. Parem com essas besteiras!

  • To na dúvida se to fazendo prova pra policial ou pra técnico de TI da ABIN.

  • Essa na prova,deixaria em branco.

  • Thales Primeiro Maravilhosa sua resposta.

  • As aplicações multimídia permitem o fluxo de dados com áudios, vídeo e metadados.

    Os metadados são usados para diferentes funções, como identificação da fonte, dados sobre duração da transmissão, verificação da qualidade, etc.

    Quando usados separadamente (como citado em outra prova CESPE), o usuário pode baixar apenas o áudio de um vídeo, ou modificar os metadados do MP3 para exibir as informações editadas sobre autor, disco, nome da música, etc.

    Os fluxos de dados devem ser analisados na forma de contêiner (pacote encapsulado), a fim de mensurar a qualidade e quantidade de dados trafegados.

    CERTO

  • TI é como medicina, há um leque enorme de especialidades e muitas delas se utilizam de termos similares. Todo "pacote" q contenha informações de formatos diferentes (dados, áudio, vídeo e/ou imagens) com uma mesma origem, precisam ser encapsulados ou empacotados, o que nos remete a uma lembrança de conteiner (não confundir com conteiner de cloud ou de Software) mas sim no sentido real de armazenamento num único lugar q tbm pode ser chamado de frame para que ao abrir tenhamos todos disponíveis p uso concomitante

  • As aplicações multimídia permitem o fluxo de dados com áudios, vídeo e metadados.

    Os metadados são usados para diferentes funções, como identificação da fonte, dados sobre duração da transmissão, verificação da qualidade, etc.

    Quando usados separadamente (como citado em outra prova CESPE), o usuário pode baixar apenas o áudio de um vídeo, ou modificar os metadados do MP3 para exibir as informações editadas sobre autor, disco, nome da música, etc.

    Os fluxos de dados devem ser analisados na forma de contêiner (pacote encapsulado), a fim de mensurar a qualidade e quantidade de dados trafegados

    CERTO

  • Os arquivos multimídia são únicos. Por acaso, você clica em dois, três arquivos para abrir um vídeo?

    Em um único arquivo, encontram-se juntos o vídeo, o áudio e os metadados, com instruções para a reprodução sincronizada das mídias. Item correto.

  • Autor: Fernando Nishimura, Professor de Informática, de Noções de Informática

    As aplicações multimídia permitem o fluxo de dados com áudios, vídeo e metadados.

    Os metadados são usados para diferentes funções, como identificação da fonte, dados sobre duração da transmissão, verificação da qualidade, etc.

    Quando usados separadamente (como citado em outra prova CESPE), o usuário pode baixar apenas o áudio de um vídeo, ou modificar os metadados do MP3 para exibir as informações editadas sobre autor, disco, nome da música, etc.

    Os fluxos de dados devem ser analisados na forma de contêiner (pacote encapsulado), a fim de mensurar a qualidade e quantidade de dados trafegados.

    Gabarito: Certo.

  • Pelo que entendi, pesquisando, é que encapsular seria juntar dados distintos facilitando sua transferência, como mencionado no exemplo de Thales Primeiro

  • Errei por falta de atenção. Realmente quem pegou o início da internet aqui no BR pode acabar se enganando com essa questão. O que faz ela perfeita é a parte que diz: "...fluxos de dados de determinada aplicação multimídia sejam qualitativamente otimizados na transmissão ou no armazenamento..."

    Grande abraço a todos.

  • O método Nishimura é bom quando bem aplicado e quando temos uma noção bem básica mais bem básica mesmo,porém devemos

    ter em mente que o melhor método é aprender de verdade,ainda mais essa matéria chata.

  • Desde quando hardware manipula alguma coisa??? Q conceito é esse??? Questão bizonha.

  • Qual a aplicação prática disso na vida do servidor.?
  • Meu Deus, galera. Qual cursinho que ensina esses conhecimentos? De verdade, ficou muito avançada essa prova de informática pra Agente. Alguém pode indicar um curso que se aprofunde tanto? Obrigado

  • As aplicações multimídia permitem o fluxo de dados com áudios, vídeo e metadados.

