SóProvas


ID
2800021
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Com relação à escrituração contábil nos livros das sociedades, julgue o item subsequente.


Em função da competência contábil, deve ser considerado despesa do exercício corrente o valor do aluguel do imóvel que tenha sido utilizado no exercício corrente e só será pago no exercício seguinte.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO - CERTO

    Pelo regime de competência, as despesas são reconhecidas de acordo com os seus fatos geradores, independentemente do seu pagamento. Portanto, o aluguel de um imóvel utilizado no exercício corrente, é despesa desse mesmo exercício, independentemente da data de pagamento.

     

    A contabilização desse aluguel seria:

    D - Aluguéis Passivos ou Despesa com Aluguéis

    C - Aluguéis a Pagar

    PROFESSOR -  DIEGO CARDOSO

  • O princípio contábil da competência defende que as despesas ou receitas devem ser devidamente contabilizadas no momento da ocorrência do fato gerador, independentemente se houve pagamento ou não. 

  • acertei a questão, mas ia marcar errado.O termo " e só será pago no exercício seguinte" só= somente, invalida a questão.O que a tornaria errada.....pois independe do pgto.

  • EXEMPLO CLÁSSICO DO REGIME DE COMPETÊNCIA É ESSA DOS ALUGUÉIS

  • Perda = Despesa. gera o empobrecimento. Abraço!

  • Perda = Despesa. gera o empobrecimento. Abraço!

  • Certo. Em razão do regime de competência, reconhecemos a despesa quando é incorrida, ainda que não implique desembolso neste momento.

    Resposta: Certo

  • Assunto: Regime de competência

    Primeiramente, vamos embasar nossa resolução na Lei 6.404/76 e alterações.
    O Artigo 177 desta, diz o seguinte: 
    Art. 177. A escrituração da companhia será mantida em registros permanentes, com obediência aos preceitos da legislação comercial e desta Lei e aos princípios de contabilidade geralmente aceitos, devendo observar métodos ou critérios contábeis uniformes no tempo e registrar as mutações patrimoniais segundo o regime de competência.

    O Art. 187, da referida Lei ao dispor sobre resultado do exercício, prevê:

    Art. 187. A demonstração do resultado do exercício discriminará:
    [...]
    § 1º Na determinação do resultado do exercício serão computados:
    a) as receitas e os rendimentos ganhos no período, independentemente da sua realização em moeda; e
    b) os custos, despesas, encargos e perdas, pagos ou incorridos, correspondentes a essas receitas e rendimentos.


    Explicando o regime, o CPC 00(R1) dispõem da seguinte forma, na OB17:
      
    "OB17. O regime de competência retrata com propriedade os efeitos de transações e outros eventos e circunstâncias sobre os recursos econômicos e reivindicações da entidade que reporta a informação nos períodos em que ditos efeitos são produzidos, ainda que os recebimentos e pagamentos em caixa derivados ocorram em períodos distintos. Isso é importante em função de a informação sobre os recursos econômicos e reivindicações da entidade que reporta a informação, e sobre as mudanças nesses recursos econômicos e reivindicações ao longo de um período, fornecer melhor base de avaliação da performance passada e futura da entidade do que a informação puramente baseada em recebimentos e pagamentos em caixa ao longo desse mesmo período.

    Cabe ressaltar que este pronunciamento sofreu alteração no final de 2019. Entretanto, a alteração em nada afeta a resposta da questão.

    A revogada resolução do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) nº 750, em outras palavras dizia:
    A receita e a despesa serão reconhecidas no exercício de sua ocorrência, independentemente, do seu recebimento ou pagamento, respectivamente.

    Resumindo: A lei determina que o regime de competência deve ser, obrigatoriamente, utilizado pelas sociedades anônimas. O pronunciamento CPC, assim como a resolução 750, dizem que os efeitos de transações devem ser registradas no período em que ocorram, independente do efeito caixa, ou seja, recebimento ou pagamento.

    O Autor afirma que deve-se considerar como despesa do exercício corrente (vigente), o aluguel do imóvel que foi utilizado pela empresa neste exercício, mesmo que o pagamento só ocorra no exercício seguinte.

