SóProvas


ID
2801527
Banca
Quadrix
Órgão
CFBio
Ano
2018
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

    O processo de degradação do quadro sanitário nacional é longo, lento, mas se mostra inexorável. O primeiro sintoma grave foi a volta do mosquito Aedes aegypti, muito depois de Oswaldo Cruz, no início do século XX, ter lançado uma campanha para sua erradicação e, por consequência, da febre amarela urbana. O mosquito trouxe de volta a dengue. Não se permite, impunemente, a ocupação desordenada das cidades e o falho saneamento básico. Da dengue passou-se para outras doenças, incluindo a zika. E agora surge uma enorme ameaça à população, principalmente às crianças, com a redução da cobertura de vacinas em níveis perigosos.

O Globo, 26/6/2018, p. 12 (com adaptações).

Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial e considerando as múltiplas implicações do tema por ele abordado, julgue o item a seguir.


Segundo o texto, as cidades brasileiras geralmente nascem e se desenvolvem de forma planejada, o que assegura boas condições sanitárias aos seus habitantes.

Alternativas
Comentários
  • Errado

     

    Cidades Espontâneas: Nesta categoria está a maioria das cidades do mundo. São aquelas, que surgiram e foram se formando ao decorrer do tempo, sem planejamento de urbanização, sem nenhum preparo para atender a população e suas necessidades.

     

    Cidades Planejadas: Ao contrário das cidades espontâneas, são cidades construídas a partir de projetos detalhados, por engenheiros e arquitetos, as cidades planejadas têm como principal objetivo minimizar problemas comuns ao processo de urbanização. É o caso de Brasília, construída na Região Centro-Oeste do Brasil em 1961, com a intenção de facilitar o acesso da administração pública federal a todas as regiões do país. No Brasil temos ainda Belo Horizonte, Goiânia, Palmas e Teresina como exemplos de cidades planejadas.

  • Segundo o texto:

    "Não se permite, impunemente, a ocupação desordenada das cidades e o falho saneamento básico,"

  • ERRADO.

     

    Com o crescimento populacional, o desenvolvimento urbano desordenado e a inexistência de uma vacina, a dengue é considerada uma das mais importantes doenças vetoriais que afetam o país. Uma simulação do Programa de Computação Científica da Fiocruz e da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, da mesma instituição, constatou que, no Rio de Janeiro, o acréscimo de 1ºC na temperatura mínima do mês pode aumentar em 45% o número de casos da doença no mês seguinte. Ao mesmo tempo, 10mm a mais de precipitação no estado farão crescer 6% a quantidade de casos de infecção nos 30 dias posteriores. 

     

    Mais informaçõeshttps://www.em.com.br/app/noticia/tecnologia/2014/08/24/interna_tecnologia,561748/mudancas-climaticas-crescimento-desordenado-das-cidades-e-poluicao-sao-coquetel-mortifero-para-a-saude.shtml

  • Gente que prova facil essa ai...uma vergonha poderia ser mais dificil.
  • ERRADA. Acho que a realidade é outra.

  • hahahahahahaha

  • Questão piada. Piada de mal gosto, diga-se de passagem.

  • kkkkk qualquer brasileiro nato sabe essa.

  • A realidade da evolução das cidades brasileiras é oposta do que é indicado na questão. A grande maioria das cidades brasileiras surgiram e se desenvolveram sem ter qualquer tipo de planejamento. Ou seja, o nosso desenvolvimento urbano se deu de forma desordenada.

    Ademais, a questão sanitária em nosso país ainda é delicada, com praticamente metade da população sem acesso a saneamento básico.

    Resposta: Errado