    Os metadados são usados para diferentes funções, como identificação da fonte, dados sobre duração da transmissão, verificação da qualidade, etc.

    Quando usados separadamente (como citado em outra prova CESPE), o usuário pode baixar apenas o áudio de um vídeo, ou modificar os metadados do MP3 para exibir as informações editadas sobre autor, disco, nome da música, etc.

    Os fluxos de dados devem ser analisados na forma de contêiner (pacote encapsulado), a fim de mensurar a qualidade e quantidade de dados trafegados.

  • Estou aqui só observando a galera copiar e colar a resposta do professor...kkkk. Uma inteligência só.

  • Deixava em branco com certeza.

  • achei que a questão estava dizendo que necessita ser assim; aí logo pensei, com o avanço da tecnologia eu duvido que não consigamos colocar eles e conteiners separados e ter uma boa reprodução

  • Agora para entrar na PF só sendo um hacker.

  • comentarios muito esclarecedores!!!

  • Sei lá! o pessoal utiliza o método do Nichimura como uma regra e se apoia quase que 100% nisso. É bom? é mais que bom,é ótimo. Pórem é preciso,no minimo, ter noção do básico do básico. visto que o cespe é uma banca milindrosa,pois na hora do pega pra capar, ou você sabe ou não sabe. OBS. as dicas dele são um norte e não regras. fica a dica.

  • Achei esse gabarito bem questionável.

    "para que os fluxos de dados de determinada aplicação multimídia sejam qualitativamente otimizados na transmissão ou no armazenamento, eles devem ser encapsulados juntos, em um formato de contêiner."

    posso dar um contra-exemplo: digamos que você tenha um jogo de tiro seu computador, é possível que os arquivos de áudio estejam separados dos outros. Por exemplo, o som do tiro de uma arma pode estar num arquivo exclusivo para isso. Isso não compromete em nada, em termos qualitativos, a transmissão ou armazenamento. Talvez ocupe mais espaço, mas isso não é qualitativo, e sim quantitativo.

  • Pirataria sendo útil mais uma vez

  • Entendi nada kkkkkk
  • a aula, não tem nada a ver com a questão.
  • CORRETO. A questão fez uma alusão de como as informações devem ser transmitidas para que tenham bom uso ao chegar em seu destino. No caso o objetivo era ter uma aplicações multimídia, em que os fluxos de dados possuem áudio, vídeo e metadados que devem ser sincronizados e promover o sucesso da vídeo conferência

  • Cespe criando nome zip.... "contêiner" ?
  • Engraçado, errei essa questão no dia e aqui acertei, sem preceber que era da PF

  • Certo.

    Na transmissão de conteúdo multimídia como, por exemplo, um vídeo que contém áudio, os dados são encapsulados em contêineres juntamente aos chamados metadados, que são informações que servem para sincronizar esse áudio e esse vídeo.

    Questão comentada pela Prof. Maurício Franceschini. 

  • não entendi p... nenhuma

  • mas oq? me perdi no final kkkkkkkk
  • CERTO, SERÃO COMPACTADOS COM MP4

  • Os fluxos de dados devem ser analisados na forma de contêiner (pacote encapsulado), a fim de mensurar a qualidade e quantidade de dados trafegados.

    Quando usados separadamente (como citado em outra prova CESPE), o usuário pode baixar apenas o áudio de um vídeo, ou modificar os metadados do MP3 para exibir as informações editadas sobre autor, disco, nome da música, etc.

  • Antes eu resolvia muitas questões e gostava de quantidade, hoje prefiro a qualidade, fiquei uns 4 minutos nessa questão li com muito calma e conseguir resolver, apenas na lógica (não é toda vez que vai ser assim, mas muitas questões erramos de bobeira)

    Nas aplicações multimídia, os fluxos de dados podem conter áudio, vídeo e metadados que viabilizam a sincronização de áudio e vídeo. (pensa em um DVD multimídia de carro) Cada um desses três fluxos pode ser manipulado por diferentes programas, processos ou hardwares,(ATÉ AQUI TUDO OK) mas, para que os fluxos de dados de determinada aplicação multimídia sejam qualitativamente otimizados na transmissão ou no armazenamento, eles devem ser encapsulados juntos,(Seria meio sem lógica, eu escutar o áudio e depois o védeo né ?) em um formato de contêiner. Fiquei com medo dessa palavra, mas lembrei do que é um contêiner..

