SóProvas


ID
280192
Banca
IADES
Órgão
CFA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Segundo a abordagem do paradigma do ciclo de vida clássico para a Engenharia de Software, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Atividades do Ciclo de Vida Cascata:

    Análise e engenharia de sistemas Na primeira etapa, é estabelecido os requisitos para todos os elementos do sistema. Esta visão do sistema é fundamental para o software, bem como a função, desempenho e interface exigidos.


    Projeto

    Se concentra em quatro atributos distintos do programa: estrutura de dados, arquitetura de software, detalhes procedimentais e caracterização de interface. Na fase de Projeto: são traduzidas as exigências de uma representação do software que podem ser avaliadas quanto à qualidade antes que se inicie a codificação

     Codificação

    A etapa da codificação executa a tarefa de traduzir o projeto para uma forma legível para a máquina. Se o projeto for executado detalhadamente, a codificação pode ser executada mecanicamente.

     Testes

    Esta etapa, concentra-se nos aspectos lógicos internos do software, garantindo que todas as instruções tenham sido testadas, e concentra-se também nos aspectos funcionais externos realizando testes para descobrir erros e para definir que a entrada definida produza resultados reais que concordem com os resultados exigidos.


    Manutenção

    Depois que o software for entregue ao cliente, ele sofrerá mudanças, tanto porque erros foram encontrados, ou porque o software deve ser adaptado a fim de acomodar mudanças em seu ambiente externo ( por exemplo, uma mudança exigida por causa de um novo sistema operacional ou dispositivo periférico) ou ainda porque o cliente exige acréscimos funcionais ou de desempenho.

    Fonte: http://www2.dem.inpe.br/ijar/CriseSoftParadigmas.html 

  • a) Durante a atividade de análise e engenharia de sistemas, as exigências são traduzidas em uma representação do software, que pode ser avaliada quanto à quantidade, qualidade antes que a codificação se inicie.

    b) Na prototipação, são realizados os testes para garantir que a entrada definida produza resultados reais que concordem com os resultados exigidos.
    Os testes são realizados na Construção.

    c) Quando da realização da análise de riscos, ocorrem adaptações a fim de acomodar mudanças no ambiente externo e acréscimos funcionais ou de desempenho.
    Não há análise de riscos no modelo de ciclo de vida clássico (ou cascata/sequencial/linear).

    d) Ao fazer a codificação, o projeto deve ser traduzido em uma forma legível por máquina. Quando o projeto é bem detalhado, essa etapa pode ser realizada mecanicamente.
    Correto.
  • Segundo Pressman, 7a. ED. Pág 59, o modelo cascata, algumas vezes chamado ciclo de vida clássico, sugere uma abordagem sequencial e sistemática para o desenvolvimento de software, começando com o levantamento de necessidades por parte do cliente (Comunicação), avançando pelas fases de Planejamento (estimativas, cronogramas, acompanhamento), Modelagem (análise, projeto), Construção (codificação, testes), Emprego (entrega, suporte, feedback) e culminando no suporte contínuo do software concluído.

  • SERA QUE ALGUEM PODERIA ME DAR UM EXEMPLO PRATICO DE COMO SE DA ESSA CODIFICACAO MECANICA DE UM PROJETO? EU SEI QUE ESTA ESCRITO NO LIVRO TAL DO AUTOR TAL... MAS O QUE E' ISSO? E' UM ROBO PROGRAMDOR E'? RS
  • Leandro, trata-se da utilização de ferramentas CASE para a codificação. Se o software estiver bem especificado/documentado é possível fazer a codificação AUTOM´ATICA/MECANICA. 

    Abraços e bons estudos
  • Acredito que a questão quando cita "esta etapa pode ser realizada mecanicamente", está se referindo à arquitetura orientada à modelos, que segue um processo naturalmente, porém a etapa de desenvolvimento é executada por ferramentas capazes de ler os modelos gerados nas etapas anteriores e gerar código compilável do mesmo.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Model_Driven_Architecture
  •  d)

    Ao fazer a codificação, o projeto deve ser traduzido em uma forma legível por máquina. Quando o projeto é bem detalhado, essa etapa pode ser realizada mecanicamente.