SóProvas


ID
2801536
Banca
Quadrix
Órgão
CFBio
Ano
2018
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

    O processo de degradação do quadro sanitário nacional é longo, lento, mas se mostra inexorável. O primeiro sintoma grave foi a volta do mosquito Aedes aegypti, muito depois de Oswaldo Cruz, no início do século XX, ter lançado uma campanha para sua erradicação e, por consequência, da febre amarela urbana. O mosquito trouxe de volta a dengue. Não se permite, impunemente, a ocupação desordenada das cidades e o falho saneamento básico. Da dengue passou-se para outras doenças, incluindo a zika. E agora surge uma enorme ameaça à população, principalmente às crianças, com a redução da cobertura de vacinas em níveis perigosos.

O Globo, 26/6/2018, p. 12 (com adaptações).

Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial e considerando as múltiplas implicações do tema por ele abordado, julgue o item a seguir.


Entre as terríveis sequelas da zika, está a má-formação cerebral de fetos.

Alternativas
Comentários
  • Nossa errei porque já estava respondendo a prova como se estivesse na prova de português..#desorientada

  • Certíssimo.

     

    Vocês viram? Interessante saber...

     

    Cientistas mostram que efeitos da zika seguem graves na idade adulta.

    6 junho 2018

     

    As consequências do vírus da zika para a saúde humana, desde que o surto começou no Brasil em 2015, ainda são um amontoado de interrogações. Um estudo desenvolvido por 17 pesquisadores brasileiros, entretanto, indica que os danos a quem foi exposto ao vírus podem ser sofridos na vida adulta - e mesmo por aqueles que não tenham nascido com problemas resultantes da infecção, como a microcefalia.​

    De acordo com a pesquisa, dificuldades motoras e alterações musculares são comuns aos infectados com o vírus. Os riscos de convulsões, problemas de memória e dificuldades de sociabilidade também são aumentados pelo vírus.

    A pesquisa foi divulgada na tarde de hoje pelo periódico científico Science Translational Medicine, publicação da American Association for the Advancement of Science. A pesquisa pode projetar as consequências de longo prazo para as vítimas mais novas do vírus, como as crianças que se tornaram símbolo do problema - auxiliando assim que medidas sejam tomadas.

     

    Além da microcefalia

     

    "Isso nos indica que os efeitos do vírus da zika no cérebro podem ir muito além da microcefalia, e que mesmo aqueles bebês que não apresentaram microcefalia ou alterações detectáveis ao nascimento, podem vir a apresentar problemas durante o crescimento e até na idade adulta", observa Clarke.

     

    https://www.bbc.com/portuguese/brasil-44384739

     

     

  • CERTO

     

    Essa má-formação é conhecida como microcefalia.

     

    https://super.abril.com.br/ciencia/ciencia-descobre-como-o-zika-age-no-cerebro-dos-bebes/

    https://www.tuasaude.com/zika-virus-pode-causar-microcefalia/

  • Segundo o Ministério da Saúde, a correlação entre a zika e a má-formação cerebral chegou inclusive a afetar os indicadores de mortalidade infantil em 2016.

    Gabarito CERTO