    A afirmativa está em conformidade com a que foi relatado, anteriormente, por esta razão o item está correto.

    Gabarito do professor: CERTO.
  • GAB C

    MINHA PEQUENA COLABORAÇÃO ->

    POR MAIS QUE VOCÊ AINDA NÃO TENHA PAGADO, VOCÊ GEROU UM DIREITO, ÀS SUAS CUSTAS, NA MÃO DE OUTRA PESSOA... HORA OU OUTRA VOCÊ TERÁ DE PAGAR.

    AVANTE À PCDF!

  • Regime de Competência = Fato gerador.

    A despesa deve ser reconhecida no exercício vigente, momento em que ocorreu o fato.

  • O regime de competência deve, obrigatoriamente, ser utilizado pelas Sociedades Anônimas. Este regime aponta que um fato deve ser contabilizado quando acontece, independentemente de ocorrer recebimento ou pagamento.

  • VOU TRADUZIR O QUE BASICAMENTE A QUESTÃO QUIS DIZER:

    "aluguel do imóvel que tenha sido utilizado" (SE FOI UTILIZADO= HOUVE FATO GERADOR).

    "será pago no exercício seguinte"(INDEPENDE DE PGTO/RECEBIMENTO)

  • ABARITO - CERTO

    Pelo regime de competência, as despesas são reconhecidas de acordo com os seus fatos geradores, independentemente do seu pagamento. Portanto, o aluguel de um imóvel utilizado no exercício corrente, é despesa desse mesmo exercício, independentemente da data de pagamento.

     

    A contabilização desse aluguel seria:

    D - Aluguéis Passivos ou Despesa com Aluguéis

    C - Aluguéis a Pagar

  • Só acertei pq errei outra questão. Confundi o fato gerador do aluguel com o pagamento kkkk

  • Gab:CORRETO

    Perfeito, meus queridos!

    Pelo Regime de Competência, reconhecemos o Fato Gerador de uma despesa no momento em que ela ocorre, independemente de quando o $ venha a sair.

    D Despesa com Aluguel

    C Aluguel a Pagar

    Perceba que eu só fiz reconhecer (apropriei) uma despesa e coloquei ela no meu passivo, nem saiu dinheiro. É um fato modificativo diminutivo pois envolve uma conta do patrimônio(passivo) e de resultado (despesa)

    -------------------

    D Aluguel a Pagar

    C Caixa/Banco

    Agora, seus lindos, paguei a despesa (a qual virou um passivo) que eu tive mês passado e dei baixa na minha obrigação. É um fato permutativo pois envolve contas do patrimônio: Ativo e Passivo.

    Erros ou duvidas? Chama no probleminha que a gente desembola ;)

  • REGIMES CONTÁBEIS

    Momento em que reconheço Receitas e despesas

    Regime de Competência (Em regra) As receitas e despesas serão apropriadas (REALIZADAS) de acordo com o fato gerador, independentemente do efetivo recebimento das receitas ou do pagamento das despesas .

    ·       

    Regime de CaixaAs receitas e despesas serão apropriadas no momento do seu recebimento ou pagamento, independentemente do momento em que são realizadas. Assim, a despesa é considerada incorrida quando for efetivamente paga. A receita, por sua vez, será ganha, ou realizada, quando for efetivamente recebida. 

  • Gabarito Certo

    As despesas devem ser reconhecidas na demonstração do resultado quando resultarem em decréscimo nos benefícios econômicos futuros. 

    O regime de competência determina que os efeitos das transações e outros eventos sejam reconhecidos nos períodos a que se referem, independentemente do recebimento ou pagamento.

    Como no caso da questão, se eu alugar um imóvel hoje e só for pagar no mês seguinte, a despesa já foi incorrida, sendo seu lançamento feito da seguinte forma:

    D - Despesa de aluguel

    C - Aluguel à pagar

  • Pelo regime de competência, as despesas são reconhecidas de acordo com os seus fatos geradores, independentemente do seu pagamento. Portanto, o aluguel de um imóvel utilizado no exercício corrente, é despesa desse mesmo exercício, independentemente da data de pagamento.