    Avante guerreiros!

    Não liguem para quantidade de questões em um dia, e se na qualidade, se conseguiu resolver e entender do assunto!!

  • Paulo Victo isso que pensei. kkk

  • PRF ou NASA?

  • acho que o crespe descobriu o método Nishimura kkkkkkkk me lasquei nessa

  • Da para responder uma questão dessas???
  • Associei ao cabo HDMI, quem é mais velho deve lembrar que antes do HDMI os cabos eram individuais pra cada função.

  • Essa questão utiliza o "deve", pois ele quer exatamente o "qualitativamente otimizados na transmissão ou no armazenamento". Realmente, se for parar para pensar em qual melhor método, seria esse mesmo, de fragmentar os dados multimídias com seus respectivos atributos, ou seja, se você pensar que um frame de vídeo possui um "arquivo de bits" correspondentes as "cores" empregadas em determinadas cenas, já o áudio possui outro "arquivo de bits" para reproduzir um determinado som e, também, o arquivo de metadados (nome do autor do arquivo, data de criação, etc) possui outro "arquivo de bits", então para otimizar o envio e não ter que depois um "software" ter que pesquisar uma caralhada de "arquivos de bits" para então fazer a correspondência de vídeo - áudio - metadado, usa-se esse método que eles chamaram de "contéiner".

    um exemplo esdruchulo (não sei se os bits correspondem exatamente ao atributo citado):

    Vídeo: A cor amarela no pixel "X" da tela do monitor no momento "Z" da cena "Y"= 10010110

    Áudio: Um nota musical "sol" no momento "Z" da cena "Y" = 11001100

    pacote de dado 1:

    Bloco X

    Titulo XXX

    Conteúdo: (10010110; 11001100)

    Rodapé YYY

    obs.: eu sei que ficou meio louca essa explicação, mas eu entendo o envio de qualquer coisa por meio da rede de computadores dessa forma kkkk

  • Vinícius Saadi, também usei o mesmo método e acertei rsrs

  • Método nakamura falhou.

  • Certo.

    Na transmissão de conteúdo multimídia como, por exemplo, um vídeo que contém áudio, os dados são encapsulados em contêineres juntamente aos chamados metadados, que são informações que servem para sincronizar esse áudio e esse vídeo.

    Questão comentada pela Prof. Maurício Franceschini. 

  • CERTO

  • estudei todo conteudo e nao vi em momento nenhum falar nisso,alfacon de onde ele tirou essa questao?alguem ajude

  • PROCUREM PALAVRAS CHAVES

    Nas aplicações multimídia, os fluxos de dados podem conter áudio, vídeo e metadados que viabilizam a sincronização de áudio e vídeo. Cada um desses três fluxos pode ser manipulado por diferentes programas, processos ou hardwares, mas, para que os fluxos de dados de determinada aplicação multimídia sejam qualitativamente otimizados na transmissão ou no armazenamento, eles devem ser encapsulados juntos, em um formato de contêiner.

  • quem não querer enrolação, vai direto para o comentário da Lisandra Oliveira.

    Deus no comando da minha vida e as minhas ações.

  • Certo.

    Na transmissão de conteúdo multimídia como, por exemplo, um vídeo que contém áudio, os dados são encapsulados em contêineres juntamente aos chamados metadados, que são informações que servem para sincronizar esse áudio e esse vídeo.

    Questão comentada pela Prof. Maurício Franceschini.

