SóProvas


ID
2801515
Banca
Quadrix
Órgão
CFBio
Ano
2018
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

    O processo de degradação do quadro sanitário nacional é longo, lento, mas se mostra inexorável. O primeiro sintoma grave foi a volta do mosquito Aedes aegypti, muito depois de Oswaldo Cruz, no início do século XX, ter lançado uma campanha para sua erradicação e, por consequência, da febre amarela urbana. O mosquito trouxe de volta a dengue. Não se permite, impunemente, a ocupação desordenada das cidades e o falho saneamento básico. Da dengue passou-se para outras doenças, incluindo a zika. E agora surge uma enorme ameaça à população, principalmente às crianças, com a redução da cobertura de vacinas em níveis perigosos.

O Globo, 26/6/2018, p. 12 (com adaptações).

Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial e considerando as múltiplas implicações do tema por ele abordado, julgue o item a seguir.

Acredita-se que uma das razões para as centenas de casos de sarampo no Norte do Brasil, na atualidade, deve-se à entrada de venezuelanos sem imunização na região.

Alternativas
Comentários
  • CERTO.

     

    Brasil tem caso de sarampo 'importado' da Venezuela, mas continua livre da doença, diz Ministério da Saúde.

  • Brasil tem caso de sarampo 'importado' da Venezuela, mas continua livre da doença, diz Ministério da Saúde

     

     

    Último registro de transmissão dentro do território foi em 2001. Brasil tem certificado de eliminação da doença emitido pela OPAS em 2016.

    O Ministério da Saúde informa que o Brasil continua livre do sarampo e que o caso confirmado em Roraima foi importado da Venezuela.

    Atualmente, a pasta investiga outros casos suspeitos da doença. Segundo a Secretária de Saúde de Roraima, um dos casos em investigação é de uma brasileira que mora em Boa Vista; o restante são de venezuelanos.

    Em 2016, o país ganhou certificado de eliminação do sarampo pela Organização Pan-Americana de Saúde.

    O Ministério da Saúde diz que, como não há transmissão dentro do território, "o país permanece livre da doença conforme o certificado emitido pela OPAS".

    Segundo a pasta, desde 2001 não há registros de transmissão autóctone (quando ela ocorre dentro do território). Entre 2013 e 2015, houve surtos de casos importados, sendo a maioria registrada nos estados de Pernambuco e no Ceará.

    A pasta diz que há uma equipe especializada no estado, auxiliando no planejamento das atividades de investigação e imunização.

    Também haverá um treinamento para profissionais do estado essa semana.

    O Ministério da Saúde também irá enviar 80 mil doses extras da vacina tríplice viral, totalizando 84 mil doses repassadas em 2018.

     

    https://g1.globo.com/bemestar/noticia/caso-de-sarampo-teve-origem-na-venezuela-e-brasil-continua-livre-da-doenca-diz-ministerio-da-saude.ghtml

     

     

  • CERTO. Mas o texto não fala sobre esse tive doença. O mesmo deixou essa questão para o leitor analisar e responder como sendo uma das causas na atualidade.

  • CERTO

     

    "Análises da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), laboratório de referência do Ministério da Saúde, apontam que o vírus que circula em Roraima é importado da Venezuela. Por isso, a volta da doença ao país - onde ela estava erradicada - é associada à imigração venezuelana para o estado."

     

    https://g1.globo.com/rr/roraima/noticia/2018/07/19/secretaria-de-saude-confirma-272-casos-de-sarampo-e-quatro-mortes-em-roraima.ghtml

  • Segundo o Ministério da Saúde, os casos de sarampo do Brasil em 2018 foram importados da Venezuela.

    Como já vimos, o Brasil tem certificado de eliminação da doença emitido pela OPAS em 2016.

    Gabarito CERTO