  • Assertiva C

    Em função da competência contábil, deve ser considerado despesa do exercício corrente o valor do aluguel do imóvel que tenha sido utilizado no exercício corrente e só será pago no exercício seguinte.

  • CERTO.

    COMPETÊNCIA = Registradas no momento em que acontecem, independentemente de movimentação financeira.

  • As receitas e despesa serão apropriadas de acordo com o fato gerador, independentemente do efetivo recebimento das receitas ou do pagamento das despesas. 

    Fonte: Prof. Igor Cintra - Direção Concursos

  • CERTO

    # REGIME ESCRITURAÇÃO COMPETÊNCIA:

    As receitas e as despesas são consideradas em função do seu fato gerador e não na data do recebimento ou pagamento.

    FATO GERADOR é o momento, período da realização de uma transação de venda. de prestação de serviço, de recebimento ou concessão de desconto, não importando p/ a contabilidade quando ocorreu a entrada ou saída de dinheiro, mas sim quando foi realizado o ato.

    As receitas de um exercício são aquelas GANHAS nesse período, não importando se tenham sido recebidos ou não, enquanto que as despesas de um exercício são aquelas incorridas no período, não importando se tenham sido pagas ou não.

    OBS -> O regime de competência registra as movimentações sob o aspecto ECONÔMICO e tem suas alterações apresentads na DRE - Demonstração do Resultado do exercício.

    O regime de competência é obrigatório no Brasil, de acordo c a legislação contábil, societária e fiscal.

    # REGIME ESCRITURAÇÃO CAIXA:

    Para se apurar o resultado somente é levado em consideração a efetividade do pagamento ou do recebimento do dinheiro e não o fato gerador da transação.

    É o regime de escrituração onde a receita é contabilizada no período em que é arrecadada, quando entrou dinheiro, e a despesa é reconhecida quando foi efetuado o pagamento, independente do período do fato gerador.

    OBS -> O regime de caixa registra as movimentações sob o aspecto FINANCEIRO e tem suas alterações aprecentadas na DFC - Demonstração do Fluxo de Caixa.

    Normalmente é utilizado por sociedades sem fins lucrativos, por organizações não governamentais, clubes e sociedades civis.

  • Certo

    Regime de competência: as receitas e despesas são reconhecidas consoante seus fatos geradores, independentemente da entrada ou saída de caixa ou equivalentes...

  • Item CERTO!

    Vamos imaginar que uma empresa no dia 31/12/X1 reconheça a despesa de aluguel referente a Dezembro de X1.

    1- Lançamento

    D - Despesa de Aluguel

    C - Aluguel a Pagar

    Porém o pagamento do Aluguel só ocorrerá dia 10/01/X2

    2 - Lançamento:

    D - Aluguel a Pagar

    C - Caixa

    Perceba que o segundo lançamento se refere ao pagamento de um aluguel incorrido no exercício do ano X1, ainda que esse pagamento tenha acontecido somente no exercício de X2, como sugere a questão.

  • Pelo regime de competência, as despesas são reconhecidas de acordo com os seus fatos geradores, independentemente do seu pagamento. Portanto, o aluguel de um imóvel utilizado no exercício corrente, é despesa desse mesmo exercício, independentemente da data de pagamento.

     

    A contabilização desse aluguel seria:

    D - Aluguéis Passivos ou Despesa com Aluguéis

    C - Aluguéis a Pagar

    PROFESSOR -  DIEGO CARDOSO

  • ......o valor do aluguel do imóvel que tenha sido utilizado no exercício...

    veja que ele foi utilizado, gerando assim um FATO que logo ele terá de pagar e isso é uma DESPESA DO EXERCÍCIO CORRENTE.

  • Gabarito: Certo!

    As receitas e as despesas são consideradas em função do seu fato gerador e não na data do recebimento ou pagamento.

  • Questão correta.