    Lisandra Oliveira

  • Dá para interpretar essa sem ser super inteligente em informatica

    imaginemos assim

    imagine que você tenha baixado um filme nesse arquivo(filme) esta contido áudio, vídeo e algo para unir, tudo isso encapsulado em um formato..

    lembra do Word ? quando vc salva tem um formato ex: documento.doc, lembre agr nos anos 2000 vc colocava música no seu leitor de MP3 (que era o formato de música do momento) o MP4, e assim vai

    isso são formatos, hoje vemos muito os formatos AVI, MKV ... é disso que a questão trata.

    Saudações e Vamos Ser APF.

  • Está correto, por exemplo tem a entrada DVI que é só de video. E tem a entrada HDMI que todo mundo conhece, que está encapsulado tanto o áudio e vídeo para otimizar a transmissão.

  • As aplicações multimídia permitem o fluxo de dados com áudios, vídeo e metadados.

    Os metadados são usados para diferentes funções, como identificação da fonte, dados sobre duração da transmissão, verificação da qualidade, etc.

    Quando usados separadamente (como citado em outra prova CESPE), o usuário pode baixar apenas o áudio de um vídeo, ou modificar os metadados do MP3 para exibir as informações editadas sobre autor, disco, nome da música, etc.

    Os fluxos de dados devem ser analisados na forma de contêiner (pacote encapsulado), a fim de mensurar a qualidade e quantidade de dados trafegados.

    Certo.

  • CERTO

  • winrar

  • Arquivo .zip

  • Esse " encapsulados juntos, em formato de contêiner " indica a utilização do arquivo ZIP OU WINRAR.

    Espero ter ajudado... forte abs.

  • Esse único arquivo com vídeo, áudio, metatados é chamado de contênier. Por exemplo, um capítulo de um série na Netflix, o capítulo é um único arquivo, O CHAMADO CONTÊNIER.

  • É lamentável, muitos confundem com redes sociais e resolvem poluir o ambiente com comentários inúteis.

  • Assistam esse vídeo https://www.youtube.com/watch?v=O_xG0ay5Vqs

    É antigo mas vale a pena pra compreender um pouquinho mais sobre internet e redes.

  • Um pouco antigo mas informações valiosas. https://www.youtube.com/watch?v=FJDkLAz0iKM

  • Pelo amor de Deus ! Parem de falar besteiras nos comentários quem tá aqui quer passar em concurso e não saber se a questão está bonita ou feia pra você ! Vamos evoluir !!!
  • Certo.

    No stream ou fluxo de mídia (distribuição de áudio e vídeo), se o vídeo fosse enviado separadamente do áudio, você receberia o vídeo, assistiria ao vídeo e somente depois receberia e escutaria o áudio (não faz sentido!)

    os dados são encapsulados em contêineres juntamente aos chamados metadados, que são informações que servem para sincronizar esse áudio e esse vídeo.

    Um pouco de como o encapsulamento funciona

    Encapsular = Colocar dentro da caixa 

    Payload - o que vai dentro da Caixa 0011001 - dado que realmente importa |

    Camada 4 - Transporte

    Caixa Segment (é realmente o nome da caixa nessa camada)

    Porta origem 10110, Destino 20532

    UDP 8 byts ou TCP 20 Bytes

    Camada 3 - Rede

    Caixa Packet

    IP Origem 192.168.0.10 IP Destino 192.168.0.20

    IPv4 20 Bytes / IPv6 40 Bytes

    Camada 2 - Enlace

    Caixa Frame

    Mac Origem 0000.0000.AAA Mac Destino 0000.0000.BBBB

    Mac 18-22Bytes

    Placa de Rede 

    *Sinal Elétrico

    *Luz

    *Onda Eletromagnética (WIFI) 

    Camada Física 

    Placa de Rede

    Desencapsulamento

    0011001 - Payload

    Overhead: Dado que não importa para o usuário, ex: cada caixa tem um tamanho, mas o que importa é a informação que ela carrega (Payload), o resto é overhead

    Ex: TCP (20Bytes) Camada 4, IPv4 (20Bytes) Camada 3, Ethernet (18Bytes) Camada 2 = 58Bytes Overhead

  • se fosse questão de português estaria errado, o mas não pode estar intercalado por virgulas,so aceita uma obrigatoriamente antes kkk

  • GABARITO CERTO.

