SóProvas


ID
2801518
Banca
Quadrix
Órgão
CFBio
Ano
2018
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

    O processo de degradação do quadro sanitário nacional é longo, lento, mas se mostra inexorável. O primeiro sintoma grave foi a volta do mosquito Aedes aegypti, muito depois de Oswaldo Cruz, no início do século XX, ter lançado uma campanha para sua erradicação e, por consequência, da febre amarela urbana. O mosquito trouxe de volta a dengue. Não se permite, impunemente, a ocupação desordenada das cidades e o falho saneamento básico. Da dengue passou-se para outras doenças, incluindo a zika. E agora surge uma enorme ameaça à população, principalmente às crianças, com a redução da cobertura de vacinas em níveis perigosos.

O Globo, 26/6/2018, p. 12 (com adaptações).

Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial e considerando as múltiplas implicações do tema por ele abordado, julgue o item a seguir.


O texto sugere que a precariedade do saneamento básico favorece o surgimento de várias doenças evitáveis.

Alternativas
Comentários
  • Relatório expõe a precariedade do saneamento básico no país

     

     

     

    CERTO!

     

    O esgotamento sanitário, um dos principais serviços que abrangem o saneamento básico, é insatisfatório e não alcança grande parte da população brasileira. É o que releva o Atlas esgotos: despoluição de bacias hidrográficas, produzido pela Agência Nacional de Águas (ANA), órgão do próprio velho Estado.

    Cerca de 65 milhões de brasileiros e brasileiras que residem em áreas urbanas não dispõem de rede coletora de esgoto – em número relativo, 38,6% da população urbana. Mas nem todo o esgoto coletado é conduzido a uma estação de tratamento, o que faz com que 96,7 milhões de pessoas não disponham de tratamento coletivo de esgotos nas cidades brasileiras – 57,4% da população urbana do país.

     

    https://anovademocracia.com.br/noticias/8223-relatorio-expoe-a-precariedade-do-saneamento-basico-no-pais

     

     

  • Como a própria questão indica, a banca aqui exige uma mera interpretação de texto do aluno.

    O texto apresentado, ao apontar a volta de doenças que já deveriam ter sido erradicadas do nosso país, indica que o esgotamento sanitário, um dos principais serviços que abrangem o saneamento básico, é insatisfatório e não alcança grande parte da população brasileira.

    Segundo os dados oficiais, aproximadamente 65 milhões de brasileiros que residem em áreas urbanas não dispõem de rede coletora de esgoto. Para piorar a situação, nem todo esgoto coletado é conduzido a uma estação de tratamento, o que faz com que quase 100 milhões de pessoas não disponham de tratamento coletivo de esgotos nas cidades brasileiras.

    Resposta: Certo