    O regime de competência (ou competência contábil) trata dos efeitos das transações nos períodos em que esses efeitos ocorrem, mesmo que os pagamentos e recebimentos resultantes ocorram em períodos diferentes.

    Uma receita de venda é reconhecida quando da entrega da mercadoria, quando a venda é efetuada, ainda que o valor não tenha sido recebido.

    Uma despesa com aluguel é reconhecida no momento em que o imóvel locado é utilizado, ainda que o pagamento ainda não tenha sido efetuado.

    Bons estudos.

  • RESOLUÇÃO DA QUESTÃO:

    https://www.youtube.com/watch?v=-bO51pDOH3U&list=PLaJG6aXpwsjiuq-w9DGbu0uMeTMfnGtR2&index=4

     

    MATERIAL DE APOIO: https://drive.google.com/file/d/1aYiGyzgBo7fKGB9u2_UOc_MyHfqGhBBY/view?usp=sharing

  • (C)

    Outras que ajudam a responder:

    CESPE / CONTABILIDADE

    Pelas normas brasileiras da legislação societária e também de acordo com a Deliberação da CVM (Comissão de Valores Mobiliários), os elementos das demonstrações contábeis devem ser reconhecidos pelo regime da competência.(C)

    O regime de competência retrata os efeitos das transações e de outros eventos e circunstâncias sobre os recursos econômicos e as reivindicações da entidade que reporta a informação nos períodos em que esses efeitos são produzidos.(C)

    Quando a contabilidade de uma empresa adota o regime de competência para apurar o resultado econômico e medir a rentabilidade das operações, basicamente, as receitas são reconhecidas quando ocorrem as vendas, independentemente do prazo destinado ao pagamento.(C)

    O regime de competência respalda-se na apropriação das receitas e despesas pela ocorrência dos respectivos fatos geradores, podendo os correspondentes fluxos de caixa já terem ocorrido ou virem a ocorrer.(C)

    A contabilização respeitando o regime de competência é obrigatória para as grandes empresas abertas e exige a contabilização dos eventos quando da geração dos direitos e obrigações.(C)

    As receitas e os rendimentos da demonstração do resultado do exercício devem observar o regime de competência.(C)

    Os recebimentos e pagamentos são reconhecidos unicamente quando se recebe ou se paga mediante dinheiro ou equivalente conforme o regime de caixa.(C)

  • Princípio da competência funciona assim: ocorreu o fato gerador?? Então tudo deve ser contabilizado! Ainda que o dinheiro não tenha efetivamente entrado/saído.

  • Em 27/12/20 às 20:45, você respondeu a opção C.

    Você acertou!

    Em 16/09/20 às 23:28, você respondeu a opção C.

    Você acertou!

    Em 01/04/20 às 19:31, você respondeu a opção E.

    !

    Você errou!

    Em 29/03/20 às 05:00, você respondeu a opção E.

    !

    Você errou!

    Em 19/01/20 às 22:39, você respondeu a opção C.

    Você acertou!

    Em 14/01/20 às 23:05, você respondeu a opção E.

    !

    Você errou!

    PERSISTA E INSISTA

  • Em função da competência contábil, deve ser considerado despesa do exercício corrente o valor do aluguel do imóvel que tenha sido utilizado no exercício corrente e só será pago no exercício seguinte.

    CERTO

    No regime de competência se teve o fato gerador, então deverá ser reconhecida a despesa/receita independentemente de ter recebido ou de ter pago. No caso o FG foi a utilização no exercício corrente, portanto, lança-se como despesa.

    -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    D - Despesa com aluguel (Registro, pois usei) | C - Aluguel a pagar (Obrig. de PAGAR)

    D - Aluguel a pagar (Sanei a obrig., pois PAGUEI) | C - Caixa ou eq. (PAGUEI, logo saiu dinheiro)

    "A disciplina é a maior tutora que o sonhador pode ter, pois ela transforma o sonho em realidade."

  • galera tem alguém de Mauá ai pra estudar junto ...

  • regime de competência, o reconhecimento da despesa deve ocorrer no momento da ocorrência do fato gerador. .