    --- > Contêiner: encapsulamento de dados, ou seja, é como se fosse uma forma de compactação todos em um só lugar.

    Ex: Vídeo aula que é áudio + vídeo.

  • Errei ao raciocinar qualidade do ponto de vista do fluxo de dados, os quais são enviados em pacotes, de forma mitigada, apesar de saber que no destino serão reunidos. Enfim..

    Firme.

  • Essa questão é até meio óbvia, para você que tem uma multinacional e exporta produto, vale a mais a pena você enviar todos os produtos em um containers, ou enviar de kg em kg por avião?

    Logicamente enviar de kg em kg por avião sai mais caro, o que mais compensa é enviar tudo em um container

  • Povo enche a boca pra falar que é evidente a resposta... nem tanto. Primeira questão que eu vejo sobre arquivo de mídia. Também lembrei do transporte de pacote e datagramas etc como muitos colegas.

  • Certo.

    As aplicações multimídia permitem o fluxo de dados com áudios, vídeo e metadados.

    Metadados são dados sobre outros dados. Sejam as informações disponíveis sobre um livro no catálogo de uma biblioteca, sejam os dados técnicos extraídos de uma fotografia digital (data de criação, formato, tamanho do arquivo, esquema de cor, localização etc.), etiquetas (tags) com palavras-chave que aparecem ao lado de um artigo de blog ou site e que ajudam a classificá-lo em pesquisas posteriores.

    Dados multimídia podem ser baixados separadamente, o usuário pode baixar apenas o áudio de um vídeo ou modificar os metadados do MP3 para exibir as informações editadas sobre autor, disco, nome da música etc.

    Para serem otimizados e baixados juntos, os fluxos de dados devem ser analisados na forma de contêiner (pacote encapsulado), a fim de mensurar a qualidade e quantidade de dados trafegados.

    Comentário do Prof. Fabrício Melo

  • Lembro que precisava ficar sincronizando quando baixava AVI kkkkkkkkk passava mal.

  • Bom, Multimídia, Onde vão arqs com imagem e áudio, e para ser transmitido de forma otimizada, é mais interessante saírem juntos, pois um vídeo com áudio dessincronizado não é de boa qualidade(otimizado).

  • Pessoal das antigas é só lembrar que antigamente quando a gente baixava filme na internet e o audio vinha separado, a qualidade era bem porcaria e tinhamos que baixar codec pra sincronizar. Lembram que era chatão!!

  • e aqule mas intercalado por virgulas,não seria o mas obrigatoria antes e proibida depois,pode isso arnaldo?

  • São Nishimura hahaha

  • E os arquivos de legenda, não vêm separados?

  • Como a tecnologia no mundo da computação é impressionante!

     

    Muitos anos atrás (recordo-me de 2004), eu tinha que fazer o dowload de um filme em dois pacotes: pacote de audio e pacote de vídeo; e conseguintemente fazer a junção através de um Player de vídeo.

    Atualmente os dados já vem encapsulados num arquivo só, denominando-se de "contêiner"  justamente por ser capaz de conter vários dados.

    As aplicações multimídia permitem o fluxo de dados com áudios, vídeo e metadados.

    Os metadados são usados para diferentes funções, como identificação da fonte, dados sobre duração da transmissão, verificação da qualidade, etc.

    Quando usados separadamente (como citado em outra prova CESPE), o usuário pode baixar apenas o áudio de um vídeo, ou modificar os metadados do MP3 para exibir as informações editadas sobre autor, disco, nome da música, etc.

    Os fluxos de dados devem ser analisados na forma de contêiner (pacote encapsulado), a fim de mensurar a qualidade e quantidade de dados trafegados.

    Gabarito: Certo.

     

  • não entendo porque copiar e colar o mesmo comentário se basta curtir
  • o mas NUNCA pode vir entre vírgulas!

  • antes eram encapsulados indivudualmente

    agora eles são todo grudados e juntinhos.

