SóProvas


ID
2801533
Banca
Quadrix
Órgão
CFBio
Ano
2018
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

    O processo de degradação do quadro sanitário nacional é longo, lento, mas se mostra inexorável. O primeiro sintoma grave foi a volta do mosquito Aedes aegypti, muito depois de Oswaldo Cruz, no início do século XX, ter lançado uma campanha para sua erradicação e, por consequência, da febre amarela urbana. O mosquito trouxe de volta a dengue. Não se permite, impunemente, a ocupação desordenada das cidades e o falho saneamento básico. Da dengue passou-se para outras doenças, incluindo a zika. E agora surge uma enorme ameaça à população, principalmente às crianças, com a redução da cobertura de vacinas em níveis perigosos.

O Globo, 26/6/2018, p. 12 (com adaptações).

Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial e considerando as múltiplas implicações do tema por ele abordado, julgue o item a seguir.


Sabe-se que o adequado tratamento da água e do esgoto evita o surgimento de muitas doenças.

Alternativas
Comentários
  • Palavras chaves no texto:

    "quadro sanitário nacional"/ "falho saneamento básico"


  • CERTO.

     

    Conheça as doenças causadas pelo “não tratamento” do esgoto:

     

    Investir em saneamento básico é investir em saúde. A cada R$ 1,00 gasto com tratamento de esgoto, são economizados R$ 4,00 em saúde pública. O esgoto encanado é tão importante para melhorar o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), que um dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (uma série de metas socioeconômicas que os países da ONU se comprometeram a atingir até 2015) é reduzir pela metade o número de pessoas sem rede de esgoto. Isso porque a ausência de tratamento de esgoto traz doenças que afetam pessoas de todas as idades, mas as crianças são as mais prejudicadas. Estas doenças são causadas principalmente por microrganismos patogênicos de origem entérica, animal ou humana, presentes em água contaminada. Conheça algumas delas:

     

    Febre Tifóide: Doença infecciosa que causa febre contínua, mal-estar, manchas rosadas no tronco, tosse seca, prisão de ventre e comprometimento dos tecidos linfóides.

    Febre Paratifóide: É semelhante à Febre Tifóide, mas menos letal. É causada por infecção bacteriana, com apresentação de febre contínua, eventual aparecimento de manchas róseas no tronco e diarréia.

    Shigeloses: Infecção bacteriana aguda no intestino grosso. Apresenta febre, náuseas e, às vezes, vômitos, cólicas e tenesmo (sensação dolorosa na bexiga ou na região anal). Em casos graves, as fezes apresentam sangue, muco e pus.

    Cólera: Doença intestinal bacteriana aguda, com diarreia aquosa abundante, vômitos ocasionais, rápida desidratação, acidose, câimbras musculares e colapso respiratório, podendo levar o paciente a morte em um período de 4 à 48 horas, se não houver tratamento.  

    Hepatite A: Febre, mal-estar geral, falta de apetite, náuseas e dores abdominais seguidas de icterícia. A convalescença é prolongada e a gravidade aumenta com a idade, porém há recuperação total sem sequelas.

    Amebíase: Infecção causada por um protozoário parasita que atinge os intestinos. As enfermidades variam desde uma disenteria aguda e fulminante, com febre e calafrios e diarreia sanguinolenta ou mucóide (disenteria amebiana), até um mal-estar abdominal leve e diarreia com sangue e muco alternando com períodos de estremecimento ou remissão.

    Giardíase: Diarreia crônica com cheiro forte, fraqueza e cólicas abdominais, graças às toxinas que libera. Gera um quadro de deficiência vitamínica e mineral e, em crianças, pode causar a morte, se não houver tratamento.

    Leptospirose: Ocorre com mais frequência em épocas de chuva ou alagamento, pode apresentar uma simples gripe e até complicações hepáticas e renais graves.

     

    https://www.teraambiental.com.br/blog-da-tera-ambiental/conheca-as-doencas-causadas-pelo-nao-tratamento-do-esgoto

     

     

     

     

  • Milagre, uma questão desse nível por parte da Quadrix, aposto que já tinha massacrado muito em outras questões e depois optou por colocar uma mais relax.

  • Gab. certo

  • CERTO. O básico pelo menos. Não é uma garantia, mas já são formas de combate certas doenças devido as causas.

  • Dentre as principais e mais comuns doenças ocasionadas pela água sem tratamento estão:

    - Cólera;

    - Disenteria;

    - Meningite;

    - Amebíase; e

    - Hepatites A e B.

    Já os resíduos contaminadores decorrentes de atividades industriais que poluem os rios podem causar contaminação por metais pesados, provocando tumores hepáticos e de tireoide, rinites alérgicas, dermatoses e alterações neurológicas.

    Resposta: Certo

  • O uso de recursos hídricos é tema complexo e recorrente em provas e deve ser estudado a partir de aspectos como a disponibilidade, o uso e o destino da água após sua utilização. Recurso já em falta em diversas partes do mundo, no Brasil ainda é muito disponível só que de forma bastante desigual. Sobre o tratamento de água no Brasil, julgamos a afirmativa.

    Desde pelo menos o século XIX que doenças que se transmitem a partir da água são bem conhecidas em seu ciclo. Tratar água para abastecimento humano é considerado por organizações internacionais que se ocupam do tema como importante, fator de prevenção de doenças e melhoria nas condições de vida de uma população com benefícios como a redução da mortalidade infantil e aumento da esperança de vida.

    GABARITO DO PROFESSOR: CERTO