     

    regime de caixa, as receitas e despesas ocorrem respectivamente com as entradas e saídas de recursos do caixa da empresa.

  • O Regime de Competência confere o reconhecimento do fato gerador no período em que ocorre o uso ou a entrega, e não quando se paga. (Independe do pagamento). Logo, a despesa será reconhecida no exercício corrente ao uso.

  • CERTO

    - Regime de caixa>>>> registra quando ocorre o pagamento ou recebimento.

    - Regime de competência>>>> registra quando ocorre o fato gerador .

  • De acordo com o regime de competência, o reconhecimento de despesas e receitas se dá com a ocorrência do fato gerador.

    Fato gerador dos aluguéis = Uso. Se usou, reconhece despesa. Independente da movimentação em caixa (pagamento).

    Gabarito correto.

  • - Regime de caixa>>>> registra quando ocorre o pagamento ou recebimento.

    - Regime de competência>>>> registra quando ocorre o fato gerador .

    ***** copiado para revisão!

  • Prezados, uma dúvida. A questão menciona que só será pago no exercício seguinte. Isso não torna a assertiva falsa? Pois há a possibilidade de pagar no mesmo exercício.

  • Palavrinha mágica: 'utilizado no exercício corrente'

    Isso quer dizer que: Houve o fato gerador.

  • Regime de Competência

    • As despesas são reconhecidas de acordo com os seus fatos geradores, independentemente do seu pagamento.

    Logo, como a questão fala "imóvel que tenha sido utilizado no exercício corrente" é despesa desse exercício!

    D - Aluguéis Passivos ou Despesa com Aluguéis (+Despesa)

    C - Aluguéis a Pagar (+Passivo)

  • Resposta: Certo.

    Comentário do professor Gabriel Rabelo no YouTube:

    https://youtu.be/40ta7_2ffmY

  • CERTO.

    De acordo com o regime de competência, as despesas - definidas como redução do patrimônio - devem ser consideradas no período a que se referem, independentemente do pagamento. 

    D = despesa de aluguel

    C = aluguéis a pagar

  • O regime em que se trada nessa questão é o de competência. Esse tem ênfase no período de utilização.

    Já o regime de caixa, visa mais os pagamentos e recebimentos.

    Gab. certo

  • Trata-se de provisão, você faz o lançamento(provisiona) no mês corrente e da baixa no mês seguinte.

    Questão correta.

  • REGIME DE COMPETÊNCIA

    As receitas e despesa serão apropriadas de acordo com o fato gerador, independentemente do efetivo recebimento das receitas ou do pagamento das despesas.

  • receita e a despesa serão reconhecidas no exercício de sua ocorrênciaindependentemente, do seu recebimento ou pagamento, respectivamente.

    Fonte QC

  • Independente do pagamento/recebimento do aluguel, o fato gerador já ocorreu ("imóvel que tenha sido utilizado no exercício corrente") e, de acordo com o regime de competência, deve-se reconhecer uma conta de resultado

  • Fato gerador é o que importa. O reconhecimento deve ser feito nesse momento, independente de ter recebido pagamento ou não

  • "Em função da competência contábil, deve ser considerado despesa do exercício corrente o valor do aluguel do imóvel que tenha sido utilizado no exercício corrente e só será pago no exercício seguinte."

    Gabarito .: C

    O fato gerador de um aluguel é a efetiva utilização dele, ou seja, quando transcorre o mês que foi alugado, como, por exemplo, quando aluga-se um casa de veraneio, nesse caso, paga-se o aluguel ao final da utilização.

    Porque deve ser considerado despesa do exercícios corrente e não subsequente?

    Isso acontece pelo fato da contabilidade embasar-se no regime de competência, logo, é considerado despesa do exercício quando o fato gerador ocorre no exercício. Se o mês do aluguel fosse usado apenas ano que vem, a despesa seria do exercício subsequente.

    Não deveria ser reconhecido quando fosse pago?