  • PODE ........... CERTO ! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • CERTO!!

  • Atualmente, os dados já vem encapsulados em um arquivo só, denominando-se de "contêiner" justamente por ser capaz de conter vários dados.

  • Há uns 16 anos atrás lembro que era necessário...

  • Os fluxos de dados devem ser analisados na forma de contêiner (pacote encapsulado), a fim de mensurar a qualidade e quantidade de dados trafegados.

  • Lembro-me de um carrinho de plástico (caminhão de boi), que eu ganhei na infância da minha mãe! Tinha boi branco, malhado, preto e as vezes até cavalo no meio. Mas ficava tudo junto dentro do caminhãzinho (contâiner)

  • um arquivo de video por exemplo tem dados de video e audio no mesmo arquivo

  • Em 02/03/21 às 18:49, você respondeu a opção E.

    !

    Você errou!

    Em 01/03/21 às 07:02, você respondeu a opção E.

    !

    Você errou!

    Em 26/02/21 às 20:49, você respondeu a opção E.

    !

    Você errou!

    como eu sou jumento pqp!

  • Gabarito certo,

    sim, são os encapsulamentos que os dados recebem ao pularem de uma camada para a outra.

  • no estudo de redes atraves desses cursos preparatorios nunca vi falarem de metadados.

    ou sera que estou em outro planeta?

  • esse é o tipo de questao de deixar em branco,segue o jogo

  • Coloquei errado por não achar que tem que ser "juntos". Pois na transmissão os pacotes não precisam estar juntos n é? Cada um pode fazer um caminho diferente. Sei la me confundi.

  • Metadados, ou Metainformação, são dados sobre outros dados. Um item de um metadado pode dizer do que se trata aquele dado, geralmente uma informação inteligível por um computador. Os metadados facilitam o entendimento dos relacionamentos e a utilidade das informações dos dados

  • Questão muito bem elaborada.

  • As aplicações multimídia permitem o fluxo de dados com áudios, vídeo e metadados.

    Os metadados são usados para diferentes funções, como identificação da fonte, dados sobre duração da transmissão, verificação da qualidade, etc.

    Quando usados separadamente (como citado em outra prova CESPE), o usuário pode baixar apenas o áudio de um vídeo, ou modificar os metadados do MP3 para exibir as informações editadas sobre autor, disco, nome da música, etc.

    Os fluxos de dados devem ser analisados na forma de contêiner (pacote encapsulado), a fim de mensurar a qualidade e quantidade de dados trafegados.

    Gabarito: Certo.

    _______________________________________________________________ Fala galera, lembrem-se de que a REDAÇÃO REPROVA também. Se você está desesperado e pensando em contar com a sorte, então você precisa do PROJETO DESESPERADOS. Esse curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, tudo em um só lugar. Ele MUDOU O JOGO para mim: https://go.hotmart.com/W44743476R

  • Certo.

    Direto ao ponto: Acredito que a dúvida da maioria foi nessa parte: "devem ser encapsulados juntos, em um formato de contêiner"

    A medida que os pacotes de dados descem pelas camadas do modelo OSI, eles recebem cabeçalhos e trailers, o encapsulamento. 

    - O PDU (Protocol Data Unit) para cada encapsulamento nas camadas recebe um nome, a saber:

    - Camadas Aplicação, Apresentação e Sessão: Dados (ou mensagem)

    - Camada Transporte: Segmento

    - Camada Rede: Pacote

    - Camada de Enlace: Quadro (Frame)

    - Camada Física: Bits

    Fonte: Gran cursos

  • Gab. CERTO

    Antigamente era mó canseira, para fazer o download de filmes, era tudo separado... :(

  • Atualmente os dados já vem encapsulados num arquivo só, denominando-se de "contêiner"  justamente por ser capaz de conter vários dados.

  • Os formatos de contêiner mais avançados podem suportar vários fluxos de áudio e vídeo, legendas , informações de capítulo e metadados ( tags ) - junto com as informações de sincronização necessárias para reproduzir os vários fluxos juntos.

