SóProvas


ID
2801296
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Os sistemas de data warehouse diferem de várias formas dos sistemas transacionais das empresas, como, por exemplo, em seu modelo de dados. Para transferir e transformar os dados dos sistemas transacionais para os sistemas de data warehousing, é comum utilizar, como estratégia, a existência de uma camada especial da arquitetura conhecida como

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

    Uma data staging area (DSA) em português área de preparação de dados, é uma área de armazenamento temporária entre as origens de dados e um armazém de dados.

    A área temporária é usada principalmente para extrair rapidamente dados de suas fontes de dados, minimizando o impacto das fontes.

    Depois que os dados foram carregados na área de preparação, a área de preparação é usada para combinar dados de várias fontes de dados, transformações, validações, limpeza de dados. Os dados geralmente são transformados em um esquema em estrela antes de carregar um data warehouse.

    No TX, a área de preparação de dados é implementada como um banco de dados de armazenamento temporário de propriedade de um objeto de unidade de negócios. Existe uma relação de 1: 1 entre bancos de dados de teste e unidades de negócios. Para ter várias áreas de preparação, você deve ter várias unidades de negócios. Você tem que ter pelo menos uma unidade de negócios dentro de um projeto, assim você sempre terá pelo menos uma área de preparação.

    No TX você não pode carregar diretamente entre fontes de dados e um data warehouse.

     

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Operational Data Storage (ODS) - Staging Area  

    Representa um armazenamento intermediário dos dados, facilitando a integração dos dados do ambiente operativo da sua atualização no DW.
    Pode servir de base par a análises do ambiente operativo, pois sua granulidade é normalmente compatível com sistemas desse ambiente 
    É investigada para verificar a determinação de onde ocorreram erros
    Limpa dados sujos que entram no processo de extração
    Cria um ambiente intermediário de armazenamento e processamento dos dados oriundos de aplicações OLTP e outras fontes padrão ETL.

  • Gabarito: B

    Staging Area: a Staging Area é uma área de armazenamento intermediário situada dentro do processo de ETL. Auxilia a transição dos dados das origens para o destino final no DW.

    Data Mart: o Data Mart é uma estrutura similar ao do DW, porém com uma proporção menor de informações. Trata-se de um subconjunto de informações do DW que podem ser identificados por assuntos ou departamentos específicos. O conjunto de Data Marts em conformidade dentro da organização compõe o DW

  • Staging Area: a Staging Area é uma área de armazenamento intermediário situada dentro do processo de ETL. Auxilia a transição dos dados das origens para o destino final no DW.

     

    https://canaltech.com.br/business-intelligence/conhecendo-a-arquitetura-de-data-warehouse-19266/

  • Data Staging Area = onde é feito a ETL

  • No processo de extração, transformação e carga de dados em um DW (o ETL), é comum o uso de um banco de dados intermediário, de transição, que serve para realizar todas as transformações de dados sem gerar uma carga de trabalho muito grande nos sistemas de origem ou no data warehouse. Ela é chamada de staging area, ou simplesmente stage. Letra B!