    Não, isso aconteceria se fosse no regime de caixa, como estamos no regime de competência, devemos considerar as despesas e receitas independente do seu pagamento ou recebimento, por isso há registro dessa despesa. Se fosse no regime de caixa, deveríamos reconhecer a despesa apenas quando pagássemos.

  • Resolução da Prova do Agente da PF - https://www.youtube.com/watch?v=JioQNcXF10s

  • certo

    aluguel que voce usou e sera pago no mes SEGUINTE

    ALUGUEL (DESPESA) D

    ALUGUEL A PAGAR (PASSIVO) C

    aluguel que voce usou e será pago nesse MESMO mês

    ALUGUEL (DESPESA) D

    CAIXA (ATIVO) C

  • CERTO.

    D - despesa de aluguel

    C - Aluguel a pagar

    Apropriação mês a mês:

    D - aluguel a pagar

    C - caixa

  • Entendo que a questão deva estar certa. Porém Uma coisa que me gera dúvidas é: se pelo regime de competência independe de pagamento, porque a afirma que o pagamento será feito após a despesa ser reconhecida, ora não poderia ser feito um pagamento antecipado?

  • No regime de competência o fato é registrado no momento em que acontece, independentemente de pagamento ou recebimento

  • Gente tomem cuidado com os comentários da Alaine Francis! São grosseiramente errados. Nota-se que é o oposto de todos os outros, e tem gente curtindo ainda. Estou alertando porque não foi o primeiro, essa já é a terceira questão que eu leio comentário errado dela, e como não sabemos se é ingênuo desconhecimento ou absoluta maldade, melhor ter cuidado! E se você já leu outros como eu, reporte abuso e ajude a comunidade! Grata.

  • fiquei em duvida se eu seria o locador ou locatário.

  • princípio da competência

    NYCHOLAS LUIZ

  • GABARITO: CERTO.

    REGIME DE COMPETÊNCIA - São registradas de acordo com o fato gerador, não havendo a necessidade do respectivo pagamento no mês corrente, ou seja, na atualidade.

    Lançamento:

    Exercício CORRENTE:

    C Aluguel a pagar (passivo)

    D Despesa com aluguel (resultado)

    Exercício de PAGAMENTO:

    D Aluguel a pagar (passivo)

    C Banco / Caixa (ativo)

    Bizu: No Brasil, o regime adotado para a Contabilidade é o regime de competência, com exceção da DFC - Demonstração do Fluxo de Caixa.

  • deve ser considerado despesa *do exercício corrente* 

  • O fato de estar escrito  e só será pago no exercício seguinte, não a tornaria errada? pois o regime de competência independe a data do pagamento, mas eu posso pagar no próximo mês ou no próximo ano,e não necessariamente só será pago no exercício seguinte...

  • Segundo o Regime de Competência, as receitas e despesa serão apropriadas de acordo com o fato gerador, independentemente do efetivo recebimento das receitas ou do pagamento das despesas. Sendo assim, a despesa de aluguel deve ser apropriada no exercício a que se refere, independente se houve pagamento ou não. Veja, por exemplo, os lançamentos contábeis de apropriação de despesa de aluguel para pagamento no mês subsequente.

    D – Despesa de Aluguel      ( ↓ Resultado)

    C – Aluguel a Pagar      ( ↑ Passivo Exigível)

    Por outro lado, analise o lançamento da apropriação de despesa de aluguel com pagamento no próprio mês a que ele se refere.

    D – Despesa de Aluguel      ( ↓ Resultado)

    C – Caixa      ( ↓ Ativo)

    Perceba que nas duas situações a despesa foi apropriada ao resultado.

    Com isso, correta a afirmativa.

  • Pelo regime de competência, as despesas são reconhecidas de acordo com os seus fatos geradores, independentemente do seu pagamento. Portanto, o aluguel de um imóvel utilizado no exercício corrente, é despesa desse mesmo exercício, independentemente da data de pagamento.

     

    A contabilização desse aluguel seria:

     

    D - Aluguéis Passivos ou Despesa com Aluguéis

    C - Aluguéis a Pagar

    certo