    O contêiner de multimídia AVI (o contêiner padrão do Microsoft Windows , também baseado em RIFF )

    https://pt.qaz.wiki/wiki/Container_format_(computing)

    https://www.muvi.com/blogs/video-streaming-codecs-container.html (Vai entender tudo sobre CODECS e CONTAINERS)

  • Gabarito: CERTO

    Existem dois conceitos diferentes: Codec e Contêiner! Enquanto codecs têm como principal função codificar e decodificar arquivos de vídeo, os contêineres existem para organizar áudio, vídeo e codecs num único pacote e facilitar a vida dos usuários. Além disso, eles também podem armazenar metadados para informar, por exemplo, os capítulos de um DVD ou Blu-ray, legendas ou diferentes faixas de áudio. Como assim?

    Tempos atrás, era necessário fazer o download (fluxo de dados) do vídeo, do áudio e de eventuais metadados necessários. Cada um desses fluxos de dados podia ser manipulado por diferentes programas, processos ou hardwares (Ex: Áudio pelo Windows Media Player; Vídeo pelo BSPlayer; e Metadados pelo Notepad). Com o passar do tempo, surgiu o conceito de contêiner – responsável por armazenar todos esses dados em um único “conjunto” de dados. Enfim...

    Atualmente, todos esses dados são encapsulados em um contêiner. O usuário faz o download desse contêiner contendo dados multimídia (vídeo, áudio e metadados) e os recebe todos de uma vez. Dessa forma, pode-se afirmar que o fluxo de dados é qualitativamente otimizado, de forma que tanto a sua transmissão quanto o seu armazenamento sejam otimizados. Logo, é verdadeiro que os fluxos de dados encapsulados em um contêiner auxiliam a otimização na transmissão e armazenamento dos dados.

  • Lembrei do aplicativo Winrar, que server justamente para baixar os arquivos encapsulados

  • Achei muito óbvio e o óbvio é muito perigoso quando se trata da CESPE e então me lasquei.
  • Gente, a maneira como os colegas descrevem as questões nos coments faz parecer que tudo é tão simples.... Sensação de que boiooo o tempo tdo! kkkkkk Mas Bóra, sem mimimiii... tem que fazer, tem que fazer!!!

  • Errando pela segunda vez a questão e aprendendo com os comentários dos colegas.

    Deve existir uma sincronia entre a imagem do vídeo e o áudio, quem realiza isso são os metadados (as informações dos dados) e realmente não faz sentido que sejam enviados separadamente (em cápsulas distintas), pois poderiam comprometer a integridade do arquivo, acarretando problemas, como por exemplo, o delay. Qualquer erro me corrijam, obrigada.

  • Lembrei do ódio que eu passo quando a legenda não tá sincronizada com o áudio kk

  • Alguém tira-me uma dúvida, onde vocês assitiram aula sobre esse assunto??

    assistir todas as aulas e li pdf de um cursinho renomeado do país e não vi essas coisas :(

  • O pulo do gato está em negrito na cor vermelha.

    Nas aplicações multimídia, os fluxos de dados podem conter áudio, vídeo e metadados que viabilizam a sincronização de áudio e vídeo. Cada um desses três fluxos pode ser manipulado por diferentes programas, processos ou hardwares, mas, para que os fluxos de dados de determinada aplicação multimídia sejam qualitativamente otimizados na transmissão ou no armazenamento, eles devem ser encapsulados juntos, em um formato de contêiner.

    Imagine que você está assistindo a uma série na Netflix, o áudio, a imagem e as legendas são exibidas no mesmo momento devido à encapsulação desses dados, pois se não fosse assim todos os dados seriam exibidos em momentos distintos e é, exatamente, por esse motivo que deve ocorrer a encapsulação em formato de contêiner.

  • APLICAÇÕES MULTIMIDIA- ENCAPSULADOS JUNTOS FORMADOS EM FORMATO DE CONTEINER

  • A teórica de manipular por hardware deixou a questão um pouco confusa, visto que multimídias são controladas por softwares. Banca Cespe, tem que ler com atenção e interpretar a questão toda.